ACIDENTE
Por: AFP
Foto: Mihai Zamfirescu/Ministério da Defesa Nacional Romeno via Wikimedia.
Sete militares morreram nesta quarta-feira (2) em um acidente de helicóptero na Romênia, nos arredores do Mar Negro, quando buscavam um avião de combate cujo piloto segue desaparecido.
Os cinco tripulantes do helicóptero "perderam a vida. As operações para encontrar o piloto do [avião] MiG-21 LanceR continuam", declarou na televisão o general Constantin Spanu, porta-voz del Ministério da Defesa.
Além destes, dois socorristas marítimos das Forças Navais da Romênia "estavam a bordo" da aeronave e também morreram, acrescentou o ministério em comunicado.
O caça havia decolado às 20h00 locais (15h00 em Brasília) da base de Mihail Kogalniceanu, no sudeste da Romênia, para onde foram enviados mil soldados americanos em fevereiro para consolidar o flanco oriental da Otan devido às tensões com a Rússia.
O piloto, cuja nacionalidade não foi detalhada, assinalou que as condições meteorológicas eram ruins antes de perder contato com a torre de controle, desaparecendo dos radares.
Por sua vez, o helicóptero, que partiu do aeródromo de Gura Dobrogei, caiu a cerca de 11 quilômetros de distância, segundo a mesma fonte.
"É prematuro falar sobre as causas do acidente. O tempo estava desfavorável, mas não podemos comentar nesta fase" da investigação, afirmou o general Spanu. "Nada pôde ser feito para salvar a tripulação. Agora estamos nos concentrando nas operações de busca" do piloto, acrescentou.