segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Distribuição de vacinas contra Covid-19 em Pernambuco está entre as melhores do País

Além de alta eficiência na aplicação de vacinas, o Estado também detém a segunda menor taxa de mortalidade em decorrência da Covid-19 no Brasil em 2021

                   Por Portal Folha de Pernambuco

Vacinação contra Covid-19 em Pernambuco - Foto: Miva Filho/ SES-PE

Em Pernambuco, a eficiência na distribuição dos imunizantes recebidos pelo Governo Federal contra a Covid-19 chegou a 82% da quantidade recebida, de acordo com análise da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a organização, Pernambuco ocupa atualmente a 4° colocação do Brasil com relação à distribuição de vacinas contra a Covid-19, juntamente com o Paraná.

As primeiras colocações estão com São Paulo (95%), Mato Grosso do Sul (94%) e Rio Grande do Sul (86%). A análise levou em consideração a proporção de doses distribuídas e aplicadas até o último domingo (8).

O Estado apresenta também a segunda menor taxa de mortalidade relacionada à Covid-19 no País em 2021. 

"Nesta campanha contra a Covid-19, vivenciamos diversos desafios, mas estamos esperançosos para continuar avançando, principalmente com a expectativa de continuarmos recebendo um bom fluxo de vacinas e com a compensação prevista pelo órgão federal para as próximas entregas no Estado", informou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O secretário lembrou que o Ministério da Saúde, juntamente com os Conselhos de Secretários de Saúde (Conass) e Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), decidiu fazer uma compensação gradual dos quantitativos de vacinas para Estados que receberam menos doses, proporcionalmente a sua população total a ser vacinada. Na última coletiva de imprensa, Longo ressaltou que "a partir das próximas entregas, deverão ser equiparadas as coberturas vacinais entre os Estados de acordo com a população, sendo, então, compensados aqueles que vinham recebendo menos doses proporcionalmente, como era o caso de Pernambuco". 

Longo também pediu celeridade na distribuição de vacinas nos municípios e adesão do público. "Montamos uma operação logística eficiente, com a entrega das vacinas em até 12h após a chegada no Estado e continuamos acreditando na capacidade dos gestores municipais de fazerem uma campanha de sucesso. Mas também precisamos da adesão do público, que deve buscar sua dose assim que abrir para sua faixa etária". 

Mortalidade
A taxa de mortalidade em decorrência do coronavírus em Pernambuco atualmente é a segunda menor taxa de mortalidade do Brasil em 2021, ficando atrás apenas do Maranhão. O ranking é publicado semanalmente pela Opas.

"Estamos conseguindo evitar mortes com o avançar da vacinação e também a partir de todas as medidas sanitárias que tomamos ao longo desse ano. Conseguimos estruturar a maior rede de UTI para a Covid-19 do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Implementamos medidas rígidas em períodos de alta nos indicadores, montamos um plano de convivência a partir do olhar de diversas áreas e especialistas e continuamos, permanentemente, orientando a população sobre a manutenção das medidas não farmacológicas, como o uso de máscara e a higienização das mãos. A pandemia ainda não acabou, por isso precisamos nos manter atentos e conscientes dos nossos atos para evitar novos casos e mortes", pontuou André Longo. 

BLOG DO BILL NOTICIAS

TRF-3 tranca ação contra Lula e o deixa perto de zerar pendências na Justiça

 

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)

Por unanimidade, a Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da Terceira Região (TRF-3) decidiu nesta segunda-feira (9), segundo a Veja, conceder habeas corpus ao ex-presidente Lula na investigação sobre suposta intermediação em negócios de empresas brasileiras com o presidente da Guiné Equatorial, Theodore Nguema Obiang.

Em 2 de julho, o desembargador federal Paulo Fontes, da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, já havia decidido suspender a ação penal contra o ex-presidente.

Favorito para a eleição de 2022, Lula agora tem somente mais dois casos pendentes na Justiça: os casos dos caças da FAB e de verbas do BNDES para Odebrecht, que tramitam em Brasília. (Brasil247).




TRANSNORDESTINA - Paulo Câmara assina PEC estadual para exploração de infraestrutura ferroviária

 

A manobra tem por objetivo viabilizar a conclusão da Transnordestina até Suape (Foto: Hélia Scheppa/SEI)

O governador Paulo Câmara enviou, nesta segunda-feira (9), uma proposta de emenda à Constituição Estadual que concede ao estado a competência para explorar a infraestrutura e os serviços de transporte ferroviário em Pernambuco. A medida pretende viabilizar a conclusão do Ramal Suape, da Ferrovia Transnordestina. 


Segundo o governo estadual, a instituição de um marco constitucional para o desenvolvimento da malha ferroviária estadual permitirá ampliar a competitividade logística de Pernambuco, com um modal mais econômico e sustentável ambientalmente, resultando em maiores oportunidades de emprego e renda para os pernambucanos.

“Temos uma ferrovia já construída, que vai do interior do Piauí até o município de Custódia, no Sertão de Pernambuco. Todos os estudos técnicos mostram que a conclusão da Transnordestina até Suape é a opção mais viável, seja pelo percurso menor, seja pelo custo da obra a ser finalizada. Com o envio dessa emenda constitucional ao Legislativo, estamos deixando claro que todos os esforços necessários para a Transnordestina se tornar uma realidade em Pernambuco estão sendo feitos pelo Governo do Estado”, afirmou Paulo Câmara.

A construção e exploração da Ferrovia Transnordestina é uma concessão do Governo Federal a um grupo investidor privado. A obra, iniciada em 2006, prevê a ligação ferroviária entre municípios do interior do Piauí, produtores de minério de ferro e soja, com os portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. Em recente entrevista, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que apenas o ramal de Pecém seria concluído, apesar de a instalação da ferrovia estar mais adiantada em território pernambucano, e além de o trajeto até Suape ser 92 km mais curto do que o percurso até Pecém.


SISTEMA ELEITORAL - Lira marca votação da PEC do Voto Impresso para esta terça-feira (10)

 

Proposta prevê impressão de cédulas físicas conferíveis pelo eleitor

Apesar de ter sido rejeitado em comissão especial na última sexta-feira (6), por 22 votos a 11, Arthur Lira decidiu colocar a proposta em votação pelo plenário - Foto: Júlio Nascimento/PR

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL) incluiu na pauta de votação do plenário da Casa desta terça-feira (10) a Proposta de Emenda à Constituição 135/19, que torna obrigatório o voto impresso. 

Apesar de ter sido rejeitado em comissão especial na última sexta-feira (6), por 22 votos a 11, Arthur Lira decidiu colocar a proposta em votação pelo plenário. Segundo o parlamentar, os pareceres de comissões especiais não são conclusivos e a disputa em torno do tema “já tem ido longe demais”.

“Pela tranquilidade das próximas eleições e para que possamos trabalhar em paz até janeiro de 2023, vamos levar a questão do voto impresso para o plenário, onde todos os parlamentares eleitos legitimamente pela urna eletrônica vão decidir. Para quem fala que a democracia está em risco, não há nada mais livre, amplo e representativo que deixar o plenário manifestar-se”, declarou Lira ao anunciar a votação pelo plenário. “Só assim teremos uma decisão inquestionável e suprema, porque o plenário é nossa alçada máxima de decisão, a expressão da democracia. E vamos deixá-lo decidir”.

Os deputados analisarão o texto original da PEC, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF). A proposta prevê a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor” independentemente do meio empregado para o registro dos votos em eleições, plebiscitos e referendos. 

Votação
Com a análise em plenário, a PEC do Voto Impresso precisa ser aprovada por três quintos dos deputados, o correspondente a 308 votos favoráveis, em dois turnos de votação. Caso seja rejeitada, a matéria será arquivada. 

Se a proposta for aprovada pela Câmara, o texto segue para apreciação do Senado, onde também deve ser analisado em dois turnos e depende da aprovação de, pelo menos, 49 senadores.

BLOG DO BILL NOTICIAS

Fux rejeita convite de Bolsonaro para receber tanques no Planalto

 

Ministro Luiz Fux (Foto: FELLIPE SAMPAIO/STF)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, rejeitou o convite de Jair Bolsonaro para ir nesta terça-feira (10) ao Palácio do Planalto para participar da solenidade que terá desfile de veículos blindados das Forças Armadas

Segudo o jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, o presidente do STF está no Rio de Janeiro e decidiu não vir a Brasília para a cerimônia. Bolsonaro convidou Fux, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, após críticas sobre o desfile militar.


Leia também matéria da agência Reuters sobre o assunto: 

Forças Armadas farão desfile de blindados no dia em que Câmara deve votar PEC do voto impresso

Brasília irá assistir nesta terça-feira um desfile de veículos blindados e outros armamentos das Forças Armadas em frente ao Palácio do Planalto, no mesmo dia em que a Câmara dos Deputados deve votar em plenário a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)que institui o voto impresso, defendido pelo presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com comunicado divulgado pela Marinha, o desfile ocorrerá para entrega de um convite ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Defesa, Walter Braga Netto, para que assistam a um treinamento anual da Marinha na cidade goiana de Formosa, a cerca de 80 km de Brasília. Segundo a nota, neste ano participarão do exercício também, pela primeira vez, o Exército e a Força Aérea.

A exibição dos veículos militares para a simples entrega de um convite provocou reações, e até mesmo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que referiu-se à realização do desfile no dia da deliberação do voto impresso como uma "trágica coincidência", admitiu que pode haver um adiamento da votação.

Para o presidente da Câmara, a entrega pouco usual do convite "apimenta" o clima e dá margem a interpretações sobre possíveis intenções de pressionar o Congresso em dia de uma votação polêmica.

Já à noite, em outra nota, a Marinha afirmou que o desfile foi planejado antes da definição da data de votação da proposta e não tem relação com o tema. Ressaltou, ainda, que além de Bolsonaro, também serão convidadas outras autoridades, como o vice-presidente da República, ministros de Estado e os presidentes do Senado e da Câmara.

"Cabe destacar que essa entrega simbólica foi planejada antes da agenda para a votação da PEC 135/2019 no plenário da Câmara dos Deputados, não possuindo relação com a mesma, ou qualquer outro ato em curso nos Poderes da República", diz a nota.

"Os eventos buscam valorizar e apresentar, à sociedade brasileira, o aprestamento dos meios operativos da nossa Marinha", argumenta.

Apesar da operação ocorrer todos os anos e os presidentes serem convidados para assistir, não houve outros casos de desfiles de equipamentos militares na Praça dos Três Poderes para a entrega de convite.

Em publicação no Twitter, o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), vocalizou o entendimento de muitos de seus colegas, que interpretaram a movimentação como uma tentativa de intimidação.

"Sobre essa história de tanques nas ruas. Não quero crer que isso seja uma tentativa de intimidação da Câmara dos Deputados mas, se for, aprenderão a lição de que um Parlamento independente e ciente das suas responsabilidades constitucionais é mais forte que tanques nas ruas", disse o vice-presidente da Câmara na rede social.

Na mesma linha, a senadora Simone Tebet (MDB-MS), líder da bancada feminina na Casa, afirmou em post que "tanques na rua, exatamente no dia da votação da PEC do voto impresso, passou do simbolismo à intimidação real, clara, indevida, inconstitucional". Para a senadora, "se acontecer, só cabe à Câmara dos Deputados rejeitar a PEC, em resposta clara e objetiva de que vivemos numa democracia e que assim permaneceremos".

Em outra frente de reações, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou ação popular para tentar barrar o desfile militar. Também em publicação no Twitter, o parlamentar explicou que pediu à Justiça "que impeça o gasto de recursos públicos em uma exibição vazia de poderio militar".

"As Forças Armadas, instituições de Estado, não precisam disso. Os brasileiros, sofrendo com as consequências da pandemia, também não. O Brasil não é um brinquedo na mão de lunáticos", postou o senador.

A operação está marcada para começar de fato no dia 16, mas o desfile para a entrega do convite ocorrerá na terça, data em que o presidente da Câmara planeja colocar em votação a emenda do voto impresso para urnas eletrônicas, mesmo após o texto ter sido derrotado na Comissão Especial que analisava a PEC.

Nas últimas semanas, Bolsonaro --que, de acordo com as pesquisas, perde popularidade e seria derrotado nas eleições de 2022-- aumentou o tom contra autoridades de outros Poderes e transformou a urna eletrônica em sua pior inimiga, alegando possibilidade de fraudes nas eleições sem apresentar provas.

Em meio a seus arroubos, chegou a dizer, mais de uma vez, que se a PEC do voto impresso não fosse aprovada, não haveria eleições em 2022. Pressionado, voltou atrás, mas não reduziu os ataques, seguindo no esforço de mobilizar sua base mais radical.

Um dos discursos do presidente é justamente tentar mostrar que tem o apoio das Forças Armadas para suas ações. Braga Netto, que foi ministro da Casa Civil e é general da reserva, é um dos militares que têm reforçado o apoio a Bolsonaro.(Reuters).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Acompanhe os números de casos confirmados da Covid-19 em Petrolina. Bairros e localidades do interior, atualizados

 Via:Vinicius de Santana
Petrolina-PE

BAIRROS COM CASOS CONFIRMADOS DE COVID-19 EM PETROLINA

Agrovila Massangano 168
Alto da Boa Vista 115
Alto do Cocar 326
Antônio Cassimiro 1000
Areia Branca 1053
Assentamento Água Viva 10
Assentamento Cacimba dos Sonhos 01
Assentamento José Almeida 01
Assentamento Mandacaru 08
Assentamento Margarida 02
Assentamento São Francisco 02
Assentamento São José do Vale 01
Assentamento São Paulo 01
Assentamento Terra da Liberdade 07
Assentamento Terra Nova 02
Atrás da Banca 386

  • Bebedouro 98
    Bela Vista 71
    Boa Esperança 59
    Bom Jardim 03
  • C 1 26
    C 2 25
    C 3 58
    Caatinguinha 51

Cacheado 89
Caititu 15
Caminho do Sol 215
Capim 05
Carneiros 47
Caroá 01
Centro 1330
Cidade Jardim 03
Cidade Universitária 245
COHAB Massangano 1258
COHAB São Francisco 27
COHAB VI 579
Colina do Rio 21
Colina Imperial 34
Cosme e Damião 449
Cruz de Salinas 14
Curral Queimado 02

Distrito Industrial 19
Dom Avelar 870
Dom Malan 152
Dona Alexandrina 15

Estrada da Tapera 26
Estrada das Pedrinhas 10

Fernando Idalino 347

Gercino Coelho 949

  • Henrique Leite 258
    Ilha do Jatobá 03
    Ilha do Massangano 47
  • IPSEP 68
    Izacolândia 200
  • Jardim Amazonas 606
    Jardim Beija-Flor 02
    Jardim Brasil 02
    Jardim Brasília 10
    Jardim Colonial 05
    Jardim Flórida 02
    Jardim Guanabara 22
    Jardim Guararapes 400
    Jardim Imperial 105
    Jardim Maravilha 571
    Jardim Novo Encontro 01
    Jardim Paulo Afonso 09
    Jardim Petrópolis 266
    Jardim Santa Barbara 04
    Jardim São Paulo 499
    Jatobá 357
    João De Deus 1262
    Joãozito Barros 08
    Jose e Maria 1245
  • Km 2 158
    Km 11 01
    Km 12 01
    Km 22 03
    Km 25 199
  • Loteamento Bela Vista 26
    Loteamento Colina Do Rio 08
    Loteamento Eduardo 09
    Loteamento Geovana 105
    Loteamento Horizonte 03
    Loteamento Nossa Senhora 02
    Loteamento Nova Iorque 26
    Loteamento Novo Horizonte 06
    Loteamento Rafael 10
    Loteamento Recife 524
    Loteamento Salinas 01
    Loteamento Santa Barbara 34
    Loteamento Santo André 11
    Loteamento São Rafael 09
    Loteamento Topázio 08
    Loteamento Vila Nova 01
  • Malhada da Areia 01
    Mandacaru 354
    Maria Auxiliadora 527
    Monsenhor Bernardino 222
  • N 1 89
    N 2 36
    N 3 111
    N 4 215
    N 5 159
    N 6 82
    N 7 184
    N 8 143
    N 9 209
    N 10 273
    N 11 216
    Nossa Senhora de Fátima 01
    Nova Descoberta 202
    Nova Petrolina 174
    Nova Vida 207
    Novo Horizonte 03
    Novo Tempo 98
  • Orla 50
    Ouro Preto 419
  • Padre Cicero 207
    Padre José De Castro 18
    Palhinhas 203
    Parque Bandeirantes 62
    Parque Brasil 01
    Parque das Emas 04
    Parque Jatobá 17
    Parque Mandacaru 09
    Parque Massangano 205
    Parque São Gonçalo 106
    Parque São Paulo 08
    Pau Ferro 19
    Pedra do Bode 105
    Pedra Linda 403
    Pedrinhas 93
    Pedro Raimundo 410
    Poço da Cruz 02
    Ponta da Serra 17
    Portal da Cidade 129
    Porteiras 03
    Porto da Ilha 17
    Porto da Palha 07
    Presidio Dr. Edvaldo Gomes 325
  • Quati 1 198
    Quati 2 159

Rajada 155
Residencial Brasil 91
Residencial Jardim São Paulo 01
Residencial Pomares 37
Rio Claro 130
Rio Corrente 569
Rio Jordão 102
Roçado 94
Santa Barbara 02
Santa Luzia 328
Santa Rita 01
São Gonçalo 906
São Joaquim 106
São Jorge 290
São José 381
São Rafael 03
Serra da Santa 01
Serrote do Urubu 97
Sítio Aranzel 02
Sítio Boa Hora 01
Sítio Boa Sorte 01
Sítio Boa Vista 01
Sítio Cacimba 01
Sítio Castanheiro 01
Sítio Caveira 01
Sítio dos Fogos 01
Sítio Favela 01
Sítio Federação 01
Sítio Garça 01
Sítio Grota Grande 01
Sítio Independência 01
Sítio Lajedo 01
Sítio Largado 01
Sítio Malhadinha 01
Sítio Mandacaru 01
Sítio Mudubim 01
Sítio Muquem 03
Sítio Paizinho 01
Sítio Pedra Grande 02
Sítio Poço da Cruz 02
Sítio Poço do Angico 01
Sítio Porteira 15
Sítio Riacho Facheiro 03
Sítio Roça Queimada 01
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Saúde
Av. Fernando Góes, 537 – Centro – CEP 56304-020 – Petrolina-PE – Fone: (87) 3866 8551
E-mail: saudepetrolina@gmail.com / CNPJ: 06.914.894/0001-01
Sítio Rolando 01
Sitio Romão 01
Sítio São João 01
Sítio São José 01
Sítio Sena Preta 01
Sítio Serrote Pelado 01
Sítio Simão 01
Sítio Terra Nova 05
Sítio Volta do Riacho 02
Situação de Rua 24
Tapera 118
Terra da Liberdade 02
Terras do Sul 314
Topázio 13
Uruás 38

  • Vale das Esmeraldas 03
    Vale Das Mangueiras 06
    Vale do Grande Rio 127
    Vale Dourado 188
    Vida Nova I 03
    Vila 12 05
    Vila Carolina 09
    Vila Chocolate 11
    Vila Debora 138
    Vila dos Coqueiros 01
    Vila Dos Imbiras 17
    Vila dos Ingás 26
    Secretaria Municipal de Saúde
    Secretaria Municipal de Saúde
    Av. Fernando Góes, 537 – Centro – CEP 56304-020 – Petrolina-PE – Fone: (87) 3866 8551
    E-mail: saudepetrolina@gmail.com / CNPJ: 06.914.894/0001-01
    Vila Eduardo 946
    Vila Esperança 102
    Vila Eulália 629
    Vila Lions 05
    Vila Marcela 329
    Vila Militar 01
    Vila Mocó 555
    Vila Nova 02
    Vila Rotary 16
    Vila São Francisco 03
    Vila Vitoria 104
    Vilna Barbara 01
    Vivendas 300
    TOTAL 31.386

Qualquer informações encaminhe para  Secretaria Municipal de Saúde. Av. Fernando Góes, 537 – Centro – CEP 56304-020 – Petrolina-PE – Fone: (87) 3866 8551
E-mail: saudepetrolina@gmail.com / CNPJ: 06.914.894/0001-0


BLOG DO BILL NOTICIAS

Pernambuco recebe novo lote com 62 mil doses da vacina CoronaVac/Butantan

               Por Portal Folha de Pernambuco




Pernambuco inicia a semana com a chegada de mais 62 mil doses da vacina contra a Covid-19 da CoronaVac/Butantan. O novo lote foi recebido às 11h10 desta segunda-feira (9), no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. 
 
As doses seguiram para conferência e armazenamento no Programa Estadual de Imunização (PNI-PE). Esse novo montante permitirá novos avanços no esquema vacinal completo (1º e 2º doses) da população por faixa etária.
 
“Começamos mais uma semana no enfrentamento à Covid-19 com boas notícias para os pernambucanos. Recebemos mais 62 mil doses da CoronaVac e vamos ter condições de iniciar novos esquemas vacinais, além de garantir a aplicação de segundas doses”, afirmou o governador Paulo Câmara.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, reiterou que a aplicação da segunda dose precisa ser feita no tempo preconizado, no caso da Coronavac, entre o 21º e 28º dia após a primeira aplicação. “Se chegou sua vez, vacine-se. Quanto mais pessoas imunizadas, mais diminuímos as chances de ocorrência de casos graves e até óbitos pelo novo coronavírus”, alertou Longo.
 
Os imunizantes recebidos nesta segunda serão repassados às Gerências Regionais de Saúde (Geres) a partir da madrugada desta terça-feira (10). Os gestores municipais ficam responsáveis por fazer a retirada dos seus quantitativos, possibilitando dar seguimento às ações.
 
Saldo
Desde o início da campanha de vacinação, em 18 de janeiro, 7.831.230 doses já foram disponibilizadas aos pernambucanos, sendo 3.738.520 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.691.960 da Coronavac/Butantan, 1.228.500 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...