quinta-feira, 3 de março de 2022

Romênia: morrem 7 militares em acidente de helicóptero durante busca por avião desaparecido

 ACIDENTE

                               Por: AFP

Foto: Mihai Zamfirescu/Ministério da Defesa Nacional Romeno via Wikimedia.

Sete militares morreram nesta quarta-feira (2) em um acidente de helicóptero na Romênia, nos arredores do Mar Negro, quando buscavam um avião de combate cujo piloto segue desaparecido.

Os cinco tripulantes do helicóptero "perderam a vida. As operações para encontrar o piloto do [avião] MiG-21 LanceR continuam", declarou na televisão o general Constantin Spanu, porta-voz del Ministério da Defesa.

Além destes, dois socorristas marítimos das Forças Navais da Romênia "estavam a bordo" da aeronave e também morreram, acrescentou o ministério em comunicado.

O caça havia decolado às 20h00 locais (15h00 em Brasília) da base de Mihail Kogalniceanu, no sudeste da Romênia, para onde foram enviados mil soldados americanos em fevereiro para consolidar o flanco oriental da Otan devido às tensões com a Rússia.

O piloto, cuja nacionalidade não foi detalhada, assinalou que as condições meteorológicas eram ruins antes de perder contato com a torre de controle, desaparecendo dos radares.

Por sua vez, o helicóptero, que partiu do aeródromo de Gura Dobrogei, caiu a cerca de 11 quilômetros de distância, segundo a mesma fonte.

"É prematuro falar sobre as causas do acidente. O tempo estava desfavorável, mas não podemos comentar nesta fase" da investigação, afirmou o general Spanu. "Nada pôde ser feito para salvar a tripulação. Agora estamos nos concentrando nas operações de busca" do piloto, acrescentou.


PRF quer comprar internet de Elon Musk para patrulhar áreas remotas da Amazônia

Equipamento está em fase de testes na região do Oiapoque e pode permitir que empresa do bilionário Elon Musk tenha acesso a informações priv...