quinta-feira, 3 de março de 2022

Banco Central divulga passo a passo para sacar dinheiro esquecido

 

Nascidos antes de 1968 poderão fazer pedido a partir de segunda-feira

José Cruz/Agência Brasil


O Banco Central (BC) divulgou hoje (2) o passo a passo para que pessoas físicas e empresas saquem recursos esquecidos em instituições financeiras. O agendamento dos saques começará na próxima segunda-feira (7) para os nascidos antes de 1968 e para empresas abertas antes deste ano.

Segundo o balanço mais recente do BC, cerca de 114 milhões de pessoas a 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.

No caso de existência de saldos residuais em instituições financeiras, o próprio site informou uma data e um horário de retorno para agendar a retirada. Essa etapa exigirá conta nível prata ou ouro do Portal Gov.br.

Confira abaixo o passo a passo para a retirada do dinheiro:

Passo 1

Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo, sem esperar o dia 7 de março.

Passo 2

Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O BC aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate.

Passo 3

Ler e aceitar o termo de responsabilidade

Passo 4

Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.

Passo 5

Clicar na opção indicada pelo sistema:

"Solicitar por aqui": para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.

"Solicitar via instituição": a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada.

Importante: Na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve consultar os canais de atendimento da instituição clicando no nome dela.

Calendário

Quem nasceu antes de 1968 ou abriu a empresa antes desse ano poderá conhecer o saldo residual e pedir o resgate entre 7 e 11 de março, no mesmo site. A própria página informará o horário e a data para pedir o saque. Caso o usuário perca o horário, haverá uma repescagem no sábado seguinte, em 12 de março, das 4h às 24h.

Para pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período, o prazo será de 14 a 18 de março, com repescagem em 19 de março. Quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa nesse ano, a data vai de 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março. As repescagens também ocorrerão aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h.

Quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa. O BC esclarece que o cidadão ou empresa que perderem os prazos não precisam se preocupar. O direito a receber os recursos são definitivos e continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.

Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio do Pix ocorram mais rápido. Nesta primeira fase, estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos em instituições financeiras. Em maio, haverá uma nova rodada de consultas, com mais R$ 4,1 bilhões disponíveis.

Além dos valores residuais em bancos, o cidadão pode ter outras fontes de dinheiro esquecido, como cotas de fundos públicos, revisão de benefícios da Previdência Social, restituições na malha fina do Imposto de Renda e até pequenos prêmios de loterias. A Agência Brasil preparou um guia para facilitar a busca por recursos adicionais. (Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Maria Claudia



BLOG DO BILL NOTICIAS

No México, Lula é recebido pelo presidente López Obrador e defende atuação da América Latina na construção da paz

No encontro que durou mais de três horas, Lula e López Obrador falaram também sobre o potencial de ampliação das relações entre Brasil e México

Ex-presidente Lula e o presidente do México, López Obrador (Foto: Ricardo Stuckert)


Na manhã desta quarta-feira (2), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido pelo presidente do México, Andrés Manuel López Obrador (AMLO),  no Palácio Presidencial, na Cidade do México, para café da manhã e reunião  que durou mais de três horas. Começou às 9h e só terminou depois de meio dia (horário local).

Lula e López Obrador conversaram sobre a situação mundial, incluindo o conflito na Europa, ressaltaram a importância de um diálogo para a paz e destacaram a participação da América Latina na construção da paz e de um mundo multipolar e equilibrado.

Na conversa com muita afinidade, que durou toda a manhã, eles falaram também sobre o potencial de ampliação e aprofundamento das relações entre Brasil e México, além de trocarem impressões sobre programas sociais de combate à pobreza nos dois países e seus impactos positivos na economia.

No final do encontro, o presidente AMLO levou Lula, sua noiva Janja e sua comitiva para conhecerem os murais do Palácio Presidencial do México, pintados pelo célebre muralista mexicano Diego Rivera (1886-1957).

Também estiveram presentes na reunião, a presidenta do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, o ex-ministro Celso Amorim, o ex-ministro e presidente da Fundação Perseu Abramo Aloizio Mercadante, e o senador Humberto Costa. Do site Lula.com.br.

Lula faz apelo contra guerra na Ucrânia: 'baixem as armas, sentem na mesa de negociação e encontrem uma solução'

"Basta de Guerra. Queremos Paz, Liberdade e Respeito!", defendeu o ex-presidente Lula nas redes sociais

(Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | REUTERS/Viacheslav Ratynskyi)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo contra a guerra e pela paz nesta quarta-feira (7), no sétimo dia da intervenção militar da Rússia na Ucrânia. 

Pelo Twitter, Lula, que cumpre agenda no México e foi recebido pelo presidente mexicano Manuel López Obrador, disse que o mundo precisa de paz, amor e compreensão. "As pessoas querem apenas viver dignamente e por isso fazemos o apelo: governantes baixem as armas, sentem na mesa de negociação e encontrem uma solução. Basta de Guerra. Queremos Paz, Liberdade e Respeito!", defendeu Lula nas redes sociais.

"Muitas guerras aconteceram sem necessidade. A guerra do Iraque foi baseada numa grande mentira sobre armas químicas. E quem pagou o preço foi o povo pobre, o povo trabalhador. A guerra só traz desgraça para a humanidade", acrescentou Lula. 

Após sete dias, a Rússia ainda não atingiu o seu objetivo de depor o governo da Ucrânia, ao mesmo tempo em que enfrenta uma reação sem precedentes do Ocidente, cujas sanções derrubaram o sistema financeiro russo, e multinacionais gigantes tiraram investimentos do país. Brasil247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Vídeo mostra momento que míssil russo atinge prédio e quase mata voluntário na Ucrânia

 UCRÂNIA 

Não há informações sobre feridos no ataque


                                       Por Portal Folha de Pernambuco
                               Foto: Reprodução/Twitter

Um vídeo divulgado nesta quarta-feira (2) mostra o momento exato em que um míssil russo atinge um prédio na Ucrânia. Nas imagens, um voluntário ucraniano relatava as ações do dia e pedia por mais doações, próximo a uma janela de um edifício, quando foi surpreendido pelo míssil.

Não há informações sobre feridos neste ataque específico.

“Usamos todas as doações, compramos materiais de necessidade básica, levamos aos abrigos e agora estamos nos preparando para sair”, disse o voluntário, segundos antes do míssil atingir o prédio em que estava. 

Após a explosão, o voluntário consegue pegar de volta o celular e corre para dentro do prédio. 

O vídeo, publicado por Oleksander Scherba, ex-embaixador da Ucrânia na Áustria, já ultrapassou as 100 mil visualizações. 

BLOG DO BILL NOTICIAS

"Terceira guerra mundial seria nuclear e devastadora", avisa chanceler da Rússia

Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, classificou a declaração como “provocativa” e “o cúmulo da irresponsabilidade”

21/02/2022 MRE da Rússia/Divulgação via REUTERS (Foto: RUSSIAN FOREIGN MINISTRY)

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, classificou como "devastadora" a possibilidade de uma terceira guerra mundial, em meio à intervenção militar russa na Ucrânia. 

“A terceira guerra mundial seria uma guerra nuclear devastadora”, disse o diplomata russo em entrevista à TV Al Jazeera. Lavrov defendeu que a operação militar visa desarmar a Ucrânia e impedir este país de adquirir armas nucleares. “Não podemos permitir a presença de armas ofensivas na Ucrânia que ameacem nossa segurança”, afirmou. 

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, classificou a declaração como “provocativa” e “o cúmulo da irresponsabilidade”. “[Essa retórica] é perigosa, aumenta o risco de erros de cálculo e deve ser evitada”, ponderou, em entrevista transmitida ao vivo de Washington. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Prazo para entrega do Imposto de Renda inicia na segunda-feira (7); saiba como se preparar

 RECEITA FEDERAL

                                           Por: Danielle Santana/

Por: Diario de Pernambuco

A expectativa é que 34,1 milhões de declarações sejam entregues até o final do prazo (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Com a proximidade do início do prazo para a entrega das declarações de Imposto de Renda referentes ao ano de 2021, o número de contribuintes com dúvidas sobre como cumprir a obrigação com a Receita Federal costuma aumentar. Neste ano, o documento deverá ser entregue entre os dias 7 de março e 29 de abril, enquanto os lotes de restituição serão divididos em cinco grupos mensais e disponibilizados do dia 31 de maio até 30 de setembro. A expectativa é que 34,1 milhões de declarações sejam entregues até o final do prazo.

Além disso, a Receita Federal também anunciou algumas mudanças com relação ao ano passado. Um dos destaques é a possibilidade de que o cidadão realize o pagamento das cotas do IR via Pix. Também será possível receber a restituição pelo sistema de transferências. 

Outra mudança é referente a liberação do programa utilizado para preencher a declaração. Agora, tanto a versão para computador quanto a versão mobile, utilizada em celulares, só estará disponível no dia 7 de março. Por isso, os próximos dias podem ser aproveitados por quem deseja se adiantar e deixar a documentação necessária separada.

A orientação da contadora e professora da Estácio, Lizandra Menezes, é que o contribuinte aproveite o período para separar os documentos necessários, tendo em vista que, quanto antes o contribuinte entrega a declaração, mais rápido recebe a restituição. 

Confira outras dicas:
Quem é obrigado a declarar?
É obrigado a declarar imposto de renda quem recebeu rendimentos superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2021. Além disso, deve acertar as contas com a Receita Federal o contribuinte que recebeu rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil. Aqueles que no dia 31 de dezembro de 2021 tinham a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil também devem fazer a declaração. 

Quais os documentos necessários? 
"RG, CPF, título de eleitor, informe de rendimentos, comprovante de residência, informe de rendimento bancário do ano de 2021, caso possua investimentos, CDB, LCI, LCA, entre outros; nome completo e CPF dos dependentes e documentos que comprovem as despesas relacionadas aos dependentes, como recibos escolares e médicos", explicou a professora da Estácio, Lizandra Menezes.

O que é considerado despesa médica?
A contadora explica que muitas pessoas se confundem quando o assunto é despesas médicas que podem ser declaradas no imposto de renda. “É preciso estar atento ao que, de fato, pode ser apresentado à Receita. Assim, o contribuinte já separa a documentação. Para declarar a despesa, é necessário ter a nota fiscal que comprove este gasto”, afirmou Lizandra.

Por fim, a professora explica que são consideradas despesas médicas os gastos com: médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais, exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos, próteses ortopédicas e dentárias.

Quem pode constar como dependente?
Cônjuge ou companheiro de união estável, filhos e enteados de até 21 anos sem ensino superior ou de até 24 anos se estiverem cursando universidade ou escola técnica de segundo grau; filhos incapacitados para trabalhar de qualquer idade; irmãos, netos e bisnetos de até 21 anos, desde que o declarante tenha a guarda judicial, com os mesmos critérios para filhos e enteados.

Também podem ser incluídos menores criados e educados pelo declarante, desde que tenha a guarda judicial deles; pais, avós e bisavós com rendimentos (tributáveis ou não) de até R$ 22.847,76 em 2020; sogros, sob o mesmo critério dos pais, desde que o cônjuge também seja declarado dependente. Pessoa totalmente incapaz da qual o declarante seja tutor ou curador;  dependentes do cônjuge, se o cônjuge for declarado como dependente; cônjuges de filhos casados ou em união estável; ex-cônjuge e filhos que recebem pensão alimentícia; parente falecido no ano anterior que se encaixe nos critérios de dependente. Além disso, dependentes que vivem fora do Brasil, mas que se encaixam em algum dos critérios acima, também podem ser declarados.

Como declarar um plano de previdência privada?
De acordo com o diretor de Investimentos da Santander Seguros e Previdência, John Liu, para declarar suas aplicações da forma correta, primeiro é preciso saber se o seu plano é PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) ou VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). 

O PGBL é indicado para quem faz a declaração de IR pelo modelo completo, pois é possível deduzir até 12% da renda bruta tributável anual da base de cálculo do Imposto de Renda. "Os planos de previdência privada contam com o benefício fiscal na modalidade PGBL e recursos extras podem ser úteis para atingir esse limite de vantagem", observou Liu.

Já o VGBL é recomendado para três perfis: pessoas isentas, que fazem a declaração pelo modelo simplificado ou, ainda, aquelas que querem aplicar mais de 12% da renda bruta tributável em previdência, explica o diretor de Investimentos.

Como declarar um plano VGBL?
Será preciso informar o montante investido no plano até o fim do ano de referência – no informe ao Fisco em 2022, o ano base é 2021 – na ficha de Bens e Direitos. “A rentabilidade não deve ser incluída. Por isso, sempre deve ser usado o valor que estiver no Informe de Rendimentos enviado pela empresa de previdência”, destacou o executivo.

Tenho uma previdência PGBL. Preciso fazer a declaração completa?
Esta modalidade traz um diferencial atrativo para quem declara no modelo completo e também contribui para o INSS ou regimes próprios de previdência. Nesse caso, a pessoa pode deduzir as contribuições da base de cálculo do IR até o limite de 12% da renda bruta anual tributável, sendo que no momento do usufruto do benefício ou do resgate, o IR incide sobre a totalidade (contribuições mais rendimentos). Esse plano deve ser mencionado na ficha de Pagamentos Efetuados.

Não fiz aportes em 2021. Devo declarar?
Se você tem um PGBL e não teve resgates nem contribuições, você não precisa mencionar o plano na sua declaração. Porém, no VGBL, você precisa informar o saldo do ano anterior e do ano base da declaração, na ficha de Bens e Direitos, código 97, campo 6 do informe de rendimentos. Esse é o saldo nominal, não leva em consideração a rentabilidade do produto.

O que declarar no caso de resgates?
Quem fez resgates em 2021 deve informar os valores recebidos como rendimento na sua declaração de imposto de renda 2022, de acordo com a tabela de tributação (regressiva ou progressiva). No caso do PGBL, basta informar eventuais contribuições e rendimentos recebidos no ano: não é necessário informar o saldo do plano. Para quem tem VGBL, é preciso informar os rendimentos recebidos no ano, a depender da tabela (progressiva/regressiva). Também é necessário declarar o saldo do plano na ficha de Bens e Direitos, mas sem informar eventuais contribuições.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Tribunal de Haia decide abrir investigação sobre a guerra na Ucrânia

"Nenhum indivíduo na situação da Ucrânia tem licença para cometer crimes dentro da jurisdição do Tribunal Penal Internacional", afirmou o procurador Karim Khan

Procurador do Tribunal de Haia, Karim Khan mais a sede do órgão e tropas na Ucrânia ao fundo (Foto: Reuters)


O procurador Karim Khan, do Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, na Holanda, confirmou nesta quarta-feira (2) que abrirá uma investigação sobre possíveis crimes de guerra cometidos por tropas russas na Ucrânia, após um pedido de 39 dos estados membros do tribunal. De acordo com o procurador, seu escritório "já havia encontrado uma base razoável para acreditar que crimes dentro da jurisdição do Tribunal haviam sido cometidos". Os relatos dele foram publicados em reportagem do jornal O Globo

"Esses encaminhamentos permitem que meu escritório prossiga com a abertura de uma investigação sobre a situação na Ucrânia a partir de 21 de novembro de 2013, abrangendo quaisquer alegações passadas e presentes de crimes de guerra, crimes contra a humanidade ou genocídio cometidos em qualquer parte do território da Ucrânia por qualquer pessoa", disse o procurador. "Nenhum indivíduo na situação da Ucrânia tem licença para cometer crimes dentro da jurisdição do Tribunal Penal Internacional", afirmou. 

De acordo com o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia, mais de 2.000 civis ucranianos foram mortos até esta quarta-feira (2). A ação militar russa começou na última quinta-feira (24). 

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou nesta quarta que ao menos 498 soldados do país morreram na guerra. Já o assessor militar da presidência ucraniana, Oleksiy Arestovich, disse que mais de sete mil militares russos foram mortos. 

Segundo balanço divulgado nesta quarta pela Agência de Refugiados das Nações Unidas (Acnur), mais de 874 mil pessoas fugiram da Ucrânia desde o começo da ação militar russa. 

A Rússia tenta barrar a entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), liderada pelos Estados Unidos. Os norte-americanos, comandados pelo presidente Joe Biden, tentam ampliar a influência em algumas regiões da Europa. 247




Romênia: morrem 7 militares em acidente de helicóptero durante busca por avião desaparecido

 ACIDENTE

                               Por: AFP

Foto: Mihai Zamfirescu/Ministério da Defesa Nacional Romeno via Wikimedia.

Sete militares morreram nesta quarta-feira (2) em um acidente de helicóptero na Romênia, nos arredores do Mar Negro, quando buscavam um avião de combate cujo piloto segue desaparecido.

Os cinco tripulantes do helicóptero "perderam a vida. As operações para encontrar o piloto do [avião] MiG-21 LanceR continuam", declarou na televisão o general Constantin Spanu, porta-voz del Ministério da Defesa.

Além destes, dois socorristas marítimos das Forças Navais da Romênia "estavam a bordo" da aeronave e também morreram, acrescentou o ministério em comunicado.

O caça havia decolado às 20h00 locais (15h00 em Brasília) da base de Mihail Kogalniceanu, no sudeste da Romênia, para onde foram enviados mil soldados americanos em fevereiro para consolidar o flanco oriental da Otan devido às tensões com a Rússia.

O piloto, cuja nacionalidade não foi detalhada, assinalou que as condições meteorológicas eram ruins antes de perder contato com a torre de controle, desaparecendo dos radares.

Por sua vez, o helicóptero, que partiu do aeródromo de Gura Dobrogei, caiu a cerca de 11 quilômetros de distância, segundo a mesma fonte.

"É prematuro falar sobre as causas do acidente. O tempo estava desfavorável, mas não podemos comentar nesta fase" da investigação, afirmou o general Spanu. "Nada pôde ser feito para salvar a tripulação. Agora estamos nos concentrando nas operações de busca" do piloto, acrescentou.


União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...