terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Prefeito Miguel Coelho alerta para aumento de internações nas UTI e pede apoio da população para conter crescimento da covid-19

 

Prefeito de Petrolina Miguel Coelho

“A luz amarela ligou”. Dessa forma, o prefeito Miguel Coelho iniciou um pronunciamento, nesta segunda-feira (22), sobre os dados de internação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de Petrolina em decorrência da pandemia do coronavírus. A cidade sertaneja atingiu 73% de ocupação dos leitos para o tratamento de casos mais graves, indicando o risco para o atendimento na rede de saúde.

O prefeito afirmou que tem acompanhado diariamente a evolução dos casos de covid-19 na região do São Francisco, já que, Petrolina, além de receber pacientes locais, atende a população de dezenas de municípios de Pernambuco, Bahia e Piauí. Atualmente, a rede de atendimento de saúde apresenta uma situação na qual um terço dos pacientes internados em UTI são de cidades vizinhas.

Miguel afirma, contudo, que não pretende, neste momento, adotar novas medidas de restrição. Mas, se a ocupação nas UTI ultrapassar o percentual de 85%, a Prefeitura de Petrolina poderá decretar isolamento gradual de atividades. “Venho mais uma vez pedir para todos tomarem as medidas de cuidado. Não queremos tomar nenhuma medida mais drástica ou restritiva, mas para vencer essa pandemia precisamos da união e solidariedade de todos”, clamou Miguel Coelho.

O comitê de combate ao coronavírus irá se reunir com o prefeito nesta terça (23) para apresentar novos números da evolução da pandemia. Além disso, o gestor sertanejo informou que pretende discutir ações conjuntas com outras cidades e o Governo do Estado para conscientização, fiscalização em pontos de grande movimentação urbana, além do reforço na saúde. (Via:Vinicius de Santana).

Assista ao vídeo:



BLOG DO BILL NOTICIAS

Conselheiro da Petrobras representante do mercado diz que Bolsonaro é tão comunista quanto o PT

 

Marcelo Mesquita, conselheiro da Petrobrás (Foto: Reuters | Reprodução)

Conselheiro da Petrobrás, Marcelo Mesquita afirmou que Jair Bolsonaro tem simpatia pelo comunismo. Mesquita é um típico representante do mercado financeiro brasileiro, com educação aparentemente refinada. "É o primeiro flerte dele de mostrar que ele é comunista, assim como o PT, e não o grande antagonista do PT. É por isso que hoje começou uma nova etapa do governo do Bolsonaro" disse o especulador à CNN. Ele defendeu a privatização selvagem da Petrobrás e de todas as estatais: "A primeira coisa é privatizar a empresa. A única solução para essa empresa é ser privatizada, assim como todas as outras estatais brasileiras".

Mesquita é sócio da gestora Leblon Equities, uma empresa de especulação financeira e é considerado "um veterano do mercado de capitais". A carreira de Mesquita é a de um típico homem do mercado financeiro: atuou 10 anos no UBS Pactual (1998-2008) e sete no Banco Garantia (1991-1998). No UBS, foi co-responsável pelas áreas de mercado de capitais, ações e responsável pela área de análise de empresas e estrategista. No Garantia, foi analista de empresas de commodities e banqueiro de investimentos. Além da Petrobrás, é membro dos conselhos de administração da BR Home Centers, da Mills Serviços Industriais (um spinoff da Mills SA) e da Tamboro Educacional.

Ao defender a privatização, afirmou: "Tem que começar pelas "vacas sagradas", porque são os grandes problemas do Brasil, são as empresas estruturantes pro Brasil, então tem que começar por elas", afirmou ele, referindo-se a estatais como a Petrobras, a Eletrobrás e o Banco do Brasil. As declarações foram dadas em entrevista à CNN Brasil

O governo anunciou a troca de comando da Petrobrás na última sexta-feira (19). Saiu Roberto Castello Branco e entrou o general Joaquim Silva e Luna, ministro da Defesa no governo Michel Temer.

O governo Bolsonaro está sendo pressionado por causa da inflação. Desde janeiro, o preço da gasolina e do diesel acumulam altas de 34,7% e 27,7%, respectivamente.

Bolsonaro já havia dado sinais de que poderia demitir Castello Branco, quando disse: "algo vai acontecer na Petrobrás".(Brasil247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

STF exige que Ministério da Justiça investigue delegada Érika Marena por falsificação de testemunho na Lava Jato

 

Delegada Érika Marena (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

O STF (Supremo Tribunal Federal) questionou o ministro da Justiça, André Mendonça, sobre a revelação de que a delegada Érika Marena, da Polícia Federal, que coordenou investigações da Lava Jato, inventou depoimento de uma testemunha sem que ele tivesse ocorrido de fato. A  PF é subordinada a Mendonça.

O ministro afirmou que investigaria os fatos, informa a jornalista Mônica Bergamo em sua coluna na Folha de S.Paulo.

A conduta da delegada Érika Marena foi revelada em diálogos entre os procuradores Deltan Dallagnol e Orlando Martello Júnior. 

Leia a reportagem sobre a falsificação de Marena. Ela é apontada como a responsável pelo suicídio do então reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier. Ele se matou em 2 de outubro de 2017 depois de ser ilegalmente preso e perseguido por Marena. Leia a reportagem desta segunda-feira (22):

247 com Conjur - Novos diálogos de procuradores da Lava Jato, enviados ao Supremo Tribunal Federal pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (22), a delegada da Polícia Federal Erika Marena é acusada de forjar e assinar depoimentos que jamais ocorreram na operação. 

Erika Marena foi a delegada responsável pela operação que perseguiu reitores em Santa Catarina, prendendo ilegalmente Luiz Carlos Cancellier, então reitor da UFSC e que se suicidou depois de uma humilhação pública com acusações de corrupção na universidade. Em 2018, ela foi convidada por Sérgio Moro para integrar a equipe dele no Ministério da Justiça. Depois da saída dele, acabou exonerada.

Nos diálogos, os procuradores da Lava Jato revelam que Erika praticou uma falsificação. Pensando atender a pedidos dos procuradores, Erika criou um falso termo de depoimento, simulando ter ouvido a testemunha com escrivão e tudo, “quando não ouviu nada”.

 A constatação consta de diálogo mantido entre os procuradores Deltan Dallagnol e Orlando Martello Júnior em janeiro de 2016. Nele, eles relatam o que contou uma delegada da Polícia Federal chamada Erika.

"Como expõe a Erika: ela entendeu que era pedido nosso e lavrou termo de depoimento como se tivesse ouvido o cara, com escrivão e tudo, quando não ouviu nada... Dá no mínimo uma falsidade... DPFs são facilmente expostos a problemas administrativos", disse Deltan.

Orlando Martello Júnior mostra preocupação com a possibilidade de esses problemas administrativos levarem ao descrédito da força-tarefa de Curitiba. Diz que “se deixarmos barato, vai banalizar”.

Então propõe uma saída: “combinar com ela de ela nos provocar diante das notícias do jornal para reinquiri-lo ou algo parecido. Podemos conversar com ela e ver qual estratégia ela prefere. Talvez até, diante da notícia, reinquiri-lo de tudo. Se não fizermos algo, cairemos em descrédito”.

A sequência do diálogo, segundo a defesa de Lula, mostra que o uso de depoimentos forjados era algo reiterado pelo grupo de procuradores de Curitiba. O diálogo segue na mensagem de Martello Júnior a Deltan Dallagnol.

“O mesmo ocorreu com padilha e outros. Temos q chamar esse pessoal aqui e reinquiri-los. Já disse, a culpa maior é nossa. Fomos displicentes!!! Todos nós, onde me incluo. Era uma coisa óbvia q não vimos. Confiamos nos advs e nos colaboradores. Erramos mesmo!”, diz.

A preocupação é, também, com a eficiência das colaborações premiadas que a força-tarefa fez uso. “Se os colaboradores virem uma reação imediata, vão recuar. O Moura quer ficar bem com JD e demais, ao mesmo tempo em q se da de bobo e nada acontece com ele. À prova, igualmente, fica prejudicada”, complementa Martello Júnior.

“Concordo, mas se o colaborador e a defesa revelarem como foi o procedimento, a Erika pode sair muito queimada nessa... pode dar falsidade contra ela... isso que me preocupa”, responde Deltan.

As mensagens entre procuradores foram apreendidas no curso da chamada operação "spoofing". (247).

Assista ao Boletim sobre a falsificação de Marena:


BLOG DO BILL NOTICIAS

Petrolina registra mais 85 casos positivos da Covid-19. Acompanhe os números da boletim

 


O boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, informa que nessa segunda-feira (22), mais de 70% dos leitos de UTI da rede estão ocupados. A taxa de ocupação de hoje é de 73,8%, dos 42 leitos 31 estão com pacientes. Desse total, 21 são de Petrolina e 10 pacientes de outras cidades da região.

A secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, alerta sobre o aumento na taxa de ocupação dos leitos e lembra da importância em manter todos os cuidados. “Precisamos redobrar os cuidados com o uso da máscara, do álcool em gel e respeitar o distanciamento social, evitando aglomerações. É necessário um esforço conjunto para que o nosso sistema de saúde não venha colapsar”, frisou.

Além do aumento na taxa de ocupação dos leitos, o boletim também informa que foram registrados 85 novos casos da Covid-19. Agora, 16.159 pessoas já foram infectadas em Petrolina desde o começo da pandemia. As pessoas que se recuperaram da doença somam 13.568, isso representa 84% do total.

Dos novos infectados, 45 foram confirmados através de 336 testes rápidos realizados pela prefeitura, os outros 40 registrados se deram a partir de exames laboratoriais. São 30 pessoas do sexo masculino, com idades entre oito meses a 76 anos, e 55 pessoas do sexo feminino, entre um ano e 88 anos. 

Petrolina também não registrou novas mortes. O município permanece com 197 óbitos causados pela Covid-19. Todas as informações e os dados completos sobre a pandemia estão disponíveis no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.(Ascom).


BLOG DO BILL NOTICIAS

AGRESTE - Hospital de Caruaru atinge 100% de ocupação de leitos de UTI para Covid-19

 

Leitos do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru - Foto: Divulgação

O Hospital Municipal Manoel Afonso (HMMA), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, está com 100% dos seus leitos para Covid-19 ocupados. A informação foi confirmada nesta terça-feira (23) pela Secretaria de Saúde do município.

A unidade, administrada pela prefeitura, é referência para o tratamento da doença na cidade e possui, ao todo, 10 leitos de UTI - todos ocupados. 

"A secretaria reforça que a rede municipal também conta com salas vermelhas na UPA Respiratória, criada exclusivamente para dar apoio ao atendimento, além de outras três Unidades de Pronto Atendimento que também estão preparadas para garantir o suporte necessário para os casos graves", informou a pasta.

Já o Hospital Mestre Vitalino, administrado pelo Governo do Estado, tem, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), 96% de ocupação dos leitos de UTI e 79% nos leitos de enfermaria.

O índice de ocupação nas UTIs chegou a 100% na segunda-feira (22). Ao todo, o hospital possui 40 leitos dedicados ao coronavírus. O Hospital de Campanha da cidade também chegou a atingir ocupação máxima na segunda. A SES-PE, no entanto, não atualizou o número de ocupação da unidade nesta terça-feira.

Na segunda macrorregião, que engloba o Agreste, a taxa de ocupação dos leitos regulados e dedicados à Covid-19 está em 85%, segundo a SES-PE. Em todo o Estado, a ocupação está em 88%. Ambos os índices consideram os leitos de unidades de saúde públicas - estaduais ou municipais.

Por meio de nota, a SES-PE informou que a "disponibilização de vagas pela Central de Regulação de Leitos de Pernambuco, para internamento de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, é extremamente dinâmica e se renova permanentemente".

Segundo a pasta, apesar da lotação máxima nas duas unidades de referência para a doença em Caruaru, não há em Pernambuco, atualmente, fila de transferência para leitos de enfermaria e de UTI dedicados ao coronavírus.

Por fim, a SES-PE ressalta que o Governo de Pernambuco "monitora permanentemente a evolução da doença e salienta que o planejamento de abertura de novas vagas e as medidas para conter o vírus são sempre proporcionais ao momento epidemiológico".

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Caruaru, a cidade notificou, na segunda-feira (22), 57 novos casos de Covid-19, o que elevou o total para 16.160.

Do total, foram registrados 15.544 recuperados e 465 mortes. (Por Portal Folha de Pernambuco).


BLOG DO BILL NOTICIAS



Começa hoje a reaplicação do Enem

 

Reaplicação terá as mesmas regras do exame regular

Rovena Rosa/Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa a ser aplicado hoje (23) para pessoas privadas de liberdade, para candidatos que tiveram as provas canceladas por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus, para aqueles que não puderam fazer o exame por estar com sintomas da covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa e para participantes que foram prejudicados por questões logísticas.

A reaplicação seguirá as mesmas regras do Enem regular. Os horários de aplicação serão os mesmos. Os portões abrem às 11h30, no horário de Brasília, e fecham às 13h. A prova começa a ser aplicada às 13h30. Nesta terça-feira, os participantes farão as provas de redação, linguagens e ciências humanas. O tempo de prova é 5 horas e 30 minutos. Amanhã (24), terão 5 horas para resolver as questões de matemática e ciências da natureza.

A recomendação é que os estudantes cheguem com antecedência para evitar aglomerações. A lista do que é ou não permitido é também semelhante à aplicação regular. Os participantes deverão levar um documento oficial com foto - não é permitida a apresentação de documento digital -, caneta preta de material transparente e máscara de proteção facial. 

Os resultados finais, tanto do Enem digital quanto do Enem impresso e da reaplicação, serão divulgados no dia 29 de março. 

As notas do Enem poderão ser usadas para ingressar no ensino superior e para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Reaplicação

O Enem 2020 regular foi aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro no formato impresso, e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro no formato digital. Agora, será aplicado o Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade). 

Na mesma data, as provas serão reaplicadas aos candidatos do Enem regular, tanto do impresso quanto do digital, que tiveram os pedidos aprovados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  

Prevista no edital, a reaplicação do Enem pode ser solicitada por participantes que se sentiram prejudicados por causa de algum problema logístico, como falta de luz no local de prova. Neste ano, devido à pandemia, puderam também pedir a reaplicação os participantes que apresentaram sintomas de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa. 

Também devido à pandemia, a aplicação do Enem regular foi suspensa no estado do Amazonas, onde mais de 160 mil estudantes fariam a prova, em Rolim de Moura (RO), onde estavam inscritos 2.863, e em Espigão D'Oeste (RO), com 969 inscritos. Esses participantes poderão fazer o Enem também na data da reaplicação. (Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro).

Edição: Graça Adjuto



BLOG DO BILL NOTICIAS

Estátua de Reginaldo Rossi tem pichações removidas

 

Foto: Marcos Pastich/PCR


A estátua do cantor Reginaldo Rossi voltou a reluzir. É que as pichações, que haviam marcado a escultura de tinta vermelha, foram removidas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). De acordo com a Autarquia, uma equipe do órgão foi enviada na manhã da segunda-feira (22) para realizar a limpeza. As denúncias de vandalismo ocorreram no último domingo (21).

Reginaldo Rossi foi a 18ª personalidade pernambucana a ser homenageada com uma obra, integrando o Circuito da Poesia. A estátua foi entregue à população do Recife no dia 2 de fevereiro.

Segundo a prefeitura do Recife, a escultura, que mostra o cantor em uma mesa de bar, objeto eternizado em uma de suas músicas de maior sucesso, "Garçom", teve um investimento de R$ 35 mil. Ainda de acordo com a gestão municipal, a prefeitura do Recife gasta uma média de R$ 2 milhões por ano devido a danos causados por pichações e vandalismo nas esculturas da cidade. (DP).


BLOG DO BILL NOTICIAS


Anvisa aprova registro da vacina da Pfizer no Brasil

 

Vacina da Pfizer - Foto: Jack Guez/AFP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta terça-feira (23), o uso definitivo para a vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Pfizer/BioNTech no Brasil. O País ainda não definiu a compra do imunizante.

O pedido foi feito à agência pela Pfizer em 6 de fevereiro e aprovado nesta terça-feira, 17 dias depois - o prazo era de 60 dias.

O registro definitivo da vacina, dado pela Gerência Geral de Medicamentos, é o primeiro do tipo para uso amplo nas Américas. Até agora, as vacinas liberadas para uso no Brasil - Butantan/CoronaVac e Fiocruz/Oxford/AstraZeneca - têm registro emergencial.

A aprovação foi anunciada pelo diretor-presidente da agência, Antonio Barra Torres. "O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro", disse o representante.

A vacina da Pfizer já vem sendo usada em outros países, como Reino Unido, Israel e Estados Unidos.

Barra Torres disse ainda que espera que outras vacinas estejam em breve, sendo avaliadas e aprovadas. "Esse é o nosso compromisso", afirmou.

Com a aprovação, a vacina da Pfizer pode ser aplicada no País. Modelo considerado mais amplo, registro permite que o imunizante possa ser comercializado pela empresa para ser aplicado em grupos maiores do que os definidos no caso de vacinas aprovadas para uso emergencial, que têm escopo limitado. (Por Portal Folha de Pernambuco com Folhapress).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Avião com 2 milhões de doses da vacina de Oxford chega ao Brasil

 

(Foto: © Divulgação/Ministério da Saúde)

O avião com duas milhões de doses da vacina contra a Covid-19 produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca, produzidas na índia, chegou na manhã desta terça-feira (23) em solo brasileiro . Segundo informações do portal Veja, a aeronave pousou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 7h. Após passar pelos trâmites alfandegários, os imunizantes serão levados para a sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

A reportagem ainda informa que, na Fiocruz, as vacinas irão passar por conferência de temperatura e integridade da carga, receberão etiquetas com informações em português e terão amostras encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz). Esse processo, de acordo com a fundação, acontecerá ao longo do dia e a previsão é de que as doses estejam prontas ainda na madrugada desta quarta-feira. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Covid-19: o novo boletim da Prefeitura de Petrolina registra mais de 70% de leitos ocupados

                  Via:Carlos Britto

Foto: Pixabay

O boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, informa que nesta segunda-feira (22), mais de 70% dos leitos de UTI da rede estão ocupados. A taxa de ocupação de hoje é de 73,8%, dos 42 leitos 31 estão com pacientes. Desse total, 21 são de Petrolina e 10 pacientes de outras cidades da região.

Além do aumento na taxa de ocupação dos leitos, o boletim também informa que foram registrados 85 novos casos da Covid-19. Agora, 16.159 pessoas já foram infectadas em Petrolina desde o começo da pandemia. As pessoas que se recuperaram da doença somam 13.568, isso representa 84% do total.

Dos novos infectados, 45 foram confirmados através de 336 testes rápidos realizados pela prefeitura, os outros 40 registrados se deram a partir de exames laboratoriais. São 30 pessoas do sexo masculino, com idades entre oito meses a 76 anos, e 55 pessoas do sexo feminino, entre um ano e 88 anos. Petrolina também não registrou novas mortes. O município permanece com 197 óbitos causados pela Covid-19. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...