domingo, 3 de abril de 2022

Não é só uma eleição

Lula representa 'o combate à fome, ao desemprego, justiça social, soberania, desenvolvimento sustentável e democracia', escreve o colunista Aloizio Mercadante

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento (Foto: Ricardo Stuckert)

Não é só uma eleição. Em outubro, o Brasil estará diante de uma encruzilhada histórica e a derrota do autoritarismo e de todos os valores primitivos que Bolsonaro expressa passa não só pela unificação da esquerda, mas também pela construção de uma ampla frente democrática e pela força da mobilização popular. Bolsonaro segue ameaçando o STF, o TCU, questionando as urnas e fomentando um clima de confronto para não reconhecer a provável derrota eleitoral que se aproxima.

A polarização está consolidada e Lula voltou a percorrer o Brasil. O primeiro ato foi simbólico e marcou o retorno do ex-presidente a Curitiba, onde ficou preso injustamente por 580 dias, para a filiação do ex-governador Roberto Requião ao Partido dos Trabalhadores. Também no Paraná, ele visitou um acampamento do MST, onde foi recebido nos braços da militância.

No Rio de Janeiro, Lula cumpriu uma agenda de estadista tendo se encontrado com importantes lideranças da América Latina e da Espanha. Ele recebeu o apoio entusiasmado do ex-primeiro-ministro José Luiz Rodriguez Zapatero, que é reconhecidamente um importante líder da social-democracia europeia.

Lula também se encontrou com a vice-presidenta da Espanha e ministra do Trabalho, Yolanda Díaz, que liderou a negociação tripartite e a aprovação da revisão da reforma trabalhista na Espanha. Ela é hoje a política mais popular daquele país e discutiu com Lula o impacto da nova legislação trabalhista.

Ele recebeu ainda o apoio do ex-secretário da Unasul Ernesto Samper — também ex-presidente da Colômbia —, além do presidente da Argentina, Alberto Fernández. Lula também foi saudado pelo ex-presidente Rafael Correa (Equador), em um seminário sobre democracia e desigualdade na América Latina.

Ainda na capital fluminense, Lula cumpriu uma agenda cultural intensa e encontrou artistas do país, como Martinho da Vila, Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Lenine, Paulinho da Viola e outros. A visita ao Rio foi coroada com um show na Mangueira, em que Chico Buarque levantou uma toalha com o rosto de Lula e o teatro Vivo Rio cantou “Olé, olé, olé olá... Lula, Lula”, com uma energia espontânea da militância impressionante.

Merece destaque ainda a participação de Lula no festival de comemoração de 100 anos do PCdoB com dirigentes históricos da esquerda. Lula é visto como a grande liderança popular do país e a esperança do país.  

Na Bahia, Lula esteve em mais um ato forte no lançamento da candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo e para a consolidação de uma aliança de mais sete partidos no estado. Com esse movimento, Lula começa sua caminhada pelo Brasil, mobilizando e dando energia à militância e ampliando alianças na defesa da democracia.

Enquanto isso, a chamada terceira via desmorona. Sergio Moro, que foi apresentado como a grande candidatura da mídia comercial, não conseguiu montar um único palanque. Ele fez uma viagem pífia à Europa, não apresentou qualquer projeto e terminou traindo o Podemos, que o acolheu ao se filiar de forma completamente isolada e patética em um novo partido.

Um juiz suspeito, totalmente desmoralizado na Justiça e agora na política, sendo obrigado a mudar o domicílio eleitoral de forma humilhante para uma candidatura ao Congresso Nacional, em busca da imunidade parlamentar.

O outro nome da terceira via, João Doria, em um ato de desespero, ameaçou sair do PSDB para tentar impor ao partido uma candidatura atolada nos 2%. Nenhum líder e nenhum dirigente, com exceção do presidente do partido, se posicionaram ao lado de Doria. Isso mostra o isolamento dele no próprio partido.

Já Eduardo Leite abandona a reeleição e fica no partido em que foi derrotado nas prévias, orientado por Aécio Neves. O ex-governador de Minas segue tentando outro golpe, agora no próprio PSDB. Por fim, Ciro Gomes termina sem aliança e nenhuma capacidade de articulação, em voo de galinha.

No outro extremo, Bolsonaro vive imenso desgaste. As reações dos artistas à tentativa de censurar o festival Lollapalooza tornaram o evento uma concentração massiva de jovens a céu aberto gritando “Fora Bolsonaro” e “Lula lá”. Isso mostra que a mobilização espontânea e a força das ruas avançam muito forte na defesa de Lula. Além disso, na semana que marca a data do Golpe de 1964, Bolsonaro e seu provável vice voltam a defender a ditadura, com uma ameaça velada ao STF, ao TCU e ao estado democrático de direito.

Daí porque insistimos que a disputa eleitoral segue marcada pelo desmoronamento da terceira via e pelo fracasso do seu antibolsonarismo tardio. A polarização está consolidada. Bolsonaro está esgotando os gigantescos recursos fiscais que despejou para tentar reverter sua derrota ante Lula.

O problema dele é que a inflação segue elevada, o custo de vida está corroendo a renda dos mais pobres, os juros altos jogaram 30% da população na inadimplência. Como se não bastasse, a pobreza, o desemprego e a fome por toda parte seguem impedindo que o ex-capitão consiga avançar no eleitorado.

Enquanto isso, Lula segue vencendo todos os candidatos em qualquer cenário. É ele quem mobiliza o país, consolidando a aliança de esquerda, ampliando seu apoio ao centro e fortalecendo uma candidatura que moverá o pêndulo da história para reconstruir o país, com o combate à fome e ao desemprego, com justiça social, soberania, desenvolvimento sustentável e a defesa incondicional da democracia. Por: Aloizio Mercadante.


BLOG DO BILL NOTICIAS

‘Ucrânia em Chamas’: assista ao documentário para conhecer as raízes do conflito com a Rússia

Produção com participação de Oliver Stone mostra como a Ucrânia se dividiu entre correntes nacionalistas e pró-Rússia desde 2014, situação que levou à guerra atual

(Foto: Reprodução)

Para entender melhor o conflito entre Rússia e Ucrânia que completa 40 dias neste domingo (3), há uma boa fonte de informação no YouTube: os documentários com as histórias longeva e recente da Ucrânia, país que desde 2014 vive uma crise de identidade, com sua população dividida entre as correntes nacionalistas e pró-Rússia.

Ucrânia em Chamas (2016), do cineasta ucraniano Igor Lopatonok, com a participação de Oliver Stone, é com certeza uma boa referência entre esses documentários. Trata das raízes históricas do nacionalismo no país para contar como se desenrolaram os embates que culminaram com o golpe que depôs o presidente Viktor Ianukovytch, em fevereiro de 2014.

Desde então, a Ucrânia vive a emergência de um poder nacionalista, que abriga setores neonazistas, e o país se encontra sob conflitos.

“A Ucrânia foi durante séculos pertencente à Rússia, 70 anos como União Soviética, e a parte sudeste da Ucrânia é dominantemente russa, de fala russa. Essa área se tornou parte da Ucrânia com o desmantelamento da União Soviética. Em acordos, se definiu autonomia para essas regiões, mas isso nunca foi respeitado”, afirma o professor da PUC-SP Ladislau Dowbor ao falar à TVT sobre o documentário.

A história mostra que na Segunda Guerra Mundial a porção oeste da Ucrânia participou ao lado dos alemães, lembra ainda o professor.


Com o fim da União Soviética, em 1991, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) se expandiu para 13 países do Leste Europeu, até a fronteira com a Rússia.

Em 2012, o governo de Ianukovytch aprovou uma lei tornando o Russo a segunda língua oficial no Sul e Leste do país, áreas em que a população russa é maioria. Desde então, surgiram protestos em massa de grupos nacionalistas contra a lei.

Em fevereiro de 2014, após a queda de Ianukovytch, o novo governo, liderando pelo presidente interino Oleksandr Turchynov, atuou pela anulação da língua russa. A população pró-Rússia saiu às ruas em protesto. E os grupos nacionalistas também se insurgiram, houve tensão social, como em Donetsk, em 13 de março de 2014. Uma morte e 50 feridos em marcha pró-Rússia foi o saldo daquele momento.

Manifestantes tomaram o prédio do governo e proclamaram uma república popular em Donetsk em 7 de abril de 2014, ao que o novo governo de Kiev respondeu com uma ação “antiterrorista” no leste da Ucrânia.

Enquanto isso, segundo o documentário de Stone e Lopatonok, a mídia ‘gritava’ que a Rússia havia invadido a Ucrânia. O documentário mostra como o conflito interno no país foi se tornando cada vez mais violento e mortal e o novo governo de inspiração nacionalista passou a receber ajuda financeira dos Estados Unidos, que não se importaram com o viés neonazista adotado por Turchynov. “Ele é o responsável por fazer um governo contra seu próprio povo”, afirmou Ianukovytch.

Uma ocorrência emblemática dos conflitos em que o país mergulhou se deu na cidade de Odessa. Um movimento de oposição ao novo governo se formou na cidade portuária, com um acampamento em frente a um prédio chamado “Casa dos Sindicatos”. Em 2 de maio, torcedores de futebol apoiados pelo governo nacionalista se reuniram no centro de Odessa para uma partida do campeonato ucraniano. Boa parte desses torcedores era de combatentes de unidades de defesa de organizações radicais de direita do país.

O documentário mostra que o futebol foi só um motivo para reunir os nacionalistas que na verdade estavam lá para atacar os trabalhadores pró-Rússia. Cercados, os trabalhadores do acampamento se refugiaram no prédio dos sindicatos, que foi atacado pelos nacionalistas com coquetéis molotov. O resultado foi 31 mortes entre os trabalhadores, a maioria por intoxicação de fumaça. Alguns morreram ao pular das janelas. E a polícia demorou para chegar, permitindo a ação dos nacionalistas. Rede Brasil Atual.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Rússia solicita reunião do Conselho de Segurança da ONU após "provocações flagrantes" de cadáveres de civis em Bucha

Vice-representante permanente da Rússia na ONU, Dmitri Polianski, alertou que Moscou planeja "desmascarar os provocadores ucranianos e seus protetores ocidentais"

Um soldado tira uma foto de seu companheiro enquanto ele posa ao lado de um tanque russo destruído e veículos blindados, em meio à invasão da Rússia na Ucrânia em Bucha, na região de Kiev, Ucrânia 2 de abril de 2022 (Foto: REUTERS/Zohra Bensemra)

A Rússia solicitou neste domingo uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU para esta segunda-feira, 4 de abril, sobre as "flagrantes provocações de radicais ucranianos" na cidade de Bucha, localizada perto de Kiev.

O vice-representante permanente da Rússia na ONU, Dmitri Polianski, alertou que Moscou planeja "desmascarar" os "provocadores ucranianos e seus protetores ocidentais".

Uma "encenação para a mídia ocidental"

Este domingo, o Ministério da Defesa russo qualificou de “provocação” as imagens que mostram os cadáveres de civis nas ruas daquela cidade ucraniana e denunciou que se trata de uma “encenação” criada “para a mídia ocidental”.

"Enquanto esta cidade estava sob o controle das Forças Armadas russas, nenhum morador local foi vítima de ações violentas", ressaltou. Sublinhou ainda que os russos  não bloquearam  em momento algum as saídas de Bucha e que "todos os residentes locais tiveram a oportunidade de sair livremente da cidade em direcção a norte, incluindo a Bielorrússia".

O Ministério esclareceu que todos os militares russos deixaram Bucha em 30 de março, enquanto as imagens foram transmitidas quatro dias depois , quando membros do Serviço de Segurança da Ucrânia e da televisão local chegaram à cidade.

Por sua vez, o prefeito da cidade, Anatoli Fedoruk, não só confirmou em mensagem transmitida por vídeo em 31 de março que não havia soldados russos na cidade, como "nem fez menção aos moradores locais com a mãos atadas, baleado nas ruas".

“É particularmente preocupante que todos os corpos das pessoas cujas imagens foram publicadas pelo regime de Kiev, após pelo menos quatro dias, não apresentem rigor mortis, não tenham as manchas características dos cadáveres , enquanto nas feridas há sangue não coagulado. ", disseram os militares russos.

Segundo o lado russo, os fatos “ confirmam irrefutavelmente que as fotos e vídeos de Bucha são mais uma encenação do regime de Kiev para a mídia ocidental, como aconteceu em Mariupol com a maternidade, assim como em outras cidades”.

As imagens de corpos caídos nas ruas da Bucha, alguns com as mãos amarradas, foram divulgadas na noite deste sábado. O assessor do gabinete do presidente ucraniano, Mikhail Podoliak,  afirmou  que os civis "estavam desarmados", "não representavam ameaça" e "foram mortos a tiros por soldados russos". RT


BLOG DO BILL NOTICIAS

Chuvas: orientação da PRF é para que motoristas não acessem a BR-101

 

Há diversos pontos obstruídos na rodovia

Prefeitura de Angra dos Reis

A Polícia Rodoviária Federal pediu hoje (3), por meio das redes sociais, que motoristas não acessem a rodovia BR-101 na região da Costa Verde, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro. É que por conta das chuvas que começaram na sexta-feira (1º), há diversos pontos obstruídos.

Na postagem publicada nesta tarde, a PRF alerta para a instabilidade em todo o trecho que vai de Mangaratiba (RJ) até Ubatuba (SP). "Há quedas de barreiras constantes. Uma delas, inclusive, destruiu um posto da PRF em Paraty. Para a segurança do usuário, a orientação é não acessar mais a rodovia, pois o trecho só chegará perto de ser normalizado dentro de alguns dias", informou a Polícia Rodoviária Federal.

As chuvas que atingiram o estado do Rio de Janeiro desde a noite de sexta-feira (1º) deixaram ao menos 15 mortos. Desse total, 14 eram moradores das cidades de Angra dos Reis e Paraty, cidades localizadas na Costa Verde, onde foi sentido o maior impacto. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a região é de mais chuva até amanhã pela manhã (4). (Por Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro).

Edição: Kleber Sampaio


BLOG DO BILL NOTICIAS

Chuvas não comprometem operação de usinas em Angra, diz Eletronuclear

 

Usinas Angra 1 e Angra 2 estão funcionando normalmente


                             Por Agência Brasil

A Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras responsável pela operação das usinas em Angra dos Reis (RJ), mantém suas operações normalmente após as fortes chuvas que caíram sobre a região da Costa Verde, no estado Rio de Janeiro. Segundo nota divulgada nesta tarde (3), não há comprometimento do plano de emergência externo, documento que fixa os procedimentos de evacuação em caso de necessidade.

Na hipótese de um acidente nuclear, todos os moradores em um raio de 5 km das usinas precisariam deixar suas casas. O plano de emergência externo prevê que eles sejam levados para abrigos situados a, pelo menos, 15 km de distância.

Para a Eletronuclear, não há riscos. Segundo o órgão, as usinas Angra 1 e Angra 2 estão funcionando normalmente em sua plena capacidade e, mesmo que houvesse um acidente considerado improvável, o plano de emergência externo poderia ser implementado integralmente.

A preocupação em torno da viabilidade de se fazer uma eventual evacuação de moradores foi manifestada mais cedo pelo prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão. Pelas redes sociais, ele informou que solicitaria ao governo federal o desligamento temporário das usinas nucleares, uma vez que havia diversas obstruções na rodovia federal BR-101, em decorrência do temporal. "Estamos ilhados! Em caso de necessidade, não teremos como colocar em prática o plano de emergência", explicou.

Chuvas causam mortes
As chuvas que atingiram o estado do Rio de Janeiro desde a noite de sexta-feira (1º) deixaram ao menos 15 mortos. Os bombeiros ainda buscam desaparecidos. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de mais chuva até amanhã pela manhã (4).

Só em Angra dos Reis, já foram confirmados oito óbitos e outros seis foram registrados em Paraty. Ambas as cidades se situam na Costa Verde, região litorânea do sul do estado, onde foi sentido o maior  impacto das chuvas das últimas horas.

A BR-101, rodovia que dá acesso a esses municípios, foi bastante afetada. Segundo informou no início da tarde a Defesa Civil Nacional, há 23 pontos interditados devido a quedas de árvores e deslizamentos de terra. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) alerta que há muita instabilidade entre Mangaratiba (RJ) e Ubatuba (SP). "A orientação é de não acessar mais a rodovia, pois o trecho só chegará perto de ser normalizado dentro de alguns dias", alertou o órgão em suas redes sociais.

Eletronuclear, no entanto, assegura que as obstruções verificadas na BR-101 estão fora das zonas de planejamento de emergência previstas no plano de emergência externo. Na nota divulgada, o órgão também diz que os abrigos preparados para receber moradores em um eventual acidente não sofreram impactos com o temporal. "A ação poderia ser realizada com total eficácia", acrescenta o texto.

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), órgão regulador e fiscalizador do setor nuclear brasileiro, também emitiu uma nota avaliando a questão. “Apesar da situação decorrente das condições meteorológicas na região de Angra dos Reis, até o presente momento não há comprometimento das vias de acesso do entorno da central que pudessem impactar na execução do plano de emergência”, diz o texto.

BLOG DO BILL NOTICIAS

Pernambucana Vera de Maria Maga é a grande vencedora do The Voice + 2022

                              

Com 34,86%, a participante venceu a disputa de melhor voz do Brasil acima dos 60 anos



                                Por Tarsila Castro /Folhape

Pernambucana Vera de Maria Maga é a grande vencedora do The Voice + 2022  - Foto: Reprodução/ Globoplay


pernambucana Vera de Maria Maga, de 61 anos, foi a grande vencedora do The Voice + 2022. A participante, natural do município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, conquistou 34,86% dos votos do público. Vera, que foi da equipe do artista Toni Garrido, disputou a grande final da competição neste domingo (3) contra os participantes Dionisya Moreira (time Brown), Marcília de Queiroz Pinheiro (time Fafá) e Maurício Gasperini (time Ludmilla). 

Na final, a grande campeã cantou a versão em português da música “Índia”, escrita por José Asunción Flores e Ortiz Guerrero e famosa na voz de Gal Costa. Vera conquistou o prêmio de R$250 mil e um contrato com a gravadora Universal Music

A semifinal e a final da competição ocorreram simultaneamente. Na semifinal, em um time composto apenas por mulheres, Vera de Maria Maga cantou junto com as artistas Alba Lírio, Clarisse Grova e Jhusara, o tradicional samba “Sonho Meu”, composição de Dona Ivone Lara. Após a apresentação, Vera foi escolhida para representar o time na final. 

Trajetória no reality 
 
Pedagoga aposentada, Vera canta há mais de 45 anos e já gravou 11 CDs, incluindo um trabalho com canções autorais. Na apresentação de estreia do reality, a pernambucana cantou a canção “Esperando na Janela”, de Raimundinho do Acordeon, Targino Gondim e Manuca Almeida, conhecida na voz de Gilberto Gil
 
Também representaram o Estado na competição os músicos Jozenaldo Pereira, do município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Arlindo Moita, de São Lourenço da Mata, também no Grande Recife e Junio Vieira, de Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano. 

BLOG DO BILL NOTICIAS

“Um projeto pessoal não é o que Pernambuco precisa”, declara Raquel Lyra em pré-candidatura

 

Em coletiva de imprensa, a tucana declarou que continua dialogando com pré-candidatos


A tucana cravou ainda que o diálogo com a oposição é permanente - Melissa Fernandes / Folha de Pernambuco

“Um projeto pessoal não é o que Pernambuco precisa”, declarou a ex-prefeita de Caruaru e presidente estadual do PSDB, Raquel Lyra, durante o lançamento de sua pré-candidatura ao Governo do Estado, neste sábado (2). Em coletiva de imprensa, a tucana declarou que continua dialogando com pré-candidatos, que vai utilizar todos os prazos para definir sua chapa majoritária completa e reafirmou que quer transformar Pernambuco.

Raquel ressaltou que a oposição continua se afinando e ressaltou que as convenções acontecem entre julho e agosto deste ano.

“O que se sente em Pernambuco é um desejo de mudança e a população vai escolher qual a melhor, e respeitar.  Todos têm direito de ter a legitimidade de se colocarem como candidatos, mas o importante de tudo é que a gente possa apontar os caminhos que podem fazer Pernambuco voltar a ser liderança do Nordeste do Brasil”, afirmou.

Ainda na ocasião, a pré-candidata não disse quando anunciará sua chapa majoritária completa, que tem o nome da deputada estadual Priscila Krause (Cidadania) cotada para concorrer ao Senado.

“Os prazos servem para que a gente exerça o calendário. O calendário da desincompatibilização, da apresentação da pré-candidatura e o calendário de formação e apresentação das chapas. Sabe o que é melhor de tudo? É que aqui é só olhar pra essa mesa que a gente já tem gente pra compor essa chapa. Mas nós estamos abertos para uma aliança com outros que se colocam hoje também como candidatos, que podem somar com a gente para fazer diferente em Pernambuco”, enfatizou.
A tucana cravou ainda que o diálogo com a oposição é permanente. “É claro que num movimento eleitoral, o diálogo está sempre aberto e é permanente para permitir que na busca de consensos daquilo que é o melhor para o nosso Estado, a gente possa construir alianças ao longo desse tempo. Então construímos, vamos continuar trabalhando com todos aqueles que têm o desejo de mudar Pernambuco”, declarou.

 

BLOG DO BILL NOTICIAS

Homem agride e arrasta idoso pelo asfalto em porta de agência bancária (vídeo)

Um homem prendeu cachorro em uma placa e foi até o idoso, que estava sentado na porta da agência bancária, e o arrastou pelo asfalto até a rua

(Foto: Reprodução (Twitter))

Um idoso de 67 anos foi agredido na última quinta-feira (31) por um homem na porta de um banco da cidade de Teófilo Otoni (MG). 

O homem, que segundo testemunhas seria lutador de jiu-jitsu, está acompanhado de um pitbull sem coleira. Prendeu cachorro em uma placa e foi até o idoso, que estava sentado na porta da agência bancária, e o arrastou pelo asfalto até a rua. 

O agressor afirmou que o idoso estava de forma injustificada guardando vaga na fila do banco.

O sobrinho do agredido afirmou que ele recebe auxílio do governo e que havia chegado cedo à agência bancária, temendo que o local ficasse lotado. 

Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia da cidade. De acordo com policiais, o agressor tinha sinais de embriaguez, mas foi liberado após o idoso abrir mão de representar contra ele. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Presidente do Flamengo, Rodolfo Landim abre mão de presidir conselho da Petrobrás

O atual rubro-negro havia sido indicado para o cargo pelo governo Bolsonaro junto com a indicação do entreguista Adriano Pires para a presidência da estatal

Presidente do Flamengo, Rodolfo Landim (Foto: Divulgação)

O atual presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, anunciou neste domingo (3) que não assumirá a presidência do conselho da Petrobrás. O atual presidente do Flamengo havia sido indicado para o cargo pelo governo Jair Bolsonaro em 28 de março, junto com a indicação do economista Adriano Pires para a presidência da estatal.

Em nota publicada no site do clube carioca, após o vice-campeonato estadual do rubro-negro, nesse sábado (2), Landim afirmou que, "apesar do tamanho e da importância da Petrobras para o nosso país, e da enorme honra para mim em exercer este cargo, gostaria de informá-lo que resolvi abrir mão desta indicação, concentrando todo meu tempo e dedicação para o ainda maior fortalecimento do nosso Flamengo".

"Minha preocupação em não conseguir, dada a dedicação que as duas instituições demandariam nesse momento, exercer ambas as funções com a excelência por mim desejada e à altura que a Petrobras e o Flamengo merecem", disse.

"Em relação ao Flamengo, os últimos acontecimentos me demonstraram a necessidade de termos todos nós o compromisso de um grau ainda maior de dedicação e foco ao Clube”, afirmou, citando também que foi reeleito para um mandato de três anos e que “exercer bem o cargo de presidente do Flamengo é minha total prioridade", acrescentou.

Landim ocupou cargos de gestão na Petrobras por 26 anos, incluindo a presidência da Gaspetro e da Vibra, antiga BR Distribuidora. Posteriormente ele deixou a estatal para trabalhar com o empresário Eike Batista na mineradora MMX e na petroleira OGX, mas se desentendeu com ele antes de o conglomerado quebrar.

Fundou então sua própria petroleira, a Ouro Preto Óleo e Gás. Vendeu para um grupo de investidores em fevereiro de 2020. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...