segunda-feira, 17 de maio de 2021

Covid-19: homens e idosos são principais vítimas de casos graves

 

      Estudo avaliou 178 mil pacientes no Brasil

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Homens e idosos são as principais vítimas de casos graves e mortes por covid-19, segundo estudo que avaliou 178 mil pacientes no Brasil, sendo 33 mil com diagnóstico confirmado para a doença. Embora já fosse sabido que esses dois grupos eram mais suscetíveis ao novo coronavírus, é a primeira vez que essas constatações são apresentadas de maneira sistematizada, com análise de parâmetros laboratoriais de amostras de uma grande quantidade de pessoas em uma única pesquisa.

Os resultados do estudo, liderado pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Helder Nakaya, e com a participação do pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Bahia, Bruno Bezerril, foram descritos em artigo publicado no International Journal of Infectious Diseases. Além deles, a pesquisa também contou com especialistas de diversas instituições nacionais e internacionais.

Os resultados do estudo foram divulgados nesta segunda-feira (17) na página da Fiocruz. Os cientistas estabeleceram um perfil laboratorial dos pacientes, com a contagem completa de células sanguíneas, eletrólitos, metabólitos, gases no sangue arterial, enzimas, hormônios, biomarcadores de câncer, dentre outros.

Os resultados revelaram que pacientes idosos do sexo masculino têm valores laboratoriais significativamente anormais, incluindo marcadores inflamatórios mais elevados, em comparação com mulheres idosas. Biomarcadores de inflamação, como a proteína C reativa e ferritina, eram mais altos especialmente em homens mais velhos, enquanto outros marcadores, como testes de função hepática anormais, eram comuns em várias faixas etárias, exceto para mulheres jovens.

O estudo mostra, por exemplo, que pacientes com covid-19 podem apresentar complicações diferentes, como deterioração do fígado ou dos rins, inflamação sistêmica e coagulopatias, que podem ter resultados diferentes, na comparação entre homens e mulheres. “Enquanto 50,4% dos paciente homens com covid-19 mostraram evidência de coagulopatia, somente 39,7% das pacientes mulheres tiveram essas anormalidades. Quando somente pacientes em CTI foram considerados, os números aumentaram para 91,3% (em homens) e 82,8% (em mulheres)”, aponta o estudo.

Segundo os autores do estudo, por ser uma infecção multissistêmica, os pacientes com a forma grave da covid-19 passam por um processo chamado tempestade de citocinas, que é um indicativo de descontrole da inflamação. Isso acontece quando o corpo perde a capacidade de parar esse processo que combateria a doença, desencadeando problemas gravíssimos.

Uma hipótese levantada pelo estudo é de que pacientes mais idosos e do sexo masculino têm tendência a ter um descontrole maior da inflamação por conta dessa tempestade de citocinas. Homens e mulheres apresentaram alterações no sistema de coagulação e níveis mais elevados de neutrófilos, proteína C reativa, lactato desidrogenase, entre outros. Estas alterações foram substancialmente afetadas com o aumento da idade, e o impacto da idade se mostrou mais relevante em homens do que em mulheres. (Por Vladimir Platonow – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro).

Matéria ampliada às 19h45 para inclusão do quinto parágrafo.

Edição: Denise Griesinger



BLOG DO BILL NOTICIAS

Pernambuco irá abrir 10 leitos de UTI's para recém-nascidos do Sertão

 

          Por: Diario de Pernambuco
Foto: Miva Filho/SES-PE

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (17), 701 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 71 (10%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 630 (90%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 443.064 casos confirmados da doença, sendo 42.666 graves e 400.398 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.


Além disso, o boletim registra um total de 376.194 pacientes recuperados da doença. Destes, 24.807 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 351.387 eram casos leves.

Também foram confirmados laboratorialmente 31 novos óbitos (20 femininos e 11 masculinos), ocorridos entre os dias 13/01/2021 e 15/05/2021. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Abreu e Lima (2), Aliança (1), Araçoiaba (2), Bom Jardim (1), Cabo de Santo Agostinho (1), Camaragibe (1), Carpina (1), Caruaru (2), Goiana (2), Igarassu(1), Jaboatão dos Guararapes (5), Lagoa do Itaenga (1), Ouricuri (1), Pesqueira (1), Quipapá (1), Recife (5), São Lourenço da Mata (2) e Vitória de Santo Antão (1). Com isso, o Estado totaliza 14.980 mortes pela doença.

Os pacientes tinham idades entre 32 e 92 anos. As faixas etárias são: 30 a 39 (4), 40 a 49 (4), 50 a 59 (2), 60 a 69 (8), 70 a 79 (8), 80 ou mais (5). Do total, 23 tinham doenças preexistentes: diabetes (14), doença cardiovascular (11), obesidade (3), hipertensão (3), tabagismo/histórico de tabagismo (2), doença respiratória (2), doença hepática (1) e doença neurológica (1) - um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os demais seguem em investigação.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 29.132 casos foram confirmados e 50.477 descartados. As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Governo de Pernambuco foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar e afastar os profissionais da área da saúde com sintomas gripais.

UTI Neotal

A população do sertão do Araripe vai passar a contar, nos próximos dias, com os primeiros 10 leitos de terapia intensiva exclusivos para recém-nascidos. Na manhã desta segunda-feira (17), o secretário estadual de Saúde André Longo visitou, acompanhado dos deputados estaduais Roberta Arraes e Antônio Fernando – membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco, a UTI neonatal do Hospital e Maternidade Santa Maria, localizada na cidade de Araripina, unidade filantrópica conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) na região.

Os leitos, primeiros do tipo no Araripe, serão voltados para bebês que necessitem de cuidados hospitalares intensivos. A nova estrutura - equipada com incubadoras, monitores cardíacos, respiratórios e oxímetros - irá garantir atendimento aos casos mais graves, proporcionando cuidado adequado aos bebês da IV macrorregião de Saúde, que contempla as VII, VIII e IX Geres, com sedes em Salgueiro, Petrolina e Ouricuri, respectivamente. A UTI neonatal da unidade deve entrar em funcionamento ao longo desta semana. Na sexta-feira (14), a rede de saúde para cuidados intensivos às crianças e bebês já havia sido reforçada com 10 leitos, sendo seis de UTI pediátrica e quatro de UTI neonatal, no Imip, no Recife.

"É certo que o Governo de Pernambuco se empenha, cada vez mais, na estruturação de uma rede de saúde robusta, diversificada e descentralizada, levando em conta as especificidades de cada região. O cenário da pandemia da Covid-19 no Estado intensificou estes esforços de abertura de leitos em todo território pernambucano. Para se ter uma ideia, antes da pandemia, a IV macrorregião de Saúde contava com 57 leitos de UTI, entre adulto, neonatal e pediátrico. Atualmente, estamos com 219 leitos de terapia intensiva na região, o que significa um aumento de 280%", avaliou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Atualmente, o Hospital e Maternidade Santa Maria possui 246 leitos, sendo 120 voltados para os casos de Síndrome Respiratória Aguda Graves (Srag), 60 deles de UTI e outros 60 de enfermaria. "Estamos felizes em poder comemorar a abertura desses leitos no Sertão do Araripe, que chegam para beneficiar toda a macrorregião de Saúde. Antes, precisaríamos realizar a transferência de pacientes graves para unidades mais distantes. A partir de agora, teremos como oferecer um atendimento mais rápido e próximo às famílias", comemorou Irmã Fátima Alencar, diretora do Instituto Social das Medianeiras da Paz (ISMEP), entidade que gerencia a unidade hospitalar.

Ouricuri

Ainda no Araripe, à tarde, o secretário estadual de Saúde inaugurou o serviço de hemodiálise do Hospital Regional de Ouricuri, voltado para pacientes internados em UTI. Atualmente, a unidade possui 10 leitos de UTI geral e outros 10 destinados exclusivamente para pacientes com Covid-19. As duas UTIs terão suporte de nefrologia ofertando diálise regular para os pacientes, evitando que necessitem se deslocar para outras cidades.

"Pacientes internados em UTI podem vir a desenvolver algum tipo de insuficiência renal aguda por conta do uso de antibióticos, necessitando, assim, de tratamento dialítico. Por isso, a importância deste suporte para a população do Araripe. Assim, se for necessário, o paciente terá essa assistência à sua disposição, que terá um impacto muito importante para a assistência na região de forma permanente", afirmou Longo. Na unidade, André Longo ainda visitou o espaço que vai abrigar 10 leitos de terapia intensiva, sendo cinco pediátricos e cinco neonatais, que têm previsão de abertura em junho, além do setor de imagens, que vai ganhar um tomógrafo de última geração nos próximos meses.

Interiorização da assistência 

Com a Pandemia da Covid-19, o Governo de Pernambuco mobilizou toda a sua estrutura para garantir a assistência aos pacientes acometidos com a doença e colocou em curso o maior esforço sanitário e de mobilização de insumos, equipamentos e recursos humanos da história do Estado. Com isso, Pernambuco possui, hoje, o 6º maior quantitativo de leitos de UTI para a Covid-19 entre os estados brasileiros. Com cerca de 1.700 vagas de terapia intensiva e uma proporção de 17,7 vagas por cada 100 mil habitantes, o Estado tem a maior rede pública, quantitativamente e em proporções populacionais, para a doença do Norte e Nordeste.

Antes da pandemia, os hospitais que atendem os pacientes do SUS em Pernambuco contavam com pouco mais de 1 mil leitos de terapia intensiva. Atualmente, são cerca de 2.400 vagas de UTI em todo o Estado, somando os leitos dedicados para a Covid-19 e os destinados às outras enfermidades. No período, houve um aumento de 140% na oferta de terapia intensiva.

No interior do Estado, a oferta de leitos de UTI foi triplicada, saltando de 216 em março de 2020 para 700 atualmente. Com isso, regiões, como a X Geres (sede em Afogados da Ingazeira, no Pajeú), que nunca contaram com suporte intensivo, passaram a ofertar vagas de UTI para a população. "Dentro da estratégia de enfrentamento à Covid-19, por determinação do governador Paulo Câmara, trabalhamos priorizando a expansão da oferta da assistência médica especializada, já que muitas vezes é um divisor de águas no desfecho clínico da doença. E, neste sentido, tivemos uma atenção muito especial para a descentralização das vagas de UTI, levando este tipo de suporte para o interior de Pernambuco, em áreas onde, muitas vezes, havia um vazio assistencial. Estes leitos têm tido impacto direto em vidas e muitos deles, após superarmos a pandemia, irão permanecer para atender outras patologias, se tornando um legado para a rede de Saúde", destacou André Longo.

O gestor estadual também enfatizou o impacto da expansão de leitos nos indicadores do novo coronavírus no Estado. “O grande esforço e investimento do Governo de Pernambuco na expansão de vagas de UTI, de forma regionalizada, está garantindo que pernambucanos com quadros menos graves tenham acesso ao cuidado intensivo de forma antecipada, tendo maiores chances de sobreviver à doença. E Isto também tem impacto nos indicadores de Pernambuco, que tem se destacado no país. A taxa de mortalidade por Covid-19 do Estado, por exemplo, é, de acordo com dados da Organização Pan-Americana de Saúde, braço da Organizar Mundial da Saúde na América Latina, a segunda menor do Brasil", disse.

Balanço da vacinação

Pernambuco já aplicou 2.379.507 doses da vacina contra a Covid- 19, das quais 1.575.399 foram primeiras doses. Ao todo, foram feitas a primeira dose em
259.299 trabalhadores de saúde; 25.497 povos indígenas aldeados; 38.416 em comunidades quilombolas; 7.115 idosos em Instituições de Longa Permanência; 567.306 idosos de 60 a 69 anos; 391.756 idosos de 70 a 79 anos; 102.988 idosos de 80 a 84 anos; 89.453 idosos a partir de 85 anos; 1.305 pessoas com deficiência institucionalizadas; 7.031 trabalhadores das forças de segurança e salvamento; 73.183 pessoas com comorbidades; 2.144 pessoas com deficiência permanente; 9.906 gestantes e puérperas.

Em relação à segunda dose, já foram beneficiados 207.356 trabalhadores de saúde; 24.964 povos indígenas aldeados; 72 em comunidades quilombolas; 5.160 idosos institucionalizados; 183.669 idosos de 60 a 69 anos; 280.541 idosos de 70 a 79 anos; 46.844 idosos de 80 a 84 anos; 54.265 idosos a partir de 85 anos, 1.122 pessoas com deficiência institucionalizadas; 115 trabalhadores das forças de segurança e salvamento; totalizando 804.108 pessoas que já finalizaram o esquema.


Mulher morre carbonizada após incêndio em barraco no Residencial Novo Tempo II

          Via:Carlos Britto

Foto: Reprodução/Whatsapp

Uma mulher identificada como Maria de Lourdes, de 36 anos, morreu carbonizada na noite desse domingo (16), após o barraco em que morava pegar fogo. O barraco ficava na invasão do Residencial Novo Tempo II, no bairro Pedra Linda, em Petrolina.

De acordo com o 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, o incêndio foi apagado por populares antes da chegada da guarnição. A causa ainda é desconhecida. Não há informações de mais pessoas feridas no acidente. O caso está sendo investigado.


BLOG DO BILL NOTICIAS

No Agreste de Pernambuco, medidas restritivas contra a Covid-19 entram em vigor nesta terça (18)

     Por Portal Folha de Pernambuco                                              Polo de confecções do Agreste - Foto: Divulgação

Anunciadas no último sábado (15), as novas medidas restritivas na região do Agreste pernambucano passam a valer a partir desta terça-feira (18). 

Durante a semana, as atividades econômicas só poderão funcionar das 5h até as 18h. Já nos próximos dois finais de semana, apenas o funcionamento de supermercados, feiras livres de produtos alimentícios, farmácias, padarias e postos de gasolina estará permitido. 

As medidas são válidas até o próximo dia 31 e contemplam os municípios da 2ª Macrorregião, da qual fazem parte as IV e V Gerências Regionais de Saúde, com sedes em Caruaru e Garanhuns.

“Temos feito todos os esforços para minimizar os efeitos dessa pandemia. Fizemos a maior rede de UTIs exclusivas para a Covid entre os estados do Norte/Nordeste do Brasil. Só na 2ª Macrorregião, abrimos 178 leitos de terapia intensiva, em sete diferentes unidades de saúde nos municípios de Caruaru, Garanhuns, Bezerros e Gravatá. Infelizmente, desde domingo passado (9), temos apenas um leito de livre”, disse o governador Paulo Câmara.  

De acordo com o novo decreto, o Polo de Confecções, aos sábados, domingos e segundas, deverá permanecer fechado. A medida é necessária para diminuir o contato entre as pessoas e, consequentemente, a circulação do coronavírus. 

“Sabemos que nos fins de semana e nas segundas temos um pico de aglomerações com pessoas de outras cidades e de até outros estados”, observou Paulo Câmara. 

Segundo o gestor estadual, além da ocupação total dos leitos, outros fatores também são preocupantes. O principal deles é a aceleração da doença, com percentuais elevados de novos casos e de solicitações por leitos de UTI. 

No Agreste, esses dois indicadores apresentam números até quatro vezes maiores que a média geral do Estado. "O que precisa ficar claro para a população é a gravidade do momento que estamos passando”, reforçou o gestor. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Brasileiros vão às ruas em solidariedade aos palestinos e contra ataques de Israel

 

(Foto: CUT)

Nos últimos dias uma série de atos foram realizados no Brasil e mundo afora em solidariedade ao momento que enfrenta o povo palestino. Mesquitas foram iluminadas, bandeiras foram erguidas, grupos saíram nas ruas para mostrar a empatia para com a Palestina em função dos ataques de Israel. A maioria das manifestações ocorreram no sábado (15/05) e estavam já programados para relembrar os 73 anos da Nakba, que significa “catástrofe” em árabe e designa o êxodo palestino de 1948 em função da guerra com Israel.

Em São Paulo, Manaus e Recife ocorreram carreatas no sábado, enquanto em Brasília, Porto Alegre e Curitiba foram realizados atos e passeatas. O Rio de Janeiro saiu às ruas na quinta-feira (13/05), segundo informações do site Monitor do Oriente. O Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu (CCBI) projetou na cúpula da Mesquita Omar Ibn Al-Khattab as bandeiras da Palestina e do Brasil.

A carreata realizada em São Paulo foi organizada pela Frente em Defesa do Povo Palestino, o movimento Boicote, Desinvestimento, Sanções (BDS), o espaço cultural Al-Janiah e o Fórum Latino-Palestinos, entre outras organizações, e pediu o fim do massacre em Gaza e na Cisjordânia, relembrando a continuidade dos 73 anos da Nakba palestina. O conflito atual se concentra na Faixa de Gaza, que é comandada pelo grupo Hamas e onde vivem milhares de palestinos.

Dezenas de carros participaram do ato na capital paulista, chamando a atenção das ruas da região central para a situação palestina, movimentando os locais com buzinas, palavras de ordem e bandeiras. A manifestação durou mais três horas, saindo do Al Janiah, no bairro Bela Vista, em direção ao estádio do Pacaembu. Em frente ao estádio do Pacaembu, as pessoas desceram dos carros e se concentraram. Os muçulmanos fizeram orações e discursaram.

América Latina pelo povo palestino

Argentina, Chile e México também manifestaram sua solidariedade ao povo palestino nas ruas. No Chile, país que tem a principal comunidade palestina fora do Oriente Médio, uma manifestação pacífica foi reprimida pelas forças armadas do Chile. A população se reuniu com bandeiras palestinas na emblemática Praça da Dignidade, em Santiago.

Na Argentina, o ato ocorreu em Buenos Aires na sexta-feira (14/05) em frente ao Ministério das Relações Exteriores, onde uma delegação do Comitê Argentino de Solidariedade com o Povo Palestino foi recebida pelo funcionário encarregado da África e do Oriente Médio, de acordo com o jornal Resumen Latinoamericano.

Em seguida, houve intervenções artísticas e vários discursos em que as pessoas denunciaram as ações de Israel e exigiram um posicionamento do governo argentino. Outra manifestação estava programada para esta segunda-feira (17/05), em frente à embaixada de Israel em Buenos Aires.

No México, a população mostrou solidariedade pela Palestina no Monumento a la Revolución, na Praça da República, Cidade do México. Dezenas de pessoas se concentraram no local com faixas de apoio aos palestinos e discursos marcando posições quanto ao momento atual e também lembrando a Nakba. (Opera Mundi).


Vereadora de 28 anos morre com Covid-19 após parto de emergência

De acordo com informações do G1, a bebê segue internada na UTI neonatal devido a prematuridade

A vereadora Diana Neris (PSB), morreu nesse domingo (15), devido a complicações da Covid-19, após passar por um parto de emergência na cidade de Teresina, no estado do Piauí. De acordo com informações do G1, a bebê segue internada na UTI neonatal devido a prematuridade.

Ainda de acordo com o G1, a vereadora foi internada na última quarta-feira (12) na Unidade de Tratamento Intensivo da Maternidade Dona Evangelina Rosa. “A Diana estava fazendo o tratamento contra a Covid-19 em casa, junto com o marido, também infectado. Após o estado de saúde dela piorar, ela foi transferida de ambulância para Teresina, mas direto para a UTI. Como o quadro dela foi se agravando, ontem realizaram a cesariana”, explicou a secretária de saúde de Baixa Grande do Ribeiro, Thaís Leal

Diana Neris era casada e deixa outros dois filhos, uma de 6 e outro de 2 anos. (Por Notícias ao Minuto Brasil).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Miguel Coelho anuncia nomeação de novos guardas civis

         Via: Ricardo Banana


A segurança de Petrolina será reforçada. O prefeito Miguel Coelho anunciou nesta segunda (17) que serão nomeados 40 guardas civis que passaram no último concurso público. A expectativa é de que os novos profissionais de segurança sejam convocados para a corporação até junho.

Ao todo, 92 pessoas serão incorporadas ao quadro da Guarda Civil. Na primeira etapa serão 40 trabalhadores nomeados oficialmente. Os demais agentes aprovados no concurso serão convocados paulatinamente, de acordo com as necessidades operacionais da Guarda Municipal.

O reforço na corporação é mais uma ação para estruturação da chamada “Força Azul”. Nos últimos anos, a instituição passou por uma ampla reformulação com mais de 50 veículos adquiridos; implantação de centro de capacitação; criação de patrulhas especiais; e compra de fardamentos e armas. “Acredito que em 30 dias esses novos guardas já estarão nas ruas trabalhando para garantir mais segurança ao povo de Petrolina”, afirmou o prefeito Miguel Coelho.

 

BLOG DO BILL NOTICIAS

ANIVERSÁRIO DO BAIRRO DE AREIA BRANCA: 54 ANOS DE DESENVOLVIMENTO E PROSPERIDADE

Foto: Bodódromo

Foi em 17 de maio de 1967, que começou a história do bairro que mais se desenvolve em Petrolina, o bairro Areia Branca, uma comunidade que já nasceu forte desde a sua criação, especialmente quanto à representatividade política.

Foi exatamente no ano de 1967, no primeiro ano de gestão do Governador de Pernambuco, o Petrolinense Nilo Coelho, que por meio do programa do governo federal BNH e do governo estadual COHAB - PE, e na administração do prefeito José Coelho, foi criada a COHAB I, a chamada Areia Branca velha, sendo construídas 440 unidades habitacionais.

Mas Areia Branca queria mais, e no ano de 1978, pelos mesmos programas habitacionais foi criada a COHAB II, sendo construídas mais 500 unidades habitacionais.

Mas não parou por aí, em 1980 foi criada a COHAB III, sendo construídas mais 270 unidades habitacionais. Nesse período, Nilo Coelho já era Senador da República, Osvaldo Coelho deputado federal, e Diniz Cavalcante era o prefeito. Portanto o município de Petrolina estava bem representado na área política.

Mas falando só do bairro de Areia Branca, após a sua criação sempre foi bem representado no âmbito municipal, elegendo sempre representantes para a câmara de vereadores, desde os anos 70.

Em 1977 elegeu Ruy Amorim, para um mandato de 6 anos; em 1989 elegeu Marcos Aurélio; em 1993 elegeu Deilson Freire e Ronaldo Rosendo; em 1997 elegeu Geralvinho Patriota, Custodio Panta e Deilson Freire; em 2001 elegeu Deilson Freire e Ibamar Fernandes; em 2005 elegeu Deilson Freire e Maria Elena  de Alencar; em 2009 elegeu Maria Elena de Alencar e Ibamar Fernandes; em 2013 elegeu Maria Elena de Alencar, Ibamar Fernandes , Pedro Felipe e Ronaldo Silva, que também assumiu o mandato; em 2017 elegeu Maria Elena de Alencar, Ronaldo Silva e Ibamar Fernandes que também assumiu o mandato; e agora em 2021 elegeu Maria Elena de Alencar, Ronaldo Silva e Capitão Alencar.

Como pode se observar, Areia Branca é um bairro que sempre esteve bem representado, com vereadores no poder legislativo municipal, mas com força política tanto a nível estadual como federal, que reivindicaram e trouxeram obras, serviços públicos e contribuíram com o desenvolvimento do bairro.

Como demonstrado o bairro de Areia Branca foi fundado no dia 17 de maio de 1967, completando 54 anos sendo uma das comunidades mais desenvolvidas de Petrolina, sendo bem servida na área de educação, cultura, comércio e serviços.

Com o passar do tempo houve uma consolidação dos três núcleos habitacionais COHAB I, II e III, passou a ter um único nome, Areia Branca. Mas o bairro se tornou ainda maior, pois o seu comércio forte abastece ainda mais outros quatro bairros que circundam ao seu redor, Cidade Jardim, Caminho do Sol, Dom Malam e Maria Auxiliadora.

O bairro de Areia Branca possui também renda própria em razão do seu comércio forte, pois é abastecido da maior Feira Livre de Petrolina, inclusive está sendo requalificada e reformada; 03  grandes Supermercados; 03 escolas estaduais, Moises Barbosa, Adelina Almeida, Otacílio Nunes (EREM), sendo uma delas que trabalhava  com pessoas com deficiência especial, a Escola Adelina Almeida; 03  escolas particulares e uma escola do município, Centro Educacional Maroquinha; 02 Igrejas Católicas, e mais de seis Igrejas Evangélicas; 01  posto de Gasolina, 02 Academias de Ginástica; 01 Quadra Poliesportiva; 02 Clinicas Veterinárias; 02 Clínicas Popular; 01 Unidade Básica de Saúde,; 01 Agencia dos Correios; 01  Centro Regional de Educação Física, conhecido como Centro da Juventude; 01 Clube Esportivo para Shows e prática de esportes, conhecido como Clube do América; 01 Agencia do Detran – PE (8° Ciretran); 08 Praças; 04 PetShop; 05 Farmácias; 01 Centro Gastronômico e Cultural - Bodódromo; 02 Praças de Alimentação, e muitos Bares e Restaurantes.

Areia Branca possui o maior centro gastronômico de carne de bode, o Bododromo possuía dez Restaurantes de carne de bode, hoje está diversificado no local tem Pizzaria, Sorveteria, Hamburgueria.

O Bairro de Areia Branca também possui a Associação de Moradores, que foi fundada em 1981 com sede própria, que fica localizada no espaço do Bodódromo, na Avenida São Francisco. Tem também, duas sedes de motoclubes (motociclistas).

A Areia Branca além de ser muito forte no comércio, também é um bairro com muita segurança, a associação de moradores fez uma parceria com o 5° BPM da Polícia Militar de Pernambuco, onde cedeu um espaço na sua sede para instalação do Programa ARGOS de Segurança Comunitária primeiro em Petrolina, onde uma guarnição fica patrulhando o bairro de Areia Branca e o Caminho do Sol, 24 horas, oferecendo mais segurança as comunidades dos dois bairros.

Gostaria de acrescentar mais um dado sobre a história de Areia Branca, no censo do IBGE em 2010, Petrolina tinha uma população de 293.962 mil habitantes, e o bairro de Areia Branca tinha 8.978 mil habitantes.

Para concluir, gostaria de dizer que eu Afonso, havia conversado com os políticos que moram e representam o bairro, outros políticos que ajudaram no desenvolvimento da comunidade, alguns moradores antigos, pessoas que já foram presidentes da associação de moradores, onde pretendíamos fazer uma solenidade para comemorar o aniversário, e homenagear essas pessoas, porém devido à pandemia do novo Coronavírus, fomos impedidos de fazer. Se Deus quiser, no próximo ano faremos.

Por: Afonso Lima



BLOG DO BILL NOTICIAS

Família procura por homem de 54 anos desaparecido em Petrolina (PE)

 


Foto: Celestino de Sousa Cruz
Apelido (Bell)

A família de Celestino de Sousa Cruz de 54 anos solicita ajuda a toda a população no sentido de encontra-lo. O mesmo é pedreiro e reside na Rua Paissandu Nº 242 Bairro Ouro Preto em Petrolina. 

O senhor Cicero Celestino é conhecido pelo apelido de Bel e segundo informações, o mesmo foi visto pela ultima vez nas proximidades do Posto Asa Branca.

A família pede encarecidamente a quem souber qualquer informação do mesmo, favor ligar para: (87) 98818 – 4977.

Falar com: Diego Cruz (Filho).


BLOG DO BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...