quinta-feira, 18 de março de 2021

Bolsonaro é questionado sobre debate com Lula, foge, mas faz ameaça: "não vai ficar elegível" (VÍDEO)

 

(Foto: Divulgação)

Jair Bolsonaro foi questionado nesta quarta-feira (17) por seus próprios apoiadores sobre um eventual debate com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O apoiador que o questionou esperava que Bolsonaro respondesse afirmativamente, que iria derrotar Lula num eventual debate, mas ele deixou claro que não teria condições de enfrentá-lo. Fugiu, mas antes fez uma ameaça: "não vai ficar elegível".

Em queda livre nas pesquisas, Bolsonaro ficou visivelmente incomodado com a pergunta e entrou no carro, no Palácio da Alvorada. Lula hoje venceria as eleições segundo das pesquisas Fórum e Poder Data,

Confira o tweet de Rogério Correia, inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:

 


PoderData confirma pesquisa Fórum e aponta vitória de Lula contra Bolsonaro

 

(Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Pesquisa realizada pelo PoderData e divulgada nesta quarta-feira (17) confirma os resultados da Pesquisa Fórum de mais cedo: o ex-presidente Lula venceria Jair Bolsonaro se as eleições fossem hoje.

No levantamento, feito entre 15 e 17 de março, Lula aparece com 34% das intenções de voto, e Bolsonaro com 30%.

Outros nomes apontados como possíveis candidatos à presidência em 2022 aparecem com 6% ou menos. São eles: Sergio Moro, Ciro Gomes, Luciano Huck, João Doria, João Amoêdo e Luiz Henrique Mandetta.

grafico--1-poderdata

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista levaria 41% dos votos e Bolsonaro 36%.

grafico-2-poderdata

Sobre rejeição, 53% afirmaram que não votariam em Bolsonaro "de jeito nenhum". A rejeição de Lula é menor: 40%.

A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos e o índice de confiança do levantamento é de 95%.

Leia a pesquisa na íntegra:


Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:


BLOG DO BILL NOTICIAS

Assessor de 33 anos do senador Major Olimpio está intubado com Covid-19

 

Diego Freire (Foto: Reprodução)

O jornalista e assessor de imprensa do senador Major Olímpio (PSL), Diego Freire, de 33 anos, está internado e intubado com coronavírus em um hospital privado da Asa Sul. Olímpio morreu nesta quinta-feira, 17, após contrair Covid-19.

Um militar que trabalhou com Major Olimpio confirmou ao Metrópoles que a situação de Diego é grave e que todos estão surpresos, pois o rapaz parecia ser saudável. 

“Foi um baque enorme a morte do major e, agora, o assessor dele nesta situação delicada. Como ele é bastante novo, estamos torcendo pela sua breve recuperação”, disse o servidor.

Morre o senador Major Olímpio

O senador de 58 anos, teve sua morte cerebral anunciada na tarde desta quinta-feira, 18, vítima de complicações da Covid-19. O congressista de direita estava internado desde 2 de março no Hospital São Camilo, na capital paulista, e no dia 5 foi transferido para uma unidade de tratamento intensivo (UTI).

O anúncio da morte cerebral de Major Olimpio foi feito pelo perfil do senador no Twitter, que acrescentou que os órgãos serão doados. Antes de ser internado co Covid, Major Olimpio adotava postura negacionista em relação à pandemia.(Brasil247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Nasa completa teste de foguete que pode levar humanos de volta à Lua

 

Último astronauta a caminhar na Lua foi Eugene Cernan, em 1972

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Nasa finalizou nesta quinta-feira (18) um teste de oito minutos dos motores de um foguete construído pela Boeing para as missões Artemis, que têm o objetivo de levar de volta astronautas à Lua até 2024, mais de meio século depois da última caminhada lunar.

A Nasa conduziu teste de fogo e calor do núcleo do foguete Sistema de Lançamento Espacial (SLS, na sigla em inglês) para simular um lançamento e disparar os motores enquanto o veículo estava ancorado em uma torre no Centro Espacial Stennis, no Estado norte-americano do Mississippi. 

Os quatro motores RS-25 rugiram e se acenderam pelo tempo de duração do teste e preencheram os arredores e o céu com nuvens de fumaça branca. Depois que os motores foram desligados, foi possível escutar os funcionários da Nasa aplaudindo na transmissão ao vivo em vídeo. 

Um teste anterior em janeiro foi encerrado após cerca de um minuto - tempo muito inferior aos quatro minutos necessários para que os engenheiros coletassem dados suficientes.

A Nasa almeja levar novamente os astronautas norte-americanos até a Lua até 2024, mas o programa SLS está três anos atrasado e com o orçamento estourado em quase 3 bilhões de dólares. O último astronauta a caminhar na Lua foi Eugene Cernan, em dezembro de 1972. 

O Sistema de Lançamento Espacial deve ir agora ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida, para integração com a espaçonave Orion, da Lockheed Martin Corp. (Por Agência Reuters - Chicago (EUA).


BLOG DO BILL NOTICIAS

PERNAMBUCO - 'Nos ajudem a contar menos mortos nas próximas semanas', apela secretário de saúde de Pernambuco

André Longo alertou para o risco da falta de leitos diante da aceleração dos casos de Covid-19 no Estado

Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo - Foto: Heudes Régis/SES-PE

Nesta semana, Pernambuco voltou a apresentar números elevados nas notificações diárias de óbitos em razão da Covid-19. Foram 60 mortes reportadas na terça (16), 39 na quarta (17) e 53 nesta quinta (18). Os dados da terça e desta quinta foram os mais elevados do ano, até o momento. 

Somente na última semana, foram notificados 316 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), dos quais 196 já têm diagnóstico positivo para a Covid-19. 

Do último domingo (14) até esta quinta (18), foram feitas 110 notificações suspeitas até o momento, com 41 casos já confirmados de morte por infecção pelo novo coronavírus. Esses números podem aumentar, uma vez que há atraso nos diagnósticos. 

Nesta quinta (18), durante coletiva de imprensa remota, o secretário de Saúde do Estado, André Longo, alertou que, caso a transmissão do novo coronavírus não seja freada urgentemente, Pernambuco pode, em breve, apresentar dados de mortalidade tão altos quanto os que têm sido vistos em outros estados brasileiros, como Amazonas, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

Covas para Covid-19 em Pernambuco
Novas covas abertas para vítimas da Covid-19 em Pernambuco. Foto: Alexandre Aroeira

"Estamos em franca ascensão de óbitos. Média de 42 mortes por dia. Tivemos patamares inferiores a 21. E, se não mudarmos o curso da doença agora, em breve, podemos estar na mesma situação desses outros estados. Alguns têm até 1.500 pessoas em fila por leito. É uma calamidade. Vão faltar leitos e as pessoas vão morrer cada vez mais esperando em fila de UTI. E o fato de ter dinheiro não vai salvar, porque UTIs privadas também estão no limite”, desabafou o gestor da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). 

"Mesmo com todo esforço, nosso sistema de saúde está cada vez mais pressionado. E o vírus está cada vez mais perigoso. Não é possível que, passado um ano dessa pandemia, alguém ainda duvide. O vírus mata. E em uma escala assustadora, como já estamos vendo em outros estados com sistemas mais ricos, como São Paulo e Rio Grande do Sul”, completou.  

De acordo com André Longo, nesta quinta (18), havia 196 solicitações ativas para leitos de UTI. "A minha capacidade de internação tem sido de 250 (por dia), depende de quantas pessoas têm alta, quantos leitos abrimos e, infelizmente, quantas pessoas morrem”, disse, explicando que a prioridade para transferência é elencada a partir da gravidade.  

"A prioridade é quem está com intubação e ventilação (em salas vermelhas). Por vezes, esses doentes estão tão graves que não têm condições de transporte. E é fato que, quanto maior a demanda, maior a dificuldade de encaixar nas vagas disponíveis.”

Longo disse que, nos últimos meses, o Estado vinha realizando internações precoces em UTIs, inclusive de pacientes com menor gravidade. Mas, nesse momento, no qual há desequilíbrio entre a oferta de vagas para a demanda de pacientes, isso não pode ser feito e o critério para internação passa a ser a gravidade dos quadros. O mesmo vale para as vagas de enfermaria. 

"Nesse momento, a única alternativa é reduzir a circulação de pessoas. Mais do que nunca, a palavra chave é solidariedade. Cuidar de si e do outro. É uma mudança de atitude de quem não usa máscara corretamente. Fique em casa. E se realmente tiver que sair, siga os protocolos de prevenção”, finalizou o titular da SES-PE.  (Por Irce Falcão).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Senador Major Olimpio morre após contrair covid-19

(Foto: Pedro França/Agência Senado)

O senador Major Olimpio (PSL), 58 anos, teve sua morte cerebral anunciada na tarde desta quinta-feira (18), vítima de complicações da Covid-19. O congressista de direita estava internado desde 2 de março no Hospital São Camilo, na capital paulista, e no dia 5 foi transferido para uma unidade de tratamento intensivo (UTI).

O anúncio da morte cerebral de Major Olimpio foi feito pelo perfil do senador no Twitter, que acrescentou que os órgãos serão doados. Antes de ser internado co Covid, Major Olimpio adotava postura negacionista em relação à pandemia.

"Com muita dor no coração, comunicamos a morte cerebral do grande pai, irmão e amigo, Senador Major Olimpio. Por lei a família terá que aguardar 12 horas para confirmação do óbito e está verificando quais órgãos serão doados. Obrigado por tudo que fez por nós, pelo nosso Brasil", diz o tuíte. (247).

Confira:


O senador Sérgio Olímpio Gomes é natural de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo. Ele completaria 59 anos em 20 de março. Foi deputado federal e deputado estadual em São Paulo por dois mandatos. Em 2016, votou a favor do golpe contra a presidente Dilma Rousseff. Antes de se dedicar à carreira política, Olímpio serviu como policial militar no estado de São Paulo por 29 anos.

Major Olimpio foi o senador mais votado da história com 9 milhões de votos na eleição de 2018. Identificado com as pautas de segurança pública e conservadores, foi aliado de Jair Bolsonaro na campanha de 2018, mas rompeu com o governo e passou a ser atacado por apoiadores da família do presidente. 


Lula pede união mundial, como na Segunda Guerra contra o nazismo

 

Jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional, e o ex-presidente Lula (Foto: Reprodução)

O ponto alto da entrevista de 20 minutos que Lula concedeu à jornalista Cristiane Amanpour, transmitida hoje, pela CNN internacional às 16h00 (hora de Brasília) foi a sua exortação à união mundial contra a covid- 19, tal como “na Segunda Guerra Mundial contra o nazismo”.

Citou Biden várias vezes.

“Quando vi que Biden tem 77 anos, pensei que eu que tenho 75 também posso fazer como ele”.

Pediu para Biden liderar esse movimento pela vacinação mundial convocando uma reunião de emergência do G-20.

“Não pediria se o presidente fosse Trump”, afirmou.

À questão central da conversa – será candidato em 2022? - respondeu com sabedoria:

“Não vou recusar se for convidado por meu partido e aliados. Mas não vou discutir candidatura agora. Agora vou me empenhar em salvar o meu país”. (Por Alex Solnik).


BLOG DO BILL NOTICIAS

PANDEMIA - Brasil registra segunda pior marca de óbitos com 2.724 mortes pela Covid-19 em 24h

 

O número total de mortos desde o início da pandemia já chega a 287.449 no País

Covas para Covid-19 em Pernambuco - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O Brasil registrou, nesta quinta-feira (18),  mais 2.724 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24h. Para se ter uma ideia, a cada hora, em média, 113 pessoas perdem a vida para a Covid-19. É como se um avião de porte médio caísse a toda hora no país. Com isso, o número total de mortos desde o início da pandemia já chega a 287.449. Já o sexta vez que o Brasil registra óbitos acima de 2 mil mortes diárias. 

O número de novos casos confirmados por coronavírus nas últimas 24 horas foi de 86.982, totalizando 11.780.820 de casos acumulados em todo território brasileiro.

O número de recuperados até agora é de 10.339.432. Outros 1.153.889 de casos estão em acompanhamento. 

Na última terça (16) o número de mortes bateu recorde e chegou a 2.841 mortes notificadas em um único dia. 

As informações estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta quinta (18). A atualização é elaborada a partir das informações levantadas pelas autoridades estaduais e locais de saúde sobre casos e mortes provocados pela Covid-19.

Estados

O ranking de estados com mais mortes pela Covid-19 é liderado por São Paulo (66.178), Rio de Janeiro (34.695), Minas Gerais (21.303), Rio Grande do Sul (16.117) e Paraná (14.389). Já as Unidades da Federação com menos óbitos são Acre (1.156), Amapá (1.206), Roraima (1.269), Tocantins (1.755) e Sergipe (3.210). (Por Portal Folha de Pernambuco com Agência Brasil).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Bolsa Família começa a ser pago hoje a 14 milhões de lares

 

Mais 3 milhões de famílias serão incluídas na poupança digital

Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

Nesta quinta-feira (18), 14.524.150 famílias começam a receber a parcela de março do Bolsa Família. É a maior folha de pagamento já registrada pelo programa, com cerca de 300 mil novas concessões em relação a fevereiro. Hoje também começa a última fase de inclusão bancária na Conta Social Digital. Em março serão incluídas mais de 3 milhões de famílias.

"Atingimos neste mês o número expressivo e inédito de 14,52 milhões de famílias beneficiárias pelo Bolsa Família. Assim, o governo federal vem cumprindo o seu papel de, cada vez mais, proteger a população mais vulnerável e combater a pobreza e a desigualdade social no Brasil, especialmente neste momento delicado da pandemia que o país enfrenta", observou a secretária nacional de Renda de Cidadania do Ministério da Cidadania, Fabiana Rodopoulos.

Desde abril de 2020, o número de famílias beneficiárias se mantém acima dos 14 milhões, a maior média da história do Bolsa Família. O valor total de repasses de março supera a cifra dos R$ 2,7 bilhões, com um benefício médio de R$ 186,49. Antes deste mês, maio de 2019 era o que figurava com maior número de famílias contempladas, com 14,33 milhões.

Confira as datas de pagamento do benefício em março:

Bolsa Família, Calendário

Poupança Social Digital

Também nesta quinta, começou a quarta e última fase de inclusão bancária na poupança digital. Neste mês, serão incluídas as famílias com final de NIS 1 e 2, além de povos e comunidades tradicionais como indígenas, quilombolas, extrativistas, população ribeirinha e pescadores artesanais. A estimativa é de que a ação alcance cerca de 3 milhões de famílias em março. Desde dezembro, quando foi lançada a iniciativa, 9 milhões de famílias foram incluídas.

Com a Poupança Social Digital, os beneficiários passam a contar com serviços bancários e digitais, tendo as opções de saques e de pagamentos de benefícios do programa ampliadas. Além de movimentar o benefício por aplicativo de celular, os beneficiários poderão continuar sacando os recursos por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.

"Essa conta representa mais segurança para os beneficiários e ainda vai facilitar a vida de quem tem algum problema de mobilidade ou vive longe das agências bancárias ou dos terminais lotéricos”, prossegue a secretária.

Não é preciso pagar tarifa de manutenção para a poupança digital, nem cadastrar uma nova senha. Um guia rápido com todas as informações sobre o acesso e o uso da Conta Social Digital está disponível na internet.

Nordeste

Na divisão por regiões, o destaque em março de 2021 é o Nordeste, com mais de sete milhões de famílias atendidas e três estados com mais de 1 milhão de contempladas: Bahia, com 1,8 milhão (maior número de beneficiários do país), Pernambuco (1,1 milhão) e Ceará (1 milhão). Na sequência aparecem o Sudeste, com 3,9 milhões, o Norte (1,79 milhão), o Sul (948 mil) e o Centro-Oeste (702 mil).

Como em todos os meses, os pagamentos terão início pelos beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) final 1, seguindo até o dia 31, conforme a tabela abaixo. Para receber o benefício, é preciso estar com informações consistentes e sem pendências no Cadastro Único do Governo Federal. (Por Karine Mello – Repórter da Agência Brasil - Brasília).


Edição: Denise Griesinger



BLOG DO BILL NOTICIAS

AUXÍLIO - Nascidos em março podem atualizar dados no Caixa Tem

 

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Às vésperas de retomar o pagamento do auxílio emergencial, a Caixa Econômica Federal convida os usuários do aplicativo Caixa Tem a atualizar os dados cadastrais no aplicativo. Clientes nascidos em março podem fazer o procedimento a partir de hoje (18).


A atualização é feita inteiramente pelo celular, bastando o usuário seguir as instruções do aplicativo, usado para movimentar as contas poupança digitais. Segundo a Caixa, o procedimento pretende trazer mais segurança para o recebimento de benefícios e prevenir fraudes.

Ao entrar no aplicativo, o usuário deve acessar a conversa “Atualize seu cadastro”. Em seguida, é necessário enviar uma foto (selfie) e os documentos pessoais (identidade, CPF e comprovante de endereço).

O calendário de atualização seguirá um cronograma escalonado, conforme o mês de nascimento dos clientes. O cronograma começou no domingo (14) para os nascidos em janeiro e encerrará em 31 de março, para os nascidos em dezembro.

No ano passado, a Caixa abriu mais de 105 milhões de contas poupança digitais, das quais 35 milhões para brasileiros que nunca tiveram contas em banco. Além do auxílio emergencial, o Caixa Tem foi usado para o pagamento do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

Uma lei sancionada no fim de outubro autorizou a ampliação do uso das contas poupança digitais para o pagamento de outros benefícios sociais e previdenciários. Desde dezembro, os beneficiários do Bolsa Família e do abono salarial passaram a receber por essa modalidade. (Por: Agência Brasil).


Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...