quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Rússia promete forte resposta às sanções impostas pelos EUA por crise na Ucrânia

"Não há dúvidas de que as sanções vão receber uma resposta forte, não necessariamente simétrica, mas calibrada e vulnerável", disse a chancelaria russa

Kremlin (Foto: Reuters)

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que Moscou responderá firmemente às novas sanções dos EUA.

"Não há dúvidas de que as sanções vão receber uma resposta forte, não necessariamente simétrica, mas calibrada e vulnerável para o lado norte-americano", declarou.

O MRE russo ainda ressaltou que a Rússia é capaz de minimizar os danos das sanções impostas pelos norte-americanos, e que isso não será suficiente para impedir que o país defenda seus interesses.

Com relação às ameaças britânicas ao canal russo RT, Moscou afirmou que qualquer ameaça relacionada à mídia russa provocará uma rápida resposta.

"Se o Reino Unido pôr em prática as ameaças contra as mídias russas, medidas de resposta não demorarão para sair. Os jornalistas britânicos podem perguntar aos seus colegas alemães, como isso acontece", afirmou.

Recentemente, os EUA anunciaram sanções contra a Rússia devido à escalada em torno da Ucrânia. Foram impostas restrições contra dois bancos com suas numerosas filiais, contra a dívida soberana da Rússia e "representantes das elites" do país.

Além disso, os americanos foram proibidos de efetuar transações comerciais, financeiras e de investimento com as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL), cuja independência foi reconhecida pela Rússia. Sputnik.


BLOG DO BILL NOTICIAS

China apoia Rússia e diz que os EUA 'jogam lenha na fogueira' da tensão na Ucrânia

"É algo imoral e irresponsável", afirmou a porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores sobre a conduta norte-americana no caso

Putin, Xi e Biden (Foto: Sputnik/Aleksey Druzhinin/Kremlin | REUTERS/Jonathan Ernst)

O governo chinês acusou o  governo Joe Biden nesta quarta-feira (23) os Estados Unidos "jogar lenha na fogueira" da crise ucraniana e recusou-se a apoiar as sanções contra Rússia determinadas pelos Estados Unidos e pela OTAN.

A declaração foi feita por Hua Chunying, porta-voz da chancelaria chinesa. Segundo ela, sanções “nunca foram um meio eficaz para resolver problemas". Ela qualificou a ação dos EUA de "imoral".

"Os Estados Unidos não param de vender armas para a Ucrânia, aumentando a tensão e criando pânico", afirmou

Criticou diretamente a administração Biden: “"A questão-chave é saber qual papel os EUA desempenham nas atuais tensões na Ucrânia; alguém joga lenha na fogueira e acusa os outros, é algo imoral e irresponsável".

Desde que o presidente russo, Vladimir Putin, decidiu reconhecer as repúblicas populares de Lugansk e Donetsk, os Estados Unidos, por meio da Otan, têm pressionado - com sucesso - outros países a imporem sanções contra a Rússia. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

TSE avalia punição a aplicativo usado para desinformação

 

"Eleições não constituem processo sem lei", afirma Fachin

Marcelo Camargo/Agência Brasil


O ministro Edson Fachin, recém-empossado na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou hoje (23) que a Justiça Eleitoral já estuda os meios jurídicos mais viáveis para punir aplicativos de mensagens que permitam a disseminação de desinformação contra candidatos ou contra o próprio processo eleitoral.

“Ainda que seja a última resposta [impor limites a um aplicativo de mensagem], será a atitude que se espera da Justiça Eleitoral, que deve zelar pela paridade de armas no certame eleitoral. As eleições não constituem um processo sem lei”, disse Fachin, que nesta quarta-feira (23) concedeu a primeira entrevista coletiva como presidente do TSE.

O principal alvo de preocupação da Justiça Eleitoral é o Telegram, que está entre os aplicativos de troca de mensagens mais usados no Brasil e onde, hoje, não há empecilhos para qualquer tipo de comunicação. O TSE já fez diversas tentativas de interlocução com a empresa responsável pela ferramenta, cuja sede fica em Dubai, Emirados Árabes Unidos, porém sem sucesso.

Questionado mais de uma vez sobre o Telegram, o ministro respondeu, sem citar o aplicativo especificamente, que seria “especialmente oportuna” a aprovação de alguma regra sobre o assunto pelo Congresso. Ele informou que, se isso não ocorrer, o TSE prepara uma tese jurídica, com base em legislações já existentes sobre internet e eleições, que permita colocar limites a aplicativos rebeldes.

“Nenhum mecanismo de comunicação está imune ao Estado de Direito”, afirmou o ministro. Usando um jogo de futebol como metáfora, Fachin disse que o juiz não contabiliza apenas os gols para saber o vencedor e que, ao longo da partida, também “dá cartões amarelos e às vezes promove expulsões”.

Ele frisou, contudo, que a Justiça Eleitoral ainda insiste na tentativa de diálogo. “Ainda não nos afastamos de todo da ideia de que seja possível  estabelecer um diálogo mínimo, com padrões mínimos de comportamento, em relação a toda e qualquer plataforma que tenha operação com usuários brasileiros”, disse o presidente do TSE.

Fachin destacou que pretende, em sua gestão, deixar como legado uma estrutura permanente de defesa da imagem institucional da Justiça Eleitoral.

“A desinformação chegou para ficar. Os programas de combate à desinformação não podem ser transitórios”, disse. Ele disse que, em reunião realizada nesta quarta-feira com os presidentes dos 27 tribunais regionais eleitorais, já começou a discutir como capilarizar tal combate em núcleos locais.

Urna eletrônica

Fachin foi também questionado sobre falas do presidente Jair Bolsonaro que colocam em dúvida o funcionamento da urna eletrônica, e se as respostas contundentes que tem dado não podem ser vistas pelo eleitor como parciais em relação ao presidente.

O presidente do TSE respondeu que se expressa de modo mais contundente “apenas se e quando a própria instituição [Justiça Eleitoral] esteja sendo injustamente atingida”.

“Se houver ofensas injustificadas à Justiça Eleitoral, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral digo que nós vamos responder e seremos implacáveis,” disse Fachin. “Agredir a instituição da Justiça Eleitoral significa hoje colocar em discussão a realização das próprias eleições”, acrescentou. (Por Agência Brasil - Brasília).

Edição: Nádia Franco



BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula tem encontro com Daniela Mercury sobre 'democracia e cultura'

"Conversa carinhosa", afirmou o ex-presidente Lula sobre o encontro com a cantora

Encontro tem Daniela Mercury, ex-presidente Lula e Fernando Haddad, além de outras presenças (Foto: Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou no Twitter que teve um encontro com a cantora Daniela Mercury. De acordo com o petista, eles conversaram sobre a relação entre cultura e democracia, além de outros temas relacionados à crise no país. 

A cantora também havia feito manifestações contra o atual governo. Em outubro do ano passado, por exemplo, Daniela cantou a música "Apesar de você", de Chico Buarque, para convocar a população aos atos contra Jair Bolsonaro.

Em julho, a artista lamentou o fato de o Brasil estar "perdendo espaço e respeito no mundo"247



BLOG DO BILL NOTICIAS

Jovem perde pernas e partes dos dedos das mãos após comer sobras de comida em casa de amigo

 Estados Unidos

Diagnosticado com púrpura fulminante, paciente de 19 anos havia recebido apenas uma das três doses de uma vacina meningocócica conjugada


                             Por Agência O Globo
Geladeira - Foto: Pixabay

Um jovem de 19 anos perdeu as pernas e partes dos dedos das mãos ao ser diagnosticado com púrpura fulminante, uma grave complicação da septicemia meningocócica, após comer sobras de um tipo de macarrão chamado lo mein, frango e arroz.

Segundo o "New England Journal of Medicine", o paciente passou por vômitos, dores musculares e abdominal, náusea, pele arroxeada, febre de 40 graus e frequência cardíaca de 166 batimentos por minuto, apresentando choque, falência múltipla de órgãos e erupção cutânea grave, que tomou conta da maior parte de seu corpo. Ele sentiu ainda calafrios, fraqueza generalizada, dor no peito, falta de ar, dor de cabeça, rigidez do pescoço e visão embaçada.

Exames mostraram que o jovem estava com uma infecção bacteriana de meningococos chamada Neisseria meningitidis. Para salvá-lo, os médicos decidiram amputar as pernas dele abaixo dos joelhos e partes de todos os dedos. O caso foi relatado há quase um ano, mas ganhou repercussão recentemente por um vídeo do toxicologista Bernard Hsu em seu canal do YouTube, com 2,46 milhões de assinantes.
 

Paciente apresentou erupção purpúrica reticular difusa na face (não divulgada), braços (B) e pernas (C)Paciente apresentou erupção purpúrica reticular difusa na face (não divulgada), braços (B) e pernas (C) | Imagens: Reprodução/New England Journal of Medicine/O Globo

Embora o rapaz morasse com a mãe e o irmão na região da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, sua saúde foi afetada quando ele ficou uns dias na casa de um amigo, onde dividiram as sobras da comida de um restaurante. O amigo do paciente também passou mal, mas não de modo tão grave.

Conforme atendiam o jovem de 19 anos, os médicos verificaram que ele havia recebido apenas uma das três doses de uma vacina meningocócica conjugada e havia recebido apenas uma dose de uma vacina meningocócica do sorogrupo B, sendo que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA recomenda duas ou três, informou a revista "Newsweek".

No Brasil, a recomendação é aplicar as três doses da vacina meningocócica C (conjugada) aos 3, 5 e 12 meses de idade. Há ainda a vacina meningocócica ACWY (conjugada), de dose única e voltada aos adolescentes, de 11 a 14 anos.

O paciente "teve uma recuperação relativamente boa", de acordo com o relatório da revista médica, considerando a gravidade da doença.

Para reduzir o risco de intoxicação alimentar por bactérias, é indicado refrigerar os restos de comida.

BLOG DO BILL NOTICIAS

Morre, aos 43 anos, a cantora Paulinha Abelha, da banda Calcinha Preta

 LUTO

Boletim foi confirmado pelo hospital onde a cantora seguia internada em Aracaju/SE


                          Por Portal Folha de Pernambuco
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM


A cantora Paulinha Abelha, vocalista da banda de forró Calcinha Preta, morreu nesta quarta-feira (23), às 19h26, em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico. A confirmação foi dada pelo Hospital Primavera, em Aracaju/SE, e divulgado na rede social da banda Calcinha Preta. Paulinha seguia em tratamento de saúde desde o dia 11, por conta de problemas renais. Até o momento não há informações sobre o enterro.

Ainda segundo a nota: "nas últimas 24 horas apresentou importante agravamento de lesões neurológicas, constatadas em ressonância magnética, e associada a coma profundo. Foi então iniciado protocolo diagnóstico de morte encefálica, que confirmou hipótese após exames clínicos e complementar específicos".
 


Durante sua internação, artistas, especialmente os integrantes da banda Calcinha Preta, pediram apoio e oração dos fãs.

Carreira na música

Paula de Menezes Nascimento Leça Viana iniciou a carreira com apenas 12 anos, no interior de Sergipe. No começo, apostou todas as fichas na sua própria banda, a Flor de Mel, que não chegou a decolar por falta de recursos. Foi quando passou por algumas bandas, como a Panela de Barro, em que permaneceu por três anos.

Em 1998 Paulinha ingressou na banda Calcinha Preta. Com o grupo, ganhou notoriedade nacional, ao interpretar hits como “furunfa” e “baby doll”, que foram gravados em CDs e DVDs de shows ao vivo. Desligou-se do grupo algumas vezes para investir em outros projetos, como na dupla “Paulinha e Marlus”,  um projeto musical com seu então marido, o cantor Marlus Viana. Em 2018 regressou para a Calcinha Preta, sendo uma das principais vocalistas do grupo.

BLOG DO BILL NOTICIAS

Governo de Pernambuco assina proposta de aumento salarial para forças de segurança pública

 REAJUSTE

Foto: Aluísio Moreira/SEI.


O governador Paulo Câmara assinou, nesta quarta-feira (23), uma proposta de reajuste salarial para as polícias Militar, Civil, Científica, Penal e Corpo de Bombeiros de Pernambuco. O projeto de lei, enviado à Assembleia Legislativa para votação, estabelece aumentos com percentuais que variam entre 16% e 20%. De acordo com o governador, a iniciativa é fruto de diversos estudos, visando valorizar os trabalhadores da segurança e promover melhorias na qualidade de vida desses servidores.

“Estamos enviando à Assembleia esse projeto, que é fruto de muita colaboração e discussão, para melhoria dos serviços oferecidos aos pernambucanos e pernambucanas. Além disso, é também uma valorização dos profissionais das nossas forças policiais, para que eles tenham condições de trabalho adequadas e reconhecimento pelo seu desempenho, através de ações”, frisou Paulo Câmara.

O secretário de Defesa Social, Humberto Freire, classificou a proposta como mais uma demonstração de comprometimento do governador com a segurança pública. “É mais um passo importante na valorização do que nós temos de mais importante, que é o profissional dessa área. É um reconhecimento do valor desses homens e mulheres que compõem nosso quadro e do trabalho que eles entregam ao povo pernambucano”, disse.


Alvarez & Marsal, que recebeu R$ 40 milhões de empresas da Lava Jato, abriu CNPJ em paraíso fiscal (Vídeo).

Empresa que pagou R$ 3,5 milhões em um ano para Sergio Moro abriu 12 ramificações no auge da operação, em 2017

Sergio Moro (Foto: Reprodução/Facebook)


O setor de inteligência do Tribunal de Contas da União (TCU) trabalha em cima da estrutura societária da Alvarez & Marsal, empresa que contratou o ex-juiz suspeito Sergio Moro para uma consultoria, após ter comandado a Operação Lava Jato. As informações são da jornalista Daniela Lima, da CNN, que teve acesso a uma parte do relatório.

Consta da primeira parte do documento que o primeiro CNPJ da A&M no Brasil foi constituído num paraíso fiscal, em Delaware, nos Estados Unidos, em 2008. 

>>> Alvarez & Marsal, que contratou Moro, recebeu R$ 40 milhões de empresas alvos da Lava Jato

A partir do início da Operação Lava Jato, o grupo abriu 12 ramificações - uma delas o de Disputas e Investigações, setor que contratou Moro para prestar consultoria. O auge da criação de novos braços pela empresa foi em 2017, quando a Lava Jato estava a todo vapor.

Os técnicos da inteligência do TCU agora cruzam dados não apenas de Sergio Moro, mas também de pessoas com as quais o ex-juiz tem vínculos societários e os valores recebidos da Alvarez & Marsal. 

>>> Moro ganhou R$ 3,5 milhões em um ano da empresa que lucrou com a quebra do Brasil

Chamou atenção dos técnicos a abertura de um CNPJ num paraíso fiscal e o fato de outro braço ter sido aberto nas Ilhas Cayman - paraíso fiscal da região do Caribe. A intenção é identificar se houve fraude fiscal.

Sergio Moro recebeu R$ 3,5 milhões em um ano da empresa. No contrato, constava como pagamento ao ex-juiz US$ 656 mil nos doze meses de prestação de serviços, entre 23 de novembro de 2020 e 26 de novembro de 2021. Parlamentares questionam se de fato Moro teria prestado a consultoria ou se apenas teria recebido o dinheiro.

Tribunal de Contas da União delega à PGR bloqueio imediato de bens de Moro

O ministro Bruno Dantas, do TCU, entende que ainda não há como decretar o bloqueio de bens de Sergio Moro. Mas a investigação do setor de inteligência trabalha para buscar provas e permitir que seja possível uma decisão nesse sentido. O procurador-geral da República, Augusto Aras, selecionou um grupo de procuradores para analisar, durante o Carnaval, o processo do TCU contra o ex-juiz. 247




Anvisa aprova segundo autoteste para Covid-19 no Brasil

 AUTOTESTE

                                  Por: Thays Martins /

Por: Correio Braziliense

                                                                         Foto: Joe Raedle/AFP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (23), o segundo autoteste para Covid-19 no Brasil. 

O Autoteste COVID Ag Detect fabricado pela empresa Eco Diagnostica Ltda funciona por amostra obtida por swab nasal (cotonete) não profundo e fornece o resultado após 15 minutos. O produto será fabricado no Brasil. 

De acordo com a Anvisa, o autoteste atendeu a todos os requisitos técnicos exigidos para ser comercializado no país. A avaliação demorou 22 dias para ser feita e a disponibilidade do produto nas farmácias agora depende da própria empresa detentora do registro. 

O primeiro autoteste autoteste autorizado no Brasil recebeu o aval da agência há uma semana. A Anvisa aprovou a comercialização desse tipo de teste no país no fim de janeiro atendendo a um pedido do Ministério da Saúde. 

Os autotestes são parecidos com testes rápidos, porém eles podem ser feitos pela própria pessoa. Os testes devem vir com as instruções de uso para que o paciente possa realizá-lo sem dificuldade. 

De acordo com a Anvisa, a indicação é que o teste seja usado entre o 1º e o 7º dia do início de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza (popularmente conhecida como nariz escorrendo), dores de cabeça e no corpo.

Caso a pessoa tenha tido contato com alguém infectado, mas não tenha sintomas, a agência recomenda que o autoteste seja usado após o quinto dia. 


Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...