quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Ex-juiz parcial Sergio Moro é alvo de protestos durante lançamento de livro no Rio: "fascista" (vídeo)

 


Sergio Moro lança livro contra corrupção em Curitiba (Foto: Foto: Reprodução/Twitter @sergiomoro)

O ex-juiz parcial Sergio Moro (Podemos), atualmente pré-candidato a presidente, foi hostilizado ao chegar para o lançamento de seu livro “Contra o sistema da corrupção”, em teatro de shopping na zona sul do Rio, nesta quinta-feira, 9.

Segundo reportagem do Valor, os manifestantes eram formados por atores e diretores do grupo de teatro chamado Cia Limite 151, que denunciaram Moro por ter sido ministro do governo Jair Bolsonaro, que “odeia a cultura”.

“Por que lançar o livro dele num teatro? Ele que participou de um governo que odeia a cultura”, disse uma das participantes do protesto, informa o Valor. (Via:247)

Forró é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

 CULTURA NORDESTINA

O registro foi aprovado por unanimidade, nesta quinta-feira (9), durante reunião do Iphan


                          Por Portal Folha de Pernambuco

Forró foi finalmente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A oficialização do título veio por meio de decisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nesta quinta-feira (9), que votou por unanimidade pelo reconhecimento. 

Durante a reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan, a expressão musical foi considerada como supergênero. De acordo com o instituto, o forró leva essa classificação por agrupar ritmos e manifestações culturais como o baião, o xote, o xaxado, o chamego, o miudinho, a quadrilha e o arrasta-pé.

Para aprovar o reconhecimento, o Iphan iniciou uma pesquisa em 2019, nos nove estados do Nordeste, além do Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, para entender e identificar como se expressa o forró. Em seguida, houve também estudos nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, com a identificação de festivais sobre a expressão musical.

O pedido de consideração de registro das matrizes tradicionais do forró foi encaminhado ao Iphan pela Associação Cultural Balaio Nordeste, de João Pessoa, na Paraíba. Após a solicitação, o processo foi aberto em 2011.

Segunda a relatora do processo no conselho do Iphan, Maria Cecília Londres Fonseca, a pesquisa aponta que a primeira menção à palavra forró foi localizada em um jornal amazonense de 1914, referindo-se a seringueiros cearenses “possivelmente em suas atividades festivas". O levantamento também identificou que o mais provável é que a palavra forró venha do termo forrobodó, que já era utilizado em dicionários desde o fim do século XIX, atendendo a práticas pejorativas.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Justiça concede medida protetiva a vereadora de SP agredida por colega

 

Cris Monteiro (Foto: Reprodução)

A Justiça concedeu à vereadora de São Paulo Cris Monteiro (Novo), 60, uma medida protetiva que impede que a vereadora Janaína Lima, 37, do mesmo partido, aproxime-se a menos de 20 metros da parlamentar. No dia 10 de novembro, as duas brigaram durante a votação da reforma da Previdência dos servidores municipais na Câmara Municipal e Cris acusou a correligionária de agarrá-la pelo pescoço.

A parlamentar ficou com ferimentos na região, como mostram fotos divulgadas no dia seguinte à discussão, e disse que teve a peruca arrancada. A briga começou no plenário e continuou no banheiro. Na ocasião, Janaína alegou que agiu em legítima defesa e não tentou enforcar a colega de sigla.

O caso foi registrado na Polícia Civil. O advogado Daniel Leon Bialski, que defende Cris Monteiro, informou que qualquer forma de comunicação entre as duas está proibida. A decisão é da Vara do Juizado Especial Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). Por Mariene Lino, Metrópoles

Leia a íntegra no Metrópoles.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula vai receber Eduardo Paes e André Ceciliano para discutir as eleições no Rio

 
(Foto: Ricardo Stuckert | Reprodução/Facebook | Thiago Lontra/Alerj)


Uma reunião domingo, 19, em São Paulo, pode mudar radicalmente o quadro da sucessão estadual no Rio. Líder absoluto em todas as pesquisas, o ex-presidente Lula vai receber para um bate papo sobre a conjuntura eleitoral dois importantes players da política fluminense: o prefeito Eduardo Paes e o presidente da Alerj, André Ceciliano.

A conversa decorre da necessidade de se promover a imediata aglutinação das forças progressistas a partir do lançamento da candidatura do ex-juiz Sérgio Moro. Pesquisas recentes mostram a consolidação das posições de Lula, Bolsonaro e, em terceiro, Moro. As demais candidaturas não se mostram competitivas.

É fato que Lula deseja caminhar no Rio ao lado de Paes. Também não é novidade que Ceciliano passou a ser um dos principais interlocutores do ex-presidente no estado. Portanto, o encontro tem o condão de apontar novos rumos para as alianças fluminenses do PT. E pode produzir mudanças significativas no quadro atual. Por Ricardo Bruno, da Agenda do Poder


BLOG DO BILL NOTICIAS

Câmara aprova urgência para PL que reduz poder de governadores sobre a PM

 
(Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de quarta-feira (8) o regime de urgência para o Projeto de Lei (PL) 4363/01, que cria a Lei Orgânica da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, com normas gerais de organização do efetivo e de material bélico, convocação e mobilização das polícias militares e corpos de bombeiros, segundo a Agência Câmara.

Na prática, o PL reduz o poder dos governadores sobre as polícias militares. 

O projeto estava na gaveta há alguns anos, mas voltou com força em 2018 por causa da pressão da chamada "Bancada da Bala" na Câmara.

Entre as mudanças previstas no PL está o processo para escolha dos comandantes-gerais das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares, que devem ser nomeados a partir de “lista tríplice elaborada pelos oficiais possuidores do curso de comando e estado-maior”.

O escolhido, segundo o projeto, assume um mandato de dois anos, dificultando sua demissão. Ele também terá garantidas “as mesmas prerrogativas de secretário de Estado”. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Senado aprova projeto com medidas de proteção para entregadores de aplicativo

 

Entregadores de aplicativo (Foto: Reprodução/Twitter)


O Plenário do Senado aprovou em votação simbólica, nesta quinta-feira (9), o projeto (PL 1.665/2020) que cria medidas de proteção social e de saúde para entregadores de aplicativo, enquanto durar a emergência de saúde pública decorrente da pandemia de covid-19. O relator foi o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). A matéria segue para sanção.

— O presente projeto se limita a determinar medidas emergenciais diante da crise sanitária, econômica e social decorrente da pandemia do coronavírus e representa um avanço importante para que, no futuro, o Congresso Nacional promova um amplo debate sobre os direitos trabalhistas e a nova economia proporcionada pelos serviços dos aplicativos — afirmou o relator.

Uma das medidas previstas no texto é a determinação de que a empresa de aplicativo de entrega contrate seguro contra acidentes, sem franquia, em benefício do entregador nela cadastrado para cobrir exclusivamente acidentes ocorridos durante o período de retirada e entrega de produtos.

O seguro deve abranger, obrigatoriamente, acidentes pessoais, invalidez permanente ou temporária e morte. Na hipótese de o entregador trabalhar para mais de uma empresa de aplicativo de entrega, a indenização deverá ser paga pela seguradora contratada pela empresa para a qual o trabalhador estiver prestando serviço no momento do acidente.

Segundo o texto aprovado, a empresa deve pagar ao entregador afastado por covid-19 uma ajuda financeira durante 15 dias equivalente à média dos três últimos pagamentos mensais recebidos pelo entregador. Para comprovar a contaminação, o trabalhador deve apresentar o resultado positivo no teste RT-PCR ou laudo médico atestando o afastamento. A ajuda poderá ser prorrogada por mais dois períodos de 15 dias.

— É uma matéria mais do que pertinente e um ato de justiça para esses trabalhadores que tanto têm sido explorados, espoliados, sobretudo, neste momento da pandemia. A emergência sanitária decorrente da pandemia que ora vivenciamos demanda uma ação decisiva no sentido de adaptar a institucionalidade vigente às necessidades sociais decorrentes da condição de excepcionalidade sanitária — avaliou Randolfe.

Prevenção

Em relação à prevenção da contaminação por coronavírus, o texto prevê que a empresa de aplicativo de entrega deve fornecer ao entregador informações sobre os riscos de contrair esse vírus e os cuidados necessários para se prevenir do contágio e evitar a disseminação da doença.

Itens como máscaras, álcool em gel ou outro material higienizante devem ser disponibilizados aos entregadores pelas empresas de aplicativo para a proteção pessoal durante o trabalho. Alternativamente, isso poderá ocorrer por meio de repasse ou reembolso de despesas.

Segundo o texto, a empresa de aplicativo poderá fornecer alimentação ao entregador por intermédio dos programas de alimentação do trabalhador previstos na Lei 6.321, de 1976.

Contágio

Já as empresas que fornecem o produto a ser entregue deverão adotar medidas para evitar o contato do entregador com outras pessoas durante o processo de retirada e entrega de seus produtos e serviços, dando preferência para o pagamento pela internet.

Terá ainda de permitir que o entregador utilize as instalações sanitárias de seu estabelecimento e garantir o acesso a água potável.

Contrato

Quanto ao contrato ou termo de registro celebrado entre a empresa de aplicativo e o entregador, o texto prevê que deverão constar expressamente as hipóteses de bloqueio, suspensão ou exclusão do entregador pela plataforma digital.

Essas situações deverão ser comunicadas ao trabalhador com antecedência mínima de três dias úteis, acompanhadas das razões que as motivaram, preservada a segurança e a privacidade do usuário da plataforma (no caso de denúncia, por exemplo).

Esse prazo não vale para os casos de ameaça à segurança e integridade da plataforma, dos restaurantes e consumidores em razão da suspeita de prática de infração penal prevista na legislação.

Randolfe apresentou emenda para melhorar a redação de trecho do texto aprovado que garante que os benefícios e as conceituações da futura lei “não servirão de base para caracterização da natureza jurídica da relação entre os entregadores e as empresas de aplicativo de entrega”.

Indenização

Pelo descumprimento das regras, o projeto penaliza a empresa de aplicativo ou a empresa que utilize seus serviços com advertência e, no caso de reincidência, pagamento de multa administrativa de R$ 5 mil por infração cometida.

O texto original do PL 1.665/2020 é de autoria dos deputados Ivan Valente (Psol-SP), Luiza Erundina (Psol-SP), Marcelo Freixo (Psol-RJ), Fernanda Melchionna (Psol-RS), David Miranda (Psol-RJ), Sâmia Bomfim (Psol-SP), Áurea Carolina (Psol-MG), Edmilson Rodrigues (Psol-PA), Maria do Rosário (PT-RS) e Talíria Petrone (Psol-RJ). Agência Senado.


BLOG DO BILL NOTICIAS

“Como eu posso aceitar o cartão vacinal se eu não tomei?”, questiona Bolsonaro

 
Jair Bolsonaro (Foto: Agência Brasil)


O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar nesta quinta-feira (9/12) a exigência do comprovante de imunização contra a Covid-19, apelidado de passaporte da vacina. O mandatário disse que não vai instituir a obrigação porque ele mesmo não se imunizou.

“Queriam que a gente impusesse aqui a obrigação do cartão vacinal. Como eu posso aceitar o cartão vacinal se eu não tomei vacina? E é um direito meu de não tomar, como é direito de qualquer um”, disse o presidente em discurso durante evento de comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção. Metrópoles

Continue lendo no Metrópoles


BLOG DO BILL NOTICIAS

Recife inicia aplicação de dose de reforço da Janssen nesta sexta-feira (10)

 VACINAÇÃO 

Para realizar o agendamento, o morador da capital pode acessar o site ou aplicativo do Conecta Recife


                         Por Portal Folha de Pernambuco
Vacina Janssen - Foto: Kamil Krzaczynski/AFP

Após receber nesta quinta-feira (9) remessa com 6.480 doses do imunizante da Janssen, enviada pelo Ministério da Saúde (MS), a Prefeitura do Recife (PCR) divulgou a abertura do agendamento para os moradores da capital pernambucana que receberam a dose única da fabricante há pelo menos 60 dias. A aplicação começa a partir desta sexta-feira (10).

No Recife, 60.080 pessoas estão aptas a receber a dose da Janssen nesta fase. Porém, como a quantidade recebida é insuficiente, a gestão municipal passará a aplicar o imunobiológico da Pfizer uma vez zerado o estoque da vacina da Janssen, seguindo as recomendações do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação em Pernambuco. De acordo com a PCR, caso novas doses da Janssen cheguem ao Recife, o município retomará a aplicação do imunizante.

Aqueles que já tomaram a dose de reforço em algum grupo anterior não precisam fazer um novo agendamento e são considerados com esquema vacinal completo. Grávidas que receberam a vacina da Janssen devem fazer o reforço com a Pfizer.

Para realizar o agendamento, o morador da capital pode acessar o site ou aplicativo do Conecta Recife. No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já recebeu a dose da Janssen anteriormente. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação.

A Prefeitura do Recife disponibiliza 22 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 10 funcionam com salas de vacinação e 14 no esquema drive-thru.

Atualmente, a gestão municipal também disponibiliza a vacinação, sem necessidade de agendamento, em cinco shoppings da capital: Plaza, em Casa Forte, RioMar, no Pina; Tacaruna, em Santo Amaro; Recife, em Boa Viagem; e Boa Vista, no Centro da cidade. Nesses quatro centros de compras, os profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) realizam a imunização de segunda a sábado, das 10h às 20h, e, aos domingos, das 12h às 20h.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Secretaria anuncia medidas de prevenção contra mariposas ligadas a lesões de pele em Pernambuco

 SAÚDE 

                          Por Laura Machado/Folhape

Hylesia - Foto: Gabriel Paladino Ibãnez

Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) anunciou, nesta quinta-feira (9), uma série de medidas de proteção que devem ser tomadas pela população contra a mariposa do gênero Hylesia, apontada como suspeita de provocar coceiras e lesões de pele em quase 500 pessoas em 17 municípios de Pernambuco. 

As medidas incluem a diminuição da iluminação externa das casas; evitar deixar roupas, toalhas e lençóis em varais, principalmente durante os horários de fim de tarde; deixar portas e janelas fechadas ou utilizar telas para insetos, especialmente no entardecer, e passar panos molhados nos móveis da casa. Todas as ações têm o intuito de evitar que as cerdas da mariposa, supostamente responsáveis pelo surgimento das lesões, entrem nas residências e possam se espalhar. 

A equipe que pesquisa as lesões cutâneas encerrará as atividades de campo nas áreas mais afetadas ainda nesta semana. Foram instaladas armadilhas nas casas de pessoas que apresentaram o problema para capturar as mariposas e levá-las à análise. Também foram aplicados questionários aos moradores.

Todos os dados coletados pela equipe de especialistas serão sistematizados, estudados e anexados aos exames clínicos e laboratoriais. 

A Sesau advertiu também sobre a importância de a população não matar as mariposas para evitar um desequilíbrio ambiental. 

De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde do Recife, Marcella Abath, o grupo vai elaborar um documento previsto para sair na segunda-feira (13). “Nós temos um grupo de discussão composto por técnicos, pesquisadores, médicos infectologistas e um grupo de dermatologistas que estão ajudando na investigação. Hoje, a equipe ainda está em campo e depois, vamos processar as informações e elaborar um relatório com tudo o que foi feito e o que foi encontrado”, relatou. 

A moradora de Camaragibe Maria José Souza vive próximo a uma região de mata e teve a lesão cutânea durante o mês de novembro. De acordo com ela, as manchas sumiram após 15 dias, mas a coceira ainda permanece. 

A orientação para todas as pessoas que apresentam os sintomas de coceira e vermelhidão na pele continua sendo procurar uma unidade de saúde para receber o tratamento e orientação correta. 

Casos

Até a terça-feira (7), 485 casos foram notificados pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), em 17 cidades do estado.

Recife é o município com maior concentração de casos, tendo registrado 235 quadros de lesões, espalhados por 49 bairros da cidade, de acordo com dados divulgados pela Sesau. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Carro da Vacina de Petrolina visitará novos bairros no fim de semana

 IMUNIZAÇÃO

                              Por: Diario de Pernambuco

Foto: Prefeitura de Petrolina/Divulgação


Com o objetivo de incentivar a imunização contra a Covid-19, o Carro da Vacina visitará novos bairros no fim de semana. Neste sábado (11) e domingo (12), as equipes estarão em bairros na zona urbana e rural levando a primeira, segunda e terceira dose.
 
No sábado, das 9h às 12h, o carro com as vacinas passará pelo Residencial Monsenhor Bernardino, já à tarde, das 13h às 17h, o veículo passará pelo Residencial Vivendas. No domingo (12), será a vez da zona rural receber as doses, as equipes estarão na Vila 12, das 9h às 12h, já das 13h às 17h será a vez dos moradores do N10 serem imunizados.

Para receber a primeira dose é necessário ter 12 anos ou mais e estar acompanhado por um responsável, levando um documentação oficial com foto para assinar o termo de consentimento de recebimento da vacina. Pessoas com mais de 18 anos devem estar com documento com foto, portar comprovante de residência, CPF ou cartão do SUS.

Para receber a segunda dose da Pfizer e Astrazeneca, é necessário estar com intervalo de 60 dias do recebimento da primeira. Já a vacina da Coronavac, o intervalo é de 21 dias da primeira.

A dose de reforço será aplicada no público de 18 a 54 anos que tomou a segunda dose há cinco meses. A população a partir de 55 anos, o intervalo entre a segunda e terceira dose deverá ser de quatro meses. Já para as pessoas com imunossupressão o intervalo é de 28 dias da segunda dose.


Bolsonaro instrumentalizou a fome para ganhar votos em 2022, diz Leonardo Sakamoto

 

jair-bolsonaro-fome (Foto: ABr)

O preço da cesta básica subiu em nove das 17 cidades avaliadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). No Nordeste, onde Jair Bolsonaro registra os piores de aprovação, a alta alcançou todas as capitais: Recife (8,13%), Salvador (3,76%), João Pessoa (3,62%), Natal (3,25%), Fortaleza (2,91%) e Aracaju (1,96%).  

“Somente neste ano, o custo da cesta básica subiu 13,58% em Natal, 11,79% em Recife, 7,1% em João Pessoa, 8,49% em Fortaleza, 5,61% em Salvador e 4,44% em Aracaju, segundo o Dieese”, destaca o jornalista Leonardo Sakamoto em sua coluna no UOL. “Enquanto a inflação dos alimentos sobe, a renda média do trabalho cai”, ressalta. 

O jornalista observa que “o Congresso Nacional promulgou, nesta quarta, a primeira fatia da PEC dos Precatórios, liberando R$ 62 bilhões para o governo bancar o Auxílio Brasil de R$ 400 no ano eleitoral. Bolsonaro conta com a distribuição desses recursos para melhorar a sua popularidade junto à parcela mais pobre da população, incluindo periferias de grandes cidades e o interior do Nordeste". 

"O presidente, que converteu o Bolsa Família no Auxílio Brasil, tem sido acusado de instrumentalizar a fome a fim de garantir votos em outubro de 2022”, finaliza. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Bolsonaro tem mais pedidos de impeachment em 2021 que Dilma em todo o mandato

 

(Foto: Tiago Rodrigues/MST)

A Câmara dos Deputados recebeu, pela 143ª vez, um pedido de impeachment de Jair Bolsonaro. Desta vez, a petição foi encaminhada nesta quarta-feira (8) pelo jurista Miguel Reale Júnior, o mesmo que assinou a peça que levou à queda da ex-presidente Dilma Rousseff.

O Legislativo acumulou 68 pedidos de impeachment contra Dilma , número inferior ao que Bolsonaro recebeu só neste ano. Foram 84 pedidos contra o ocupante do Palácio do Planalto em 2021, segundo dados da Câmara.

As alegações contra Bolsonaro envolvem desde a publicação do vídeo do "golden shower", no Carnaval de 2019, até declarações em apoio à ditadura militar e ao golpe de 1964. Mas foi outro motivo que turbinou a quantidade neste ano: a condução do país no combate ao novo coronavírus, destaca reportagem do UOL.

A petição de Miguel Reale Júnior, por exemplo, é baseada no relatório da CPI da Covid, finalizado pelo Senado em outubro. Brasil247.





Bolsonaro é rejeitado por 60% dos brasileiros, aponta pesquisa PoderData

 

Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Adriano Machado)


O governo Jair Bolsonaro é desaprovado por 60% dos brasileiros, aponta pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira (9). No levantamento anterior, feito há 15 dias, este índice era de  56%. Ainda conforme o estudo, 31% do eleitorado aprova a atual gestão, uma ligeira queda em relação à pesquisa anterior, quando 33% disseram apoiar o governo. 

O levantamento também destaca que 54% dos entrevistados avaliam o trabalho do chefe do Executivo como  “ruim” ou “péssimo”, ante 57% do estudo anterior. Os que consideram o desempenho “ótimo” ou “bom” somam 22%, mesmo índice da pesquisa realizada há 15 dias e o menor patamar já registrado pela série histórica iniciada em abril de 2020.

Os que disseram considerar o desempenho de Bolsonaro  “regular” totalizam 20%, contra 16% na última pesquisa. Os que não souberam responder são 4%. Ainda de acordo com a pesquisa, a  diferença entre os que acham Bolsonaro “ótimo” ou “bom” e “ruim” ou “péssimo” foi de 32 pontos percentuais, ante o recorde de 35 pontos apontado há 15 dias.

A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2021 por meio de 3 mil entrevistas em 489 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos.  (247).





ASTRONOMIA - Cientistas descobrem planeta gigante em área rodeada de estrelas destrutivas

 Notícia de DP+Ciência

Foto: ESO/Janson et al

Ele não deveria existir, e, ainda assim, "b Cen (AB)b", um planeta gigante do tipo super-Júpiter orbita um sistema estelar muito massivo na constelação de Centauro, de acordo com um estudo divulgado na revista Nature. O par de estrelas, apelidado de "b Cen", pesa muito, com uma massa de seis a 10 vezes à do Sol. Até agora, nenhum planeta havia sido detectado em torno de um sistema estelar de mais de três massas solares.

Essas estrelas "formam um ambiente considerado bastante destrutivo e perigoso, a ponto de ser considerado muito difícil para grandes planetas se formarem", explica o astrônomo Markus Janson, da Universidade de Estocolmo e principal autor do estudo publicado, coordenado pelo Observatório Europeu Austral (ESO). A mais brilhante das estrelas gêmeas "b Cen" — cerca de 325 anos-luz da Terra — irradia a uma temperatura de superfície estimada em mais de 18 mil graus Celsius, mais de três vezes à do Sol.

Quando o Sol ainda estava em formação, seu disco protoplanetário, uma nuvem de gás e poeira, viu a formação de planetas, com Júpiter à frente, por aglomeração de poeira. Seu núcleo rochoso, então, acretou o gás que hoje forma a atmosfera do planeta mais massivo no Sistema Solar.

Mas estrelas como a "'b Cen' são tão quentes e brilhantes que sua luz sopra a matéria ao redor delas e não há o suficiente para formar um núcleo rochoso nas proximidades, explicou à agência France-Presse de notícias (AFP) o astrônomo Gaël Chauvin do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS) e coautor do estudo.

Então, "qual é o mecanismo de formação do planeta em ação em um ambiente tão hostil, devido à radiação muito forte?", questiona o pesquisador. Segundo ele, se a teoria tornava a formação de um planeta em torno de uma estrela massiva dificilmente crível, ela foi "superada pela observação". A saber, pelo Very Large Telescope do ESO, no Chile, e seu instrumento SPHERE.

Gigante gasoso
O "b Cen (AB) b" pertence à mesma espécie de Júpiter, a dos gigantes gasosos, mas tem quase 11 vezes sua massa. Acima de tudo, a distância que o separa de seu par de estrelas é colossal, 100 vezes a que separa Júpiter do Sol. Em primeiro lugar, foi necessário garantir que, apesar da distância, o astro estava de fato em órbita em torno das estrelas de "b Cen".

Um trabalho de arquivo constatou que o planeta tinha sido observado, mas não identificado como tal, por um pequeno telescópio do ESO, há 20 anos. A comparação com 2000 confirmou o movimento próprio do planeta e mostrou que ele se movia da mesma maneira que sua estrela hospedeira. Então, em órbita.

O "b Cen (AB) b" poderia ter formado um núcleo rochoso por aglomeração de poeira a uma distância suficientemente grande de seu par de estrelas, ou então por um fenômeno de instabilidade gravitacional, em que parte da nuvem de poeira repentinamente desabou sobre si mesma. A busca por respostas apenas começou. A equipe internacional de Markus Janson tentará conhecer a composição química do planeta. Isso pode apontar para um cenário mais claro. A resposta virá dentro de alguns anos.


Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...