quarta-feira, 22 de junho de 2022

Programa de governo Lula-Alckmin recebe mais de 2 mil sugestões em 24 horas

Nas primeiras 24h, a plataforma "Juntos pelo Brasil" também recebeu mais de 50 mil visitas e foram realizados mais de 5 mil downloads do documento completo

Geraldo Alckmin e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)

A plataforma de participação popular do programa de governo da chapa Lula-Alckmin, "Juntos pelo Brasil", recebeu mais de 2 mil sugestões no primeiro dia de funcionando. Temas como energia, sustentabilidade, combate à fome, distribuição de renda, controle da inflação, geração de emprego e educação são, até agora, os mais populares. Nas primeiras 24h, a plataforma www.programajuntospelobrasil.com.br, que ficará aberta por cerca de 30 dias, recebeu mais de 50 mil visitas e foram realizados mais de 5 mil downloads do documento completo de Diretrizes para Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil.

Construído a partir de um entendimento dos sete partidos que compõe a coligação (PT, PSB, PCdoB, PSOL, REDE, PV e SOLIDARIEDADE), o documento de diretrizes foi apresentado ao povo brasileiro nessa terça-feira (21). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou nesta terça a importância da participação da sociedade na definição das políticas. 

De acordo com a chapa, as diretrizes – que destacam a urgência do combate à fome e à pobreza; a retomada do investimento para gerar crescimento e emprego; o combate à inflação e a redução do custo de vida; a defesa da Amazônia, o respeito às leis ambientais e a proteção dos povos indígenas; além da defesa da democracia, da justiça, da paz, da soberania e da reinserção do Brasil no mundo – serão a base do programa de governo.

"Vamos ter que construir a casa ao longo do tempo, ouvindo as pessoas através da plataforma, mas, principalmente, executando as políticas que quisermos, se ganharmos as eleições. (…) Vamos ter que ter os tijolos dessa parede que significam acabar com a fome outra vez nesse país. Vamos ter que ter os tijolos que significam aumentar o salário mínimo, e vamos construindo, tijolo por tijolo, até chegar na cobertura da casa que é o material da soberania", disse Lula.

O coordenador do programa de governo, o ex-ministro Aloizio Mercadante, discursou no mesmo sentido. "É um processo em que nós queremos ouvir a sociedade. Isso é a cara da história do presidente Lula, do governo Lula, do governo Dilma e da história que nós representamos nesse momento. Nosso programa de governo não é coisa só de técnicos, acadêmicos, de cima para baixo. Ninguém está aqui para escrever um livro e achar que aquilo resolve. Estamos construindo, é um trabalho de engenharia política", declarou.

Juntos pelo Brasil

A plataforma  "Juntos pelo Brasil"  permite o envio de sugestões e a realização  de debates, fóruns, discussão e consultas. Possui um canal de organização para a participação dos comitês populares e organizações dos movimentos populares.

A chapa também afirmou que serão abertas mesas de diálogo para avançar no debate com entidades nacionais que já se articularam para encaminhar propostas ao plano de governo e aprofundar as formulações.

Ao final desse processo participativo, a candidatura Lula-Alckmin espera entregará um programa de governo. Brasil247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Justiça decreta prisão preventiva do procurador Demétrius Macedo, que agrediu procuradora

Em depoimento, o procurador Demétrius Macedo admitiu que agrediu a procuradora e alegou que sofria assédio moral no ambiente de trabalho


(Foto: Reprodução)

A Justiça decretou na tarde desta quarta-feira (22/6) a prisão preventiva de Demétrius Oliveira Macedo, de 34 anos, que espancou brutalmente sua chefe, a procuradora-geral de Registro (SP), Gabriela Samadello Monteiro de Barros, de 39 anos. O pedido de prisão foi apresentado pelo delegado Daniel Vaz Rocha na 1ª Vara Criminal da cidade, no interior de São Paulo.

Imagens e vídeo da violência brutal que aconteceu na segunda-feira (20/6) viralizaram nas redes sociais. Na gravação, é possível ver o procurador dar socos e cotoveladas na colega. Ao Metrópoles, a procuradora afirmou que as agressões duraram cerca de 20 minutos e que o vídeo registrou apenas os 20 segundo finais. (Metrópoles).

Continue lendo no Metrópoles


BLOG DO BILL NOTICIAS

CPI que vai investigar corrupção no MEC atinge apoios para ser instalada no Senado

A lista para a CPI atingiu o número necessário de adesões no dia em que o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi preso pela Polícia Federal

(Foto: ABr | Jefferson Rudy/Agência Senado)

Os senadores Randolfe Rodrigues e Jorge Kajuru disseram no Plenário nesta quarta-feira terem conseguido os 27 apoios necessários para instalação da CPI do MEC.

Isso porque hoje assinaram o documento os senadores Eduardo Braga, do MDB, e Soraya Thronicke, do União Brasil. Segundo o senador Kajuru, Izalci Lucas, do PSDB, também se comprometeu a assinar. A lista para a CPI atingiu o número necessário de adesões no dia em que o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi preso pela Polícia Federal, investigado por suspeita de corrupção no manejo da verba da pasta.

Em 2021, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, viu-se obrigado a instalar a CPI da Covid na Casa após determinação da Justiça, que justificou que a lista tinha atingido o número de solicitantes exigido para instauração. (Metrópoles).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Embarcação que saiu do Recife naufraga a caminho de Fernando de Noronha; há desaparecidos

 

A informação foi confirmada pelo Porto do Recife


                          Por Portal Folha de Pernambuco

Fernando de Noronha  - Foto: Bruno Lima/Divulgação

Uma embarcação de carga que saiu do Recife naufragou a caminho da Ilha de Fernando de Noronha, nesta quarta-feira (22), deixando cinco pessoas desaparecidas. A informação foi confirmada pelo Porto do Recife, por meio de nota.

A embarcação chamada "Thaís" saiu da capital pernambucana às 14h20 dessa terça-feira (21), com 100 toneladas de carga com materiais diversos para abastecimento do arquipélago, porém, por volta das 4h30 na manhã desta quarta, a tripulação, composta por oito pessoas, perdeu o contato com o continente.

Ainda de acordo com o Porto do Recife, três pessoas já foram resgatadas com vida e outras cinco seguem desaparecidas. 

Cinco viaturas da Marinha estão procurando a embarcação nas proximidades da costa de Cabedelo, na Paraída, onde chove bastante, segundo informou o ancoradouro. 

"De acordo com o agente da embarcação, a manutenção estava em dia e a carga não excedia o limite permitido", informou a nota.

Confira nota do Porto do Recife na íntegra:

"A embarcação de carga Thaís, que costumava atracar no Porto do Recife a cada duas semanas para embarcar suprimentos para Fernando de Noronha, naufragou nesta quarta-feira (22).

O barco, operado pela empresa Jaqueline Segundo, desatracou do ancoradouro nesta terça-feira (21), às 14h20, seguindo com destino a Fernando de Noronha com 100 toneladas de materiais diversos. Porém, por volta das 4h30 da manhã desta quarta-feira, a tripulação perdeu o contato com o continente.

No momento, cinco viaturas da Marinha seguem procurando a embarcação próximo a costa do município de Cabedelo, na Paraíba, onde chove muito. Dos tripulantes que estavam no barco, três foram resgatados com vida e os outros cinco seguem desaparecidos. De acordo com o agente da embarcação, a manutenção estava em dia e a carga não excedia o limite permitido".

BLOG DO BILL NOTICIAS

"MEC virou centro de um dos maiores escândalos do governo Bolsonaro", diz Fernando Haddad

Ministro da Educação nos governos Lula e Dilma Rousseff, Haddad lembrou das políticas públicas que "transformaram a vida do povo"

Fernando Haddad, Bolsonaro e Milton Ribeiro (Foto: Agência Brasil)

O ex-ministro da Educação Fernando Haddad, pré-candidato a governador de São Paulo, disse nesta quarta-feira (22) que o Ministério da Educação "virou caso de polícia", ao comentar o escândalo de corrupção que levou à prisão do ex-ministro Milton Ribeiro e de pastores ligados a Jair Bolsonaro

"Lamento muito pelo que se transformou o Ministério da Educação. No nosso tempo era bem diferente. Criamos políticas públicas que transformaram a vida do povo como o ProUni, FIES sem fiador, SiSU, Caminho da Escola, Ciência sem Fronteiras e tantas outras", disse Haddad.

"Hoje, o MEC virou caso de polícia e o centro de um dos maiores escândalos do governo Bolsonaro. É urgente uma mudança de rumos. O futuro de milhões de brasileiros depende disso", completou o ministro da Educação nos governos Lula. 

A operação Acesso Pago, da Polícia Federal, faz parte do inquérito que investiga o esquema de "tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos" do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) às prefeituras, mediado por pastores. Milton Ribeiro é investigado por suspeita de corrupção passiva; prevaricação; advocacia administrativa e tráfico de influência. 247



Juiz determina transferência de Milton Ribeiro para Brasília

Juiz Renato Borelli, da 15ª Vara Federal em Brasília, negou pedido de habeas corpus feito pela defesa do ex-ministro, preso nesta quarta-feira (22) pela Polícia Federal

Milton Ribeiro, ministro da Educação (Foto: ISAC NOBREGA/PR)

O juiz Renato Borelli, da 15ª Vara Federal em Brasília, recusou um pedido de habeas corpus da defesa do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, preso preventivamente pela Polícia Federal nesta quarta-feira (22), em sua residência, em Santos (SP), e determinou que ele seja transferido “imediatamente” para Brasília. 

Em nota, a defesa do ex-ministro havia alegado que a prisão do ex-ministro "é injusta, desmotivada e indiscutivelmente desnecessária" e que "inexiste razão para a prisão preventiva editada". A informação é do G1

Milton Ribeiro foi um dos alvos principais da Operação Acesso Pago, deflagrada nesta quarta-feira (22) pela Polícia Federal, que apura desvios e irregularidades na liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O ex-ministro é investigado pelos crimes de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência.

Ao todo, os agentes federais envolvidos na ação cumpriram cinco mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nos estados de Goiás, São Paulo, Pará e Distrito Federal. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Volume de chuvas chega a 145,04mm em Buenos Aires; saiba quais os maiores índices do Estado

 

Para as regiões da RMR e Mata Sul, o alerta da Apac está no maior nível

                       Por Maria Priscila Martins

Chuva em Bairro Novo, Olinda - Foto: Arthur de Souza / Folha de Pernambuco

Com alerta da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) alterado para o maior nível, Pernambuco já registra chuvas acima de 100 mm em diversas localidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Mata Sul. Dentre os locais com maiores precipitações estão: Buenos Aires, com 145,04mm; Tamandaré, com 133,46; e o município de São José da Coroa Grande, com 133,06mm.

As chuvas se iniciaram na madrugada desta quarta-feira (22) e a previsão indica que até a quinta-feira (23) os pernambucanos continuarão com o Estado de Alerta vermelho para o volume de chuva que vai cair.

Estado de Alerta vermelho prevê chuvas com potencial de superar os 100 mm de volume

Defesa Civil do Recife informou que, nas últimas 24h, foram registradas chuvas que chegaram a 103 mm em algumas partes da cidade, o equivalente a mais de 26% do total previsto para o mês, que é de 389,60 mm. O órgão informou que a população em áreas de risco deve procurar locais seguros e acionar as equipes técnicas pelo telefone 0800.081.3400, que é gratuito e funciona 24h por dia. 

O monitoramento em tempo real da Apac mostrou que o ponto do Estado onde mais choveu foi no município de Buenos Aires, com o registro de 145,04mm nas 24 horas contadas até 19h50.

Na sequência, com o mesmo horário de registro, está Tamandaré, com 133,46 mm, e São José da Coroa Grande, com 133,06mm. 

Veja onde mais choveu:
Buenos Aires - 145,04mm
Tamandaré - 133,46 mm
São José da Coroa Grande - 133,06 mm
Areias, Recife - 131,00 mm
Janga, Paulista - 124,86 mm
Pina, Recife - 124,61 mm 
Ibura, Recife - 117,22 mm
Ipojuca - 117,02 mm
Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes - 117,01 mm
São Lourenço da Mata - 115,20 mm.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Fortes chuvas causam desabamento de forro do teto do Shopping Guararapes

 CHUVAS EM PERNAMBUCO

Momento foi registrado nas redes sociais; não há feridos


                          Por Portal Folha de Pernambuco

Forro de teto do Shopping Guararapes desaba por conta das chuvas - Foto: Reprodução/Instagram

As fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife (RMR) nesta quarta-feira (22) causaram o desabamento de parte do forro do teto do Shopping Guararapes, em Jaboatão. O momento foi capturado em vídeo e divulgado nas redes sociais. Não há feridos.

A cidade de Jaboatão dos Guararapes, até o momento, registrou 115 milímetros em 24 horas, de acordo com o monitoramento em tempo real das chuvas da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). 

Em nota, o Shopping Guararapes relatou o ocorrido e destacou que os reparos já estão sendo feitos no local e área segue isolada. 

Confira a nota: 

“Em função das fortes chuvas que vêm acontecendo na Região Metropolitana do Recife, nesta quarta-feira (22) caiu um pedaço do forro do teto próximo à Praça de Alimentação, no Shopping Guararapes. Nenhuma pessoa que estava no local foi atingida e a equipe de segurança agiu de imediato, isolando a área”, disse.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Pernambuco confirma 2.417 casos de Covid em dia com maior total de infectados em mais de três meses

 

Entre os confirmados, 15 são de casos graves


                       Por Portal Folha de Pernambuco

boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) notificou, nesta quarta-feira (22), mais 2.417 casos de Covid-19 em Pernambuco. É o maior total registrado em um único dia desde 18 de março, quando foram contabilizados 2.620 casos.

Entre os confirmados nesta quarta-feira, 15 (0,6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e os demais 2.402 (99,4%) são leves.

Com a atualização, Pernambuco passou dos 960 mil casos da doença e agora acumula  960.890 infecções, sendo 58.770 graves e 902.120 leves.

O boletim também contabiliza seis mortes por Covid-19, ocorridas entre 17 de outubro de 2020 e essa terça-feira (21). O Estado agora totaliza 21.826 óbitos pela doença. 

Mais detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela SES-PE.


BLOG DO BILL NOTICIAS

A cidade de Petrolina registra mais 63 novos casos; ocupação de UTI fica em 45,4%

                    Via:Carlos Britto 
Foto: Ascom PMP/divulgação

Petrolina registrou no dia de ontem (21) mais 63 casos de Covid-19, conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Foram realizados 374 testes no polo montado pela pasta.

Até o município são 53.837 infectados pelo novo coronavírus. Desse total, 52.568 já estão recuperados, o que significa 97,6% de cura clínica. Petrolina tem 599 casos ativos e 670 mortes causadas pela doença.

Dos 44 leitos de UTI disponíveis para a Rede PEBA (Pernambuco-Bahia), 20 estão ocupados. Com isso, a taxa de ocupação fica em 45,4%. Outras informações sobre a pandemia estão disponíveis no site da prefeitura.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Análise: Com ex-ministro preso, pilar de discurso bolsonarista contra a corrupção do PT sofre revés

 

Acusações contra Milton Ribeiro representam ainda um duro revés para os evangélicos, segmento fundamental para reeleição do presidente


               Por Agência O Globo

Durante três anos, as acusações de rachadinha nos gabinetes dos filhos do presidente Jair Bolsonaro eram usadas pela oposição para rebater o discurso de que apenas o PT tinha escândalos de corrupção para explicar. Pelas pesquisas de opinião, o caso nunca resvalou na popularidade do presidente por não envolve-lo diretamente e por se tratar de fatos ocorridos antes da sua posse em janeiro de 2019.

Houve também um momento em que Bolsonaro foi cobrado pelos chamados “laranjas” do PSL, escândalo envolvendo seu antigo partido que lançou candidaturas fantasmas apenas para cumprir a cota de representação feminina na disputa para o Congresso. Também não colou, quem acabou tendo que responder mais sobre os acontecimentos foi o seu ex-ministro do Turismo Marcelo Alvaro Antônio e o presidente do PSL, Luciano Bivar.

Veio a CPI da Covid no ano passado e mais uma vez denúncias de corrupção, desta vez envolvendo a compra da Covaxin. Mais uma vez, as acusações que permearam os depoimentos no Congresso não respingaram em Bolsonaro, que teve sempre a desculpa de que a vacina indiana jamais foi comprada pelo governo federal a despeito da proposta superfaturada que vinha sendo negociada pelo Ministério da Saúde.

A prisão desta manhã muda o patamar das denúncias contra o governo e coloca em xeque um dos principais discursos governistas contra o PT. Agora há um ex-ministro preso por denúncias envolvendo atos praticados dentro do próprio governo Bolsonaro. Há ainda, conforme revelou O Globo, pastores presos que estiveram no Palácio do Planalto por 35 vezes nos últimos meses.

Milton Ribeiro representa ainda um duro revés para os evangélicos, segmento fundamental na estratégia de reeleição do presidente. Trata-se de um pastor presbiteriano que, junto com Damares Alves, representava o espaço das igrejas na Esplanada dos Ministérios. No primeiro semestre, quando as acusações começaram a aparecer, lideranças como Silas Malafaia e o deputado Marco Feliciano fizeram duras críticas ao ministro e pregaram a sua demissão, o que acabou ocorrendo uma semana depois da primeira denúncia de pagamento de propina.

BLOG DO BILL NOTICIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - PF prende ex-ministro de Bolsonaro Milton Ribeiro e pastores em operação sobre suspeita de corrupção no MEC

 

Operação foi autorizada pela 15ª Vara Federal do Distrito Federal para apurar suspeitas na liberação de verbas do ministério


O então ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o pastor Arilton Moura  - Foto: Luis Fortes/MEC

Polícia Federal cumpre mandados de prisão e busca e apreensão, nesta quarta-feira (22), contra o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e os pastores-lobistas Arilton Moura Gilmar Santos, por suspeitas de crimes na liberação de recursos do Ministério da Educação para prefeituras.

A operação foi autorizada pela 15ª Vara Federal do Distrito Federal e apura crimes como corrupção tráfico de influência durante a gestão de Milton Ribeiro.

A investigação teve início no Supremo Tribunal Federal, mas foi enviada à primeira instância depois que Milton deixou o cargo de ministro da Educação do governo Bolsonaro.

No total, são cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e cinco prisões preventivas nos estados de Goiás, São Paulo, Pará e Distrito Federal, além de medidas cautelares como a proibição do contato entre os investigados.

Em depoimento prestado no caso, Milton Ribeiro disse desconhecer a atuação dos pastores e afirmou que "não autorizou" os religiosos a falar em nome do ministério.

“Não tinha conhecimento que o pastor Gilmar ou o pastor Arilton supostamente cooptavam prefeitos para oferecer privilégios junto a recursos públicos sob a gestão do FNDE ou MEC”, disse.

Entenda o caso

Em março, o Ministério da Educação (MEC) da educação veio para o centro de um escândalo após denúncias envolvendo a atuação dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura como lobistas na pasta. De acordo com as acusações reveladas pelo jornal "Estado de S.Paulo", os religiosos prometiam a prefeitos facilitar a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) mediante pagamento de propina.

Como o Globo mostrou, segundo relato dos prefeitos abordados pela dupla, os pastores pediam propina até mesmo por meio da compra de bíblias. Os livros traziam fotos do ministro Milton Ribeiro. Em um áudio revelado pela "Folha de S. Paulo", Ribeiro afirma que a prioridade dada a Gilmar Santos e Arilton Moura foi um pedido do próprio presidente Jair Bolsonaro.

Após o caso vir a público, Bolsonaro saiu em defesa do subordinado e afirmou que botaria "a cara no fogo" por Milton Ribeiro. A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, também defendeu Ribeiro. Segundo ela, o ex-ministro provaria que é "uma pessoa honesta".


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...