terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

SP: Prédio residencial é evacuado com urgência por risco de desabamento (vídeo)

Edifício em Praia Grande, em São Paulo, tem 23 andares e passa por vistoria da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

(Foto: Reprodução redes sociais)

Nesta terça-feira (13), em Praia Grande, no litoral de São Paulo, um prédio de 23 andares e 133 apartamentos foi evacuado às pressas após apresentar danos estruturais em três colunas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma vistoria indicou os danos nas pilastras do edifício, que tem 19 pavimentos residenciais. Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, existe o risco de queda do Edifício Residencial Giovannina Sarane Galavotti.

O prédio é uma construção da Construtora JR que foi entregue em 2011 e está localizado na Avenida Jorge Hagge, no Bairro Aviação, a uma quadra da praia.

Está sendo feito o trabalho de escoramento para que os esforços das demais colunas, que não sofreram danos, sejam divididos. As autoridades da Defesa Civil disseram que ainda não é possível apontar a causa dos danos estruturais.

Em nota, a prefeitura informou, por volta das 18h, que o prédio ficará interditado totalmente "até que o condomínio apresente uma série de documentações técnicas".

O município acrescentou ter notificado o condomínio para apresentar a documentação e, a partir disso, o material será analisado pela Secretaria de Urbanismo e Defesa Civil da cidade. - (247).


whatsapp sharing button
facebook sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button


BLOG DO BILL NOTICIAS

Macapá entra em estado de emergência devido à erosão e queda de casas

 Capital sofre com alta das marés do Rio Amazonas e fortes chuvas


Moradores recebem kits de alimentos após subida do rio Amazonas em Macapá (Foto: Glauber Tiriyó/Governo do Amapá)


O governador Clécio Luís assinou decreto de situação de emergência em Macapá (AP), para ajudar famílias que sofrem com a erosão e queda de casas no Aturiá, na orla do Rio Amazonas.  

A medida foi adotada após recomendação da Defesa Civil estadual. Em função da condição de desastre, o governo estadual vai intensificar as ações que ocorrem na região desde o último sábado (10). 

"Já falamos com o ministro Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), que vai receber esse decreto e nos ajudar mais uma vez a colocar essas famílias em uma situação de segurança", disse o governador em vídeo publicado nas redes sociais. "Esse decreto nos permitirá garantir maiores condições de dignidade, segurança, habitação e suporte para essas famílias". 

Clécio Luís também está tratando da situação com o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado.

Segundo relatos do jornal Folha de S.Paulo, no último sábado, 16 famílias foram impactadas por danos estruturais em suas casas devido à erosão, resultando na desocupação forçada de uma delas.

Da sua parte, o ministro Góes afirmou nas redes sociais que, em nome do presidente Lula, buscará garantir o apoio na assistência às famílias que tiveram suas casas destruídas ou que se encontram em situação de risco. 

Ele também informou que assim que os decretos de emergências forem oficializados no sistema nacional, o Ministério da Integração fará o reconhecimento sumário acionando também outros ministérios para dar suporte à população de Macapá. 

"Em razão dessas situações, estou de prontidão, juntamente com minha equipe, visando adotar todas as providências ministeriais necessárias ao atendimento de nossa gente", escreveu.

O prefeito de Macapá, Antônio Furlan, pontuou os serviços que estão sendo feitos pelo município e o decreto de situação de emergência da capital. "Estamos nesse momento articulando as ações juntamente com o governo estadual e federal, para darmos uma resposta rápida e efetiva", disse. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Dilma critica ordem financeira global 'injusta' e destaca ascensão do BRICS como motor de transformação (vídeo)

Presidente do Banco do BRICS afirma que a tendência é de crescimento do peso do bloco de países emergentes na economia global

A presidente do Banco do BRICS, Dilma Rousseff (Foto: REUTERS/Aly Song)

A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como Banco do BRICS, Dilma Rousseff, fez críticas à atual ordem financeira global e destacou a ascensão do bloco de países emergentes como um fator que pode reverter o que chamou de 'injustiças'. 

"O poder dos países BRICS de fato cresceu rapidamente, o que é uma boa base para entender a força que apoia o multilateralismo. Medindo com base em paridade de poder de compra, os países BRICS já representam 31,5% do PIB global, ultrapassando os países do G7, que representam 30,8%", disse Dilma ao discursar no World Government Summit, em Dubai, EAU, onde foi uma das convidadas de destaque. 

Ela afirma que a tendência é de crescimento do peso do BRICS na economia global. "Mesmo com dificuldades relacionadas à ordem financeira internacional injusta e a grande dívida dos países em desenvolvimento, as figuras do FMI são uma boa ilustração dessa nova tendência", disse. 

Em 1º de janeiro, Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita tornaram-se oficialmente membros plenos dos BRICS. Antes disso, o bloco era formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. - 247.


DF vacinou quase 10 mil crianças contra a dengue em quatro dias

 

Doses estão sendo aplicadas em 15 postos de saúde


Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


O Distrito Federal aplicou 9.895 doses da vacina contra a dengue em crianças de 10 a 11 anos desde a última sexta-feira (10), quando a imunização começou. De acordo com o governo do Distrito Federal (GDF), apenas nesta segunda-feira (12), 2.091 crianças foram imunizadas na rede pública contra a doença.

Em nota, o GDF informou que as 15 unidades básicas de saúde (UBS) destinadas à vacinação seguem em funcionamento durante todo o carnaval, com dez locais atendendo a partir das 8h e outros cinco, a partir das 13h.

Para receber as doses, as crianças devem comparecer à unidade acompanhadas dos pais ou responsáveis, com documento de identificação e caderneta de vacinação em mãos. Pessoas diagnosticadas com dengue devem aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal, que consiste em duas doses com intervalo de três meses entre elas.

Confira os locais de vacinação contra a dengue no Distrito Federal:

- UBS 2 Asa Norte

Horário de vacinação: das 8h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: EQN 114/115

- UBS 1 Cruzeiro

Horário de vacinação: das 8h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: SHCES 601, Lote 01, Cruzeiro Novo

- UBS 2 Sobradinho II

Horário de vacinação: das 8h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: Rodovia DF-420, Complexo de Saúde, Setor de Mansões, ao lado da UPA Sobradinho

- UBS 5 Planaltina – Arapoanga

Horário de vacinação: das 8h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: Quadra 12 D, Conjunto A, Área Especial Arapoanga

- UBS 3 Paranoá

Horário de vacinação: das 8h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: Quadra 2, Conjunto 6, Área Especial 4, Paranoá Parque

- UBS 1 Jardins Mangueiral

Horário de vacinação: das 8h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: Praça de Atividades 2

- UBS 5 Gama

Horário de vacinação: das 8h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: Quadra 38, Área Especial

- UBS 1 Santa Maria

Horário de vacinação: das 8h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: QR 207/307 Conjunto T

- UBS 2 Guará

Horário de vacinação: das 8h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: QE 23, Área Especial

- UBS 1 Riacho Fundo I

Horário de vacinação: das 8h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: QN 7, Área Especial 9

- UBS 6 Taguatinga

Horário de vacinação: das 13h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: Setor C Sul, AE 01

- UBS 2 Samambaia

Horário de vacinação: das 13h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: QS 611

- UBS 3 Ceilândia

Horário de vacinação: das 13h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: QNM 15 Lote D

 

O Distrito Federal é a primeira unidade da federação a vacinar contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Goiás já recebeu as doses distribuídas pelo Ministério da Saúde e deve iniciar a imunização dessa mesma faixa etária, crianças de 10 a 11 anos, na próxima quinta-feira (15) em 51 municípios selecionados pela pasta.

O Ministério da Saúde informou que 521 municípios de 16 estados, além do Distrito Federal, foram selecionados para a campanha a partir de fevereiro. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença.

>> Saiba quais cidades terão vacinação

O Brasil já registra 512.353 casos prováveis de dengue desde o início de 2024. Foram contabilizados ainda 75 óbitos pela doença, enquanto 340 mortes estão sendo investigadas. - ( Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília).

 

Os principais sintomas da dengue. Foto: Arte/EBCArte/EBC

Edição: Carolina Pimentel


BLOG DO BILL NOTICIAS

Itamaraty: Ataques de Israel em Rafah terão 'graves consequências'

Israel vem bombardeando Rafah com ataques aéreos há vários dias. A cidade é o último refúgio para mais de um milhão de palestinos que foram forçados a se deslocar para o sul

Mauro Vieira | Palestinos caminham em meio a destroços de prédios em Gaza destruídos por ataques de Israel 09/10/2023 (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil | REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa)

O Ministério das Relações Exteriores expressou grande preocupação com o recente anúncio, por parte de autoridades israelenses, de preparação de nova operação militar terrestre em Gaza, desta vez no Sul, na região de Rafah, na fronteira com o Egito.

Tal operação, se levada a cabo, "terá como graves consequências, além de novas vítimas civis, um novo movimento de deslocamento forçado de centenas de milhares de palestinos, como vem ocorrendo desde o início do conflito", disse a pasta em nota.

"O início dos deslocamentos forçados, primeiramente do Norte para o Sul de Gaza, a partir de 8 de outubro, é elemento indissociável da dramática crise humanitária vivida há quatro meses pela população de Gaza, e mereceu a condenação do Brasil e de boa parte dos países, à luz do direito internacional e do direito internacional humanitário. Estima-se que 80% dos habitantes de Gaza tenham sido obrigados a deixar suas casas, e a maioria deles na direção de Rafah, indicada inicialmente como área segura pelas autoridades israelenses", diz o Itamaraty.

A pasta também reiterou o pedido em favor da cessação das hostilidades e da libertação dos reféns em poder do Hamas como passos para a superação da crise humanitária em Gaza. "E reafirma seu compromisso com uma solução de dois Estados, com um Estado da Palestina viável, convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas, que incluem a Cisjordânia, Gaza e Jerusalém Oriental como sua capital". - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...