segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Em Petrolina, pratas da casa levaram muita gente pra avenida no Domingo de Carnaval e na Areia Branca a juventude invadiu a Avenida São Francisco

Fonte: (Vinicius de Santana)
CARNAVAL- DOMINGO
Polo da 21 de Setembro, carnaval família mais uma vez predominou

16998909_1650232044993670_8304249604144022185_n
Carnaval da Areia Branca. A juventude tomou conta da Avenida São Francisco

O Domingo de Carnaval (26) foi marcado pelo clima nostálgico das antigas folias carnavalescas. Quem escolheu a praça da 21 de Setembro pôde se divertir ao som da Orquestra de Frevo Novo Skema e a Banda Margaridas.
O que mais se via, eram famílias inteiras compartilhando momentos de muita alegria. Entre elas, a de dona Rosenira Sobreira, daqui de Petrolina. “Tá tudo muito legal. Entre os familiares, tem gente de Ouricuri, de São Paulo e todos estão gostando. Dizem que é uma festa diferenciada, pelo resgate de uma bela tradição“, conta a professora que aproveitou os festejos para iniciar as comemorações dos 67 anos de idade, completados nesta segunda-feira (27).
2017-02-27-PHOTO-00000003
Carnavalesco Marcos Brasil alegre e puxando os blocos na praça
2017-02-27-PHOTO-00000002
Os blocos fizeram o diferencial na 21 de Setembro
PALCO ORLA
Enquanto isso, no palco montado na Avenida Joaquim Nabuco, nas proximidades da Orla da cidade, a noite foi de misturas de ritmos e sentimentos. Veterana na folia petrolinense, a cantora Fabiana Santiago encantou o público com um repertório que uniu o frevo clássico pernambucano com doses do axé baiano. “Há uma grande preparação para esse momento que é sempre especial. O Carnaval de Petrolina é o meu lugar”, destacou.
Outro artista da terra que comandou a folia foi o estreante Guerber Pereira que colocou o folião pra dançar ao som de sucessos do sertanejo universitário. “É muita emoção participar dessa festa pela primeira vez e cantar pra todo esse público”, comemorou o petrolinense de apenas 26 anos.
2017-02-27-PHOTO-00000009
André Rio empolgou a multidão que estava lá para cantar com ele
2017-02-27-PHOTO-00000007
No Coreto ninguem ficou parado. Foi frevo até altas horas
Na sequência, com a melhor proposta de “tudo junto e misturado”, foi a vez de Jonathan Araújo agitar o folião. Quem encerrou a noite deixando àquele gostinho de quero mais foi o cantor recifense André Rio, que trouxe o frevo da capital de volta pra avenida, fechando o Domingo de Carnaval em grande estilo.
Veja a programação do Carnaval de Petrolina para esta segunda-feira(27) e terça-feira(28)
27 de fevereiro – segunda
Dubaia
Fernando Junior
Sem Radar
Thiago Carvalho

28 de fevereiro – terça
Matingueiros
Super Banda
Trio Granah
Araketu

Polo 21 de Setembro | 18h às 0h30

27 de fevereiro – segunda
Orquestra de Frevo Novo Skema
Orquestra Joãozinho Maravilha

28 de fevereiro – terça
Orquestra de Frevo Skalla Musical
Orquestra de Frevo Aquarela

Blog do BILL NOTICIAS

Homem é encontrado com faca cravada no peito no Bairro Henrique Leite em Petrolina

Fonte: (Edenevaldo Alves)

Um homem de 37 anos foi encontrado deitado em uma cama com uma faca cravada no peito, na rua 09, Bairro Henrique Leite, em Petrolina.
Uma equipe da Rocam foi enviada até o local, que encontrou na frente da residência, José Alaide dos Santos Neto, 19 anos, bastante alterado e em atitudes suspeita. O mesmo foi contido e detido, afirmando que lá era sua residência e que havia convidado a vítima Carlos Alberto das Neves, de 37 anos para dormir na sua casa e ele conta ainda que Carlos havia cometido suicídio e que saiu em desespero e descontrolado pedindo ajuda da polícia.
A ROCAM fez o isolamento do local, e com a chegada do Instituto de Criminalística, o médico Legista atestou Morte a Esclarecer, o corpo foi removido ao IML. Em seguida a ROCAM conduziu o suspeito a 1ª Delegacia de Polícia Covil, onde foi aberta em seu desfavor uma portaria.

Blog do BILL NOTICIAS

Agricultura de Pernambuco reforça investimentos na caprinovinocultura do sertão

Fonte: (Carlosbritto)

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Nilton Mota, e o chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Marcos Bomfim, discutiram parceria para implantação do Projeto Inova Social, que tem como foco o aumento da produção de leite (caprinos e ovinos), melhoria no processo de beneficiamento e de comercialização do produto, que será transformado em queijo. Em Pernambuco serão beneficiados os criadores dos sertões do Pajeú e do Moxotó, que têm a caprinovinocultura como uma das vocações produtivas.
Por meio do BNDES serão investidos R$ 5 milhões no projeto, que vai atender mais de 450 produtores de 46 municípios localizados em Pernambuco e na Paraíba com ações de fomento e fortalecimento da cadeia, executadas ao longo de cinco anos. As primeiras atividades serão as oficinas de mobilização onde os técnicos da Embrapa e Sara/IPA vão identificar as principais demandas dos produtores.
“A partir desse diagnóstico vamos promover a transferência de tecnologia e de conhecimento visando o aumento da produção por meio do melhoramento genético, técnicas de boas práticas de manejo dos animais e de produção de alimentos para garantir um produto final de qualidade, gerando maior rentabilidade ao setor”, pontuou o secretário.
Também participaram da reunião os integrantes da Embrapa Caprinos e Ovinos, Olivardo Facó (chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento); Antônio Silvio do Egito Vasconcelos e Nívea Regina de Oliveira Felisberto Perdigão (pesquisadores), além do presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel. (Foto: Ascom SARA).

Blog do BILL NOTICIAS

Mulher morre após ser espancada pelo companheiro em Santa Maria da Boa Vista (PE)


Uma mulher morreu após ser espancada pelo companheiro, neste domingo (26), em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco. O crime ocorreu no Assentamento Beni Santana, na Zona Rural da cidade.
Segundo informações da Polícia Militar (PM), a vítima foi agredida violentamente pelo companheiro, que fugiu após o crime. Vizinhos tentaram socorrer a mulher, mas ela não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu. Até o momento o suspeito não foi localizado pela polícia. Informações do (G1/ Petrolinanews).

Blog do BILL NOTICIAS

Um bom exemplo: Folião esquece vidro aberto do carro no Carnaval de Petrolina, mas tem boa surpresa no dia seguinte

Fonte: (CarlosBritto).

O leitor Igor Bezerra viveu uma experiência peculiar no último sábado (25) no Carnaval de Petrolina, e achou que merecia ser de conhecimento de todos, divulgando a história no Facebook. Ao estacionar seu carro numa rua da orla, ele não reparou que um dos vidros traseiros ficou aberto, e dentro do veículo havia vários pertences seus. Quando retornou para ir embora, Igor percebeu que não tinha mais nada dentro. Só que ele teve uma bela surpresa no dia seguinte.
Confiram:
Ontem (sábado) vivi uma grande história, que julgo que merece ser compartilhada entre meus amigos de Facebook. Estava eu no Carnaval de Petrolina, Pernambuco, e deixei meu carro estacionado numa daquelas ruas paralelas à orla. Mais precisamente a última delas, antes de chegar à própria orla. Por volta das duas e 20 da manhã, mais ou menos, retornei ao local onde deixei o carro, para poder ir embora. Chegando lá, encontrei meu carro com o vidro dianteiro do passageiro abaixado. Provavelmente, quando travei as portas, tal vidro não subiu, e eu esqueci de verificar.
Fui ficando logo pensando no pior. Quando abri a porta do motorista, encontrei esse bilhete aí da foto, e verifiquei que todos os meus pertences que havia deixado tinham sumido: óculos escuros novo, celular, 2 camisas, comida, documentos do carro, perfume. Enfim, tudo tinha sumido. Primeira coisa que pensei: “ladrão infeliz, me roubou e ainda deixa um bilhete tirando onda da minha cara”.
E fui para casa, todo triste. Chegando a minha casa, percebi que meus pais estavam acordados. Estranhei. Quando entro na sala, minha mãe falou que ligou para mim e quem atendeu foi um cara que não era eu. Dizendo a seguinte coisa: “oi, sou Fulano, moro aqui em Juazeiro e estava no Carnaval de Petrolina com minha namorada e minha mãe. Meu carro estava atrás do carro do seu filho. Quando fomos embora, percebemos que o vidro estava abaixado. Então, retiramos tudo e deixamos um bilhete, para que não roubassem as coisas dele”.
Fiquei assustado quando ouvi aquilo. Ainda pensei: “será que não é mais um golpe, ou o cara querendo fazer outro assalto? sei lá”. Resolvi dormir e ligar no outro dia. Quando foi hoje à tarde, falei com o rapaz e ele falou para eu esperar na igreja católica do Centro de Juazeiro. Chamei dois amigos meus, Jota Souza e Conrado Guerra, para caso fosse alguma emboscada, estivesse eu com mais alguém. E eles, gentilmente, foram comigo.
Chegando ao local, toda uma tensão para saber se realmente isso era verdade ou a gente tinha entrado numa fria pesada. Kkkkkkkkkk. Pouco minutos depois, ele chegou, com a namorada e a mãe no carro. Me devolveram absolutamente tudo o que eu tinha. Eu ofereci uma quantia como recompensa, e os 3, prontamente, recusaram. Eu ainda argumentei: “aceitem, vocês me livraram de um prejuízo enorme”. E, para o meu choque e espanto, a mãe do rapaz respondeu: “de jeito nenhum, vá e faça isso por outra pessoa”.
Saí de lá maravilhado como a gente ainda encontra pessoas honestas. Lembro que quando eu tinha 15 anos achei uma conta de luz, enrolada com 75 reais. Na conta, tinha o endereço da pessoa. Imediatamente fui atrás e devolvi. Talvez a ação tenha voltado para mim hoje. Devemos sempre plantar coisas boas e devemos sempre sermos da maneira que nós gostaríamos que o mundo fosse. Presenciei uma atitude nobre, linda demais hoje. Que haja mais “fulanos” como esse. Só assim, o mundo se tornará um lugar melhor.
Igor Bezerra/Leitor
(foto/reprodução)

Blog do BILL NOTICIAS

Família procura jovem com problemas mentais que desapareceu em Orocó

Utilidade Pública
Uma adolescente de 18 anos está desaparecida em Orocó (PE), no Sertão do São Francisco. Dariana Silva de Novaes saiu de casa na madrugada de hoje (27) e seus familiares estão realizando uma campanha para encontrar a jovem, que tem problemas mentais e já desapareceu outras vezes, como este Blog já divulgou.
Segundo os parentes da garota, até o momento ninguém a viu e a angústia só aumenta. Quem tiver alguma informação sobre o paradeiro de Dariana, pode entrar em contato através dos telefones (87) 99945-4145 ou 99947-6230.(CarlosBritto).

Blog do BILL NOTICIAS

'Tenho medo de dormir': a cruel caçada por ossos de albinos no Malauí


Femi Achulani
 O albinismo é um distúrbio congênito caracterizado pela ausência de pigmento na pele, cabelos e olhos devido a uma deficiência na produção de melanina pelo organismo

Femia Tchulani é uma vendedora de legumes que sobreviveu a uma tentativa de sequestro organizada por "caçadores" de albinos, que queriam matá-la para tirar partes de seu corpo.
Ela narrou o caso, ocorrido em sua casa no Malauí há dois anos, a Patience Atuhaire, da BBC África.
Tchulani conta como é viver sob ameaça, com medo das pessoas que acreditam que partes dos corpos sem pigmentação de albinos trazem saúde e sorte.
Leia o depoimento dela:
"Era uma sexta-feira. Cinco homens e uma mulher chegaram à minha casa por volta das 19h. Quando apareceram, eu estava na cozinha preparando o jantar. Meu marido estava do lado de fora.
Disseram que procuravam por mim. Disseram que eram policiais e estavam ali para me proteger porque receberam a informação de que queriam me matar.
Fiquei assustada. Eram pessoas desconhecidas, nunca as tinha visto antes. A chegada deles criou uma certa comoção e fez com que alguns dos nossos vizinhos se reunissem.
Apesar de terem dito que eram policiais, não usavam uniforme. No começo, não me convenceram. Mas então mencionaram o nome do chefe de polícia da nossa área. Nós até pedimos para que descrevessem o chefe; e eles os fizeram.
Na verdade, nos mostraram armas e até carteiras de identificação. Mas claro, a gente não tinha como saber se eram verdadeiros ou não.
Crianças albinas na Tanzânia
A falta de pigmentação deixa albinos mais vulneráveis ​​a câncer de pele e a problemas de visão
Meu marido e eu, além de alguns vizinhos, concordamos em ir com eles a uma unidade policial. Quando chegamos lá, o posto estava trancado.
Os cinco que alegavam ser policiais chamaram outras três pessoas que estavam num bar próximo. Eles tentaram forçar eu e meu marido a irmos até outra unidade policial, mais longe da nossa área.
Foi tudo muito estranho, porque mandaram embora todos os curiosos que pararam perto da gente. Ficamos apenas eu, meu marido e os vizinhos que vieram conosco.
Meu marido insistiu que eles não deveriam me levar sozinha. Ele ficou argumentando que não tínhamos cometido nenhum crime; e, por isso, por que ir à polícia?
Quando perceberam que a gente não ia sair dali, ficaram nervosos e simplesmente foram embora.
Eu nunca os vi novamente desde aquele dia. Conhecemos os policiais que trabalham na nossa área, e essas pessoas eram desconhecidas, ninguém as conhecia.
Minha vida mudou completamente desde então.

Tenho oito filhos, alguns ainda na escola. Antes do incidente, eu comprava legumes e verduras no atacado e os vendia de porta em porta. Agora, tenho medo de andar pela cidade. Uso um banco para expor meus produtos na feira.
Albino entre seus pais na África
Em países como o Malauí e a Tanzânia, a caçada por albinos é motivada por um lucrativo e macabro comércio
O dinheiro que ganho com este ponto fixo na feira não é suficiente para pagar mensalidades da escola, comprar uniformes e mesmo comida para meus filhos. Alguns já não podem mais frequentar as aulas.
Eu não acho que a polícia ou o governo estejam fazendo algo para proteger albinos como eu.
Vivo com a graça de Deus. E agradeço a Deus quando acordo todas as manhãs. Ainda não me sinto segura.
Por exemplo, teve uma noite no mês passado em que algumas pessoas tentaram entrar na minha casa pelo telhado. Eu acordei e fiquei alerta. A gente saiu de casa e gritou. Só assim eles fugiram.
A nossa comunidade está atenta aos riscos, especialmente vizinhos e as mulheres no mercado. É por isso que eles fizeram esse monte de pergunta à equipe da BBC. Eles sabem o que aconteceu comigo e não querem que se repita.
Olhe para minha casa, nem tenho boas portas para me proteger à noite.
Então, à noite para mim é como se fosse dia. Tenho medo e mal consigo dormir. Tenho medo que essas pessoas voltem. Eu adoraria que o governo me ajudasse com uma boa casa.
Também gostaria que o governo cuidasse do meu bem-estar porque estou impossibilitada de trabalhar e ganhar dinheiro suficiente para minha família por causa do que aconteceu.
Se isso acontecesse, eu seria uma pessoa feliz."

Perseguição a albinos

- No ano passado, a ONU emitiu um alerta no qual afirmava que 10 mil albinos no Malauí estão sob ameaça de morte por causa do interesse em partes dos corpos deles - que muitos acreditam dar sorte.
- Desde novembro de 2014, 19 albinos foram mortos e houve mais de 100 casos de desaparecimento ou tentativa de sequestro.
- Covas de albinos também são alvos de criminosos que removem os ossos dos cadáveres para vendê-los.
- A Anistia Internacional afirma que a maioria dos ataques contra albinos fica sem solução por causa da falta de capacidade da polícia de investigar.
- Ativistas dizem que a pobreza contribui para alimentar a crença de que partes do corpo de albinos trazem sorte e fortuna e também para sustentar esse comércio macabro.(BBC-Brasil).

Blog do BILL NOTICIAS

Nokia desfaz suspense e confirma volta do celular 'tijolão' 17 anos após lançamento

Leo Kelion BBC
Novo modelo do celular 3310
Depois de suspense, Nokia confirma relançamento do celular "tijolão"

A Nokia chegou a fazer suspense por algumas semanas, mas após uma grande pressão dos fãs nas redes sociais decidiu relançar o famoso telefone 3310, conhecido no Brasil como "tijolão". O aparelho foi anunciado quase 17 anos depois de sua estreia no mercado.
Muitos consideram o aparelho original icônico por causa de sua popularidade e robustez. Mais de 126 milhões de unidades desse modelo foram produzidas antes que ele fosse aposentado, em 2005.
A versão renovada será vendida sob licença da start-up finlandesa HMD Global, que já distribuiu outros modelos de smartphones Android da marca Nokia.
Um especialista ouvido pela BBC disse que essa foi uma "maneira fantástica" de relançar a marca de telefone da Nokia.
"O 3310 foi o primeiro celular a ser produzido em massa e há uma enorme nostalgia e carinho das pessoas por ele", comentou Ben Wood da consultoria de tecnologia CCS Insight.
O anúncio foi feito antes do início do congresso de tecnologia Mobile World Congress, em Barcelona. LG, Huawei e Lenovo estão entre outras empresas que também revelaram novos aparelhos.
"Se a HMD tivesse anunciado apenas dispositivos Android (no congresso), eles teriam apenas um pequeno espaço na imprensa. Então, o 3310 é um movimento muito inteligente e esperamos que ocorram vendas em volumes significativos", afirmou Wood.
A Nokia já não faz mais telefones, mas fabrica equipamentos de telecomunicações, como câmeras de realidade virtual e kits de saúde com a marca Withings.

Vida longa

O novo 3310 é um "telefone funcional" em vez de um smartphone, uma vez que fornece apenas recursos limitados de internet.
Ele depende da conectividade 2.5G - que tem velocidades de transmissão de dados mais lenta do que 3G ou 4G - e é alimentado pelo sistema operacional S30+, que permite a navegação na web, mas tem uma gama muito menor de aplicativos do que um Android ou iOS. Sua única câmera também é restrita a 2 megapixels.
Nokia 3310
Novo Nokia 3310 (à esq) ao lado de sua primeira versão, lançada há 17 anos
No entanto, a sua vantagem sobre os aparelhos mais poderosos é a vida útil de sua bateria. A fabricante diz que a carga do telefone com tela colorida pode durar até um mês em espera ou mais de 22 horas de conversação.

Jogo da cobrinha

Ele também vempré-instalado com a versão moderna do clássico jogo da cobrinha, que o tornou popular. Seu preço de lançamento é de US$ 51,75 ou cerca de R$ 160.

"É quase como uma desintoxicação digital ou um telefone de férias", afirmou o diretor executivo da HMD, Arto Nummela, à BBC.
Modelos lançados pela Nokia
Nokia anunciou outros três modelos de celular com Android na conferência, mas o 3310 roubou a cena
"Se você quiser se desligar numa determinada extensão, mas você ainda precisa de uma linha (móvel), essa é uma solução brilhante. Por que você não compra isso como um doce? Se você vê isso pendurado na prateleira no check-out em um pacote, então você pode comprá-lo apenas como um acessório", sugeriu. (BBC-Brasil).

Blog do BILL NOTICIAS







Jornalista da Globo é detido em Salvador após confusão com PMs

Felipe Santana e um amigo são acusados de desacato
Caso ocorreu em Osmar, no centro de Salvador
Caso ocorreu em Osmar, no centro de Salvador Foto: https://twitter.com/felipesantana/status/767138231657852929

Felipe Santana, jornalista da Globo, foi detido em Salvador na noite do último domingo, 26, após uma confusão com policiais militares. Ele e um amigo, também jornalista, Bruno Aversa Dellalata, foram acusados de desacato. Os dois afirmam que os PMs foram truculentos na ação. 
A confusão aconteceu no circuito Osmar, no centro da capital baiana. Dellalata teve um ferimento no supercílio e está sob observação no Hospital Aliança. Santana foi à Central de Flagrantes para prestar depoimento. O outro jornalista fará o mesmo quando for liberado do hospital.
Os policiais envolvidos no caso também apresentaram ferimentos, na boca e no braço, e já foram ouvidos. O caso será investigado pela Polícia Civil, com o acompanhamento do Comando Geral da PM.
Confira a nota na íntegra: 
"A Secretaria da Segurança Pública determinou a apuração rigorosa de uma situação envolvendo uma patrulha da Polícia Militar e dois jornalistas. O caso aconteceu no circuito Osmar (Centro), na noite deste domingo (26).
Informações preliminares dão conta de que jornalistas e policiais se desentenderam. O caso foi para a Central de Flagrantes do Passeio Público. Os policiais alegam desacato e, a dupla, truculência policial.  Um dos jornalistas,  Bruno Aversa Dellalata, teve um ferimento no supercílio e foi  encaminhado ao posto médico para atendimento e, em seguida, para o Hospital Aliança, onde permanece em observação.
O outro jornalista, Felipe Tomaz Sant'ana,  foi ouvido na Central de Flagrantes. Os militares envolvidos também prestaram depoimentos. Todos os envolvidos serão encaminhados para fazer exame de corpo de delito, já que dois PMs também  apresentaram  ferimentos na boca e no braço.
No circuito Osmar, foi conduzido para averiguação, após  desentendimento com uma guarnição da PM, o jornalista  Felipe Tomaz Sant'ana. Ele foi ouvido na Central de Flagrantes e liberado, assim como os policiais envolvidos na situação. O colega dele, Bruno Aversa Dellalata, teve um ferimento no supercílio e está em observação no Hospital Aliança e prestará depoimento assim que liberado.  A Polícia Civil já instaurou um inquérito para apurar o caso e iniciou a ouvida de testemunhas que presenciaram o fato."(ESTADÃO).

Blog do BILL NOTICIAS

Carnaval 2017: Marcelo Yuka, Alceu, Elba e Jorge Aragão tocam nos polos. Veja destaques

FOLIA
Leci Brandão, em Brasília Teimosa, e Fundo de Quintal, no palco da Várzea, também representam o samba e o pagode
Atrações locais, como Alceu Valença e Karina Buhr, e nacionais, como Jorge Aragão, vão se apresentar. Fotos: Teresa Maia/DP, Laís Domingues/Fundarpe e Juarez Ventura/Fundarpe
Atrações locais, como Alceu Valença e Karina Buhr, e nacionais, como Jorge Aragão, vão se apresentar. Fotos: Teresa Maia/DP, Laís Domingues/Fundarpe e Juarez Ventura/Fundarpe

A noite nos polos descentralizados do Carnaval do Recife ganha fôlego nesta segunda-feira com opções variadas de shows em todas as regiões da cidade. O Alto José do Pinho, por exemplo, recebe show de Marcelo Yuka, ex-baterista d’O Rappa, às 20h20. No mesmo palco, Karina Buhr traz seu repertório a partir das 23h.



O samba e o pagode, por sua vez, se tornam chamarizes para o público em três polos diferentes. Em Brasilia Teimosa, por exemplo, Leci Brandão traz clássicos dos dois gêneros a partir das 21h40. Jorge Aragão é a atração do Polo Cordeiro, com show marcado para a meia-noite. Já na Várzea, os sucessos do grupo Fundo de Quintal devem mover o público no mesmo horário.

Três dos artistas envolvidos no projeto O Grande Encontro também foram convocados para fazerem apresentações durante o Carnaval do Recife. O showman Alceu Valença traz animação para o palco Ibura de Baixo, à 0h. Geraldo Azevedo, por sua vez, tem show confirmado na Lagoa do Araçá às 21h40. A cantora Elba Ramalho, paraibana de nascimento e pernambucana de coração, encerra a série de apresentações no palco Linha do Tiro à 0h. Já o cantor Geraldinho Lins faz sua apresentação com repertório carnavalesco às 23h no Polo Campo Grande.

Folia descentralizada

Ao total, serão 47 pontos de shows, 34 deles descentralizados, no carnaval recifense. A quase totalidade da programação engloba atrações pernambucanas, entre bois, ursos, caboclilnhos, marcatus e apresentações de palco de artistas locais e, em menor escala, nacionais. Alguns dos polos têm apenas dois dias de programação, como Areias, Barro, Bola na Rede, Casa Amarela, Ipsep, Iputinga, Joana Bezerra/Coque, Jordão Alto, Mustardinha, Roda de Fogo, Santo Amaro, UR 2 - Ibura, UR 5 - Ibura e UR 7 - Várzea. Já os palcos nos bairros da Bomba do Hemetério, Chão de Estrelas, Coelhos, Jardim São Paulo, Nova Descoberta, Alto José do Pinho, Brasília Teimosa, Campo Grande, Cordeiro, Ibura de Baixo, Lagoa do Araçá, Linha do Tiro e Várzea terão três dias de shows.(DP).


Blog do BILL NOTICIAS

Encontro de maracatus rurais toma conta das ruas do centro de Nazaré da Mata

ZONA DA MATA

Evento também contou com presença do governador, que falou da segurança
Festa conta com 36 agremiações que desfilam nas ruas do centro de Nazaré da Mata (Rafael Martins/Esp. DP)
Festa conta com 36 agremiações que desfilam nas ruas do centro de Nazaré da Mata

Os maracatus rurais coloriram e encheram de tradição as ruas do centro de Nazaré da Mata, na Zona da Mata de Pernambuco. O tradicional encontro reúne 36 agremiações, nesta segunda-feira. As apresentações se estendem até o começo da noite.

Maria do Nascimento ao lado do marido há 15 anos  (Rafael Martins/Esp. DP)
Maria do Nascimento ao lado do marido há 15 anos

José João Estevão da Silva, 64, e José Félix da Silva, 65, "brincam" no Maracatu Cambinda Brasileira, de Nazaré da Mata, há mais de três décadas. "Enquanto força eu tiver, vou ser um caboclo, coisa que aprendi com meu pai", disse José João, filho de João Estevão, fundador do Cambinda. O grupo completa 100 anos em 2018.
 
Maria do Socorro Nascimento, de 70 anos, inverteu os pápeis com o seu marido há 15 anos. Antes era ela quem acompanhava Manoel Henrique da Silva, 69 anos, nas apresentações como caboclo de lança do maracatu Leão Brasileira. Agora, Maria brinca de baiana no maracatu Cambinda Nova.

O servente de pedreiro José Francisco da Silva, 52 anos, é outro que se faz sempre presente na festa. Ele trabalha o ano inteiro, junta dinheiro e, nesta época, recupera a roupa de caboclo para se divertir. Atualmente morando no Recife, ele se muda para Tracunhaém, no carnaval, onde se une aos brincantes do Maracatu Leão da Mata Norte, que se também apresentou nesta segunda-feira em Nazaré da Mata.  

Grupos de maracatu têm integrantes antigos e que brincam há três décadas no Carnaval da cidade na Zona da Mata de Pernambuco (Rafael Martins/Esp. DP)

Também presente no evento, o governador Paulo Câmara acompanhou, por mais de uma hora, as apresentações do encontro de maracatus rurais de Nazaré da Mata. Ao falar no palco, o socialista dedicou a maior parte à questão da violência, ressaltando ser "este um carnaval da paz e da tranquilidade". E, em um gesto político, agradeceu aos foliões e especificamente às polícias Militar, Civil e Científica pelo envolvimento no "desafio da segurança pública".(DP).


Blog do BILL NOTICIAS

No Rio, Civil prende PM por abuso de autoridade e comando reage

PM quebrou dentes de suspeito

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu em flagrante o policial militar Paulo César Leal Pereira, que na madrugada do último sábado (25), foi registrar um flagrante de droga na Avenida Brasil e acabou quebrando dentes de um dos suspeitos. O PM foi preso pelos crimes de lesão corporal de natureza grave e abuso de autoridade quando procurava registrar a ocorrência.
O comandante-geral da PM estadual, coronel Wolney Dias, obteve, no sábado à noite, no Plantão do Tribunal de Justiça, o alvará de soltura em favor do soldado de 29 anos, lotado na Companhia Maré. Ele disse, no site da corporação, que a prisão do referido policial ocorreu de forma irregular. “Ele foi autuado em flagrante por autoridade incompetente, pela prática de lesão corporal e abuso de autoridade”.
O coronel lembrou que todo policial militar que cometer crime no exercício da função, previsto no Código Penal Militar, deve ser autuado por autoridade de Polícia Judiciária Militar e os autos encaminhados à Auditoria de Justiça Militar. “Fato que não ocorreu nesse caso específico e, por esse motivo, houve intervenção do comando da Corporação para que o Judiciário corrigisse flagrante ilegalidade”, informou Dias, em nota.
O comandante-geral salientou que “não há, por parte da corporação, intenção de amenizar o comportamento do policial militar em questão”. Será cumprido o rito adequado para o caso, que prevê a avaliação da conduta do soldado pela Corregedoria Interna e da Justiça Militar, de acordo com a legislação.
Abordagem
Em nota divulgada ontem (26), a Polícia Civil comunicou que, de acordo com informações da Central de Garantias (CG-Norte) e conforme depoimento de testemunhas, o militar Paulo Cesar Leal Pereira, apoiado pela guarnição, abordou pessoas que estavam em um carro, suspeitando que tivessem consumindo drogas. Durante a abordagem, Pereira teria dado uma cotovelada no rosto de um dos ocupantes do veículo, que perdeu três dentes.
Na primeira revista, os militares não encontraram nada no veículo mas, na segunda busca, foi achada uma guimba de cigarro embaixo do banco do motorista, assemelhado à maconha. Os ocupantes do veículo foram conduzidos pelos militares à Central de Garantias, onde o delegado de plantão entendeu que a conduta do militar foi desproporcional, já que resultou em lesões de natureza grave na vítima, e resolveu autuar o PM em flagrante.
“O Plantão Judiciário entendeu pela legalidade da prisão. Foi concedida a liberdade provisória do militar, sem fiança, para que ele responda por abuso de autoridade”, informou a Polícia Civil.
Sindepol
Em nota divulgada ontem (26), o Sindicato dos Delegados de Polícia do Rio de Janeiro (Sindepol) criticou a “lamentável postura” da Polícia Militar do Estado, que considerou ilegal a prisão do integrante da corporação.
“É ultrajante o fato que uma instituição que deveria aplicar a lei defenda, em um Estado Constitucional de Direito, o castigo físico, seja qual for a justificativa. Sabemos que, durante a vigência da ditadura militar no nosso país, essa prática deplorável era comum, mas, hoje, com a retomada da democracia, conquistada depois de muita luta e sob a égide da Carta de 1988, é inadmissível. Mesmo que isso seja de difícil entendimento para aqueles que vivem sob o regime castrense, a violência física deixou de ser um expediente utilizado pelo Estado, tanto na reprimenda a qualquer desvio de conduta, quanto para obtenção de prova, ou qualquer outro motivo”.
Assinada pelo presidente do Sindepol-RJ, Rafael Barcia, a nota sugere “àqueles que ainda não entenderam que vivemos sob o manto da legalidade que se adequem o quanto antes, ou arquem com as consequências legais”.(midiamax.com).

Blog do BILL NOTICIAS

Vítima de acidente com carro alegórico de escola de samba está em estado grave

Maria de Lurdes de Moura respira por aparelhos;
 outras duas vítimas estão estáveis
Ao todo, acidente no Sambódromo durante desfile do Paraíso do Tuiuti deixou 20 vítimas, na madrugada desta segunda-feira, no Rio de Janeiro (ARMANDO PAIVA/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO)
Ao todo, acidente no Sambódromo durante desfile do Paraíso do Tuiuti deixou 20 vítimas, na madrugada desta segunda-feira, 
no Rio de Janeiro

Uma das vítimas do acidente com o carro alegórico da escola Paraíso do Tuiuti está internada em estado grave e respira por aparelhos. A mulher, identificada como Maria de Lurdes de Moura, está no Hospital Souza Aguiar, no centro do Rio. As outras duas vítimas que ainda estão hospitalizadas têm quadro estável, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Elizabeth Jofre, que também está no Hospital Souza Aguiar, está no setor de recuperação pós cirurgia da unidade, em observação. Já Lúcia Melo passa por novos exames no Hospital Miguel Couto, na zona sul. Segundo a secretaria de saúde, a vítima "está lúcida e consciente".

Na manhã desta segunda-feira, 27, outras cinco vítimas do acidente tiveram alta hospitalar. Ao todo, o acidente com o carro que imprensou pessoas contra a grade do setor 1 deixou 20 feridos. O fato teria sido causado por uma manobra equivocada do motorista do sexto e último carro da Tuiuti.

A escola andava apressada para fechar sua apresentação nos 75 minutos regulamentares (esse ano, o tempo de cada agremiação foi encurtado em sete minutos, para dinamizar o espetáculo).(DP).


Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...