sexta-feira, 1 de abril de 2022

Governo autoriza reajuste de 10,89% no preço dos medicamentos

Resolução com percentuais de reajuste foi publicada hoje (1°) no Diário Oficial da União, com mesmo percentual de ajuste máximo permitido para medicamentos dos níveis 1, 2 e 3

(Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado)

O governo federal autorizou o aumento de até 10,89% no preço dos medicamentos. A resolução com os percentuais de reajuste ao consumidor final foi publicada hoje (1°) no Diário Oficial da União (DOU), com o mesmo percentual de ajuste máximo permitido para os medicamentos dos níveis 1, 2 e 3.  Os níveis se referem às classes terapêuticas de cada medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios. A cobrança dos novos valores começa a valer a partir desta sexta-feira.

De acordo com a resolução, o aumento foi calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais fatores ligados à produtividade relativos a cada setor, conforme resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

A resolução diz ainda que para fazerem jus ao ajuste de preços, as empresas produtoras de medicamentos deverão apresentar relatório de comercialização à CMED até o dia 10 de abril.

O texto diz que as empresas produtoras deverão dar ampla publicidade aos preços de seus medicamentos, por meio de publicações em mídias especializadas de grande circulação. Os preços não podem ser superiores aos preços publicados pela CMED no portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ao comércio varejista, caberá dar publicidade dos reajustes, mantendo à disposição dos consumidores e dos órgãos de proteção e defesa do consumidor as listas dos preços de medicamentos atualizadas. Agência Brasil.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula: 'em 2022, a esperança vai vencer e vamos acabar com esse fascismo'

Na Bahia, o ex-presidente destacou que em 2018, com a eleição de Jair Bolsonaro, “a mentira e a ignorância venceram a inteligência”, mas em 2022 isso será diferente


(Foto: Reprodução)

No lançamento da pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT), atual secretário de Educação, ao governo da Bahia, nesta quinta-feira, 31, o ex-presidente Lula (PT) destacou que, ao contrário de 2018, quando “a mentira e a ignorância venceram a inteligência” nas eleições que deram vitória a Jair Bolsonaro, em 2022, “a esperança vai vencer”.

“Em 2018, a mentira e a ignorância venceram a inteligência, mas em 2022 a esperança vai vencer e nós vamos acabar com esse fascismo no Brasil, vamos recuperar a democracia, criar programas para que o povo brasileiro possa ter orgulho desse país”, disse o ex-presidente.

A cerimônia aconteceu no Wet Salvador, na Avenida Paralela, e contou com a presença do atual governador, Rui Costa, do senador Jaques Wagner e da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann. 

Lula destacou claramente que quer voltar a governar o país e encheu o público baiano de esperança ao afirmar que o PT vai voltar ao poder. “Eu me sinto um menino. Nunca tive tanta saúde, tanta energia e tanto tesão quanto eu estou cara. É preciso provar que esse país não precisa ser assim”, afirmou.

“A juventude não pode perder a esperança. As mulheres têm que ter certeza que seus filhos vão ser cuidados com carinho. Os trabalhadores precisam ter certeza que vão ter emprego e salário mínimo. Os índios têm que saber que eles são donos desse país. A nossa floresta tem que ser preservada, é mais útil para o Brasil manter uma árvore em pé do que cortar para plantar um pé de soja ou um pé de milho”, disse.

‘Melhor momento do Brasil foi na época do PT’

Lula destacou que “o melhor que o Brasil viveu desde que foi proclamada a República foram os momentos que o PT governou esse país”, mas denunciou que “grande parte das coisas que nós fizemos foi destruída”. 

“Não tem mais ‘Minha Casa, Minha Vida’, inventaram uma coisa chamada ‘Casa Verde e Amarela’. Não tem mais emprego com carteira profissional assinada, quando nós geramos 22 milhões de empregos, inventaram uma ‘Carteira Verde e Amarela’ para não dar emprego ou dar trabalho intermitente, em que as pessoas trabalham, não são registradas, não têm sábado, não têm domingo, não têm férias e muitas vezes não têm direito previdenciário”, denunciou. 

O ex-presidente também criticou as “reformas” realizadas após o golpe de Estado de 2016, no qual a então presidenta Dilma Rousseff (PT) sofreu um impeachment sem cometer crime de responsabilidade. De acordo com Lula, as “reformas” foram feitas “para destruir o que o povo brasileiro conquistou, como a CLT, que foi feita em 1943, o primeiro documento dando garantia aos trabalhadores brasileiros”.

“Fizeram uma reforma da Previdência, dizendo que ela era deficitária e era preciso diminuir a dívida. É importante lembrar que até 2014 a Previdência era superavitária, porque tinha emprego, os trabalhadores tinham aumento de salário, porque nós legalizamos seis milhões de pequenas empresas e porque o salário mínimo aumentava todo ano no nosso governo, e porque tínhamos políticas permanentes de distribuição de renda para o povo brasileiro. Eles acabaram com isso na perspectiva de que era preciso não deixar nenhum rastro do governo do PT, acabar com tudo”, denunciou.

‘Pobre quer viver bem’

O ex-presidente Lula voltou a defender que a solução para a crise econômica do Brasil é “colocar o pobre no orçamento” e o “rico no imposto de renda”. “Não podemos voltar ao tempo da escravidão. O povo precisa de respeito, carinho e esperança. Cada mãe precisa ter a garantia do Estado brasileiro que seu filho vai ser tratado decentemente, com educação, formação, que não vai ser morto pela polícia por ser pobre ou negro”, afirmou.

“Esse país não pode continuar sendo injusto”, afirmou, destacando que sua solução, de dar prioridade aos mais pobres, permitiu que o PT, em 13 anos, tirasse as pessoas da miséria absoluta, criasse mais universidades, aumentasse a classe média, levasse água para todos, entre outras medidas.

“É preciso inverter a lógica econômica que as universidades ensinam. Quem precisa do Estado não é o rico, são as pessoas que precisam: os pobres”, declarou. “É preciso melhorar, e muito, a qualidade da escola pública” para o pobre ir para a universidade, disse Lula, reforçando que é preciso “garantir, para esse país ser justo, que o pobre tenha a mesma oportunidade do rico para estudar”.

“Se eu decidir ser candidato, não para fazer o que eu fiz, é para fazer mais e melhor para o povo brasileiro”, afirmou. Falando sobre o problema da fome, Lula soltou: “se preparem, porque nós vamos voltar a comer o churrasquinho de sábado e domingo” — provavelmente uma de suas frases mais aplaudidas pelo público.

“Acham que o pobre gosta de produtos de segunda [...] A gente gosta de coisa de primeira, queremos comer bem, morar bem e se vestir bem. Viver dignamente. Domingo levar nossas crianças para passear, almoçar no restaurante, pegar avião e visitar nossos parentes”, afirmou.

Eleições na Bahia e no Brasil

Falando dos governos do PT na Bahia, que termina seu quarto mandato neste ano, o ex-presidente destacou a importância de reeleger um governo petista. “Se a gente perder as eleições, em um ano, eles vão destruir o que vocês levaram 16 anos para fazer”, declarou. E elogiou o pré-candidato petista ao governo baiano, Jerônimo Rodrigues.

“Esse ato aqui é para vocês saírem com bastante consciência do que vocês têm que fazer daqui pra frente. Eu quero dizer que nós temos que fazer uma coisa muito séria. [...] O ato de hoje me surpreende e eu começo acreditar. Não sei quem são os nossos adversários, mas um cara que ainda não é conhecido do povo e consegue trazer tanta gente numa quinta-feira… Eu acho que a gente pode assegurar, Jerônimo, que se você se dedicar, você será o próximo governador da Bahia, quando puder ser candidato, quando tiver a convenção e você for indicado”, afirmou.

Lula ainda argumentou que as eleições deste ano exigem que se leve em conta “a necessidade de votar em deputados federais e senadores” do mesmo campo. “Se não, a gente não consegue fazer o que precisa ser feito”, justificou. De acordo com o ex-presidente, o povo precisa saber que “não pode votar numa raposa para tomar conta do galinheiro; as raposas vão comer as galinhas”.

“Não podemos votar no senador que votou no impeachment da Dilma, que aprova o tal do orçamento secreto”, disse, lembrando que “nunca houve isso. Se é secreto, é porque é desonesto”. “Nessa eleição precisamos ser mais cuidadosos, mais zelosos e mais ousados. Pesquisar quem é quem para não nos enganarmos”, afirmou.

Criticando a imprensa que apoiou o golpe de Estado e a Lava Jato, Lula destacou que “vamos vencer essa gente e redemocratizar esse país”. “Precisam se preparar porque a luta será muito dura”, disse.

Críticas a Bolsonaro

Sem mencionar nomes, Lula alfinetou Bolsonaro, dizendo que o PT irá ganhar as eleições democraticamente, “sem distribuir armas, distribuindo livros, falando de educação, solidariedade, fraternidade, amor e comida. E não falar de ódio e contar mentiras, como está sendo contado todo santo dia”.

Ele ainda destacou como prefeitos e governadores eram bem tratados durante seu governo, pois "o Presidente da República tem que ser igual um chefe de família, sem procurar desavença, procurando harmonia, tratando prefeitos e governadores com decência”.

Petrobras, gasolina e privatizações

Lula voltou a falar do preço dos combustíveis e das privatizações. De acordo com ele, “ninguém deve acreditar que a gasolina está cara por causa da guerra na Ucrânia”, pois “o presidente pode consertar”. “Não é pela guerra, é pela falta de capacidade do presidente da República, que não sabe governar. A única coisa que ele sabe fazer é fake news, é contar 7 mentiras por dia, e o Brasil não suporta isso”, afirmou.

Ele ainda denunciou a política de preços e o desmonte da Petrobras. “A gente não quer o preço dolarizado. Depois que a gente descobriu o pré-sal, a gente é auto suficiente. O Brasil não precisa importar petróleo. Se a gente tivesse as nossas refinarias funcionando e tivéssemos feito mais três ou quatro refinarias, a gente estaria exportando gasolina”, afirmou.

“Estamos pagando caro a gasolina, porque quando privatizaram a BR [Distribuidora]”, explicou. “Nós temos hoje 392 empresas importando gasolina dos EUA. Se importam em dólar, o preço vai em dólar”, continou, lembrando que, durante a crise de 2008, quando era presidente, “o barril do petróleo chegou a 147 dólares e o preço da gasolina era só R$ 2,67”.

“Durante os 13 anos que o PT governou esse país, o gás de cozinha não subiu na Petrobras. Hoje o pobre está pagando quanto? As pessoas não podem pagar 10% do salário mínimo num botijão de 13 litros de gás. O botijão deveria ser distribuído e fazer parte da cesta básica, porque é uma coisa necessária para as mulheres pobres desse país. As pessoas ficam se queimando porque estão voltando a cozinhar com lenha sem ter fogão de lenha”, denunciou.

Lula defendeu que é preciso “brigar para tentar recuperar nossa Petrobras” e também denunciou a tentativa de privatizar a Eletrobras: “se fizerem isso, nunca mais terá programa ‘Luz para Todos’, porque não tem empresário nesse país que resolva levar luz de graça na casa do povo pobre”. “Não podemos deixar privatizar”, destacou.

Por isso, ele criticou quem não sabe governar e quer vender tudo. “Se não sabe governar, pede para ir ao banheiro e não volta mais”, disse, mandando um recado: “deixa para quem sabe governar esse país”. Brasil247

Assista à íntegra de seu discurso:





BLOG DO BILL NOTICIAS

Daniela Mercury se encontra com Lula: 'a democracia não pode esperar' (vídeo)

 "Esse é o Brasil que amamos", afirmou a cantora

Daniela Mercury e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução (Rede Social))

A cantora Daniela Mercury teve um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e publicou no Twitter uma roda de dança com o petista. 

"Esse é o Brasil que amamos. A democracia não pode esperar. Eu e @maluvercosa estamos muito honradas de receber a visita do presidente @lulaoficial e de @janjalula na nossa casa, na nossa cidade, com grandes representantes da cultura", postou.

De acordo com pesquisa PoderData, divulgada nesta quarta-feira (30), o ex-presidente lidera as intenções de voto, com 41%, seguido por Jair Bolsonaro, do PL (26%). 247

Fornecimento adicional dos EUA é incapaz de substituir o fornecimento de petróleo da Rússia

A redução da disponibilidade de oferta russa no mercado de hidrocarbonetos, entre outros fatores, gerou um aumento no preço do petróleo disponível

(Foto: Reuters)

O conflito entre Rússia e Ucrânia, desencadeado em 24 de fevereiro, gerou variações históricas no custo planetário do barril de petróleo, fenômeno que o governo dos Estados Unidos busca neutralizar liberando sua reserva estratégica.

O presidente do país norte-americano, Joe Biden, determinou esta estratégia com vista a regular os preços do petróleo bruto, para o qual ordenou a libertação de 180 milhões de barris nos próximos seis meses, ou seja, 1 milhão por dia.

A redução da disponibilidade de oferta russa no mercado de hidrocarbonetos, entre outros fatores, gerou um aumento no preço do petróleo disponível, para o qual o governo Biden busca regular esse cenário, em consequência das restrições econômicas impostas a Moscou.

A Agência Internacional de Energia (AIE) reconheceu em comunicado no dia 1º de abril que a Rússia é o terceiro maior produtor de petróleo bruto do mundo e o principal exportador dessa matéria-prima, por isso mudanças em sua participação no setor de energia no mercado têm um impacto global.

“A perspectiva de interrupções em larga escala na produção de petróleo russa ameaça gerar um desastre no fornecimento global de hidrocarbonetos”, disse a aliança petrolífera, da qual participam países como Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Japão, implicados nas sanções contra Moscovo.

A AIE estima que o petróleo russo cobre 12% das exportações mundiais e gira em torno de 5 milhões de barris por dia, o que significa que nem mesmo a emissão estratégica de 1 milhão de barris por dia projetada por Biden será suficiente para substituir ou mitigar essa oferta.

Além disso, cerca de 60% do petróleo russo abastece a Europa e 20% abastece a China, disse a aliança internacional de petróleo.

A AIE pediu aos consumidores e governos envolvidos no fornecimento internacional de petróleo que intensifiquem os esforços de conservação e reservas energéticas para enfrentar esta situação.

"Os ministros também discutiram a dependência significativa da Europa do gás natural russo, bem como a importância de acelerar o diálogo global com os países produtores de gás, incluindo os países membros da AIE, para fortalecer o fornecimento de gás confiável, acessível e seguro", acrescentou.

Entre os países associados à AIE estão Brasil, Índia, China e África do Sul, todos agrupados em um bloco estratégico com a Rússia conhecido como BRICS, que, segundo analistas internacionais como Alfredo Jalife-Rahme, contribui para modelos de relacionamento planetário que relativizar a chamada globalização, ou seja, o domínio dos Estados Unidos sobre a arena financeira mundial. Sputnik


BLOG DO BILL NOTICIAS

Rússia registra 1ª vacina nasal do mundo contra Covid-19

O Ministério da Saúde da Rússia registrou a variante nasal da vacina Gam-COVID-Vac (Sputnik V)



(Foto: Vladimir Gerdo/TASS/ Reuters)


O imunizante deve ser pulverizado no nariz em duas doses em um intervalo de três semanas e será aplicado em pessoas maiores de 18 anos, diz o Ministério da Saúde russo.

Nesta sexta-feira (1º), a Rússia registrou a primeira vacina nasal contra o coronavírus do mundo. O imunizante já tinha sido anunciado no ano passado, com o presidente, Vladimir Putin, tomando a vacina nasal de reforço.

"O Ministério da Saúde da Rússia registrou a variante nasal da vacina Gam-COVID-Vac [Sputnik V] para a prevenção da nova infecção por coronavírus, lançada pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya", diz o comunicado.

Segundo a pasta, a vacina consiste em duas doses que devem ser pulverizadas em um intervalo de três semanas e é destinada a pessoas maiores de 18 anos.

O país vem se destacando no combate à infecção desde o começo da pandemia, quando em 11 de agosto de 2020, registrou o primeiro imunizante do mundo contra a Covid-19, a Sputnik V. Sputnik Brasil.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Julio Lossio Filho filia-se ao Solidariedade e declara apoio a Marília Arraes

                      Via:Carlos Britto

Foto: Divulgação

O ex-candidato a prefeito de Petrolina e agora pré-candidato a deputado estadual por Pernambuco, Julio Lossio Filho, anunciou ontem (31/03), que trocou o Partido Social Democrático (PSD) pelo Solidariedade (SD), para caminhar ao lado da deputada federal Marília Arraes, que concorrerá ao Governo de Pernambuco nas eleições deste ano. Lossio Filho foi o nome escolhido para liderar o projeto de Marília no Sertão do São Francisco.

Há alguns meses o filho do ex-prefeito de Petrolina, Julio Lossio, afirmou que estava alinhando uma possível dobradinha com o deputado estadual licenciado Lucas Ramos (PSB). Mas agora, segundo ele, a nova pareceria com Marília se define na palavra ‘coragem’. “Coragem de enfrentar o que precisa ser enfrentado e o alinhamento de valores é o que fará com que a caminhada ao lado de Marília e do Solidariedade seja de sucesso”, declarou.

Já Lucas Ramos se descompatibilizou ontem do cargo de secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação para disputar as eleições. No entanto, ainda não confirmou se tentará renovar o mandato na Assembleia Legislativa ou se irá pleitear uma cadeira na Câmara Federal.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Governo reajusta salário dos professores para R$ 3.900,00 a partir deste mês

                        Por: Diario de Pernambuco

Com o aumento de 35%, o valor base passará de R$ 2.886,15 para R$ 3.900,00, ficando acima do piso nacional da categoria. (Hélia Scheppa/SEI )

A lei que reajusta em 35% o piso salarial dos professores da rede pública estadual foi sancionada ontem, quinta-feira (31 de março). De acordo com o Governo de Pernambuco, o aumento é valido para os profissionais que recebem abaixo do valor base, que passará de R$ 2.886,15 para R$ 3.900,00. O novo valor será repassado a partir deste mês de abril. Os demais professores, com carga horária de 200 horas mensais, terão o reajuste a partir do mês de junho. Ao todo, 36.124 professores efetivos e temporários e 33.499 aposentados e pensionistas serão beneficiados. 

“Fico satisfeito em ver os avanços ao longo dos anos e de saber que estamos conectados em relação ao futuro. A educação é um valor fundamental para nós, que vamos continuar fazendo dela o nosso grande trunfo para a melhoria de Pernambuco. O projeto da educação não é mais um projeto de governo, é um projeto de todos”, disse o governador Paulo Câmara (PSB), em cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas.  

Na ocasião, o secretário estadual de Educação e Esportes, Marcelo Barros, ressaltou o reajuste corresponde a um índice acima do piso nacional. “Com certeza esses profissionais têm muito que comemorar, é uma vitória. E isso nos ajuda a continuar a ter em Pernambuco a melhor educação do Brasil”, finalizou Barros.


Professores são agredidos por guardas municipais em Feira de Santana-BA durante ocupação (vídeo)

Prefeitura legitimou a ação truculenta e disse que os agentes “agiram da forma que deveriam” e "que não houve excessos por parte da Guarda Municipal”

(Foto: Reprodução)

Professores do movimento de ocupação da prefeitura de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, divulgaram nesta sexta-feira (1), novas imagens da confusão envolvendo guardas municipais que agiram de forma truculenta contra os grevistas.

No vídeo é possível ver os agentes espancando uma pessoa que foi jogada ao chão e outros professores, que tentam defender e também são agredidos de forma violenta pelos guardas. 

A prefeitura disse ao portal G1 que os guardas “teriam agido da forma que deveriam” e, por este motivo, “não houve excessos por parte da Guarda Municipal”.  

"A greve é sempre um instrumento legal da classe trabalhadora, mas entendemos que esse é um mecanismo que só deve ser utilizado quando não existe um diálogo e a busca pelo entendimento. Esta não é a realidade em Feira, onde estamos em busca da solução", afirmou o prefeito Colbert Martins. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em greve desde a última quinta-feira (31), os professores reivindicam reajuste salarial, pagamento integral do salário, licença prêmio, melhores condições de trabalho, mais contratação de professores e merenda escolar. 247

Assista ao vídeo: 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...