sábado, 30 de julho de 2022

79% dos brasileiros dizem confiar nas urnas, aponta pesquisa Datafolha

Apenas 20% dos entrevistados disseram que não confiam na urna eletrônica e a maior desconfiança vem de eleitores de Jair Bolsonaro

Bolsonaro e urnas eletrônicas (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino | REUTERS/Rodolfo Buhrer)

Levantamento feito pelo Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo neste sábado (30) mostra que 47% dos brasileiros dizem confiar muito na urna eletrônica, enquanto 32% afirmam confiar um pouco. Segundo o instituto, a somatória desses números representa um índice de 79% de credibilidade para o sistema.

Apenas 20% dos entrevistados disseram que não confiam na urna eletrônica, e 1% não soube opinar. 

Dos entrevistados que dizem não confiar nas urnas, a maior desconfiança vem do eleitorado de Jair Bolsonaro, que tem feito ataques contra o sistema eleitoral sem provas.

Ainda assim, segundo o Datafolha, 25% dos eleitores de Bolsonaro dizem confiar muito; 44% dizem que confiam um pouco; e 31% afirmam que não confiam.

Entre os entrevistados que planejam votar no ex-presidente Lula, a situação se inverte: 60% afirmam confiar muito nas urnas; 26% dizem confiar um pouco; e 14% afirmam não confiar.

O Datafolha ouviu 2.556 pessoas em 183 cidades do Brasil entre quarta (27) e quinta-feira (28). A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01192/2022. 247





BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula: as Forças Armadas precisam ser tratadas com respeito, não como um objeto nas mãos do presidente

"Ele que não foi um bom soldado, ele que foi expulso do Exército ainda quando tenente", acrescentou o ex-presidente Lula em referência a Jair Bolsonaro (PL)

Lula convenção PSB (Foto: Reprodução/Youtube)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta sexta-feira (29) a maneira como Jair Bolsonaro (PL) se relaciona com as Forças Armadas. De acordo com o petista, o Brasil não pode ter um "presidente que trata as Forças Armadas como se fosse um objeto na mão dele".

"O que nós precisamos é estabelecer uma relação de respeito. Uma relação de que cada um cumpre com a sua função. E não com um presidente que trata as Forças Armadas como se fosse um objeto na mão dele. Ele que não foi um bom soldado, ele que foi expulso do Exército ainda quando tenente", disse Lula na convenção que oficializou o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) como vice de Lula.  

"Eu nunca tive nenhum problema com as Forças Armadas. Porque as Forças Armadas têm suas funções estabelecidas na Constituição. Elas nunca perguntam 'para quem', 'por que' da decisão de um presidente da República, eles cumprem", acrescentou.  

Na última quarta-feira (27), o ex-presidente agradou militares após dizer que eles são mais responsáveis em comparação com Jair Bolsonaro. 

Em seu discurso, Lula continuou suas críticas ao candidato do PL. "O Brasil hoje tem um presidente que nunca se reuniu com o movimento sindical, nunca recebeu reitores, movimentos sociais. Que ofendeu indígenas, quilombolas. Um país generoso como o Brasil não precisa disso". (247).




BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula: "Bolsonaro não tem que ter medo da urna eletrônica, tem que ter medo do povo brasileiro"

Lula elogiou o manifesto em defesa da democracia organizado pela Faculdade de Direito da USP e disse que Bolsonaro é a “negação da política”

(Foto: Divulgação | Reuters)

Em convenção do PSB que oficializou a chapa Lula-Alckmin para presidente, o ex-presidente petista mandou um recado para Jair Bolsonaro (PL) e chamou o atual chefe do Estado brasileiro de “despreparado”.

“Bolsonaro não tem que ter medo da urna eletrônica, tem que ter medo do povo brasileiro, que está saturado de tanta mentira e destruição”, afirmou.

Lula elogiou o manifesto em defesa da democracia organizado pela Faculdade de Direito da USP, que ultrapassou o marco de 300 mil assinaturas em dois dias.

Ele ainda criticou a reunião de Bolsonaro com embaixadores para desmoralizar o sistema eleitoral brasileiro e as urnas eletrônicas. Lula lembrou que Bolsonaro e os filhos foram eleitos pelas urnas eletrônicas.

Segundo Lula, o atual governo é resultado da “destruição da política”, realizada por uma parte da sociedade e promovida pela mídia. “Na história da humanidade, quando se negou a política sempre aconteceu isso: o fascismo e o nazismo”, explicou. 247

 




BLOG DO BILL NOTICIAS

Polícia Civil aprova demissão de delegado bolsonarista por vídeo com conteúdo racista

De acordo com a Corregedoria da instituição, vídeo faz apologia dos crimes de estupro e racismo

(Foto: Reprodução)

 O Conselho da Polícia Civil de São Paulo aprovou ,nesta sexta-feira, 29, a demissão do delegado Paulo Bilynskyj, que divulgou nas redes sociais um vídeo fazendo, de acordo com a Corregedoria da instituição, apologia dos crimes de estupro e racismo.

O vídeo em questão faz parte do material promocional de cursos online ministrados pelo delegado. Utiliza imagens de uma moça branca sendo carregada por homens negros, afirmando que a "situação fica preta" para quem não se prepara adequadamente para concursos.

Bilynskyj já teve sua arma retirada pela polícia após publicação de conteúdo nas redes sociais em que aparece atirando e atacando a esquerda em tom de ameaças. Ele convocou os seguidores a participarem de atos em apoio a Jair Bolsonaro (PL), em 7 de setembro.

O policial está afastado das funções para concorrer a deputado federal pelo PL e disse à Folha de S.Paulo que não teve ciência da decisão do conselho, mas, para ele, "tudo não passa de uma represália política".

Após aprovação da demissão pela Polícia Civil, o processo administrativo com a decisão foi enviado à Secretaria da Segurança e deve seguir para o governador Rodrigo Garcia (PSDB). Brasil247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Declarações de Lula agradam militares da ativa

Alguns militares disseram ser verdadeira a afirmação de que o ex-presidente trabalhou para valorizar o Exército, a Marinha e a Aeronáutica

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e militares (Foto: Ricardo Stuckert | ABR)

As declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na última quarta-feira (27), de que os militares são mais responsáveis em comparação com Jair Bolsonaro (PL) foram bem recebidas por militares da ativa. Alguns militares disseram ser verdadeira a afirmação de que o ex-presidente trabalhou para valorizar o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. A informação foi publicada nesta sexta-feira (29) pela coluna de Carla Araújo, no portal Uol. 

O ex-presidente afirmou não acreditar que as "bobagens que Bolsonaro fala" tenham o apoio do Alto Comando. "Eu acho que nós temos que ter em conta que os militares são mais responsáveis do que o Bolsonaro", disse Lula. "Eu convivi com os militares. Eu posso te dizer que eu não tenho queixa do comportamento das Forças Armadas, nem da Marinha, do Exército e da Aeronáutica", complementou.

De acordo com um oficial de alta patente da ativa, Lula "sabe falar o que o público quer ouvir". 

Intenções de voto

A pesquisa Datafolha, divulgada nessa quinta-feira (28), mostrou que o ex-presidente venceria a eleição no primeiro turno. Lula aumentou o percentual de votos entre eleitores homens e continuou com vantagem sobre Jair Bolsonaro no público feminino e entre as pessoas com renda de até dois salários mínimos.

Segundo a pesquisa, Lula conseguiu quase 40 pontos percentuais a mais que Bolsonaro na Região Nordeste, onde o candidato do PL tem o menor percentual de votos. No País, o atual chefe do Executivo tem uma rejeição acima de 50%. 247.





BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...