terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Britânica de 90 anos é a primeira ocidental vacinada contra o coronavírus

Margaret Keenan, 90 anos. Foto: Jacob King/Pool/AFP

Uma britânica de 90 anos se tornou nesta terça-feira (8) a primeira paciente do mundo a receber a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, dentro de uma campanha de vacinação iniciada pelo Reino Unido e que deve ser longa e complicada do ponto de vista logístico.

O Reino Unido, primeiro país ocidental que começou a vacinar sua população contra o novo coronavírus, decidiu priorizar os idosos, seus cuidadores e profissionais de saúde.

Margaret Keenan, que completará 91 anos na próxima semana e estava com uma camisa de motivos de Natal, foi a primeira a receber uma dose, pouco depois das 6h30 (3h30 de Brasília) em um hospital de Coventry, região central da Inglaterra.

"Me sinto muito privilegiada por ser a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19. É o melhor presente de aniversário antecipado que poderia esperar", declarou Kenan diante dos fotógrafos e das câmeras de televisão.

Ela está isolada desde o início da pandemia em março e graças à vacina, da qual receberá uma segunda dose em 21 dias, "posso pensar em passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo", afirmou, de acordo com a agência de notícias britânica Press Association.

O segundo vacinado no país foi um homem chamado William Shakespeare, de 81 anos, que se declarou "muito feliz".

"Não podemos relaxar"
O Reino Unido, país mais afetado da Europa pela pandemia, com mais de 61.400 mortes confirmadas, foi a primeira nação ocidental a autorizar o uso de uma vacina contra a Covid-19.

A Rússia começou a administrar sua vacina, denominada Sputnik V, no fim de semana passado e a China também fornece uma vacina experimental a um grupo reduzido da população. Estados Unidos e União Europeia ainda aguardam a aprovação de suas agências reguladoras.

Nesta jornada que o ministro da Saúde, Matt Hancock, batizou como "dia V", de vacina... ou vitória, o primeiro-ministro não perdeu a oportunidade de visitar um hospital em Londres e conversar com os primeiros inoculados.

"É incrível observar a vacina, é incrível ver este tremendo impulso para toda a nação, mas não podemos relaxar", declarou. Ainda "não derrotamos o vírus", destacou, antes de pedir a todos que aceitem a injeção sem medo.

A vacinação começou apenas em hospitais, 50 no total, devido à necessidade de manter o produto a uma temperatura muito baixa, entre -70ºC e -80ºC.

O país recebeu as primeiras 800.000 doses da vacina Pfizer/BioNTech nos últimos dias, procedentes de laboratórios na Bélgica.

A vacinação acontecerá de acordo com uma ordem de prioridades que começa com residentes e funcionários de casas de repouso, profissionais de saúde e pessoas com mais de 80 anos.

Depois, o programa seguirá por faixas etárias regressivas até os maiores de 50 anos.

As autoridades já alertaram que a maior parte da campanha acontecerá em 2021. O governo espera vacinar todas as pessoas vulneráveis até abril, mas isto dependerá do ritmo de entrega das próximas doses da vacina.

Será "uma corrida de fundo e não de velocidade" alertou o diretor-médico da saúde pública britânica, Stephen Powis. 

A rainha e seu marido
O Reino Unido comprou 40 milhões de doses da vacina Pfizer/BioNTech, suficientes para 20 milhões de pessoas porque cada indivíduo deve receber duas doses com 21 dias de diferença.

O número representa menos de um terço de sua população (66,5 milhões), mas o país conta com a autorização em breve de outras vacinas, incluindo a da americana Moderna e, especialmente, a britânica da AstraZenaca/Oxford.

Desta última, as autoridades de saúde britânicas reservaram 100 milhões de doses e como esta pode ser armazenada a uma temperatura de entre 2ºC e 8ºC, a distribuição deve ser mais simples.

O sucesso da vacinação é crucial para o governo Johnson, muito criticado por suas políticas erráticas contra a pandemia e que enfrenta protestos dentro de seu partido (Conservador) contra as severas restrições locais, que entraram em vigor em 2 de dezembro após o segundo confinamento.

Para lutar contra as dúvidas de alguns britânicos a receber a injeção, a rainha Elizabeth II, de 94 anos, e seu marido, o príncipe Philip, de 99, podem ser vacinados em público nos próximos dias Por: (AFP)


BLOG DO BILL NOTICIAS




Grupo faz arrastão na Cracolândia, em São Paulo, em resposta a ação violenta da GCM (vídeo)

Moradores da região contam que o arrastão ocorreu como reação a uma operação da GCM, que com brutalidade estava expulsando alguns moradores

(Foto: Reprodução)


Vídeos filmados por celulares mostram um grupo realizando um arrastão em vários carros na Cracolândia, centro de São Paulo, nesta terça-feira, 8. 

As imagens mostram o grupo quebrando os vidros de carros e saqueando motoristas que circulavam nas esquinas da Alameda Nothmann com as ruas Conselheiro Nébias e Guaianazes.

No momento do arrastão, havia congestionamento no tráfego e alguns carros tiveram de subir nas calçadas para tentar fugir.

A Polícia Militar (PM) foi chamada e continua na região para tentar impedir que a ação ocorra novamente. 

Para moradores da região, porém, o arrastão foi uma reação à brutalidade policial que aconteceu nesta terça, quando a Guarda Civil Metropolitana (GCM) estava expulsando moradores - com relatos de que alguns pertences teriam sido jogados no meio da chuva.

Recentemente, os moradores foram brutalmente reprimidos pela polícia em operação que foi amplamente divulgada nas redes sociais. (247)

Assista ao vídeo:


BLOG DO BILL NOTICIAS

MEC muda para 1º de março aulas presenciais nas universidades federais

 

A nova data foi publicada em edição extra do Diário Oficial


O Ministério da Educação (MEC) mudou, de 4 de janeiro para 1º de março, o início das aulas presenciais nas instituições federais de ensino superior. A nova data foi definida em portaria publicada na edição extra do Diário Oficial da União, nessa segunda-feira (7).

O documento recomenda que, para a realização das aulas presenciais, as instituições deverão observar os protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia da covid-19.

A portaria anterior, publicada no Diário Oficial no dia 2 de janeiro, que determinava a retomada das aulas em janeiro, não foi revogada, mas alterada no trecho que trata do início das aulas presenciais.

O texto da nova portaria dia, ainda, que "os recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais poderão ser utilizados em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas", no cumprimento das medidas para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. (Por Agência Brasil - Brasília)


Edição: Aécio Amado



BLOG DO BILL NOTICIAS

Governadores cobram cronograma de vacinação do Governo Federal; Maranhão aciona STF

 

Reunião de governadores com o Ministério da Saúde - Foto: Aurélio Pereira/Ministério da Saúde

O governador Paulo Câmara (PSB) participa, nesta terça-feira (8), de uma reunião com governadores na Casa Civil, em Brasília, com os ministros Braga Neto (Casa Civil) e Eduardo Pazuello (Saúde). Na pauta do encontro, o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19.
Além do governador de Pernambuco, participaram presencialmente os governadores Wellington Dias (PT), do Piauí; Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte; Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco; Gladson Cameli (PP), do Acre; Helder Barbalho (MDB), do Pará; e Ronaldo Caiado (DEM), de Goiás.

Antes do encontro, os governadores destacaram a necessidade de uma definiçãodo cronograma para vacinação contra a Covid-19 junto com os estados.  “O que o Brasil espera neste exato momento é uma posição clara do governo federal, tendo em vista que cabe ao governo federal, sim, coordenar toda essa estratégia a nível nacional. Nós precisamos de calendário, de data. Nós precisamos desse programa definido, das etapas”, disse Fátima Bezerra.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) reforçou a reinvindicação dos governadores, e emitiu nota nesta terça-feira cobrando que o governo federal adquira todas as vacinas reconhecidas como seguras e eficazes contra a Covid-19 e organize a distribuição pelo país, pedido que também foi feito por secretários estaduais de Saúde.

Até o momento, o governo divulgou apenas uma estratégia preliminar, dividida em quatro etapas definindo que será vacinada uma parcela diferente de categorias consideradas mais vulneráveis ou expostas ao coronavírus e anunciou que a expectativa é imunizar 109,5 milhões de pessoas em 2021.

*Outras informações em instantes

Autonomia dos Estados
Antes da reunião, Paulo Câmara foi questionado se os estados poderão aplicar vacinas que não tenham passado pela aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Tem que avaliar caso a caso, e a própria legislação aprovada este ano já prevê essas cooperações entre as agências reguladoras no mundo tudo”, disse o governador. “Onde tiver vacina que tenha eficácia, que tenha registro, verifique se esse registro está adequado com a normas brasileiras e vamos vacinar a população. É isso que a gente vai pedir aqui hoje ao ministro", acrescentou.

STF
Em meio às negociações dos governadores com a União, o Estado do Maranhão ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal para liberar planos estaduais de vacinação, com custeio pelo Governo Federal.
(Por Juliano Muta/FOLHAPE)

Confira a ação, na íntegra:




BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula irá a Cuba para gravar documentário sobre sua trajetória

Documentário, dirigido pelo cineasta Oliver Stone, terá como fio condutor a trajetória do ex-presidente Lula, que foi preso arbitrariamente pela operação Lava Jato e excluído da disputa presidencial em 2018

Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Lula viajará a Cuba na próxima semana para gravar um documentário de longa-metragem dirigido pelo cineasta Oliver Stone. A informação é da jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna no jornal Folha de S.Paulo. 

Segundo a jornalista, ex-combatente da Guerra do Vietnã nos anos 1960, o cineasta nova-iorquino Oliver Stone assina filmes como "Snowden" (2016), "JFK: A Pergunta que Não Quer Calar" (1991) e "Assassinos por Natureza" (1994).

Segundo a jornalista, sua defesa enviou um comunicado à Justiça sobre sua saída do país nesta terça (8) e ele deixará o Brasil no dia 17 de dezembro, retornando apenas no início de janeiro.

A trajetória do ex-presidente, que foi preso arbitrariamente pela operação Lava Jato e ficou de fora da disputa presidencial em 2018, com claro objetivo de beneficiar o então candidato Jair Bolsonaro, será o fio condutor do longa, que abordará a insurgência de crises democráticas na América Latina.(247)


BLOG DO BILL NOTICIAS

Felipe Neto reafirma que impeachment de Dilma foi golpe: “o povo é vítima de uma construção antipetista”

 

Reprodução (Foto: Reprodução)

"O cara que tá preocupado em colocar comida na mesa ele não tem nem tempo de entender os meandros políticos de um golpe como aconteceu com a Dilma", disse o influenciador

Revista Fórum - Um dos maiores influenciadores digitais do mundo, Felipe Neto voltou a fazer um mea culpa nesta segunda-feira (7) ao admitir que encampou o antipetismo no passado e reafirmou que o impeachment que retirou Dilma Rousseff da presidência, em 2016, foi um golpe.

“Fui extremamente antipetista, eu realmente mergulhei no antipetismo. Não fui só eu. Os petistas hoje olham para mim como se isso fosse imperdoável. Já vi de fato militantes do PT dizendo que todas as pessoas que foram antipetistas não podem ser perdoadas. Alguém avisa essas pessoas que na época do impeachment da Dilma tinha 7% de aprovação?”, declarou o youtuber em entrevista ao portal UOL.

Segundo Neto, houve uma “construção antipetista” a qual a população brasileira foi “vítima”. “O cara que está preocupado em colocar comida na mesa, ele não tem nem tempo de entender os meandros políticos de um golpe como aconteceu com a Dilma”, declarou.

Continue lendo na Fórum. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Câncer de pele é tema da campanha Dezembro Laranja

 

As mortes pelo câncer não melanoma chegam a 1.358 em homens e 971 em mulheres, segundo dados de 2018


                

"Faça de sua prevenção um hábito" é o tema da campanha do Inca

Foto :Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O câncer de pele é o mais frequente entre homens e mulheres e representa quase 30% de todos os tipos da doença. O Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca) estima 185.380 novos casos de câncer de pele melanoma e não melanoma por ano para o triênio 2020/2022, sendo 87.970 em homens e 97.410 em mulheres.

As mortes pelo câncer não melanoma chegam a 1.358 em homens e 971 em mulheres, segundo dados de 2018 do Ministério da Saúde, os mais recentes. Já as mortes por câncer de pele melanoma no Brasil foram 1.038 para homens e 753 mulheres. A pele é o maior órgão do corpo humano.

O diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni, explicou à Agência Brasil que 95% dos cânceres de pele são do tipo não melanoma (divididos 70% de carcinoma basocelular e 25% de espinocelulares ou carcinomas epidermoides) e 5% de câncer melanoma, de comportamento mais agressivo. Todos os cânceres de pele são malignos, ressaltou o oncologista.

Além dos cuidados que a pessoa deve ter durante a pandemia do novo coronavírus, como uso constante de máscara facial e de álcool gel, lavar as mãos e evitar aglomerações, a Fundação do Câncer alerta para a prevenção do câncer de pele na campanha Dezembro Laranja, que tem como slogan “Faça da sua prevenção um hábito”.

“Não é hora de ir para a praia”, advertiu o especialista, referindo-se não só ao risco de pegar a covid-19, como também à exposição ao sol nesta época do ano, que pode gerar o aparecimento do câncer de pele.

Prevenção

No próximo dia 21, começa o verão, época de calor mais intenso e temperaturas elevadas. Por isso, a Fundação do Câncer está incentivando que a prevenção ao câncer de pele se torne uma rotina na vida das pessoas. “Ou seja, deixa de ser uma coisa eventual e passa a ser um hábito”.

A campanha destaca a importância de evitar ao máximo a exposição aos raios ultravioletas intensos, que ocorrem entre 10h e 16h; usar sempre protetor solar nas áreas expostas, independentemente de ir à praia. “Outra coisa é que, se você vai se expor ao sol, procure usar também protetores físicos, como boné, chapéu, roupas de proteção UV, óculos escuros, sombrinha, guarda-sol, e ficar o máximo de tempo na sombra”.

Segundo Luiz Augusto Maltoni, são recomendações mais corriqueiras que não têm nada de difícil, mas precisam se tornar um hábito. O oncologista chamou a atenção para o fato de que ninguém faz um câncer de pele da noite para o dia. Esclareceu que “o que faz a célula se alterar, modificar pela irradiação ultravioleta, é a exposição continuada e por longo tempo. Tem uma relação direta o tempo de exposição solar”.

Jovens que nas décadas de 70 e 80 se expunham diariamente ao sol em horários de elevada irradiação solar, têm mais probabilidade de fazer um câncer de pele do que as gerações atuais, que dispõem de protetores solares, o que não existia anteriormente. “Não se tinha noção do que aquilo fazia mal”, comentou Maltoni. Além de a exposição ao sol predispor ao câncer de pele, contribui para o envelhecimento mais rápido da pele de quem não se cuidou.

Predisposição

Maltoni observou que os cânceres não melanoma basocelulares e espinocelulares, quando diagnosticados de forma precoce, podem ser resolvidos com a retirada da lesão por um dermatologista. “Na grande totalidade das vezes, a simples retirada resolve o problema definitivamente. É de uma solução bastante simples, se você não deixar passar despercebido e ficar atento para a pele”.

Quem têm câncer de pele deve fazer acompanhamento constante. Principalmente quem tem fatores predisponentes, como as pessoas de pele e olhos claros, pessoas ruivas, que são mais suscetíveis às alterações dos raios ultravioleta. Maltoni afirmou, entretanto, que também as pessoas de pele negra fazem câncer de pele e devem estar atentas, sobretudo, para o câncer melanoma, que se apresenta como uma lesão mais pigmentada.

“O melanoma é uma lesão que quanto mais rápido se diagnosticar, melhor”. O primeiro tratamento, nesse caso, é a cirurgia. O câncer de pele melanoma tem a característica de evoluir mais rápido e dar metástase no corpo. “É uma doença para a qual a pessoa tem que estar ligada”, alertou o diretor da Fundação do Câncer.

A campanha está em todas as mídias sociais da Fundação do Câncer, que também deu continuidade à parceria com a Ecoponte, concessionária que administra a ponte Rio-Niterói, e exibirá outdoors da campanha e contra a covid-19 nos dois sentidos da via. A ideia é chamar a atenção para os cuidados com o câncer de pele, lembrando também que não se deve esquecer os cuidados com a pandemia. A campanha será veiculada na ponte Rio-Niterói até março, quando termina o verão. (Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro)

Edição: Graça Adjuto



BLOG DO BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...