sábado, 12 de junho de 2021

Preço das carnes acumula alta de 38% em 12 meses

 

Mulher compra carne em açougue em Santo André (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)

Segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados nesta quarta-feira (09) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as carnes continuam pesando no orçamento dos brasileiros, com alta acumulada de 38% nos últimos 12 meses. Em algumas regiões do país como Rio Branco, por exemplo, essa alta é de 59,27%. 

De acordo com reportagem publicada do portal UOL, uma das justificativas para essa crescente é a alta do dólar.  Segundo o IBGE o dólar alto encarece os custos com matéria-prima, principalmente o milho e a soja usados na alimentação dos animais, obrigando os  produtores desses insumos a exportar, diminuindo a oferta no país e elevando seus preços no mercado interno.

Segundo os produtores, o milho e a soja, insumos básicos que compõem 70% dos custos de produção, subiram mais de 100% e 60%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado, o que aperta margens e traz problemas financeiros para as empresas.

"O consequente e inevitável repasse ao consumidor já está nas gôndolas, mas em patamares que ainda não alcançam os níveis de custos", disse a Associação Brasileira de Proteína Animal que no final de maio pediu novas desonerações tributárias ao governo e a implementação de medidas que viabilizem importações de insumos com custos mais baixos. Brasil247.


Pesquisa Ideia: 61% discordam da Copa América no Brasil e 52% apoiam manifestações contra Bolsonaro

            Via:247

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF | Rafaela Araújo/Mídia NINJA)

Pesquisa do Instituto Ideia, divulgada nesta sexta-feira (11) pela revista Exame, apontou que 61% dos brasileiros desaprovaram a realização da Copa América no País. Apenas  24% concordaram com o evento. Para 75%, o torneio pode levar a uma piora da pandemia no Brasil.  De acordo com o levantamento, 52% aprovam a realização de manifestações contra o governo Jair Bolsonaro; só 30% afirmaram desaprovar e 18% não souberam responder.

Os números mostraram que 49% não aprovam o governo Bolsonaro e classificaram a gestão como “ruim” ou “péssima”. A desaprovação dele chegou a 56% nas classes C e D. Ao todo, 26% afirmaram concordar com as ações da administração federal (“ótima” ou “boa”). Para 23%, está “regular” e 2% não souberam responder.

O levantamento ouviu 1.252 pessoas com idade igual ou superior a 16 anos entre os dias 7 e 10 de junho. A pesquisa teve um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. As entrevistas foram feitas por telefone.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...