quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Quatro marcas de café são proibidas de vender produtos

 IMPUREZAS

Foto: Reprodução/Pixabay

Quatro marcas de café estão proibidas de comercializar produtos por excesso de impurezas. As decisões liminares foram obtidas pelo Ministério Público de Minas Gerais em Ações Civis Públicas ajuizadas em Viçosa, na Zona da Mata.

Segundo o Ministério Público, as marcas só poderão voltar a vender quando laudo produzido por órgão de vigilância sanitária ou pelo Sindicafé-MG comprove a ausência de impurezas como milho, areia, cascas e paus, nos produtos comercializados.

As empresas Fartura - Tradicional, Da Feira - Extra Forte, Da roça e Viçosense – Extra Forte devem comprovar a interrupção da comercialização, no prazo de 10 dias.

Além disso, a Justiça estabeleceu a obrigação dos réus de somente comercializar produtos que estejam de acordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes.

 A decisão também determinou a apreensão dos produtos fabricados e expostos à venda nos comércios da comarca de Viçosa. Segundo o MP, o recolhimento será feito pela vigilância sanitária local, que dará o devido descarte aos produtos impróprios apreendidos.

As ações foram ajuizadas pelo Ministério Público em função de análises, de mais de 1200 marcas de café torrado e moído coletadas no Estado de Minas Gerais, que demonstraram a existência de elevados índices de impurezas nos produtos das quatro empresas.

 “Uma das empresas, por exemplo, apresentou em seu café a presença de 1,83% de cascas e paus, de 7,90% de milho e 0,29% de areia, pedras e torrões, em total desacordo com a legislação que rege o setor e impróprio para o consumo”, esclareceu o MP em nota.

O Ministério Público ainda requer, ao final do julgamento, que as empresas sejam condenadas a indenizar os danos morais coletivos. (Por: Estado de Minas).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Datafolha: Lula tem 50% dos votos válidos e pode levar no primeiro turno

 O ex-presidente tem quase 15 pontos de vantagem para Jair Bolsonaro (PL)

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)

A pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (29), mostrou o candidato a presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar com 50% dos votos válidos, o mesmo percentual da pesquisa anterior, de 22/09). 

Jair Bolsonaro (PL) continuou na segunda posição, com 36%, mesma porcentagem do último levantamento. Ciro Gomes (PDT) teve 6%, perda de um ponto percentual na comparação com a pesquisa anterior. Simone Tebet (MDB) manteve os 5%.

Nos votos totais, incluindo brancos, nulos e indecisos, Lula saiu de 47% para 48% na comparação com a pesquisa anterior. Bolsonaro foi de 33% para 34%, Ciro, de 7% para 6% e Tebet continuou com 5%.

A pesquisa ouviu 6.800 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-09479/2022. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...