terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Leia a íntegra da decisão de Moraes que autorizou operação contra Carlos Bolsonaro

De acordo com a PF, os novos investigados integravam o chamado núcleo político da organização criminosa que teria sido criada na Abin

Alexandre de Moraes, Flávio, Jair, Eduardo e Carlos Bolsonaro (Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE | Reprodução)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a pedido da Polícia Federal (PF) e autorizou ação de busca e apreensão contra mais quatro pessoas investigadas no procedimento criminal que apura o uso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para monitoramento ilegal de autoridades públicas.

De acordo com a PF, os novos investigados integravam o chamado núcleo político da organização criminosa que teria sido criada na Abin. O sistema de inteligência era capaz de monitorar dispositivos móveis sem a necessidade de interferência das operadoras de telefonia e sem autorização judicial.

Entre os investigados está Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), vereador no Rio de Janeiro e filho de Jair Bolsonaro. Leia a íntegra da decisão que autorizou a operação. - (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Veja as imagens da batida policial na casa do clã Bolsonaro em Angra dos Reis (vídeo)

Carlos Bolsonaro foi alvo de operação de busca e apreensão nesta segunda-feira, no âmbito das investigações sobre um esquema de espionagem ilegal na Abin

Carlos e Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução/Globonews)

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (29) mais uma operação para apurar o esquema de espionagem ilegal da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo Bolsonaro. Desta vez, o principal alvo foi o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho de Jair Bolsonaro (PL).

Os endereços vasculhados pelos agentes da PF incluem uma casa em Angra dos Reis, onde o clã Bolsonaro se encontra neste momento. Informações dão conta de que Jair, Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro deixaram a residência quando chegaram os agentes da PF. Eles fizeram um 'passeio' de barco. A suspeita é de que eles tenham destruído provas durante o percurso, lançando aparelhos eletrônicos ao mar.

Abaixo, imagens da batida policial na casa dos Bolsonaro, já quando os integrantes da família haviam retornado. - (247).

'Querem me esculachar', diz Bolsonaro sobre operação da PF que teve o filho Carlos como alvo

Carlos Bolsonaro foi alvo de operação no âmbito da investigação que apura um esquema de espionagem ilegal de opositores e críticos do governo Bolsonaro

Carlos e Jair Bolsonaro | Polícia Federal (Foto: Alan Santos/PR | Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Jair Bolsonaro afirmou que o objetivo da operação da Polícia Federal (PF), deflagrada nesta segunda-feira (29) e que teve o vereador Carlos Bolsonaro como alvo, é “esculachar” com ele e sua família. "Querem me esculachar, me fazer passar por constrangimento", disse Bolsonaro à coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Bolsonaro disse, ainda, que a intenção é encontrar algo que o envolva em algum crime, mas que isso "não vai acontecer", já que ele não teria envolvimento com a “Abin (Agência Brasileira de Inteligência) paralela”, alvo de investigação pelo esquema ilegal de monitoramento de opositores e críticos do governo Bolsonaro. "Estão jogando rede, pescando em piscina. Não tem peixe", afirmou.

Mais cedo, o advogado Fábio Wajngarten, que foi secretário de Comunicação do governo Bolsonaro, afirmou que o ex-mandatário saiu para pescar por volta das 5h50, aproveitando as condições climáticas favoráveis. Carlos e o senador Flávio Bolsonaro também estavam presentes na embarcação. >>> Veja as imagens da batida policial na casa do clã Bolsonaro em Angra dos Reis (vídeo) 

A PF chegou à residência em Angra dos Reis por volta das 7h e só teria entrado na casa às 7h30. No entanto, Bolsonaro e seus filhos estavam em alto mar, com sinal fraco de comunicação, sendo informados da operação por volta das 8h, quando retornaram à residência. A pescaria, porém, levantou suspeitas de que Bolsonaro e seus filhos tenham aproveitado a oportunidade para descartar possíveis provas em alto mar.  >>> Família Bolsonaro saiu de barco e pode ter destruído provas após a chegada da PF 

A ação da PF não se limitou à casa de Angra dos Reis, atingindo também o gabinete do vereador Carlos Bolsonaro e sua residência no Rio de Janeiro. Além disso, mandados foram cumpridos em Formosa (GO) e Salvador (BA). A investigação, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tem como objetivo avançar no "núcleo político", identificando os principais destinatários e beneficiários das informações produzidas ilegalmente pela Abin. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Genocídio: número de mortos em ataques israelenses na Faixa de Gaza sobe para 26.637

 Número de feridos atingiu 65.387

Campo de refugiados de Jabalia (Foto: Reuters/Fadi Whadi)

O número de mortos nos ataques israelenses na Faixa de Gaza desde 7 de outubro de 2023, quando Israel lançou sua guerra genocida contra a Palestina, aumentou para 26.637, enquanto o número de feridos atingiu 65.387, segundo o relatório desta segunda-feira (29) do Ministério da Saúde palestino.

“O número de vítimas da agressão israelita desde 7 de outubro aumentou para 26.637, com 65.387 feridos”, afirmou a autoridade num comunicado no Telegram.

Em 7 de outubro de 2023, o movimento Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançou um ataque com foguetes em grande escala contra Israel e rompeu a fronteira. Como resultado, mais de 1.200 pessoas em Israel foram mortas e cerca de 240 outras foram raptadas, segundo a contagem de Israel. Israel lançou ataques indiscriminados contra o povo palestino, ordenou um bloqueio total de Gaza e iniciou uma incursão terrestre no enclave palestiniano com o objetivo declarado de eliminar os combatentes do Hamas e resgatar os reféns.

Em 24 de Novembro, o Catar mediou um acordo entre Israel e o Hamas sobre uma trégua temporária e a troca de alguns dos prisioneiros e reféns, bem como a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O cessar-fogo foi prorrogado várias vezes e expirou em 1º de dezembro. Acredita-se que mais de 100 reféns ainda estejam detidos pelo Hamas em Gaza. - (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Brasil tem recorde de exportação de soja para janeiro, dobra embarque de algodão

Os embarques do maior exportador e produtor global de soja estão fortes apesar de uma quebra de safra esperada para o Mato Grosso, o principal do Brasil, na temporada 2023/24

(Foto: Agência Brasil)

A exportação de soja do Brasil nas quatro primeiras semanas de janeiro atingiram 2,6 milhões de toneladas, mais que o triplo do volume registrado em todo o primeiro mês do ano passado, e já marcando um novo patamar mensal recorde para o período, de acordo com dados publicados nesta segunda-feira pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

O recorde anterior para janeiro, quando os estoques de soja geralmente são menores, uma vez que a colheita está apenas começando, foi em 2022, quando o país exportou 2,5 milhões de toneladas, segundo a Secex, cujos números abrangem uma série histórica iniciada em 1997.

Os embarques do maior exportador e produtor global de soja estão fortes apesar de uma quebra de safra esperada para o Estado de Mato Grosso, o principal do Brasil, na temporada 2023/24.

Esses volumes maiores refletem negócios feitos anteriormente, antes de os preços internacionais registrarem uma queda de patamar. Nesta segunda-feira, contratos futuros na bolsa de Chicago eram contados em uma mínima de dois anos, abaixo de 12 dólares por bushel, considerando fatores como uma forte recuperação na produção da Argentina.

"Isso (as exportações de janeiro) se deve a estoques iniciais herdados da safra passada, que foram negociados antes da queda dos preços observada agora em janeiro. Tem soja nova também, negociada antecipadamente", explicou a analista Daniele Siqueira, da consultoria AgRural, à Reuters.

Ela ressaltou os bons volumes da safra velha, que sobraram da colheita recorde de 2023.

Questionada sobre uma colheita mais antecipada em 23/24 favorecendo os embarques, em meio a um ciclo encurtado pela seca anteriormente em Mato Grosso, a analista minimizou.

"Pouca coisa. Embora o percentual de área colhida seja maior que o de um ano atrás, o volume em toneladas não é necessariamente maior, porque essa primeira soja, especialmente a de Mato Grosso, tem produtividade mais baixa", disse.

A colheita de soja da safra 2023/24 do Brasil alcançou 11% da área estimada até última quinta-feira, contra 6% uma semana antes e 5% no mesmo período do ano passado, disse mais cedo nesta segunda-feira a AgRural.

ALGODÃO, TRIGO, CAFÉ

Os números de janeiro para commodities agrícolas como algodão, trigo e café também já superam o mesmo mês do ano passado antes mesmo do encerramento do período.

Segundo a secretaria do governo, a exportação de algodão do país em janeiro já soma no acumulado do mês cerca de 240 mil toneladas, praticamente o dobro do registrado em janeiro completo de 2023.

O total exportado de café até a quarta semana do mês também já superou janeiro do ano passado, com 211,4 mil toneladas, versus quase 170 mil toneladas em janeiro de 2023.

O trigo registrou fortes números, com os embarques superando 800 mil toneladas, versus 561,5 mil toneladas em janeiro completo de 2023.

O açúcar também superou janeiro de 2023, com embarques de 2,7 milhões de toneladas, ante 2 milhões no mesmo mês do ano passado.

Entre as principais commodities agrícolas, a exceção é o milho, que caminha para uma queda em janeiro, apesar de volumes de quase 4,6 milhões de toneladas, segundo dados da Secex.

Essa redução na comparação anual aconteceria após embarques recordes em 2023 e com o mercado interno mais competitivo que a exportação, disseram exportadores anteriormente. - SÃO PAULO (Reuters).

Por Roberto Samora


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...