quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Na Espanha, Lula questiona "onde está nosso humanismo?" e diz que mundo precisa de nova governança global

 

Lula no Seminário “Cooperação multilateral e recuperação regional pós Covid19” em Madrid (Foto: Ricardo Stuckert)

Durante discurso no seminário "Cooperação multilateral e recuperação regional pós-Covid”, na manhã desta quinta-feira (18) em Madri, na Espanha, Lula questionou os presentes: “"Onde é que está o nosso humanismo?". Ele foi interrompido diversas vezes por aplausos e refletiu sobre a insensibilidade que marca o planeta hoje, que produz alimento para todos mas no qual milhões ainda passam fome. E conclamou: “É preciso criar uma nova governança mundial”.

Lula afirmou durante o discurso que “a governança mundial criada depois da segunda guerra precisa ser mudada. O FMI não resolve os problemas do mundo e desaparece quando há crises como a que passou a Argentina. É preciso criar uma nova governança mundial. É preciso abrir o Conselho de Segurança da ONU para países da Europa das outras regiões. Os Estados Nacionais não estão cumprindo os acordos internacionais e isso precisa mudar”.

Para o ex-presidente, "é urgente uma reconstrução profunda do mundo, sobre os alicerces da igualdade, da fraternidade, do humanismo, dos valores democráticos e da justiça social. Porque mesmo que sobrevivam à Covid, 800 milhões de pessoas hoje não conseguem escapar de outro terrível flagelo – a fome".

Lula acenou com esperança para a possibiidade dessa reconstrução: "Nosso maior alento é a certeza de que a construção de um outro mundo é perfeitamente possível, porque já fomos capazes de construí-lo. Um mundo mais sustentável, menos desigual, mais justo, mais solidário e mais feliz".

O ex-presidente encontra-se nesta sexta-feira com o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, no Palácio da Moncloa, em Madri. A Espanha é o último dos quatro países visitados pelo ex-presidente, que cumpriu este mês agenda na Alemanha, na Bélgica e na França.

 Assista ao discurso de Lula e veja a seguir tuites com outros trechos selecionados pela equipe do ex-presidente: Brasil247.

 

 

 

 

 




Lula garante que Brasil “voltará a ser protagonista mundial”; país “não se resume a seu atual governante”

 

Lula na Scienses Po, em Paris (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu na manhã desta quarta-feira (17) que o Brasil “voltará a ser protagonista mundial na política e na economia. E agora, mais do que nunca, também na questão ambiental”. Em seu último dia em Paris, Lula reafirmou à opinião pública e aos líderes europeus que o país “não se resume a seu atual governante. Essa é a razão da minha viagem. Recuperar a confiança no Brasil”.

Lula encerra nesta quarta seu ciclo francês no giro europeu e parte nesta quinta para a Espanha. Aclamado, aplaudido de pé, recebido pelos principais líderes do Velho Continente, Lula está cumprindo uma agenda intensa. Brasil247.

Veja as datas de chegada de Lula em cada um dos países:

Alemanha: 11 de novembro;

Bélgica: 15 de novembro;

França: 16 de novembro;

Espanha: 18 de novembro.

Veja os tuítes de Lula da manhã desta quarta:

 






COVID-19 - Variante Delta tem prevalência de 98% em Pernambuco; governo faz apelo a quem não se vacinou

 

                       Por Artur Ferraz

Coletiva de imprensa do Governo de Pernambuco sobre a pandemia no Estado  - Foto: Heudes Regis/Arquivo/SEI

Com os índices de casos e mortes em estabilidade e uma leve alta na ocupação dos leitos de UTI na última semana, o secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, fez um novo apelo para que as pessoas completem o esquema vacinal contra a Covid-19 durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (18). 

De acordo com o gestor, cerca de 593 mil pernambucanos apresentam atraso na imunização, sem ainda terem tomado a segunda dose.

"Temos observado com muita preocupação o avanço da Covid-19 na Europa. A chegada do inverno traz essa questão mais evidente lá e, se não quisermos que a situação se repita aqui, a ciência mostra que só há um caminho possível: o avanço da vacinação", afirmou o secretário. "Precisamos chegar ao nosso período sazonal, entre fevereiro e março, com, ao menos, 90% da população elegível vacinada com as duas doses e com todos os mais vulneráveis, aqueles acima dos 55 anos, já vacinados com a dose de reforço".

Longo afirmou, ainda, que recebeu o resultado de mais um estudo de sequenciamento genético da Fiocruz, que mostra prevalência de 98% da variante delta no total de casos no Estado. Por isso, ele reforçou a necessidade de as pessoas completarem o esquema de vacinação.

"As vacinas são a nossa principal aliada na proteção da nossa vida e de todos que estão à volta", reafirmou, acrescentando que todos os municípios estarão mobilizados na campanha de megavacinação convocada pelo Ministério da Saúde para o período entre 20 e 26 de novembro. "Esse é um momento de união de todos", declarou.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Zapatero: "Ibero-américa e o mundo necessitam Lula presidente do Brasil novamente"

 

Lula no Seminário “Cooperação multilateral e recuperação regional pós Covid19” em Madrid (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente espanhol José Luis Rodríguez Zapatero afirmou nesta quinta-feira (18), durante o seminário “Cooperação multilateral e recuperação regional pós-Covid-19”, em Madrid, na Espanha, que a "Ibero-américa e o mundo necessitam de Luiz Inácio Lula da Silva presidente do Brasil novamente", disse. 

“Para mim é especialmente significativo que este ato de Lula Livre (aplausos) na Espanha com os amigos, que somos muitos e que gostamos dele, que acreditamos nele desde sempre, que temos estado em seu lado e estaremos do seu lado para que ocorra o que necessita a Ibero-américa e o mundo, que é Lula presidente do Brasil novamente”, disse o ex-presidente.

Na terça-feira (16), durante um evento no Parlamento Europeu promovido pela bancada social-democrata europeia, Zapatero já havia feito uma declaração semelhante quando disse "estar convencido de que "uma das razões mais esperançosas para a comunidade política internacional é ver o presidente Lula à frente do Brasil mais uma vez". 

Zapatero falou logo após a palestra de Lula, que criticou duramente as políticas de governos neoliberais que teriam priorizado o lucro durante a pandemia do Coronavírus, além de destacar que “não há vacina contra a fome". 

Em seu discurso, Lula afirmou ser “urgente uma reconstrução profunda do mundo, sobre os alicerces da igualdade, da fraternidade, do humanismo, dos valores democráticos e da justiça social. Porque mesmo que sobrevivam à Covid, 800 milhões de pessoas hoje não conseguem escapar de outro terrível flagelo – a fome". “Onde é que está o nosso humanismo?", questionou Lula.

Confira a íntegra do discurso do ex-presidente espanhol José Luis Rodríguez Zapatero. (247 com Fórum).






Celso Amorim: o mundo quer um Brasil normal e que lidere causas civilizatórias

 

Celso Amorim e Lula com Macron (Foto: Brasil 247 | Ricardo Stuckert)


O ex-ministro Celso Amorim, que acompanha o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua viagem pela Europa, disse à coluna da jornalista Miriam Leitão, no jornal O Globo, que “o mundo tem sede de um Brasil normal e que sabe liderar causas civilizatórias''.

“Em sessenta anos de diplomata nunca vi um ex-presidente e potencial candidato ser recebido como chefe de Estado pelo presidente francês, não só no protocolo, mas também no amplo tratamento da agenda bilateral, conforme nota do próprio Elysees”,  disse Amorim. 

O ex-ministro das Relações Exteriores de Lula relatou ainda que o petista falou hoje cedo na Casa das Américas, seguido pelo ex-presidente espanhol José Luiz Zapatero. “Ambos pediram reforma profunda na governança global. Vai estar hoje ainda com o primeiro-ministro Pedro Sanchez e com sindicatos e empresários”, informou. 

Miriam elogiou a passagem do petista pela Europa: “Inquestionavelmente a viagem de Lula está sendo, como eu disse na Globonews agora cedo, altamente bem sucedida. Ele tem mostrado intimidade e trânsito com grandes líderes europeus e com a social democracia europeia. Celso Amorim recorreu à sua experiência de diplomata para dar uma dimensão desse sucesso”. 247.





BOLETIM RESUMIDO - Pernambuco registra novos 212 casos e nove óbitos pela Covid-19

                          Por: Diario de Pernambuco

Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde. 
(Foto: Chaideer Mahyuddin/AFP )


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quinta-feira (18), 212 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 15 (7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 197 (93%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 636.774 casos confirmados da doença, sendo 54.816 graves e 581.958 leves.

ÓBITOS
Também estão sendo contabilizados nove óbitos, ocorridos entre 16/04/2021 e 16/11/2021. Com isso, o Estado totaliza 20.144 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.



BLOG DO BILL NOTICIAS

DIPLOMACIA - Xi Jinping realiza videoconferência com Biden

                          Por: China Radio International

Foto: Reprodução

O presidente chinês, Xi Jinping, realizou uma videoconferência com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na manhã desta terça-feira (16). Os dois lados tiveram uma conversa profunda sobre questões estratégicas, gerais e fundamentais em relação ao desenvolvimento do relacionamento China-EUA, bem como sobre questões importantes de interesse comum.


Na conversa, Xi Jinping salientou que, atualmente, tanto a China quanto os EUA estão em um estágio crítico de desenvolvimento, e a "aldeia global" da humanidade também está enfrentando muitos desafios. Como as duas principais economias do mundo e membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, os dois países devem fortalecer a comunicação e a cooperação, não apenas para tratar dos seus respectivos assuntos internos, mas também para assumir suas responsabilidades internacionais e promover conjuntamente a nobre causa da paz e do desenvolvimento humano. Esta é a visão compartilhada da China e dos EUA e dos povos do mundo, e uma missão comum dos líderes da China e dos EUA.

Xi Jinping disse ainda que promover o respectivo desenvolvimento dos dois países e manter um ambiente internacional pacífico e estável, incluindo respostas eficazes aos desafios globais como as mudanças climáticas e a pandemia de Covid-19, tudo isso requer um relacionamento saudável e estável. A China e os EUA devem se respeitar, conviver pacificamente e cooperar para uma situação vantajosa para ambas as partes. O líder chinês disse que está disposto a trabalhar com o presidente Biden para forjar um consenso e tomar medidas ativas para levar adiante o relacionamento China-EUA de uma maneira positiva. “Essa é uma necessidade para o benefício dos dois povos e é esperado pela comunidade internacional”, disse Xi Jinping.

Xi Jinping enfatizou ainda que a China e os EUA devem dar prioridade a quatro aspectos. Primeiro, assumir a responsabilidade como grandes potências para levar a comunidade internacional à cooperação na resposta comum aos desafios. Em segundo lugar, em espírito de igualdade e benefício mútuo, promover intercâmbios em todos os níveis e em todos os campos para injetar mais energia positiva nas relações China-EUA. Os dois países compartilham uma ampla gama de interesses comuns em muitas áreas, incluindo economia, energia, militar, aplicação da lei, educação, ciência e tecnologia, internet e proteção ambiental, e devem se esforçar para fazer ainda maior o "bolo" da cooperação sino-americana. Em terceiro lugar, os dois países devem controlar as diferenças e as questões sensíveis de maneira construtiva. A China certamente quer salvaguardar sua própria soberania, segurança e interesse de desenvolvimento, e espera que o lado estadunidense trate com cuidado as questões relacionadas a isso. Em quarto lugar, deve-se fortalecer a coordenação e a cooperação nas importantes questões internacionais e regionais e fornecer mais bens públicos para o mundo. A China e os EUA devem trabalhar em conjunto com a comunidade internacional para salvaguardar a paz mundial, promover o desenvolvimento global e manter uma ordem internacional justa e razoável.

Xi Jinping elaborou a posição e o princípio da China sobre a questão de Taiwan. Ele salientou que existe apenas uma só China no mundo, Taiwan é parte da China e o governo da República Popular da China é o único governo legítimo que representa a China. Os chineses são pacientes e dispostos a fazer o possível para lutar pela perspectiva da reunificação pacífica com a máxima sinceridade, mas se as forças da "independência de Taiwan" provocarem, ou mesmo romperem a linha vermelha, “teremos que tomar medidas resolutas”, disse Xi Jinping.

Sobre a questão de saúde pública, o líder chinês ressaltou que a atual pandemia provou mais uma vez que a humanidade é uma comunidade de futuro compartilhado. A China assumiu a liderança no fornecimento de vacinas contra Covid-19 aos países em desenvolvimento, com o valor acumulando de mais de 1,7 bilhão de doses de vacina e de insumos. “Também consideraremos as necessidades dos países em desenvolvimento e acrescentaremos novas doações”, acrescentou Xi Jinping.

Por sua vez, Biden disse que a relação EUA-China é a relação bilateral mais importante do mundo. “Quero reiterar inequivocamente que os Estados Unidos não procuram mudar o sistema da China, não procuram se opor à China através de uma aliança reforçada e não têm intenção de entrar em conflito com a China. O governo dos EUA está comprometido com a política de Uma Só China consistente e duradoura, não apóia a "independência de Taiwan" e espera que a região do Estreito de Taiwan permaneça pacífica e estável. Os EUA estão dispostos a trabalhar com a China com respeito mútuo e coexistência pacífica, para fortalecer a comunicação, reduzir mal-entendidos, resolver diferenças de maneira construtiva e aumentar a cooperação, disse Biden.



Tereza Campello diz que Bolsonaro está deixando quase 30 milhões de pessoas na miséria e excluídas do Auxílio Brasil

 

Ex-ministra Tereza Campello (Foto: Agência Brasil)


 A ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello destacou que quase 30 milhões de pessoas estão excluídas do Auxílio Brasil.

De acordo com a ex-titular da pasta, 43,9 milhões foram ou são beneficiárias de alguma ajuda, sendo 39,4 milhões do agora extinto auxílio emergencial e outras 4,5 milhões do programa Bolsa Família. 

O governo Bolsonaro anunciou, no entanto, que apenas 14,6 milhões de pessoas serão contempladas com o Auxílio Brasil. Ou seja, dos mais de 43 milhões, quase 30 milhões de pessoas foram excluídas de algum tipo de ajuda governamental.

"Pode chegar a 29 milhões de excluídos pelo Programa Auxílio Brasil em Novembro. Começou hoje o pagamento do Programa Auxílio Brasil. Ao que informa o governo, 14,6 milhões de beneficiários serão contemplados. O que esconde o governo: quem foi excluído!", escreveu ela no Twitter. Brasil247.

 




PT cobra do governo Bolsonaro informações sobre exclusão de 25 milhões de beneficiários do auxílio emergencial

 

Deputada Gleisi Hoffmann (PR) (Foto: Fotos: Agência Brasil)

A deputada federal e presidente nacional do PT,  Gleisi Hoffmann, requereu que Jair Bolsonaro e o ministro da Cidadania, João Roma, prestem informações sobre o real tamanho da exclusão social provocada pelo fim do Bolsa Família e do auxílio emergencial, que vinham sendo pagos até outubro. De acordo com assessoria técnica do PT, mais de 24,8 milhões de famílias que recebiam algum tipo de ajuda até outubro foram completamente abandonadas, uma vez que o número de beneficiários dos dois programas caiu de  caiu de 39,3 milhões para 14,5 milhões, que é o total dos benefícios a serem pagos pelo Auxílio Brasil agora em novembro.

 “As cenas de milhares de pessoas na fila buscando fazer ou atualizar o cadastro único na esperança de ter acesso ao Auxílio Brasil ganharam destaque na imprensa nacional nos últimos dias, e isso ocorre devido à situação de penúria e incerteza em relação ao futuro em que se encontram milhões de brasileiros e brasileiras neste momento”, diz Gleisi no requerimento enviado ao Governo jair Bolsonaro. 

No documento, ela solicita o envio de informações sobre a execução do Auxílio Emergencial nos meses de Abril, Julho e Outubro de 2021, dados sobre a execução do Programa Bolsa Família dos meses de Abril, Julho e Outubro de 2021, além de Informações referentes a execução do Programa Auxílio Brasil dos meses de novembro e dezembro de 2021. 

“Acabaram com o Bolsa Família, um programa de 18 anos, estruturadíssimo e que foi um dos responsáveis por tirar milhões de pessoas da miséria. E o programa do Bolsonaro colocará mais gente na miséria. Vinte e cinco milhões de pessoas não receberão auxílio nenhum do governo este mês, apesar de estarem em situação de miséria, de não terem como comprar comida decente para sustentar suas famílias. Eu pergunto: como essas pessoas vão fazer sem ter dinheiro, sem ter os R$ 300 para comprar comida?”, questionou Gleisi em discurso no Plenário da Câmara. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Até Eliane Cantanhêde reconhece: Bolsonaro é fiasco internacional e Lula é sucesso (vídeo)

 

(Foto: Reprodução)

A jornalista Eliane Cantanhêde, em programa da GloboNews, comentou sobre as viagens internacionais simultâneas de Jair Bolsonaro, que está em Dubai, e do ex-presidente Lula (PT), que está se encontrando com lideranças e chefes de Estado na Europa.

Segundo ela, a viagem pela Europa foi um “gesto muito bem calculado e de grande sucesso do ex-presidente Lula, porque a comparação das viagens internacionais do Bolsonaro com essa turnê internacional do Lula… desculpa, mas é acachapante [a diferença]”.

A jornalista destacou que as viagens internacionais de Bolsonaro são um fiasco. “Todos os presidentes brasileiros aproveitam a ida à ONU para conversas importantes bilaterais. O presidente Bolsonaro foi com uma comitiva enorme, ficou comendo pizza na rua, não falou coisa com coisa, foi defender cloroquina e não teve nenhuma conversa bilateral de peso em Nova York. [...] Foi para o G20 [...] e passou em branco, e sequer foi para a COP26”, disse. 

“Já o ex-presidente Lula é o oposto. Numa rápida passagem pela Europa, se comporta como estadista; é recebido no Parlamento Europeu; é aplaudido de pé pelo segmento de esquerda do Parlamento Europeu; é recebido com honras de estadista pelo Macron, que é nada mais, nada menos que o presidente da França, um símbolo da democracia e um parceiro histórico do Brasil; e é recebido pelo futuro da Europa, Olaf Scholz, que é o favorito para substituir a Angela Merkel na Alemanha, que é a nossa maior parceira comercial na Europa”, lembrou.

“É uma diferença acachapante. Lula faz um contraponto direto com Bolsonaro, que é um fiasco em suas investidas internacionais, enquanto o Lula é um sucesso, porque ele é o personagem político mais reconhecido no mundo todo”, destacou. Brasil247.

Confira:





Ministério Público investiga jornalista da Jovem Pan que sugeriu morte de judeus

 

(Foto: Reprodução)

Por Vinícius Veloso, Metrópoles - José Carlos Bernardi, comentarista da Jovem Pan News, foi muito criticado pelos comentários feitos durante o Jornal da Manhã, na última terça-feira (16/11), onde sugeriu a morte dos judeus. Após a repercussão do caso, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) instaurou um procedimento solicitando que a emissora envie a gravação original.

O prazo dado, pelo MPSP, para que a rádio envie a gravação, é de três dias. A intenção é apurar um eventual crime de ódio por intermédio de meios de comunicação, caracterizando antissemitismo por parte de Jose Carlos Bernardi.

Na ocasião, Bernardi criticou o discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um evento do Parlamento Europeu. A fala foi criticada nas redes sociais e repudiada pelo diretor do Instituto Brasil-Israel. “Se a gente matar um monte de judeus e se apropriar do poder econômico deles, o Brasil enriquece. Foi o que aconteceu com a Alemanha pós-guerra”, disse o jornalista.

Leia a íntegra no Metrópoles.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Em Paris, Lula dedica prêmio Coragem Política ao povo brasileiro, 'que enfrenta opressão e injustiças'

 

(Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (18), em Paris, o prêmio "Coragem Política", conferido pela revista Politique Internationale. 

Lula agradeceu a premiação pelas redes sociais. "Mais do que um reconhecimento pessoal, essa é uma homenagem a coragem do povo brasileiro, que ao longo séculos enfrentou com grande determinação a opressão e as injustiças", disse o ex-presidente.


Mais cedo, Lula foi recebido pelo presidente da França, Emmanuel Macron. O encontro, no Palácio do Eliseu, sede do governo francês, durou 1h15min. Lula e o presidente francês conversaram sobre as relações internacionais da França com o Brasil e a América Latina. Dialogaram sobre a crise mundial e as transições globais para enfrentar os desafios da preservação ambiental, geração de empregos, redução das desigualdades e proteção ambiental.

A questão do financiamento da chamada transição ecológica dos países em desenvolvimento é uma preocupação mútua. Macron expressou um reconhecimento da importância do Brasil no mundo e desejo de relações mais fortes entre o o país e a França. Brasil247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

DESMATAMENTO - Após União Europeia, outros países podem barrar produtos brasileiros alegando desmatamento

 

O cerco a produtos extraídos de áreas onde há desmatamento está se fechando para países tropicais, como o Brasil


                          Por Agência O Globo


O cerco a produtos extraídos de áreas onde há desmatamento está se fechando para países tropicais, como o Brasil.

Segundo especialistas ouvidos pelo Globo, a proibição de importações de commodities cultivadas em áreas desmatadas, proposta pela União Europeia (UE) ao Parlamento do bloco nesta quarta-feira, também pode se repetir em outros mercados, como os Estados Unidos, a China e o Reino Unido. 

Secretário-executivo do Observatório do Clima, Márcio Astrini destacou que há uma legislação sendo apreciada no Congresso americano que amplia o leque de produtos, incluindo soja, couro e carnes, que não podem ser comprados de áreas desmatadas. Já os chineses declararam que, em algum momento, vão exigir o desmamento zero no comércio internacional.  

— Em um mundo ideal, o Brasil não deveria se assustar com esse projeto da União Europeia, pois é algo a ser perseguido sempre. O problema é que o país é comandado por uma pessoa que está a serviço do desmatamento e da destruição ambiental. O perigo não é a lei europeia, e sim o presidente que a gente tem — afirmou Astrini, referindo-se ao presidente Jair Bolsonaro. 

Welber Barral, consultor da BMJ, lembrou que existe um projeto de lei similar ao da UE em evolução no Reino Unido: uma regulamentação que cria restrições à importação de produtos que advenham de áreas de desmatamento.  

— Isso pode significar novas barreiras às exportações brasileiras — disse.

O governo brasileiro está atento à tramitação do projeto apresentado ao Parlamento europeu. De acordo com o diretor do departamento de promoção do agronegócio do Itamaraty, Alexandre Ghisleni, o Brasil só vai se manifestar depois que a norma, depois de aprovada, for notificada à Organização Mundial do Comércio (OMC).

— Para nós, é fundamental garantir e manter coerênca com as normas da OMC, de maneira que a legislação não seja utilziada como barreira disfarçada a nossas exportações — disse o diplomata ao Globo.

Para o ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira, Pedro Camargo, é até positiva a exigência de rastreabilidade de produtos brasileiros pelos europeus, e até esperado. Porém, ele avalia que a UE extrapolou, ao incluir na restrição o desmatamento legal após dezembro de 2020, e não apenas o desmatamento ilegal.  

— Isso é interferir na legislação nacional e não está previsto nas regras da OMC.  É um erro deles que somente vai tumultuar — afirmou Camargo. 

A especialista em comércio internacional e agronegócios da TozziniFreire Advogados, Vera Kanas, disse que iniciativas adotadas que promovam o cuidado com o meio ambiente nos países em desenvolvimento são bem-vindas. No entanto, é preciso que tais programas sejam bem estruturados, para evitar a armadilha do protecionismo.  

— Exemplo claro é o plano anunciado pela União Europeia de obrigar o importador europeu de produtos como carne, soja, café e cacau a comprovar que nã se trata de fruto de desmatamento. Certamente, nenhum consumidor no século 21 gostaria de comprar um bem cuja produção causou prejuízos à natureza —disse. 

Segundo Vera Kanas, ao impor exigências desproporcionalmente difíceis de cumprir, a medida distorce as boas intenções e se converte em barreira não tarifária. Isso contraria a OMC. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...