domingo, 5 de agosto de 2018

Fim do prazo: saiba como ficam as candidaturas à Presidência

Entenda como ficou a conjunta política com a definição dos nomes dos postulantes ao maior cargo do País.

  Por: portal FolhaPE
Urna eleitoral
Urna eleitoralFoto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Encerra neste domingo (5) o prazo final para os partidos oficializarem por meio de convenções partidárias as candidaturas à Presidência da República. Entenda como fica a conjuntura política com a definição dos nomes dos postulantes ao maior cargo do País.


Ciro Gomes (PDT)
O PDT confirmou a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, na convenção nacional em Brasília que reuniu filiados do partido na última sexta-feira (20). Sendo isolado pelo PT e o PSB, o ex-governador cearense busca um vice ideal para compor sua chapa. A expectativa da cúpula do PDT é que a eleição presidencial alavanque o partido nos estados. 
Geraldo Alckmin (PSDB)
O PSDB oficializou neste sábado (4), em convenção nacional em Brasília, a candidatura do presidente da legenda e ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin à Presidência da República. A senadora Ana Amélia (PP-RS) será a vice-presidente na chapa.

Marina Silva (Rede)
A Rede confirmou neste sábado (4) a candidatura de Marina Silva ao Planalto pela terceira vez. A ex-senadora já disputou a Presidência em em 2010 e 2014, mas não conseguiu chegar ao segundo turno. Batizada de "Unidos para Transformar o Brasil", a chapa é composta por Marina e o ex-deputado Eduardo Jorge (PV).

Guilherme Boulos (PSOL)
Guilherme Boulos foi oficializado no último sábado (21) como candidato à presidência pelo PSOL, se comprometendo a revogar medidas do governo Temer e descriminalizar o aborto. O candidato tem na chapa a líder indígena Sônia Guajajara como candidata vice-presidente. 

Jair Bolsonaro (PSL)
Liderando as pesquisas sem o ex-presidente Lula no cenário, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro oficializou sua candidatura no último domingo (22). Além da família Bolsonaro e de parlamentares do PSL, participam do evento apoiadores públicos do deputado como o ator Alexandre Frota e a advogada Janaína Paschoal

Cabo Daciolo (Patriota)
A convenção nacional do Patriota oficializou neste sábado (4) a candidatura do deputado federal Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, o Cabo Daciolo, à Presidência da República nas eleições de outubro. O evento ocorreu no município de Barrinha, interior de São Paulo. O candidato foi escolhido por unanimidade.

Lula (PT)O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou neste sábado (4) oficialmente a candidatura de seu líder preso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, às eleições presidenciais de outubro.

Manuela D´avila (PCdoB)Em convenção nacional, o PCdoB oficializou a candidatura da ex-deputada federal, a  gaúcha Manuela D´avila. Bandeiras como segurança pública, justiça tributária e revogação da reforma trabalhista foram alguns temas abordados em seu discurso. 

Henrique Meirelles (MDB)O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles foi oficializado candidato do MDB ao Planalto na última quinta (2), após conquistar apoio de 85% dos convencionais do partido. Participaram da votação 419 dirigentes da sigla, ou seja, o presidenciável conseguiu pelo menos 356 votos.

Álvaro Dias (Podemos)Com discursos contra a corrupção e os privilégios, o senador Álvaro Dias foi escolhido pelos convencionais do Podemos para ser candidato à Presidência da República. A candidatura do parlamentar pelo Paraná foi oficializada neste sábado (4) em Curitiba, durante convenção nacional do partido.




Blog do BILL NOTICIAS

ALTMAN: LULA E MANUELA SÃO COMPLEMENTARES

Editora Brasil 247 | Reprodução/Facebook

O jornalista Breno Altman concedeu entrevista à TV 247 nesta semana analisando o xadrez da conjuntura pré-leitoral. O jornalista defende que a candidata à Presidência da República Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) seja vice em uma chapa com o Partido dos Trabalhadores (PT). "Lula e Manuela são complementares, isso é difícil de se encontrar na vida política", observa. 
Nesta semana, ocorreu a Conferência Nacional Eleitoral do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em Brasília, que lançou a candidatura de Manuela D'Àvila à presidência da República. 
No entanto, a presidente do PCdoB Luciana Santos (PCdoB-PE) destacou em sua intervenção a importância da unidade entre os setores progressistas. "A sigla lutará até o último minuto pela unidade", disse a deputada Federal. 
Altman diz que o PCdoB está estressado perante duas linhas de atuação. "Ou uma aliança com Ciro Gomes, que pode ter uma participação do PSB, ou uma composição com o PT. Já está claro para os comunistas que não ocorrerá uma aliança entre o PT e PDT no primeiro turno eleitoral", avalia. 
O jornalista destaca que uma candidatura unificada entre os setores progressistas no primeiro turno está descartada por conta de Ciro Gomes não abrir mão de sua candidatura. "Ele aliou-se aos partidos do centro e dinamitou a possibilidade de uma chapa única da esquerda", observa. 
"Por isso, o PCdoB precisa escolher, ou marcha com Ciro e, possivelmente, com o PSB, ou com o PT", afirma Altman, que acrescenta: "É claro que o PT terá que reconstruir sua relação com os comunistas, indicando, eventualmente, a vaga de vice-presidente para Manuela, o que eu defendo", evidência. 
Ele enumera os aspectos positivos de uma possível chapa PT-PCdoB. "Reconstrói o núcleo duro da esquerda, preserva a unidade dos movimentos sociais e a Frente Brasil Popular, além da militância e estrutura organizativa dos comunistas", defende Altman. 
Altman salienta que apontar um nome para vice de Lula não quer dizer  um plano B. "Não significa uma substituição de Lula, caso o ex-presidente seja interditado, mas sim vice de Lula ou de qualquer outro nome que Lula indicar, caso não consiga se candidatar", conclui. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

LULA TEM NOME DE EMERGÊNCIA SE FOR PRECISO DEFINIR VICE ATÉ DOMINGO


O ex-presidente Lula ainda pretende esticar a definição de seu vice até 15 de agosto, mas se prevalecer a pressão do Tribunal Superior Eleitoral de que as chapas devem ser registradas até amanhã, ele teria uma carta na manga, provavelmente do próprio PT. Os nomes que vêm sendo cogitados são de Fernando Haddad, Gleisi Hoffmann e do embaixador Celso Amorim. Manuela D'Ávila poderia ser a vice, mas foi descartada porque Lula quer, neste momento, alguém que seja o porta-voz da sua campanha.
"Alvo de divergência dentro do próprio Tribunal Superior Eleitoral, o entendimento de que os candidatos precisam apresentar seus vices até segunda (6) revoltou Lula. O ex-presidente travou as conversas sobre a composição de sua chapa dizendo-se indignado com o que considera um cerco para antecipar sua saída da cena eleitoral. A cúpula do PT diz que uma pessoa guarda a opção do petista para 'a emergência' de ter que definir o nome que será registrado ao lado dele até domingo (5)", informa a coluna Painel. "A irritação de Lula está atrelada ao fato de que não houve mudança na redação da lei que trata do registro das candidaturas. O texto que vige sobre as eleições deste ano é o mesmo que constava na norma do pleito de 2014."(247)

Blog do BILL NOTICIAS

AGORA É OFICIAL: LULA É CANDIDATO À PRESIDÊNCIA; NOME DO VICE INDEFINIDO


Em encontro nacional ocorrido neste sábado (4), em São Paulo, o Partido dos Trabalhadores (PT) indicou, por unanimidade, o nome de Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à Presidente da República. "Aos gritos de olê olê olá, Lula, Lula" o nome do ex-presidente, que encontra-se detido arbitrariamente há mais de três meses, foi citado, diversas vezes, em um tom de emoção pela militância petista. Não foi definido o outro nome da chapa.
Em meio a discursos e atividades culturais, registraram presença no local parlamentares, governadores, representantes políticos de partidos aliados, artistas, além da militância que lotava o auditório usando máscaras com o rosto de Lula. 
"O golpe está em jogo"
Líder do PT na Câmara, o Deputado Federal Paulo Pimenta (PT-RS), afirmou  em sua fala que o Brasil nunca precisou tanto de Lula e Lula nunca precisou tanto do Brasil. "O que está em jogo é se vamos ou não derrubar o golpe, a miséria voltou a assombrar o nosso povo, é hora de voltarmos a governar esse País, e será com Lula", ressalta. 
O Senador Lindbergh Farias (PT-RJ) também fez uso da palavra, frisando que, apesar da condenação da Rede Globo e do juiz Sérgio Moro, Lula permanece crescendo nas pesquisas. "A foto que roda o mundo inteiro é de Lula sendo carregado pelo povo, muitos dizem que o ex-presidente irá desistir, mas, se eles impugnarem o nome de Lula, nós vamos até o fim", salienta. 
"Nós vamos eleger Lula e profundar a democracia, precisamos de democratizar os meios de comunicação, promover a reforma política, do judiciário", acrescentou o Senador. 
Relatos do Papa 
Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores de  Lula por oito anos, reproduziu no encontro como foi sua audiência com o Papa Francisco. "Foi uma honra ser recebido pelo Pontífice, que entregou uma mensagem por escrito para o ex-presidente, evitando qualquer mal-entendido ou deturpação por parte da imprensa. O Papa tem total noção de que há arbitrariedades na mídia e na mídia hegemônica", relata, referindo-se ao episódio do terso enviado diretamente pelo seu assessor ao ex-presidente.
"Rumo ao penta, nós estamos caminhando para o quinto mandato petista frente à Presidência da República", salientou Fernando Haddad, coordenador de campanha do programa de Lula. 
Lula Livre 
A presidente do PT, Senadora Gleisi Hoffmann (PT), orientou os delegados na votação, que levantaram seus crachás, por unanimidade, aclamando o nome de Lula como candidato oficial do PT à presidência da República. "apesar de vocês, dessa mídia golpista, Lula será eleito, nós não temos medo de vocês", enfatizou. 
A ex-presidente da República e candidata ao Senado por Minas Gerais, Dilma Rousseff, finalizou a primeira parte do encontro dizendo que nunca pensou que a música cale-se voltaria a ser tema do Brasil. "Mas temos que saber que a nossa luta é de todas as horas, nossa batalha é para eleger Lula  e aprovar uma Assembléia Constituinte, revogando as medidas do golpe", disse, acrescentando: "Sou candidata ao Senado e vamos fazer uma votação histórica em Minas". 

Blog do BILL NOTICIAS

PT SEGURA CONVENÇÃO ATÉ MEIA NOITE DE DOMINGO EM XADREZ EMOCIONANTE


O fim de semana que parece não acabar. Assim assim pode ser definido este sábado-domingo das convenções e reta final das articulações para as alianças com vistas à eleição presidencial. Está em curso uma partida de xadrez emocionante e com lances ousados. O PT definiu o nome de Lula na convenção deste sábado sem escolher candidato a vice. Mas a convenção continuará formalmente em funcionamento até a meia-noite do domingo, para que o partido resolva que nome preencherá a vaga. As negociações sucedem-se como os lances da disputa enxadrística.
Ciro Gomes não desistiu do PSB e está tentando inviabilizar o acordo dos socialistas com o PT. No sábado, foi a Vitória (ES) para uma convenção estadual do PDT e esteve todo tempo ao lado do ex-governador Renato Casagrande, do PSB, inclusive durante a entrevista em que fez ataques violentos ao PT. De lá viajou para Belo Horizonte, e foi da convenção do PDT para a do PSB, apoiar outro pessebista, Márcio Lacerda, que insurgiu-se contra o acordo da direção do partido com o PT e manteve sua candidatura ao governo do Estado. Na prática, nem se tratou de uma convenção, pois a direção do PSB conseguiu uma decisão do TSE invalidando o encontro. De qualquer jeito, a visita de Ciro é mais um lance no jogo. De lá, ele distribuiu um twitter contra o acordo, considerando Lacerda "vítima de uma punhalada pelas costas".(247)

Blog do BILL NOTICIAS

Júlio Lóssio é oficializado pela Rede como candidato ao governo de Pernambuco




O ex-prefeito de Petrolina-PE por duas vezes e médico oftalmologista Júlio Lóssio,  foi oficializado em convenção partidária da Rede Sustentabilidade nessa sexta-feira(04) em um hotel do Bairro do Pina, zona sul de Recife. Com o auditório totalmente lotado de partidários, admiradores, amigos e correligionários, Júlio Lóssio recebeu a missão oficial de ser o candidato do partido nas eleições 2018, para Governador de Pernambuco.
Centrado em seu conhecimento politico,   respaldado pela  sua passagem bem avaliada por duas vezes à frente da Prefeitura de Petrolina, Lóssio em seu discurso,  enalteceu o nome de Marina e da Rede e disse estar preparado para cumprir bem a missão. Nos últimos noventa dias, o candidato percorreu varias regiões do estado, manteve contactos  com lideranças politicas, comunitárias e empresarias e foi captando ideias e sugestões para o seu plano de governo.
Em seu discurso, bastante animado, Lóssio disse, que se eleito,   vai centrar seu governo em educação, segurança, transparência e uma politica voltada especialmente para as crianças, como ele fez em Petrolina, destacando o  projeto `Nova Semente´, exemplo para todo o Brasil. “Vamos implantar a maior rede de creches do país”, disse. Falando de economia, destacou os diversos polos que vai merecer sua plena atenção como governador, que oferta oportunidades de emprego em Pernambuco, como a irrigação, o polo têxtil e outros.
Sua apresentação arrancou aplausos dos efusivos aplausos de todos os presentes à convenção.  Júlio Lóssio tem 46 anos, casado, três filhos e boa parte de sua vida profissional,  dedicada à medicina. Cuidar das Pessoas, tema que ele vai carregar como lema em sua campanha aos pernambucanos, para chegar ao Palácio das Precises.Representantes de várias regiões do estado, estiveram presentes na convenção da Rede.

Blog do BILL NOTICIAS

Dormentes-PE celebra a melhor educação do Vale do São Francisco e a 15ª de Pernambuco segundo o IDEPE 2017

  Por:Vinicius de Santana
Dormentes-PE
Com a divulgação do IDEPE (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco) 2017, Dormentes demonstrou que com trabalho e muito compromisso é possível avançar nos índices educacionais, conquistando excelentes resultados. Isso ficou evidenciado nos resultados no âmbito Regional, com a conquista da 1ª colocação entre os sete municípios do Vale do São Francisco no IDEPE dos Anos Iniciais e Anos Finais. Como também, no âmbito Estadual, com  a conquista da 15ª e 17ª colocações respectivamente, entre os 184 municípios pernambucanos
Prefeita Josimara Cavalcanti celebra os resultados da educação do município com a sua equipe
Feliz com os resultados, a Secretária de Educação, Alexandra de Assis afirmou: “Tudo isso é fruto do trabalho de gestores, coordenadores, professores, alunos, de toda a comunidade escolar e de todos nós que fazemos o Governo do Trabalho”.
Dormentes atingiu 5.60 no IDEPE Anos Iniciais e 4.74 nos Anos Finais, registrando avanços significativos e retomando o crescimento em Educação em toda a rede de ensino. Os resultados educacionais de Dormentes vinham oscilando nos últimos anos, com decréscimo preocupante em 2016. O que demandou a elaboração de uma agenda de trabalho intensa em 1017, que culminou nos excelentes resultados alcançados.(Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

Paulo Câmara convoca para a convenção do PSB neste domingo(05), no Clube Internacional do Recife

   Por:Vinicius de Santana

“Chegou o momento de mostrarmos a nossa força, a unidade dos pernambucanos em favor de um projeto de futuro. Vamos juntos continuar defendendo o nosso povo, o trabalho que transformou vidas, e seguir avançando. Espero vocês na convenção da Frente Popular de Pernambuco, no próximo domingo, no Clube Internacional do Recife, a partir das 10h.”

Governador Paulo Câmara, nas redes sociais.




Blog do BILL NOTICIAS

PT MANTÉM INDEFINIDA VAGA DE VICE DE LULA


Da Agência Brasil – Em convenção nacional, o PT confirmou neste sábado (4), na capital paulista, a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. A escolha foi por aclamação.
O partido não decidiu quem será o vice na chapa com Lula. Na convenção, ficou definido que serão realizadas caravanas saindo de todos os estados até Brasília no dia 15 de agosto, prazo final para apresentação de pedidos de registro de candidaturas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso em Curitiba, desde 7 de abril, após ter sido condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, em segunda instância, no caso do triplex de Guarujá.
Lula encaminhou uma carta para ser lida durante a convenção. No texto, ele afirma que a democracia está "ameaçada". "Agora querem fazer uma eleição presidencial de cartas marcadas, excluindo o nome que está à frente na preferência popular em todas as pesquisas", diz.
O ex-presidente afirmou ainda que confia no reencontro com a militância. "De onde me encontro, estou sempre renovando minha fé de que o dia do nosso reencontro virá, pela vontade do povo brasileiro".
O comado do PT aguarda a análise do registro da candidatura de Lula. Caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF) dar a palavra final sobre a prisão de Lula e se ele estará apto a concorrer, já que a Lei da Ficha Limpa impedi candidaturas de condenados em segunda instância. O julgamento é esperado para os próximos dias.
O PT divulgou ontem (3) os pilares do programa para o "Próximo Governo Lula (2019-2022)" que reúne cinco eixos. São eles: "soberania nacional e popular na refundação democrática do Brasil"; "promover um novo período histórico de afirmação de direitos", "novo pacto federativo para promoção dos direitos sociais", "promover um novo modelo de desenvolvimento" e "transição ecológica para a nova sociedade do século XXI".
* Com informações de Alexssander Soares, de São Paulo

Blog do BILL NOTICIAS

Com alfinetada ao PSDB, Marina Silva oficializa candidatura pela 3ª vez

A coligação foi representada por militantes do PV do Distrito Federal, e uma faixa com os dizeres "Marina Silva + Eduardo Jorge = O Brasil que eu quero" foi colocada embaixo do telão principal
  Por: FolhaPress 
Vice na chapa de Marina Silva é Eduardo Jorge, do PV
Vice na chapa de Marina Silva é Eduardo Jorge, do PVFoto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil



Rede confirmou neste sábado (4) a candidatura de Marina Silva ao Planalto pela terceira vez. A ex-senadora já disputou a Presidência em em 2010 e 2014, mas não conseguiu chegar ao segundo turno. Batizada de "Unidos para Transformar o Brasil", a chapa é composta por Marina e o ex-deputado Eduardo Jorge (PV).

Em Brasília, a convenção contou com a presença de políticos, militantes e do ator Marcos Palmeira, mestre de cerimônias. "Ele foi eleito o segundo homem mais bonito, só depois de mim", brincou o porta-voz da Rede e coordenador de campanha Pedro Ivo Batista, ao abrir o evento. 

Após duas horas de espera por caravanas de apoiadores saídas de São Paulo e do Mato Grosso, Marina Silva e seu vice saíram do camarim para o palco sob aplausos.  Organizados com camisetas verdes, laranjas e amarelas, se organizaram nas arquibancadas. O primeiro a falar foi o pastor Levi Araújo. "Há esperança para o estado laico, para os que acreditam em separação da Constituição e da bíblia. Constituição é uma coisa, bíblia é outra", afirmou. 
Depois, um grupo de mulheres puxou a presidenciável e o vice para o palco para dançar ao som de "Mulher Rendeira". Se seguiram performances e danças variadas. Além de Eduardo, o presidente do PV, José Luiz Penna, compareceu à convenção. Penna, que é ligado ao pré-candidato Geraldo Alckmin (PSDB) foi vencido pelo grupo que defendia o apoio à ex-senadora, e, até ontem, não era presença certa no evento. 

A coligação foi representada por militantes do PV do Distrito Federal, e uma faixa com os dizeres "Marina Silva + Eduardo Jorge = O Brasil que eu quero" foi colocada embaixo do telão principal.  Além dos verdes, um pessebista também compareceu à convenção. O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, cujo partido está coligado com Rede e PV na disputa local passou "para dar um abraço na Marina". 

A presidenciável fez gracejo também com a aparição de um tucano na entrada do local da convenção. Ela disse que a presença do pássaro foi uma homenagem. "Os tucanos de verdade sabem quem ainda está comprometido com a social-democracia", afirmou ela, em alfinetada ao PSDB do adversário Geraldo Alckmin.

Cláusula de barreira
Neste pleito, a candidata terá outro desafio além de demonstrar viabilidade na corrida presidencial.  A Rede Sustentabilidade, partido fundado por ela em 2015, passa por sua primeira eleição geral pressionado pela cláusula de barreira aprovada no Congresso em 2017.

A Rede aposta na ex-senadora e na coligação tardia com o PV para fazer o número mínimo de votos necessários.  O partido tem que fazer 1,5% dos votos válidos, distribuídos em ao menos nove estados, ou eleger ao menos um deputado federal em cada um deles para ter acesso aos recursos do fundo partidário e ao tempo de TV. Hoje, a Rede tem apenas dois deputados federais e um senador.


Blog do BILL NOTICIAS

Lula lidera preferência dos paulistas, mostra Ibope


Levantamento feito pelo Ibope e divulgado nesta noite mostra que o ex-presidente Luiz Inácio ula da Silva lidera a preferência dos eleitores do estado de São Paulo para as eleições de outubro.
Segundo o Ibope, Lula tem 23% dos votos, seguido por Jair Bolsonaro (PSL), com 18%, Geraldo Alckmin (PSDB), que obteve 15%, Marina Silva (REDE), com 8%, Ciro Gomes (PDT), com 4%, e Alvaro Dias (PODE), com 3%.
Com 1% das intenções de voto aparecem os candidatos Henrique Meirelles (MDB), João Amôedo (NOVO), Levy Fidelix (PRTB), Manuela D’Ávila (PCdoB) e Vera Lúcia (PSTU). Eymael (DC), Guilherme Boulos (PSOL), João Goulart Filho (PPL) e Paulo Rabello de Castro (PSC) não pontuaram. Brancos e nulos somam 18%. Não sabem ou não responderam são 6%.
Para o Senado, Eduardo Suplicy (PT) aparece com 32% das intenções de voto, seguido por Marta Suplicy (MDB), com 26%, Mario Covas Neto (PODE), com 17%, Major Olímpio (PSL), 12%, Ricardo Tripoli (PSDB), com 6%, Educador Daniel Cara (PSOL) e Mara Gabrilli (PSDB), ambos com 4%, Diogo da Luz (NOVO), Jair Andreoni (PRTB), Jilmar Tatto (PT) e Silvia Ferraro (PSOL) aparecem com 2% das intenções de voto.
Dos entrevistados, 16% citaram apenas um candidato. Brancos e nulos somaram 50%. Não sabem ou não responderam são 24%.  (BR 247)

Blog do BILL NOTICIAS

Meia tonelada de cocaína é encontrada em ônibus com religiosos

A droga foi apreendida durante fiscalização da PRF

  Por: Agência Brasil
As drogas estavam em um ônibus de turismo que partiu de Foz do Iguaçu (PR) transportando 22 passageiros para uma convenção religiosa. Foto: Divulgação/PRF
As drogas estavam em um ônibus de turismo que partiu de Foz do Iguaçu (PR) transportando 22 passageiros para uma convenção religiosa. Foto: Divulgação/PRF


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Receita Federal apreenderam na madrugada deste sábado (4) 519,2 quilos de cocaína e 57,5 quilos de crack em Cascavel, na região oeste do Paraná.

As drogas estavam em um ônibus de turismo que partiu de Foz do Iguaçu (PR) transportando 22 passageiros para uma convenção religiosa em Florianópolis, em Santa Catarina. A placa do ônibus fretado é de Presidente Prudente, interior de São Paulo.

A droga foi encontrada durante a fiscalização da PRF. Ela estava em um fundo falso do veículo, localizada debaixo do assoalho próximo ao sanitário do ônibus.

Segundo a PRF, o motorista e os passageiros foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Federal em Cascavel, para onde também foi levada a droga apreendida.



Blog do BILL NOTICIAS

A decisão é final: Marília Arraes não será candidata ao governo pelo PT

No encontro nacional do PT, delegados não quiseram bater de frente com a decisão tomada pelo diretório nacional, de retirar a candidatura da petista. Como a base partidária lavou as mãos, prevalece o que decidiu a cúpula do partido.

  Por: Aline Moura - Diario de Pernambuco
Foto: Nando Chiappetta/Esp DP (Foto: Nando Chiappetta/Esp DP)
Foto: Nando Chiappetta/Esp DP

O encontro nacional do PT, realizado em São Paulo e com a presença de aproximadamente 600 delegados da legenda petista, a chamada base do partido, lavou as mãos sobre a decisão de manter ou retirar a pré-candidatura de Marília Arraes (PT) ao governo de Pernambuco. Os delegados decidiram não se posicionar. Isso significa, segundo a secretária de comunicação da sigla no estado, Sheila Oliveira, que prevalece o que foi determinado pelo diretório nacional do PT na última sexta-feira. Na prática, a base nacional não quis se rebelar contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve a par de todas as negociações e externou sua posição por meio da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Lula inclusive foi confirmado neste sábado como candidato petista à Presidência da República.

O PT de Pernambuco vai se aliar com o governador Paulo Câmara (PSB). O nome que vai representar a sigla petista nas eleições de 2018 e na aliança estadual com o PSB é o senador Humberto Costa. Ele será candidato ao Senado na chapa de Paulo Câmara, ao lado de Jarbas Vasconcelos (MDB). 

Segundo Sheila, o encontro nacional é a última instância partidária que poderia ter dado suporte à postulação de Marília. Como os delegados acharam por bem não se posicionar sobre o assunto - eles votaram para não decidir - o recurso perdeu o sentido.

Sheila Oliveira estava ao lado de Marília quando saiu o resultado. A pré-candidata ainda não foi localizada até o fechamento desta matéria. 

O presidente estadual do PT, Bruno Ribeiro, disse que "o encontro deliberou que a decisão sobre os recursos foi delegada à executiva nacional, que já tem a posição que conhecemos e que ontem foi mantida pelo diretório nacional". 

Preso desde o dia 7 de abril, na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba (PR), Lula conseguiu mexer em todo o xadrez eleitoral do país e do estado ao propor a retirada do nome da pré-candidata de cena. O afastamento de Marília do páreo isolou o presidenciável Ciro Gomes (PDT). Pernambuco estará no centro das atenções políticas até o prazo final das convenções partidárias neste domingo (5). 

Depois dessa decisão, o PT de Pernambuco vai realizar sua convenção estadual apenas de forma protocolar neste domingo, às 11h. O recurso de Marília foi indeferido pelo diretório nacional por 57 votos a 29. Antes, a executiva nacional da legenda já havia decidido retirar a pré-candidatura de Marília por 17 a 8. Marília resistiu até "a última instância", como prometeu. Mas, entre a pré-candidatura dela e uma orientação de Lula, que está preso, os delegados-militantes optaram por deixar a decisão com o maior cacique da legenda. A vantagem agora, portanto, está com Paulo Câmara. Ele será o candidato de Lula em Pernambuco e será confirmado na convenção estadual da sigla socialista.

Matéria publicada às 17h16 e atualizada às 18h05


Blog do BILL NOTICIAS

No Brasil, o diabetes provocou 12.748 amputações só em 2017

Em 2018, até agora, foram 5.566. O custo é alto: R$ 14,7 milhões, no ano passado e R$ 6,5 milhões, neste ano

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

O eletricista Fabiano Luder, 42 anos, morador de Curitiba, foi diagnosticado há oito anos com diabetes tipo 2. Ele percebeu a doença quando começou a perder peso rapidamente e a urinar com frequência. Também foi diagnosticado com polineuropatia (falta de força nos membros), osteomielite (infecção nos ossos) e retinoplastia diabética com hemorragia nos olhos. Em novembro de 2014, ele teve uma ferida no pé esquerdo, devido à doença, seguida de inflamação e infecção generalizada, que resultaram em quatro cirurgias de amputação de dedos e metade do pé. Na última, em janeiro de 2018 ele amputou do joelho para baixo.

Afastado do trabalho há quatro anos, ele aguarda uma prótese na fila do INSS e terá que esperar, no mínimo, dois a três anos. Segundo ele, se tivesse acesso a mais informações sobre a doença, poderia ter cuidado mais cedo “Ando de muletas e dependo de familiares para me locomover. Na época, apesar de obeso, nunca tinha me preocupado com isso. Acredito que boa parte foi falta de informação. Se eu tivesse prestado atenção mais cedo, não teria passado por tudo que passei. Foi traumático.”

Em 2017, no Brasil foram feitas  12.748 amputações, ante 11.580 em 2016. Em 2018, até agora, foram 5.566. O custo é alto: R$ 14,7 milhões, no ano passado e R$ 6,5 milhões, neste ano.

O assessor de Gestão Interinstitucional da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) Eliud Garcia afirma que o diabetes é a maior causa de amputação dos membros inferiores, a maior causa de cegueira e a segunda maior causa de insuficiência renal no mundo.

“A atuação precoce e multidisciplinar é a melhor forma de prevenção. O diabetes não acompanhado leva à perda da sensibilidade protetora dos pés. A neuropatia diabética atinge de forma isolada 60% dos pacientes diabéticos com mais de sete anos de evolução.  Com um programa de prevenção podemos evitar até 80% das complicações mutilantes”, ressaltou.


Blog do BILL NOTICIAS

PC DO B QUER A VICE DE LULA E AMEAÇA ROMPER


Por Renato Rovai, na Revista Forum - O PC do B resolveu trucar e afirma que vai manter a candidatura de Manuela D’Ávila se o PT indicar Fernando Haddad como vice de Lula. Até o apoio a Ciro está sendo cogitado. Na militância, quadros relevantes já defendem o apoio ao pedetista.
Seus dirigentes consideram absurda a decisão do partido de não oferecer a vaga agora a Manuela ou a outro quadro. O PT no entanto sugere nas negociações que a vaga é do PCdoB e que se Lula não for impedido Haddad renunciaría para Manuela. Caso não, Haddad sai candidato e o PC do B faz o vice.
As negociações seguem a todo vapor. E alguns dirigentes também tentam os últimos movimentos com Ciro. Se ele topar, o PCdoB já adiantou que abre mão da vaga pela unidade do campo progressista.
Esta noite de sábado vai ser longa.

Blog do BILL NOTICIAS

Sobre implantação de ETE em Petrolina, Secretaria de Educação de PE responsabiliza MEC e diz que processo para doação de terreno pela prefeitura “não foi concluído”

  (Por: C.Britto)
Foto/reprodução



Em resposta ao presidente da Central Única de Bairros de Petrolina (Cubape), Pedro Caldas, que cobrou do governador de Pernambuco Paulo Câmara a implantação da Escola Técnica Estadual (ETE) no Bairro Pedra Linda, em Petrolina, prometida pelo gestor, a Secretaria de Educação se posicionou sobre o assunto.
Em nota enviada a este Blog, por meio da assessoria, a Pasta destacou o seguinte:
“A Secretaria de Educação do Estado informa que vem trabalhando desde 2016 para viabilizar a construção da Escola Técnica Estadual de Petrolina junto ao Ministério da Educação (MEC). A Pasta esclarece também que o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, sinalizou no sentido de viabilizar a possibilidade de um  convênio para a construção da unidade de ensino. Com isso, a Secretaria de Educação deu início aos trâmites e enviou toda a documentação necessária ao MEC. Entretanto, o MEC não realizou, até o presente momento, mesmo após várias solicitações, a aprovação para novo convênio para construção da Escola Técnica Estadual. A Secretaria de Educação informa, ainda, que houve a disponibilização de terreno para a construção da escola pela Prefeitura de Petrolina, mas que o processo não foi concluído com a escritura relativa à doação do terreno. O Governo do Estado continuará trabalhando para viabilizar a construção da Escola Técnica Estadual de Petrolina”.

Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...