terça-feira, 12 de março de 2019

Em Juazeiro-BA, inscrições do concurso da mais nova mascote da Educação encerram nesta terça-feira(12)

   Via:Vinicius de Santana

As inscrições do concurso que vai escolher o nome da mais nova mascote do Projeto ‘Juazeiro, Educação nota 10 – Toda criança na escola, todas as crianças valorizadas’ encerram nesta terça-feira (12), nas escolas municipais de Juazeiro.
O objetivo da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) é envolver os alunos de todas as etapas e modalidades de ensino, sensibilizando-os para o projeto ‘Juazeiro, Educação Nota 10’. De acordo com o setor pedagógico da secretaria, a proposta de criar uma segunda mascote – uma menina negra, é debater a questão racial, explorando os conceitos de raça, etnia, racismo, discriminação, as políticas de ações afirmativas, debater a condição da mulher negra na sociedade, utilizando o lúdico como elemento incentivador no espaço escolar.
Em 2015, a SEDUC realizou outro concurso, onde foi escolhido o nome da primeira mascote da educação – o menino Maestrinho, batizado pelo vencedor do concurso, o aluno Eduardo Rodrigues, da Escola Argemiro José.
Na segunda etapa do concurso, de 13 a 15 de março, cada escola que tem alunos participantes, deverá formar uma Comissão Julgadora Escolar e escolher três alunos para concorrer ao prêmio.
Nos dias 18 e 19 de março, as sugestões e justificativas de nomes selecionados por cada unidade escolar serão encaminhadas para a Comissão Julgadora da SEDUC, que fará a seleção dos três finalistas.
A votação dos finalistas do Concurso Pedagógico-Cultural será de 21 de março até 2 de abril, através do Portal da Educação (portaldaeducacao.juazeiro.gov.br), e todos os internautas poderão escolher o melhor nome para a mascote da Educação. (Ascom)


Blog do BILL NOTICIAS

PROVA -Enem terá nova diagramação para economizar papel

  Por: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá uma nova diagramação na edição deste ano. O exame não terá mais folha de rascunho. Agora, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os cadernos de questões do Enem terão um espaço em branco para apoio na elaboração de cálculos e da redação. 

A medida gerará "uma significativa economia com papel e impressão", de acordo com o Inep. Além da mudança na diagramação, os dados biométricos dos estudantes passarão a ser coletados com uma pequena esponja que permite a coleta da digital e pode ser utilizada mais de três mil vezes. Até o ano passado, a coleta da digital era feita com uma lâmina de grafite, individual. 

A capacitação dos colaboradores envolvidos na aplicação do Enem será feita principalmente a distância, reduzindo a capacitação presencial. Ao todo, cerca de 500 mil pessoas trabalham na aplicação das provas. Segundo o Inep, essa medida eliminará gastos com passagem aérea e terrestre, hospedagem, aluguel de salas e auditórios em diversas partes do país.

Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições estarão abertas de 6 a 17 de maio. Entre 1º e 10 de abril os estudantes poderão pedir isenção da taxa de inscrição. Nesse mesmo período, o Inep vai receber as justificativas dos que faltaram às provas em 2018.

Economia
As medidas que serão adotadas no Enem fazem parte do Programa de Redução de Custos e Otimização dos Recursos Logísticos, um dos seis pilares do Programa de Modernização do Inep. O Programa recorre a um modelo de tutoria, no qual consultores externos atuam em conjunto com as equipes internas. 

Ao todo, o Inep estima uma economia de R$ 42 milhões nos exames e avaliações de 2019 que estão a cargo da autarquia. Economia que, ao longo do ano, pode ser ainda maior do que a esperada. "Com a contribuição de consultores contratados, pretendemos diminuir ainda mais os custos a partir da redução de despesas adicionais. Todas as medidas de economia estão sendo adotadas de forma a manter a qualidade na impressão, distribuição, monitoramento, segurança e aplicação dos exames do Inep”, diz o presidente da autarquia, Marcus Vinicius Rodrigues, em nota divulgada pelo Inep. 

Além do Enem, o Inep é responsável por avaliações como a Prova Brasil, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). 




Blog do BILL NOTICIAS

EM NOVA CRISE, GOVERNO EXONERA MAIS SEIS NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Reprodução

247
Em edição extra do Diário Oficial da União, desta segunda-feira (11), o governo de Jair Bolsonaro exonerou seis nomes que ocupavam cargos do alto escalão do Ministério da Educação. 
As exonerações fazem parte do novo capítulo na crise instaurada no governo a partir das críticas do guru ideológico de Bolsonaro, o astrólogo Olavo de Carvalho. 
O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, que chegou a declarar que todos os brasileiros são ladrões, foi indicado por Olavo de Carvalho. Mas, segundo a jornalista Vera Magalhães, teria tomado o lado dos militares na disputa interna por poder no ministério, o que desagradou o seu padrinho. Agora, o ministro já estaria sendo alvo de um motim interno para que seja substituído.
O ministro integrava o trio ideológico do governo Jair Bolsonaro - junto com Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, e Damares Alves, dos Direitos Humanos, Mulher e Família.
Foram exonerados o chefe de gabinete do ministro da Educação, Tiago Tondinelli; o secretário-executivo adjunto da Secretaria-Executiva do Ministério da Educação, Eduardo Miranda Freire de Melo; o coronel Ricardo Wagner Roquetti, que atuava como diretor de programa da Secretaria-Executiva do Ministério da Educação; o diretor de programa da Secretaria-Executiva do Ministério da Educação, Claudio Titericz; e o assessor especial do ministro da Educação, Silvio Grimaldo de Camargo; e o diretor de Formação Profissional e Inovação da Fundação Joaquim Nabuco, Tiago Levi Diniz Lima.
Na mesma edição, o governo nomeou novos ocupantes a três dos seis cargos que ficaram vagos.


Blog do BILL NOTICIAS

Entenda o que é e quem deve declarar o Imposto de Renda 2019

   Via:Vinicius de Santana

Especialista Tributária do GetNinjas esclarece as principais dúvidas dos contribuintes
Anualmente, os contribuintes precisam enviar a Declaração do Imposto de Renda. O prazo para entrega final do documento neste ano é dia 30 de abril, às 23h59m (horário de Brasília). A multa por atraso na entrega é de, no mínimo, R$ 165,74 e, no máximo, 20% do imposto devido.
Apesar de saberem da obrigatoriedade da prestação de contas com a Receita Federal, muitas pessoas desconhecem para que serve o Imposto de Renda e, mais importante, qual a maneira correta de preencher a declaração para não cair na famosa malha fina. A Especialista Tributária Elisa Mayumi, que atende pelo GetNinjas, maior plataforma de contratação de serviços da América Latina, selecionou as principais dúvidas apresentadas pelos contribuintes e montou um guia informativo sobre o documento. Confira abaixo:
O que é o Imposto de Renda?
O Imposto de Renda é um tributo cobrado pelo Governo Federal sobre os ganhos de pessoas e de empresas, constituídos como seus contribuintes. Seu valor é pago de acordo com os proventos de contribuintes residentes no país ou no exterior que recebem de fontes no Brasil. A tributação é diferenciada para a Pessoa Física e Jurídica. Podemos simplificar o IR como um valor descontado sobre os rendimentos tributáveis no Brasil como salários, aluguéis, prêmios de loteria e investimentos.
O que é a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física?
Durante um ano, muitos contribuintes sofrem o desconto (retenção) diretamente na fonte, como salário ou aluguel, ou recolhem mensalmente o Imposto de Renda através do carnê-leão, como no caso dos autônomos. O somatório deste imposto recolhido mensalmente, quando analisado na base anual, pode gerar um imposto a recolher (devido) ou a restituir (pago a mais). Será através desta declaração que o contribuinte demonstrará à Receita Federal se apurou o recolhimento ou restituição dos valores referentes ao Imposto de Renda.
Quem é obrigado a entregar a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física?
Está obrigada a apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física referente ao exercício de 2019 a pessoa física residente no Brasil que, no ano-calendário de 2018:
– Recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma anual foi superior a R$ 28.559,70;
– Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00;
– Obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;
– Optou pela isenção do imposto sobre a renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, cujo produto da venda seja destinado à aplicação na aquisição de imóveis residenciais localizados no País, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, contados da celebração do contrato de venda, nos termos do art. 39 da Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005;
– Obteve receita bruta anual em valor superior a R$ 142.798,50 relativa à atividade rural;
– Pretenda compensar, no ano-calendário de 2018 ou posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2018 referentes à atividade rural;
– Teve a posse ou a propriedade, em 31 de dezembro de 2018, de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000,00;
– Passou à condição de residente no Brasil em qualquer mês e nessa condição se encontrava em 31 de dezembro de 2018.
Quem não precisa entregar a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física?
A pessoa física que:
a) não se enquadre em nenhuma das hipóteses de obrigatoriedade da tabela anterior;
b) conste como dependente em declaração apresentada por outra pessoa física, na qual tenham sido informados seus rendimentos, bens e direitos, caso os possua;
c) teve a posse ou a propriedade de bens e direitos, inclusive terra nua, quando os bens comuns forem declarados pelo cônjuge ou companheiro, desde que o valor total dos seus bens privativos não exceda R$ 300.000,00, em 31 de dezembro de 2018.
IMPORTANTE:
Mesmo que não esteja obrigada, qualquer pessoa física pode apresentar a declaração, desde que não tenha constado em outra declaração como dependente. Exemplo: uma pessoa que não é obrigada, mas teve imposto sobre a renda retido em 2018 e tem direito à restituição, precisa apresentar a declaração para recebê-la.
Tipos de declarações:
-Simplificada: Nesta modalidade, o contribuinte substitui todas as deduções legais por um desconto simplificado automático de 20% sobre os rendimentos tributáveis informados, e não tem a obrigação de comprovar os gastos declarados, ainda que possua um limite de dedução que é variável anualmente.
-Completa: é possível deduzir mais valores além dos 20%, no geral, contribuintes que possuem muitas despesas dedutíveis têm mais vantagens nessa modalidade, visto que o limite para abatimento é maior sobre o valor do imposto a pagar. Porém, é preciso consultar a legislação ou um profissional qualificado para saber quais deduções são permitidas e os limites delas.
-Pré-preenchida: esta opção é disponível apenas para contribuintes com Certificado Digital no centro virtual de atendimento (e-CAC). Para fazer uso, o contribuinte precisa ter enviado a declaração de 2018 e que todas as fontes pagadoras tenham encaminhado as informações dele para a Receita.
Novidades da Declaração de Imposto de Renda 2019
– A obrigatoriedade de informar o CPF de dependentes e alimentandos de qualquer idade;
– O título da coluna “Outros” foi alterado para “Pensão Alimentícia e Outros”, assim como o título da coluna “Dependentes” foi alterado para “Quantidade de Dependentes”
– O programa Receitanet foi incorporado ao PGD IRPF 2019, não sendo mais necessária a sua instalação em separado;
– A impressão do Darf de todas as quotas do imposto, calculando os valores de juros Selic para o respectivo vencimento. Além disso, os Darf emitidos após o prazo, também serão calculados os devidos acréscimos legais. (Ascom)


Blog do BILL NOTICIAS

PM E EX-PM SÃO PRESOS POR ENVOLVIMENTO NA EXECUÇÃO DE MARIELLE

Marianna Cartaxo / @midianinj

247
A Delegacia de Homicídios (DH) do Rio de Janeiro prendeu na manhã desta terça-feira (12) o ex-policial Ronnie Lessa por envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes. O sargento reformado da Polícia Militar teve a prisão preventiva decretada pelo juiz-substituto do 4º Tribunal do Júri Guilherme Schilling Pollo Duarte, após denúncia do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do MPRJ. Foi preso também o ex-PM conhecido como Élcio, que estaria com Lessa na ação que executou Marielle.
A reportagem do jornal O Globo destaca: "temido pelos próprios colegas, mesmo depois de aposentar a farda, e exímio atirador, principalmente no manejo de fuzis, Lessa foi vítima de uma tocaia em 28 de abril, um mês depois da morte de Marielle. Há a suspeita de que alguém tentou matá-lo como queima de arquivo. O sargento é o principal alvo da primeira operação conjunta da Delegacia de Homicídios (DH) da Capital e do Gaeco para prender os envolvidos na morte da vereadora. As circunstâncias do crime ainda não foram apuradas, assim como ainda não se sabe quem foi o mandante da execução."
Segundo o jornal, "na manhã desta terça-feira, os investigadores foram à casa de Lessa, no condomínio de Vivendas da Barra, na Avenida Lúcio Costa, 3.100, por coincidência, o mesmo do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). Não há, porém, nenhuma ligação, a não ser o fato de serem vizinhos. O PM mora num condomínio em frente ao mar, com seguranças na portaria. Boa parte das casas tem piscina e quintal."


Blog do BILL NOTICIAS

Sobe para 273 o número de vítimas das 'agulhadas' do Carnaval

Hospital Correia Picanço, referência em doenças infecto-contagiosas no Recife, continua recebendo possíveis vítimas

  Por: Portal FolhaPE
Injeção
InjeçãoFoto: Reprodução/Internet

Ao fim da tarde desta segunda-feira (11) a Secretaria Estadual de Saúde atualizou o número de pacientes que teriam sido atingidos pelas furadas de seringas durante o Carnaval para 273. Dentre estes, 157 realizaram a profilaxia pós-exposição para prevenir a infecção pelo HIV

Os demais pacientes se encontravam fora da janela de 72 horas preconizadas para o início da medicação ou se recusaram a realizar o teste rápido (pré-requisito para o uso da medicação). 
Para atendimento fora da capital, o paciente deve buscar os Serviços de Atenção Especializada (SAE) dos municípios de São Lourenço da Mata (Hospital e Maternidade Petronila Campos);Caruaru (UPA Vassoral), Pesqueira (Hospital Dr. Lídio Paraíba) e Serra Talhada (Hospital Professor Agamenon Magalhães - Hospam). Vale ressaltar que a transmissão de vírus por meio de picadas com agulhas infectadas tem um percentual baixo, em média 0,3%.




Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura de Petrolina convoca aprovados em processo seletivo para área social

   Via:Carlos Britto
Prefeitura de Petrolina. (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)

Os candidatos aprovados no processo seletivo da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) de Petrolina devem ficar atentos: foram publicados, nesta segunda-feira (11) os nomes dos aprovados que devem comparecer, entre esta quarta (13) e sexta-feira (15) ao setor de Recursos Humanos da pasta.
Segundo a assessoria, ao todo foram 101 vagas disponibilizadas; destas, 62 pessoas estão sendo convocadas em primeira chamada.
O secretário da pasta, Jorge Assunção, acredita que os novos contratados irão fortalecer o atendimento oferecido à população. “Estamos muito felizes em poder ofertar um melhor atendimento ao cidadão petrolinense, como orienta o prefeito Miguel Coelho. Os novos contratados irão trabalhar nos equipamentos da SEDESDH, tanto na área urbana quanto na rural, levando cidadania a toda parte do município”, afirmou.
Os aprovados devem portar, no ato da apresentação, original e duas cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, ou do documento único equivalente de valor legal; cadastro de Pessoa Física (CPF); título de eleitor com comprovante de votação da última eleição dos dois turnos, quando houver; comprovante de regularidade de situação militar, se do sexo masculino; inscrição no PIS/Pasep; certidão de casamento; comprovante de residência atualizado; comprovante de conta corrente bancária; além de duas fotografias 3×4, recentes;  declaração de que ocupa ou não, outra função ou cargo ou emprego público; certidões Federal e Estadual de Antecedentes Criminais; preencher os requisitos de formação, conforme modalidade pretendida no ato da convocação para contratação, o que deve ser comprovado através de certificado de conclusão de curso; e comprovante de graduação/escolaridade exigida.
Documentação
O não comparecimento do candidato no período mencionado, com toda documentação solicitada, acarretará na perda da vaga.  A  SEDESDH funciona na Rua Castro Alves, 481, Centro, próximo ao Restaurante Popular. O candidato deverá comparecer das 8h às 13h. Outras informações o selecionado poderá consultar o edital disponível no site da Prefeitura de Petrolina.

Blog do BILL NOTICIAS

Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China

  Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...