Além de alta eficiência na aplicação de vacinas, o Estado também detém a segunda menor taxa de mortalidade em decorrência da Covid-19 no Brasil em 2021
Em Pernambuco, a eficiência na distribuição dos imunizantes recebidos pelo Governo Federal contra a Covid-19 chegou a 82% da quantidade recebida, de acordo com análise da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo a organização, Pernambuco ocupa atualmente a 4° colocação do Brasil com relação à distribuição de vacinas contra a Covid-19, juntamente com o Paraná.
As primeiras colocações estão com São Paulo (95%), Mato Grosso do Sul (94%) e Rio Grande do Sul (86%). A análise levou em consideração a proporção de doses distribuídas e aplicadas até o último domingo (8).
O Estado apresenta também a segunda menor taxa de mortalidade relacionada à Covid-19 no País em 2021.
"Nesta campanha contra a Covid-19, vivenciamos diversos desafios, mas estamos esperançosos para continuar avançando, principalmente com a expectativa de continuarmos recebendo um bom fluxo de vacinas e com a compensação prevista pelo órgão federal para as próximas entregas no Estado", informou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
O secretário lembrou que o Ministério da Saúde, juntamente com os Conselhos de Secretários de Saúde (Conass) e Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), decidiu fazer uma compensação gradual dos quantitativos de vacinas para Estados que receberam menos doses, proporcionalmente a sua população total a ser vacinada. Na última coletiva de imprensa, Longo ressaltou que "a partir das próximas entregas, deverão ser equiparadas as coberturas vacinais entre os Estados de acordo com a população, sendo, então, compensados aqueles que vinham recebendo menos doses proporcionalmente, como era o caso de Pernambuco".
Longo também pediu celeridade na distribuição de vacinas nos municípios e adesão do público. "Montamos uma operação logística eficiente, com a entrega das vacinas em até 12h após a chegada no Estado e continuamos acreditando na capacidade dos gestores municipais de fazerem uma campanha de sucesso. Mas também precisamos da adesão do público, que deve buscar sua dose assim que abrir para sua faixa etária".
Mortalidade
A taxa de mortalidade em decorrência do coronavírus em Pernambuco atualmente é a segunda menor taxa de mortalidade do Brasil em 2021, ficando atrás apenas do Maranhão. O ranking é publicado semanalmente pela Opas.
"Estamos conseguindo evitar mortes com o avançar da vacinação e também a partir de todas as medidas sanitárias que tomamos ao longo desse ano. Conseguimos estruturar a maior rede de UTI para a Covid-19 do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Implementamos medidas rígidas em períodos de alta nos indicadores, montamos um plano de convivência a partir do olhar de diversas áreas e especialistas e continuamos, permanentemente, orientando a população sobre a manutenção das medidas não farmacológicas, como o uso de máscara e a higienização das mãos. A pandemia ainda não acabou, por isso precisamos nos manter atentos e conscientes dos nossos atos para evitar novos casos e mortes", pontuou André Longo.
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)
Por unanimidade, a Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da Terceira Região (TRF-3) decidiu nesta segunda-feira (9), segundo a Veja, conceder habeas corpus ao ex-presidente Lula na investigação sobre suposta intermediação em negócios de empresas brasileiras com o presidente da Guiné Equatorial, Theodore Nguema Obiang.
Favorito para a eleição de 2022, Lula agora tem somente mais dois casos pendentes na Justiça: os casos dos caças da FAB e de verbas do BNDES para Odebrecht, que tramitam em Brasília. (Brasil247).
A manobra tem por objetivo viabilizar a conclusão da Transnordestina até Suape (Foto: Hélia Scheppa/SEI)
O governador Paulo Câmara enviou, nesta segunda-feira (9), uma proposta de emenda à Constituição Estadual que concede ao estado a competência para explorar a infraestrutura e os serviços de transporte ferroviário em Pernambuco. A medida pretende viabilizar a conclusão do Ramal Suape, da Ferrovia Transnordestina.
Segundo o governo estadual, a instituição de um marco constitucional para o desenvolvimento da malha ferroviária estadual permitirá ampliar a competitividade logística de Pernambuco, com um modal mais econômico e sustentável ambientalmente, resultando em maiores oportunidades de emprego e renda para os pernambucanos.
“Temos uma ferrovia já construída, que vai do interior do Piauí até o município de Custódia, no Sertão de Pernambuco. Todos os estudos técnicos mostram que a conclusão da Transnordestina até Suape é a opção mais viável, seja pelo percurso menor, seja pelo custo da obra a ser finalizada. Com o envio dessa emenda constitucional ao Legislativo, estamos deixando claro que todos os esforços necessários para a Transnordestina se tornar uma realidade em Pernambuco estão sendo feitos pelo Governo do Estado”, afirmou Paulo Câmara.
A construção e exploração da Ferrovia Transnordestina é uma concessão do Governo Federal a um grupo investidor privado. A obra, iniciada em 2006, prevê a ligação ferroviária entre municípios do interior do Piauí, produtores de minério de ferro e soja, com os portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. Em recente entrevista, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que apenas o ramal de Pecém seria concluído, apesar de a instalação da ferrovia estar mais adiantada em território pernambucano, e além de o trajeto até Suape ser 92 km mais curto do que o percurso até Pecém.
Proposta prevê impressão de cédulas físicas conferíveis pelo eleitor
Apesar de ter sido rejeitado em comissão especial na última sexta-feira (6), por 22 votos a 11, Arthur Lira decidiu colocar a proposta em votação pelo plenário - Foto: Júlio Nascimento/PR
O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL) incluiu na pauta de votação do plenário da Casa desta terça-feira (10) a Proposta de Emenda à Constituição 135/19, que torna obrigatório o voto impresso.
Apesar de ter sido rejeitado em comissão especial na última sexta-feira (6), por 22 votos a 11, Arthur Lira decidiu colocar a proposta em votação pelo plenário. Segundo o parlamentar, os pareceres de comissões especiais não são conclusivos e a disputa em torno do tema “já tem ido longe demais”.
“Pela tranquilidade das próximas eleições e para que possamos trabalhar em paz até janeiro de 2023, vamos levar a questão do voto impresso para o plenário, onde todos os parlamentares eleitos legitimamente pela urna eletrônica vão decidir. Para quem fala que a democracia está em risco, não há nada mais livre, amplo e representativo que deixar o plenário manifestar-se”, declarou Lira ao anunciar a votação pelo plenário. “Só assim teremos uma decisão inquestionável e suprema, porque o plenário é nossa alçada máxima de decisão, a expressão da democracia. E vamos deixá-lo decidir”.
Os deputados analisarão o texto original da PEC, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF). A proposta prevê a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor” independentemente do meio empregado para o registro dos votos em eleições, plebiscitos e referendos.
Votação
Com a análise em plenário, a PEC do Voto Impresso precisa ser aprovada por três quintos dos deputados, o correspondente a 308 votos favoráveis, em dois turnos de votação. Caso seja rejeitada, a matéria será arquivada.
Se a proposta for aprovada pela Câmara, o texto segue para apreciação do Senado, onde também deve ser analisado em dois turnos e depende da aprovação de, pelo menos, 49 senadores.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, rejeitou o convite de Jair Bolsonaro para ir nesta terça-feira (10) ao Palácio do Planalto para participar da solenidade que terá desfile de veículos blindados das Forças Armadas.
Segudo o jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, o presidente do STF está no Rio de Janeiro e decidiu não vir a Brasília para a cerimônia. Bolsonaro convidou Fux, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, após críticas sobre o desfile militar.
Leia também matéria da agência Reuters sobre o assunto:
Forças Armadas farão desfile de blindados no dia em que Câmara deve votar PEC do voto impresso
Brasília irá assistir nesta terça-feira um desfile de veículos blindados e outros armamentos das Forças Armadas em frente ao Palácio do Planalto, no mesmo dia em que a Câmara dos Deputados deve votar em plenário a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)que institui o voto impresso, defendido pelo presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com comunicado divulgado pela Marinha, o desfile ocorrerá para entrega de um convite ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Defesa, Walter Braga Netto, para que assistam a um treinamento anual da Marinha na cidade goiana de Formosa, a cerca de 80 km de Brasília. Segundo a nota, neste ano participarão do exercício também, pela primeira vez, o Exército e a Força Aérea.
A exibição dos veículos militares para a simples entrega de um convite provocou reações, e até mesmo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que referiu-se à realização do desfile no dia da deliberação do voto impresso como uma "trágica coincidência", admitiu que pode haver um adiamento da votação.
Para o presidente da Câmara, a entrega pouco usual do convite "apimenta" o clima e dá margem a interpretações sobre possíveis intenções de pressionar o Congresso em dia de uma votação polêmica.
Já à noite, em outra nota, a Marinha afirmou que o desfile foi planejado antes da definição da data de votação da proposta e não tem relação com o tema. Ressaltou, ainda, que além de Bolsonaro, também serão convidadas outras autoridades, como o vice-presidente da República, ministros de Estado e os presidentes do Senado e da Câmara.
"Cabe destacar que essa entrega simbólica foi planejada antes da agenda para a votação da PEC 135/2019 no plenário da Câmara dos Deputados, não possuindo relação com a mesma, ou qualquer outro ato em curso nos Poderes da República", diz a nota.
"Os eventos buscam valorizar e apresentar, à sociedade brasileira, o aprestamento dos meios operativos da nossa Marinha", argumenta.
Apesar da operação ocorrer todos os anos e os presidentes serem convidados para assistir, não houve outros casos de desfiles de equipamentos militares na Praça dos Três Poderes para a entrega de convite.
Em publicação no Twitter, o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), vocalizou o entendimento de muitos de seus colegas, que interpretaram a movimentação como uma tentativa de intimidação.
"Sobre essa história de tanques nas ruas. Não quero crer que isso seja uma tentativa de intimidação da Câmara dos Deputados mas, se for, aprenderão a lição de que um Parlamento independente e ciente das suas responsabilidades constitucionais é mais forte que tanques nas ruas", disse o vice-presidente da Câmara na rede social.
Na mesma linha, a senadora Simone Tebet (MDB-MS), líder da bancada feminina na Casa, afirmou em post que "tanques na rua, exatamente no dia da votação da PEC do voto impresso, passou do simbolismo à intimidação real, clara, indevida, inconstitucional". Para a senadora, "se acontecer, só cabe à Câmara dos Deputados rejeitar a PEC, em resposta clara e objetiva de que vivemos numa democracia e que assim permaneceremos".
Em outra frente de reações, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou ação popular para tentar barrar o desfile militar. Também em publicação no Twitter, o parlamentar explicou que pediu à Justiça "que impeça o gasto de recursos públicos em uma exibição vazia de poderio militar".
"As Forças Armadas, instituições de Estado, não precisam disso. Os brasileiros, sofrendo com as consequências da pandemia, também não. O Brasil não é um brinquedo na mão de lunáticos", postou o senador.
A operação está marcada para começar de fato no dia 16, mas o desfile para a entrega do convite ocorrerá na terça, data em que o presidente da Câmara planeja colocar em votação a emenda do voto impresso para urnas eletrônicas, mesmo após o texto ter sido derrotado na Comissão Especial que analisava a PEC.
Nas últimas semanas, Bolsonaro --que, de acordo com as pesquisas, perde popularidade e seria derrotado nas eleições de 2022-- aumentou o tom contra autoridades de outros Poderes e transformou a urna eletrônica em sua pior inimiga, alegando possibilidade de fraudes nas eleições sem apresentar provas.
Em meio a seus arroubos, chegou a dizer, mais de uma vez, que se a PEC do voto impresso não fosse aprovada, não haveria eleições em 2022. Pressionado, voltou atrás, mas não reduziu os ataques, seguindo no esforço de mobilizar sua base mais radical.
Um dos discursos do presidente é justamente tentar mostrar que tem o apoio das Forças Armadas para suas ações. Braga Netto, que foi ministro da Casa Civil e é general da reserva, é um dos militares que têm reforçado o apoio a Bolsonaro.(Reuters).
BAIRROS COM CASOS CONFIRMADOS DE COVID-19 EM PETROLINA
Agrovila Massangano 168 Alto da Boa Vista 115 Alto do Cocar 326 Antônio Cassimiro 1000 Areia Branca 1053 Assentamento Água Viva 10 Assentamento Cacimba dos Sonhos 01 Assentamento José Almeida 01 Assentamento Mandacaru 08 Assentamento Margarida 02 Assentamento São Francisco 02 Assentamento São José do Vale 01 Assentamento São Paulo 01 Assentamento Terra da Liberdade 07 Assentamento Terra Nova 02 Atrás da Banca 386
Bebedouro 98 Bela Vista 71 Boa Esperança 59 Bom Jardim 03
C 1 26 C 2 25 C 3 58 Caatinguinha 51
Cacheado 89 Caititu 15 Caminho do Sol 215 Capim 05 Carneiros 47 Caroá 01 Centro 1330 Cidade Jardim 03 Cidade Universitária 245 COHAB Massangano 1258 COHAB São Francisco 27 COHAB VI 579 Colina do Rio 21 Colina Imperial 34 Cosme e Damião 449 Cruz de Salinas 14 Curral Queimado 02
Distrito Industrial 19 Dom Avelar 870 Dom Malan 152 Dona Alexandrina 15
Estrada da Tapera 26 Estrada das Pedrinhas 10
Fernando Idalino 347
Gercino Coelho 949
Henrique Leite 258 Ilha do Jatobá 03 Ilha do Massangano 47
IPSEP 68 Izacolândia 200
Jardim Amazonas 606 Jardim Beija-Flor 02 Jardim Brasil 02 Jardim Brasília 10 Jardim Colonial 05 Jardim Flórida 02 Jardim Guanabara 22 Jardim Guararapes 400 Jardim Imperial 105 Jardim Maravilha 571 Jardim Novo Encontro 01 Jardim Paulo Afonso 09 Jardim Petrópolis 266 Jardim Santa Barbara 04 Jardim São Paulo 499 Jatobá 357 João De Deus 1262 Joãozito Barros 08 Jose e Maria 1245
Km 2 158 Km 11 01 Km 12 01 Km 22 03 Km 25 199
Loteamento Bela Vista 26 Loteamento Colina Do Rio 08 Loteamento Eduardo 09 Loteamento Geovana 105 Loteamento Horizonte 03 Loteamento Nossa Senhora 02 Loteamento Nova Iorque 26 Loteamento Novo Horizonte 06 Loteamento Rafael 10 Loteamento Recife 524 Loteamento Salinas 01 Loteamento Santa Barbara 34 Loteamento Santo André 11 Loteamento São Rafael 09 Loteamento Topázio 08 Loteamento Vila Nova 01
Malhada da Areia 01 Mandacaru 354 Maria Auxiliadora 527 Monsenhor Bernardino 222
N 1 89 N 2 36 N 3 111 N 4 215 N 5 159 N 6 82 N 7 184 N 8 143 N 9 209 N 10 273 N 11 216 Nossa Senhora de Fátima 01 Nova Descoberta 202 Nova Petrolina 174 Nova Vida 207 Novo Horizonte 03 Novo Tempo 98
Orla 50 Ouro Preto 419
Padre Cicero 207 Padre José De Castro 18 Palhinhas 203 Parque Bandeirantes 62 Parque Brasil 01 Parque das Emas 04 Parque Jatobá 17 Parque Mandacaru 09 Parque Massangano 205 Parque São Gonçalo 106 Parque São Paulo 08 Pau Ferro 19 Pedra do Bode 105 Pedra Linda 403 Pedrinhas 93 Pedro Raimundo 410 Poço da Cruz 02 Ponta da Serra 17 Portal da Cidade 129 Porteiras 03 Porto da Ilha 17 Porto da Palha 07 Presidio Dr. Edvaldo Gomes 325
Quati 1 198 Quati 2 159
Rajada 155 Residencial Brasil 91 Residencial Jardim São Paulo 01 Residencial Pomares 37 Rio Claro 130 Rio Corrente 569 Rio Jordão 102 Roçado 94 Santa Barbara 02 Santa Luzia 328 Santa Rita 01 São Gonçalo 906 São Joaquim 106 São Jorge 290 São José 381 São Rafael 03 Serra da Santa 01 Serrote do Urubu 97 Sítio Aranzel 02 Sítio Boa Hora 01 Sítio Boa Sorte 01 Sítio Boa Vista 01 Sítio Cacimba 01 Sítio Castanheiro 01 Sítio Caveira 01 Sítio dos Fogos 01 Sítio Favela 01 Sítio Federação 01 Sítio Garça 01 Sítio Grota Grande 01 Sítio Independência 01 Sítio Lajedo 01 Sítio Largado 01 Sítio Malhadinha 01 Sítio Mandacaru 01 Sítio Mudubim 01 Sítio Muquem 03 Sítio Paizinho 01 Sítio Pedra Grande 02 Sítio Poço da Cruz 02 Sítio Poço do Angico 01 Sítio Porteira 15 Sítio Riacho Facheiro 03 Sítio Roça Queimada 01 Secretaria Municipal de Saúde Secretaria Municipal de Saúde Av. Fernando Góes, 537 – Centro – CEP 56304-020 – Petrolina-PE – Fone: (87) 3866 8551 E-mail: saudepetrolina@gmail.com / CNPJ: 06.914.894/0001-01 Sítio Rolando 01 Sitio Romão 01 Sítio São João 01 Sítio São José 01 Sítio Sena Preta 01 Sítio Serrote Pelado 01 Sítio Simão 01 Sítio Terra Nova 05 Sítio Volta do Riacho 02 Situação de Rua 24 Tapera 118 Terra da Liberdade 02 Terras do Sul 314 Topázio 13 Uruás 38
Vale das Esmeraldas 03 Vale Das Mangueiras 06 Vale do Grande Rio 127 Vale Dourado 188 Vida Nova I 03 Vila 12 05 Vila Carolina 09 Vila Chocolate 11 Vila Debora 138 Vila dos Coqueiros 01 Vila Dos Imbiras 17 Vila dos Ingás 26 Secretaria Municipal de Saúde Secretaria Municipal de Saúde Av. Fernando Góes, 537 – Centro – CEP 56304-020 – Petrolina-PE – Fone: (87) 3866 8551 E-mail: saudepetrolina@gmail.com / CNPJ: 06.914.894/0001-01 Vila Eduardo 946 Vila Esperança 102 Vila Eulália 629 Vila Lions 05 Vila Marcela 329 Vila Militar 01 Vila Mocó 555 Vila Nova 02 Vila Rotary 16 Vila São Francisco 03 Vila Vitoria 104 Vilna Barbara 01 Vivendas 300 TOTAL 31.386
Qualquer informações encaminhe para Secretaria Municipal de Saúde. Av. Fernando Góes, 537 – Centro – CEP 56304-020 – Petrolina-PE – Fone: (87) 3866 8551 E-mail: saudepetrolina@gmail.com / CNPJ: 06.914.894/0001-0
Pernambuco inicia a semana com a chegada de mais 62 mil doses da vacina contra a Covid-19 da CoronaVac/Butantan. O novo lote foi recebido às 11h10 desta segunda-feira (9), no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre.
As doses seguiram para conferência e armazenamento no Programa Estadual de Imunização (PNI-PE). Esse novo montante permitirá novos avanços no esquema vacinal completo (1º e 2º doses) da população por faixa etária.
“Começamos mais uma semana no enfrentamento à Covid-19 com boas notícias para os pernambucanos. Recebemos mais 62 mil doses da CoronaVac e vamos ter condições de iniciar novos esquemas vacinais, além de garantir a aplicação de segundas doses”, afirmou o governador Paulo Câmara.
O secretário estadual de Saúde, André Longo, reiterou que a aplicação da segunda dose precisa ser feita no tempo preconizado, no caso da Coronavac, entre o 21º e 28º dia após a primeira aplicação. “Se chegou sua vez, vacine-se. Quanto mais pessoas imunizadas, mais diminuímos as chances de ocorrência de casos graves e até óbitos pelo novo coronavírus”, alertou Longo.
Os imunizantes recebidos nesta segunda serão repassados às Gerências Regionais de Saúde (Geres) a partir da madrugada desta terça-feira (10). Os gestores municipais ficam responsáveis por fazer a retirada dos seus quantitativos, possibilitando dar seguimento às ações.
Saldo
Desde o início da campanha de vacinação, em 18 de janeiro, 7.831.230 doses já foram disponibilizadas aos pernambucanos, sendo 3.738.520 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.691.960 da Coronavac/Butantan, 1.228.500 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.