segunda-feira, 25 de julho de 2022

Mais três mortes são confirmadas por dengue e chikungunya, em Pernambuco. Vítimas são um bebê e duas idosas

 ARBOVIROSES

                                         Por: Dayane Gomes

Foto: Freepik.

Sobe para cinco o número de mortes por arboviroses em Pernambuco este ano. As novas vítimas foram um bebê de sete meses, morador da cidade de Pombos, uma idosa de 100 anos e outra de 81, ambas residentes da cidade de Salgueiro, no Sertão do Estado. O bebê e a idosa centenária faleceram em decorrência da dengue e chikungunya, mutuamente, já outra de 81 anos, faleceu por consequências da chikungunya. As informações foram confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde, nesta segunda-feira (25), através do mais boletim da Semana Epidemiológica, com dados do período entre 2 de janeiro a 9 de julho de 2022.
 
Além desses casos, outros 19 óbitos são investigados podendo ter sido provocados por arboviroses. Apenas em 2022, Pernambuco acumula 68.781 notificações de dengue, zika e chikungunya. Todas essas infecções são provocadas pelo mosquito aedes aegypti.
Em novo Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), divulgado pelo mais recente boletim epidemiológico da SES, cerca de 147 municípios seguem em sinal de alerta e surto provocados pelas arboviroses. 
 
Os casos de dengue seguem em aumento, cerca de 40.326 notificados, sendo 3.636 confirmados e 17.036 descartados, número com aumento de 1,2% maior comparado aos dados de 2021.
 
Já nos casos de chikungunya, houve 26.022 casos notificados, onde 5.856 foram confirmados e outros 6.660 descartados, havendo uma redução de 7,2% comparados ao mesmo período do ano anterior. Nos casos da zika, houve 2.433 notificados, onde 3 foram confirmados e 1.821 descartados. Nesse cenário, a zika apresenta uma redução de 30,3% quando comparados os dados atuais ao mesmo período de 2021.
 
Com isso, é importante lembrar que neste período de chuvas e altas temperaturas no estado tornam um período propício para a proliferação do mosquito. É necessário que a população se atente aos cuidados de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, já que a maioria dos focos de proliferação são encontrados dentro de residências com água parada.


BLOG DO BILL NOTICIAS

MG: Com apoio de Lula, Kalil ultrapassa Zema com 10 pontos de vantagem, mostra pesquisa

Pesquisa Data Tempo mostra que ex-presidente petista tem poder de influenciar rumo da eleição mineira

Romeu Zema, Lula e Alexandre Kalil (Foto: ABr | Ricardo Stuckert)

Em um cenário contando com o apoio do ex-presidente Lula (PT), o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) lidera as pesquisas para o governo de Minas Gerais no primeiro turno com 10 pontos de vantagem contra Romeu Zema (NOVO), que contaria com apoio de seu correligionário Felipe D'Ávila. É o que mostra a pesquisa Data Tempo desta segunda-feira (25).

A pesquisa propôs o seguinte cenário aos eleitores mineiros: "Se os candidatos para o governo de Minas contassem com os seguintes apoios, em quem você votaria?"

Assim, o resultado apresentado foi:

  • Alexandre Kalil (PSD) - Apoio Lula (PT): 37,2%
  • Romeu Zema (NOVO) - Apoio Felipe D'Ávila (NOVO): 27,5%
  • Carlos Viana (PL) - Apoio Jair Bolsonaro (PL): 16%
  • Marcus Pestana (PSDB)  - Apoio Simone Tebet (MDB): 1,6%
  • Lorene Figueiredo (PSOL) - Apoio Guilherme Boulos (PSOL): 0,8%

Sem os apoios em jogo, a pesquisa mostra um cenário desfavorável para Kalil, que teria apenas 23,2% das intenções de voto contra 48,3% de Zema.

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores de Minas Gerais presencialmente entre 15 e 20 de julho. O intervalo de confiança é de 95% e margem de erro de 2,19 pontos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08880/2022.  (247).




BLOG DO BILL NOTICIAS

Marianne Pinotti é favorita para a vice de Fernando Haddad em SP

A ginecologista foi secretária da Pessoa com Deficiência na gestão do ex-prefeito petista à frente da capital paulista

Fernando Haddad e Marianne Pinotti (Foto: Diogo Zacarias | Divulgação)

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), tem uma favorita para ocupar o cargo de vice em sua chapa para o governo do Estado: a ginecologista Marianne Pinotti (PSB), que foi secretária da Pessoa com Deficiência na gestão do petista à frente da capital paulista. A informação é da coluna do Lauro Jardim, no jornal O Globo.

Filiada ao partido de Geraldo Alckmin, vice de Lula para a presidência, e Márcio França, aliado do PT para o governo de São Paulo, Pinotti atende ao desejo de Haddad em ter uma mulher em sua chapa.

De acordo com a coluna da Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo, o ex-presidente Lula também considera importante a presença de uma mulher no Executivo paulista e nas chapas estaduais em geral. Ele tem dito a interlocutores que o papel feminino na política "é destacado sem uma equivalente presença nas disputas eleitorais." 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Covid-19 matou mais crianças pequenas no Brasil do que 14 doenças em 10 anos

 

Levantamento da Fiocruz teve foco em crianças de 6 meses a 3 anos


                            Por Agência Brasil

Desde março de 2020, quando a Covid-19 começou a se disseminar no Brasil, a doença causou no país a morte de 539 crianças entre 6 meses e 3 anos de idade. Esse número, atingido em pouco mais de dois anos de pandemia, é mais que o triplo do total de mortes que outras 14 enfermidades causaram juntas em um período de 10 anos.

Entre 2012 e 2021, neurotuberculose, tuberculose miliar, tétano neonatal, tétano, difteria, coqueluche, poliomielite, sarampo, rubéola, hepatite B, caxumba, rubéola congênita, hepatite viral congênita e meningite meningocócica do tipo B tiraram a vida de 144 crianças entre 6 meses e 3 anos de idade. Embora sejam enfermidades capazes de matar, todas elas podem ser prevenidas por vacinas.

O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (25), foi realizado por pesquisadores do Observatório de Saúde na Infância da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Eles fizeram a comparação a partir de dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

As 14 doenças consideradas no levantamento fazem parte da Lista Brasileira de Mortes Evitáveis para menores de 5 anos. Trata-se de uma relação criada por especialistas da saúde infantil sob a coordenação do Ministério da Saúde. Algumas dessas enfermidades não causaram nenhuma morte infantil nos últimos 10 anos. Um exemplo é a poliomielite, erradicada no país desde 1994.

Diferente das 14 doenças, não há ainda um imunizante contra a Covid-19 aprovado para a faixa etária estudada. Há duas semanas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina CoronaVac em crianças entre 3 e 5 anos de idade. Aquelas com mais de 5 anos já estavam sendo atendidas no Plano Nacional de Imunização (PNI) desde janeiro.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Haddad lidera com 41,3% em SP e pode ser eleito em primeiro turno, aponta pesquisa

O percentual representa um índice maior que a soma das intenções de voto de todos os outros adversários do petista na disputa pelo governo do estado de São Paulo

Fernando Haddad (Foto: Ricardo Stuckert)

Uma pesquisa do instituto Badra Comunicação, divulgada nesta segunda-feira (25), mostrou Fernando Haddad (PT), com 41,3% na disputa pelo governo do estado de São Paulo. O percentual representa um índice maior que a soma das intenções de voto de todos os outros pré-candidatos.

De acordo com os números, Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato de Jair Bolsonaro (PL), ficou em segundo lugar, com 17,9%. Na terceira posição apareceu o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB), que soma 13,1%. Elvis Cezar (PDT) registrou 2,5% dos votos. 

Vinicius Poit (Novo) e Gabriel Colombo (PCB) conseguiram 1,9% cada; Altino Júnior (PSTU) teve 1%, e Abraham Weintraub (Brasil 35), com 0,9%. 

Brancos ou nulos é de 13,3%. Outros 6,2% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Foram realizadas 2.665 entrevistas em cidades de todo o estado de São Paulo, entre os dias 21 e 23 de julho.

Senado 

Na disputa pelo Senado por São Paulo, Márcio França (PSB) lidera com 28,5%. 

Em segundo lugar aparece a deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP), com 10,3%, seguida pela deputada estadual Janaína Paschoal (PRTB-SP), com 9,2%. 

Em quarto lugar ficou o deputado federal Marco Feliciano (PL-SP), com 9,1%. Na quinta colocação apareceu Milton Leite (União Brasil), com 8,7%. 247.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...