terça-feira, 25 de maio de 2021

Pazuello já recebeu "em mãos" formulário para se explicar ao Exército sobre participação em ato

 

(Foto: Isac Nóbrega/PR)

O ex-ministro da Saúde e general Eduardo Pazuello recebeu na segunda-feira, 24, o protocolo do procedimento disciplinar que foi aberto pelo Exército após participação em ato no Rio de Janeiro ao lado de Jair Bolsonaro sem autorização do Comando da instituição.

Segundo a coluna de Carla Araújo, do UOL, o documento foi entregue "em mãos" a Pazuello por um oficial do Exército, mas, por "desencontro de horários", não foi o próprio Comandante do Exército, general Paulo Sérgio.

Ainda, segundo a jornalista, “há pressão na caserna para que, além de ir para a reserva, haja uma punição exemplar”. “O maior receio de oficiais é o péssimo exemplo que pode ser passado a subordinados do Exército em um ano pré-eleitoral”, afirma.

Comandante do exército estuda pedir demissão

 Em participação na TV 247, o jornalista Luís Costa Pinto afirmou que o comandante-geral do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira, estuda pedir demissão após crise gerada pelo general e ex-ministro Eduardo Pazuello, que participou de manifestação no Rio de Janeiro sem autorização do Comando do Exército, desrespeitando regimento interno da instituição.

“Há uma ameaça real de um novo pedido de demissão do comandante-geral do Exército. Já foi trocado. Saiu o general [Edson] Pujo e o atual, general Paulo Sérgio Nogueira, está refletindo sobre a possibilidade dele entregar o cargo em razão da crise criada pelo Pazuello”, afirmou.

Pujo saiu do comando do Exército em março, após Jair Bolsonaro promover uma reforma ministerial que colocou o general Walter Braga Netto no Ministério da Defesa. Braga Netto demitiu os chefes das três Armas: Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

Segundo Costa Pinto, “Bolsonaro, ao levar o Pazuello ao palanque, ao entregar o microfone para Pazuello, ao permitir que ele falasse em cima do palanque e sem máscara, numa manifestação grotesca, bizarra, que foi um acinte ao povo brasileiro [...] sabia que estava quebrando a hierarquia”.

“E quando você quebra a hierarquia dentro dos quartéis, de qualquer Arma, pela mesma porta que sai a hierarquia, entra a anarquia, que está instalada dentro dos quartéis brasileiros”, declarou.

“O general Paulo Sérgio não quer se notabilizar para os seus para farda como aquele comandante-geral que perdeu a autoridade”, argumentou.(Brasil247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

'Medidas restritivas vão atingir profundamente setor de bares e restaurantes', diz Abrasel-PE


               Por Portal Folha de Pernambuco 

Bares e restaurantes serão afetados por novas medidas de restrição, diz Abrasel-PE - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE) se mostrou preocupada, nesta terça-feira (25), com as medidas mais rígidas anunciadas pelo Governo de Pernambuco para conter o avanço da Covid-19 no Estado.

Com o novo decreto, que começa a valer a partir desta quarta-feira (26) e vai até o dia 6 de junho, bares e restaurantes seguem com funcionamento permitido entre 10h e 20h durante a semana, mas estão proibidos aos finais de semana. Aos sábados e domingos, apenas serviços essenciais serão permitidos.

Em nota, a associação vê com preocupação as novas medidas restritivas limitando ainda mais o funcionamento dos bares e restaurantes tanto da Região Metropolitana do Recife e do Agreste.

A nota ainda afirma que os empresários do setor entendem a situação crítica em que vive o Estado, mas que, até o momento, as medidas são ainda insuficientes para aliviar a situação.

Com isso, a Abrasel solicitou junto ao governo medidas mais eficazes para reduzir a lotação hospitalar, tais como a retomada dos hospitais de campanha e o aumento da frota do transporte público. Também foi solicitada aceleração da vacinação, 

Por fim, a associação reforçou que o setor segue cumprindo com todos os protocolos de segurança e a aplicação das regras sanitárias.

Em nota enviada ao Portal Folha de Pernambuco, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico disse que o Governo de Pernambuco segue em dialógo "com os setores produtivos (..) na busca por possibilidades seguras de funcionamento da economia em todo o Estado", mas informou que "os dados epidemiológicos não permitem ampliar o funcionamento das atividades econômicas em Pernambuco, inclusive o de bares e restaurantes".

Na nota, o governo cita que os bares e restaurantes podem atuar em "formato delivery, ponto de coleta e drive-thru".

Afirmou também que o "plano de convivência das atividades econômicas com a Covid-19 é dinâmico e, em análise dos dados da pandemia, pode flexibilizar ou aumentar as restrições".

O governo reforçou também atuar contra a Covid-19 "em diversas frentes, entre elas a vacinação e abertura de novos leitos". [confira ao fim do texto a íntegra da nota]

Confira a nota da Abrasel-PE na íntegra:

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel em PE) vê com muita preocupação as novas medidas restritivas, ainda mais rígidas, impostas pelo Governo de Pernambuco limitando ainda mais o funcionamento dos bares e restaurantes tanto da Região Metropolitana do Recife, quanto do Agreste.

Os empresários do setor entendem que o momento da pandemia é realmente crítico, como comprovam os números de pessoas doentes e internadas, com 98% dos leitos hospitalares ocupados no momento.

Porém, o que a associação solicita ao governo são medidas eficazes na tarefa de reduzir a lotação hospitalar, como, por exemplo, a criação de novos leitos; a retomada dos hospitais de campanha e o aumento da frota do transporte de massa, visto que as medidas até o momento ainda são insuficientes para aliviar a situação.

A Abrasel em Pernambuco quer que o governo acelere o processo de vacinação no estado. Estamos abaixo da média nacional na aplicação de vacinas. E a imunização da população é um fator determinante para darmos um passo seguro na retomada das atividades.

O nosso setor segue cumprindo rigorosamente todos os protocolos de segurança estabelecidos, colaborando, inclusive, com a criação e a aplicação das regras sanitárias.

O setor de alimentação fora do lar já vem sofrendo com as restrições desde março do ano passado e sentirá profundamente esse novo impacto, pois se um fechamento é necessário para conter a situação, que ele seja linear, para todos. Não é possível excluir setores específicos, enquanto outros não essenciais seguem com seu funcionamento intacto, potencializando o aumento da contaminação pelo Coronavírus.

Confira a nota da Secretaria de Desenvolvimento Econômico na íntegra:

O governo de Pernambuco informa que os dados epidemiológicos não permitem ampliar o funcionamento das atividades econômicas em Pernambuco, inclusive o de bares e restaurantes, que podem atuar em formato delivery, ponto de coleta e drive-thru. O diálogo com os setores produtivos segue permanente, na busca por possibilidades seguras de funcionamento da economia em todo o Estado. O governo tem atuado em diversas frentes, entre elas a vacinação e abertura de novos leitos. Vale ressaltar que o plano de convivência das atividades econômicas com a Covid-19 é dinâmico e, em análise dos dados da pandemia, pode flexibilizar ou aumentar as restrições.


Vereador Zenildo do Alto do Cocar solicita retomada de mutirões de cirurgias de catarata em Petrolina

          Por/Denise Saturnino


Na reunião plenária desta terça-feira (25) na Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Zenildo do Alto do Cocar (MDB) propôs, por meio da indicação nº 837 /2021, que o prefeito Miguel Coelho (MDB), interceda junto à Secretaria de Saúde, no sentido de providenciar a retomada dos mutirões de cirurgias de catarata no município. Segundo ele, “é uma maldade com centenas de idosos que eles precisem passar sufoco em Recife para fazer essa cirurgia”.

Zenildo declarou ainda que acionou a Procuradoria Geral do Município para apurar o andamento da doação de um terreno, no Centro de Petrolina, ao Instituto de Olhos, feito pela prefeitura na gestão passada. De acordo com o vereador, o terreno está abandonado e há indícios de que está ocorrendo uma negociação para a venda do local. “Assim é bom demais, receber um terreno na área central da cidade e depois negociar o espaço“, disse.

O emedebista propôs que se houver a venda do local, que vale cerca de R$ 20 milhões, que seja em troca da doação de pelo menos 1.500 cirurgias de catarata para os petrolinenses. “Vamos retomar essa conversa para saber como está a situação, pois nada funciona nesse espaço. Esse negócio de doar terreno não funciona. Então que doem pelo menos 1.000 a 1.500 cirurgias para eles ficarem com esse terreno, aí podemos dialogar e conversar“, concluiu.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Juazeiro registra 58 novos casos da Covid-19 nesta terça-feira (25)

             Via:Vinicius de Santana


Juazeiro registrou 58 casos novos da Covid-19 nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta terça-feira (25).

De acordo com o levantamento, 14.561 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 14.040 já estão recuperados. Os casos descartados somam 25.314. Juazeiro tem 260 casos ativos do novo coronavírus.

Não há registro de óbito no boletim. Com isso, o município permanece com 261 mortes pela Covid-19.

Testes: Foram realizados desde o início da pandemia 32.978 testes rápidos pela prefeitura e 1.788 pelo Lacen, em Salvador.

Ocupação de leitos: Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 93%, com 15 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 86% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 4 leitos disponíveis.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Mãe luta por tratamento de criança com garganta em processo de 'fechamento'

             Por: Yasmin Ibrahim - Correio Braziliense

Foto: Sandrine Chagas/Arquivo pessoal

A luta de uma mãe pela vida de sua filha ganhou as redes sociais em forma de apelo pela saúde da pequena Maria Clara, de apenas quatro anos. Com uma má-formação vascular mista, também conhecida como arteriovenosa, a criança tem um grande inchaço no lábio inferior e na língua. O problema é evolutivo e já compromete 50% da garganta da menina, que precisa de intervenção cirúrgica. Sem sucesso com dois planos de saúde, a mãe, Sandrine Chagas, 33, compartilhou o desafio na internet em busca de um financiamento coletivo para cobrir as despesas de oito intervenções, com o custo de R$ 65 mil cada.


Com menos de um mês de vida, Maria Clara foi inicialmente diagnosticada com hemangioma, que são acúmulos de vasos sanguíneos que resultam em um tumor. A bebê já tinha o tamanho da língua maior do que o normal para uma recém-nascida, o que provocou dificuldades em todo o período de amamentação. Em um hospital público da Região Metropolitana do Recife, referência no tratamento infantil, veio o primeiro obstáculo. “O médico que me disse que não seria possível realizar nenhum procedimento na minha filha pois os gastos hospitalares seriam muito grandes”, conta.

A pernambucana do município do Paulista foi atrás de outra opinião no Hospital das Clínicas do Recife, onde teve o primeiro diagnóstico confirmado e a recomendação do início do uso de propranolol, medicamento para essas lesões, com a informação de que seu uso faria o lábio e a língua da filha voltar ao tamanho normal.

Sem melhora no quadro e com pesquisas próprias, uma preocupação se apresentou na família: hemangiomas e má-formação têm tratamentos diferentes no campo das anomalias vasculares. Por isso, em novembro de 2020, a família de Clara foi até São Paulo para ser atendida por uma equipe médica especializada. “Eu vi uma luz no fim do túnel e finalmente alguém ia me dizer o que minha filha tinha”, contou Sandrine.

Após uma ressonância magnética, o diagnóstico foi diferente dos anteriores: Clara tem má-formação vascular arteriovenosa, condição que não tem cura, mas possui tratamentos para estacionar e diminuir as lesões. Os custos, no entanto, passam dos R$ 500 mil em custos médicos e hospitalares. Para Sandrine, tempo é uma questão essencial.

“Ela não consegue comer comidas sólidas, pois já está com 50% da garganta obstruída”. Caso a garganta de Clara fique mais inchada, os médicos informaram à família que será necessário a realização de uma traqueostomia, que é a inserção de um tubo na traqueia para que ela consiga respirar.

O tratamento
Maria Clara terá de passar por um conjunto de oito procedimentos ao longo de dois anos. Entre as intervenções médicas estão a embolização, que visa entupir veias que aumentam a lesão, com uso de um catéter, e a escleroterapia, utilizada para diminuir as veias arteriais. Cada procedimento custa, em média, R$ 65 mil. O custo total estimado é de R$ 530 mil.

Apesar de ter plano de saúde, houve um impasse no acompanhamento de Maria Clara. Diante do novo diagnóstico, a mãe buscou o Hapvida, mas encontrou apenas um médico radiologista intervencionista disponível no convênio e, em consulta, ele a teria informado que não tinha muito conhecimento sobre o caso raro da garota. “Eu como mãe não aceitei que um médico desse pegasse a minha filha e fizesse o procedimento nela como experiência”, explicou.

Procurado pela reportagem desde a última quinta-feira (20/5), o plano de saúde Hapvida não se pronunciou oficialmente até o horário desta publicação. A família chegou a procurar o Ministério Público de Pernambuco em busca de intervenção, mas o órgão entendeu que, como um profissional foi disponibilizado pelo convênio e a negativa partiu da família da paciente, não havia espaço para algum tipo de ação.

Ajuda
Sem previsão de atendimento na rede pública e sem confiança na cobertura particular, mas correndo contra o tempo, a família decidiu recorrer ao financiamento coletivo, compartilhando a história de Maria Clara nas redes e lançando uma vaquinha online para tentar custear o tratamento. Interessados em participar da campanha podem ajudar clicando aqui.

“A Clarinha precisa de ajuda. Ela já não consegue dormir deitada, ou brincar da forma que brincava antes. Apenas com o tratamento o quadro dela vai estabilizar. Toda ajuda conta!”


Eclipse da Superlua: coincidência ficará visível entre hoje e amanhã

 

Melhor ponto de visão do fenômeno no Brasil será na parte oeste

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A noite de hoje (25) terá novamente a chamada Superlua, nome dado ao satélite natural quando alcança seu ponto de maior proximidade com a Terra. O evento astronômico será ainda mais interessante em algumas localidades, porque virá acompanhado do eclipse lunar que ocorrerá a partir das 5h47 desta quarta-feira (26), no horário de Brasília.

De acordo com a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), o eclipse será total no oeste dos Estados Unidos e do Canadá, em todo o México e na maior parte da América Central e do Equador, bem como no oeste do Peru e no sul do Chile e da Argentina.

Também poderá ser visto em sua totalidade no leste da Austrália e da Nova Zelândia e nas ilhas do Pacífico, incluindo o Havaí. No Brasil, o eclipse será penumbral ou parcial, muito difícil de ser observado porque começará no momento em que a Superlua já estará se pondo no horizonte.

“A boa notícia é que a Superlua desta noite, com apogeu às 22h50, poderá inspirar as pessoas a acordar cedo para acompanhar, ainda que de forma online, o eclipse total por meio da página do Observatório Nacional no YouTube”, disse à Agência Brasil a astrônoma e pesquisadora do Observatório Nacional Josina Nascimento.

“Quando a Lua entra na penumbra, temos um eclipse penumbral, quando entra em parte da umbra, temos um eclipse parcial e, quando entra totalmente na umbra, temos o eclipse total, quando a Lua fica ainda mais linda e avermelhada”, explicou a astrônoma.

Segundo Josina, o melhor ponto de visão do eclipse no Brasil será na parte a oeste do país, onde, por algum momento, ele será parcial. “Quanto mais a oeste, melhor será visto. No eclipse penumbral, não conseguimos perceber a diminuição da luminosidade da Lua a olho nu”, acrescentou.

De acordo com Josina, eclipses não são eventos astronômicos tão raros. “Tivemos um, inclusive recente, em 2019. O eclipse da Lua ocorre de uma a três vezes por ano, e todo eclipse da Lua ocorre em lua cheia, e a lua cheia de perigeu ocorre de 1 a 4 vezes por ano”. Segundo a Nasa, o último eclipse lunar ocorrido durante uma Superlua ocorreu há seis anos. (Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília)..

Edição: Nádia Franco



BLOG DO BILL NOTICIAS


Bahia soma 4.942 infectados pelo novo coronavírus e 107 óbitos nas últimas 24 horas

            Via: Carlos Britto

Foto: Paula Fróes/GOVBA

Na Bahia, a Secretaria de Saúde (Sesab) somou nas últimas 24 horas mais 4.942 casos do novo coronavírus (Covid-19), o que corresponde a uma taxa de crescimento de +0,5%. Houve ainda 5.286 curas clínicas (+0,6%). Dos 989.909 infectados desde o início da pandemia, 952.292 já são considerados recuperados e 17.011 encontram-se ativos.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.262.870 casos descartados e 221.092 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta terça-feira (25). Na Bahia, 48.796 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

A Sesab confirmou ainda mais 107 novas mortes. O número total de óbitos desde o início da pandemia, em todo o Estado, é de 20.606 – representando uma letalidade de 2,08%. Dentre os óbitos, 55,72% são do sexo masculino e 44,28% do feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,90% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,99%; preta com 15,38%; amarela com 0,44%; indígena com 0,12%; e não há informação em 7,17% dos óbitos. Os dados atualizados da pandemia no Estado, inclusive da vacinação, podem ser acessados pelo site da Sesab.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Militares do Exército começam a combater incêndios no Tocantins

  Brigadistas de outras unidades de conservação foram remanejados Marcelo Camargo/Agência Brasil O combate aos incêndios florestais no Tocan...