segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Distribuição de vacinas contra Covid-19 em Pernambuco está entre as melhores do País

Além de alta eficiência na aplicação de vacinas, o Estado também detém a segunda menor taxa de mortalidade em decorrência da Covid-19 no Brasil em 2021

                   Por Portal Folha de Pernambuco

Vacinação contra Covid-19 em Pernambuco - Foto: Miva Filho/ SES-PE

Em Pernambuco, a eficiência na distribuição dos imunizantes recebidos pelo Governo Federal contra a Covid-19 chegou a 82% da quantidade recebida, de acordo com análise da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a organização, Pernambuco ocupa atualmente a 4° colocação do Brasil com relação à distribuição de vacinas contra a Covid-19, juntamente com o Paraná.

As primeiras colocações estão com São Paulo (95%), Mato Grosso do Sul (94%) e Rio Grande do Sul (86%). A análise levou em consideração a proporção de doses distribuídas e aplicadas até o último domingo (8).

O Estado apresenta também a segunda menor taxa de mortalidade relacionada à Covid-19 no País em 2021. 

"Nesta campanha contra a Covid-19, vivenciamos diversos desafios, mas estamos esperançosos para continuar avançando, principalmente com a expectativa de continuarmos recebendo um bom fluxo de vacinas e com a compensação prevista pelo órgão federal para as próximas entregas no Estado", informou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O secretário lembrou que o Ministério da Saúde, juntamente com os Conselhos de Secretários de Saúde (Conass) e Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), decidiu fazer uma compensação gradual dos quantitativos de vacinas para Estados que receberam menos doses, proporcionalmente a sua população total a ser vacinada. Na última coletiva de imprensa, Longo ressaltou que "a partir das próximas entregas, deverão ser equiparadas as coberturas vacinais entre os Estados de acordo com a população, sendo, então, compensados aqueles que vinham recebendo menos doses proporcionalmente, como era o caso de Pernambuco". 

Longo também pediu celeridade na distribuição de vacinas nos municípios e adesão do público. "Montamos uma operação logística eficiente, com a entrega das vacinas em até 12h após a chegada no Estado e continuamos acreditando na capacidade dos gestores municipais de fazerem uma campanha de sucesso. Mas também precisamos da adesão do público, que deve buscar sua dose assim que abrir para sua faixa etária". 

Mortalidade
A taxa de mortalidade em decorrência do coronavírus em Pernambuco atualmente é a segunda menor taxa de mortalidade do Brasil em 2021, ficando atrás apenas do Maranhão. O ranking é publicado semanalmente pela Opas.

"Estamos conseguindo evitar mortes com o avançar da vacinação e também a partir de todas as medidas sanitárias que tomamos ao longo desse ano. Conseguimos estruturar a maior rede de UTI para a Covid-19 do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Implementamos medidas rígidas em períodos de alta nos indicadores, montamos um plano de convivência a partir do olhar de diversas áreas e especialistas e continuamos, permanentemente, orientando a população sobre a manutenção das medidas não farmacológicas, como o uso de máscara e a higienização das mãos. A pandemia ainda não acabou, por isso precisamos nos manter atentos e conscientes dos nossos atos para evitar novos casos e mortes", pontuou André Longo. 

BLOG DO BILL NOTICIAS

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...