segunda-feira, 19 de abril de 2021

Dia do Índio, um exemplo de luta em Petrolina

 

Discurso de agradecimento do Índio Erasmo/Câmara de Vereadores de Petrolina

Como é do conhecimento de todos, o Dia do Índio é celebrado todo ano no Brasil, no dia 19 de abril.

Para que possamos entender melhor como tudo começou e o porquê desta data, vamos explicar com mais detalhes.

Em 19 de abril de 1940, foi realizado o primeiro Congresso Indigenista Interamericano na cidade de Patzcuaro no México.

A finalidade da realização do Congresso era tentar reunir todos os lideres indígenas de diferentes regiões de todo o continente americano, com o intuito de defender e zelar pelos direitos indígenas.

Diante da situação, foi proposto que todos os países da América adotassem essa data 19 de abril como sendo o Dia do índio.

Aqui no Brasil, a referida data se tornou oficial pelo Decreto-lei de nº 5.540, em 2 de junho de 1943.  

O Referido Decreto tem como objetivo principal, mostrar para toda a população Brasileira, a grande contribuição indígena para nossa população. Contribuição esta que continua até os dias de hoje.

Em nossa cidade de Petrolina-PE, temos como exemplo de luta indígena, o índio Erasmo Maraguá, descendente da tribo Maraguá, povo indígena da região Amazonas que vive na região do rio Abacaxis, nos municípios amazonenses de Nova Olinda do Norte e Borba, território conhecido como  Maraguapajy.

Erasmo Maraguá já reside em Petrolina há alguns anos, e tem relevantes serviços prestados ao nosso município e região, principalmente no que se refere às questões indígenas e Quilombolas.

Em 20 de Dezembro de 2018, pelo reconhecimento aos seus serviços prestado e sua luta no que se refere aos Direitos indígenas e Quilombolas.  a Câmara Municipal de Petrolina, concedeu por meio do Decreto Legislativo nº 617/2018, de autoria do vereador Ibamar Fernandes, Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan ao Senhor Erasmo de Souza Reis, pelos relevantes serviços prestados em defesa dos direitos das comunidades indígenas e quilombolas do Vale do São Francisco.

Ibamar Fernandes entregando a medalha

Afonso/Erasmo/Ibamar

Honra ao Mérito Legislativo

O índio Erasmo Maraguá e família

Erasmo Maraguá índio/Franklimberg de Freitas Presidente da Funai


BLOG DO BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...