segunda-feira, 17 de maio de 2021

ANIVERSÁRIO DO BAIRRO DE AREIA BRANCA: 54 ANOS DE DESENVOLVIMENTO E PROSPERIDADE

Foto: Bodódromo

Foi em 17 de maio de 1967, que começou a história do bairro que mais se desenvolve em Petrolina, o bairro Areia Branca, uma comunidade que já nasceu forte desde a sua criação, especialmente quanto à representatividade política.

Foi exatamente no ano de 1967, no primeiro ano de gestão do Governador de Pernambuco, o Petrolinense Nilo Coelho, que por meio do programa do governo federal BNH e do governo estadual COHAB - PE, e na administração do prefeito José Coelho, foi criada a COHAB I, a chamada Areia Branca velha, sendo construídas 440 unidades habitacionais.

Mas Areia Branca queria mais, e no ano de 1978, pelos mesmos programas habitacionais foi criada a COHAB II, sendo construídas mais 500 unidades habitacionais.

Mas não parou por aí, em 1980 foi criada a COHAB III, sendo construídas mais 270 unidades habitacionais. Nesse período, Nilo Coelho já era Senador da República, Osvaldo Coelho deputado federal, e Diniz Cavalcante era o prefeito. Portanto o município de Petrolina estava bem representado na área política.

Mas falando só do bairro de Areia Branca, após a sua criação sempre foi bem representado no âmbito municipal, elegendo sempre representantes para a câmara de vereadores, desde os anos 70.

Em 1977 elegeu Ruy Amorim, para um mandato de 6 anos; em 1989 elegeu Marcos Aurélio; em 1993 elegeu Deilson Freire e Ronaldo Rosendo; em 1997 elegeu Geralvinho Patriota, Custodio Panta e Deilson Freire; em 2001 elegeu Deilson Freire e Ibamar Fernandes; em 2005 elegeu Deilson Freire e Maria Elena  de Alencar; em 2009 elegeu Maria Elena de Alencar e Ibamar Fernandes; em 2013 elegeu Maria Elena de Alencar, Ibamar Fernandes , Pedro Felipe e Ronaldo Silva, que também assumiu o mandato; em 2017 elegeu Maria Elena de Alencar, Ronaldo Silva e Ibamar Fernandes que também assumiu o mandato; e agora em 2021 elegeu Maria Elena de Alencar, Ronaldo Silva e Capitão Alencar.

Como pode se observar, Areia Branca é um bairro que sempre esteve bem representado, com vereadores no poder legislativo municipal, mas com força política tanto a nível estadual como federal, que reivindicaram e trouxeram obras, serviços públicos e contribuíram com o desenvolvimento do bairro.

Como demonstrado o bairro de Areia Branca foi fundado no dia 17 de maio de 1967, completando 54 anos sendo uma das comunidades mais desenvolvidas de Petrolina, sendo bem servida na área de educação, cultura, comércio e serviços.

Com o passar do tempo houve uma consolidação dos três núcleos habitacionais COHAB I, II e III, passou a ter um único nome, Areia Branca. Mas o bairro se tornou ainda maior, pois o seu comércio forte abastece ainda mais outros quatro bairros que circundam ao seu redor, Cidade Jardim, Caminho do Sol, Dom Malam e Maria Auxiliadora.

O bairro de Areia Branca possui também renda própria em razão do seu comércio forte, pois é abastecido da maior Feira Livre de Petrolina, inclusive está sendo requalificada e reformada; 03  grandes Supermercados; 03 escolas estaduais, Moises Barbosa, Adelina Almeida, Otacílio Nunes (EREM), sendo uma delas que trabalhava  com pessoas com deficiência especial, a Escola Adelina Almeida; 03  escolas particulares e uma escola do município, Centro Educacional Maroquinha; 02 Igrejas Católicas, e mais de seis Igrejas Evangélicas; 01  posto de Gasolina, 02 Academias de Ginástica; 01 Quadra Poliesportiva; 02 Clinicas Veterinárias; 02 Clínicas Popular; 01 Unidade Básica de Saúde,; 01 Agencia dos Correios; 01  Centro Regional de Educação Física, conhecido como Centro da Juventude; 01 Clube Esportivo para Shows e prática de esportes, conhecido como Clube do América; 01 Agencia do Detran – PE (8° Ciretran); 08 Praças; 04 PetShop; 05 Farmácias; 01 Centro Gastronômico e Cultural - Bodódromo; 02 Praças de Alimentação, e muitos Bares e Restaurantes.

Areia Branca possui o maior centro gastronômico de carne de bode, o Bododromo possuía dez Restaurantes de carne de bode, hoje está diversificado no local tem Pizzaria, Sorveteria, Hamburgueria.

O Bairro de Areia Branca também possui a Associação de Moradores, que foi fundada em 1981 com sede própria, que fica localizada no espaço do Bodódromo, na Avenida São Francisco. Tem também, duas sedes de motoclubes (motociclistas).

A Areia Branca além de ser muito forte no comércio, também é um bairro com muita segurança, a associação de moradores fez uma parceria com o 5° BPM da Polícia Militar de Pernambuco, onde cedeu um espaço na sua sede para instalação do Programa ARGOS de Segurança Comunitária primeiro em Petrolina, onde uma guarnição fica patrulhando o bairro de Areia Branca e o Caminho do Sol, 24 horas, oferecendo mais segurança as comunidades dos dois bairros.

Gostaria de acrescentar mais um dado sobre a história de Areia Branca, no censo do IBGE em 2010, Petrolina tinha uma população de 293.962 mil habitantes, e o bairro de Areia Branca tinha 8.978 mil habitantes.

Para concluir, gostaria de dizer que eu Afonso, havia conversado com os políticos que moram e representam o bairro, outros políticos que ajudaram no desenvolvimento da comunidade, alguns moradores antigos, pessoas que já foram presidentes da associação de moradores, onde pretendíamos fazer uma solenidade para comemorar o aniversário, e homenagear essas pessoas, porém devido à pandemia do novo Coronavírus, fomos impedidos de fazer. Se Deus quiser, no próximo ano faremos.

Por: Afonso Lima



BLOG DO BILL NOTICIAS

Decisão do futsal entre Palmeiras e Corinthians termina em pancadaria generalizada (vídeo)

Clube alviverde vencia por 5 a 2 quando a briga começou; não havia policiamento preventivo no local Briga na decisão entre Corinthians e Pal...