quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

PARALISAÇÃO - Policiais civis de Pernambuco deliberam greve a partir da meia-noite desta sexta-feira (9)

 

Entre as reivindicações da categoria, estão melhorias nas condições de trabalho, aumento salarial e do contingente


                              Por Raoni Nunes

Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco anunciam paralisação - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco.

O SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DE PERNAMBUCO (SINPOL) REALIZOU UM ATO EM FRENTE AO PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS NESTA TERÇA-FEIRA (6) E NÃO CHEGOU A ACORDO COM O GOVERNO DO ESTADO.

APÓS A REALIZAÇÃO DO PROTESTO EM FRENTE AO PALÁCIO DO CAMPOS DAS PRINCESAS NESTA TERÇA-FEIRA (6), A ENTIDADE SINDICAL DECIDIU A PARALISAÇÃO DA CATEGORIA A PARTIR DA MEIA-NOITE DESTA SEXTA-FEIRA (9).

ALÉM DO SINPOL, OUTRAS ENTIDADES COLETIVAS DA POLÍCIA CIVIL - COMO A DOS PERITOS CRIMINAIS, DOS MÉDICOS LEGISTAS, DOS ESCRIVÃES E DOS DELEGADOS - ESTIVERAM JUNTOS NO ATO E FORAM RECEBIDOS POR TÉCNICOS DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO E REPRESENTANTES DA CASA CIVIL.

O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DE PERNAMBUCO (ADEPPE), DIOGO VICTOR, EXPLICOU O MOTIVO DA UNIÃO DE TODAS AS CATEGORIAS. "A GENTE SE UNIU PARA COBRAR A VALORIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO PARA A POLÍCIA CIVIL".

DEPOIS DA REUNIÃO, OS REPRESENTANTES DA COMISSÃO FORMADA PELO SINPOL INFORMARAM QUE RECEBERAM APENAS A PROMESSA DA DIVULGAÇÃO DO CRONOGRAMA DE NEGOCIAÇÃO A PARTIR DO DIA 28 DE FEVEREIRO E INÍCIO DA MESA DE NEGOCIAÇÃO EM MARÇO.

ENTRE AS REIVINDICAÇÕES DA CATEGORIA, ESTÃO MELHORIAS NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, AUMENTO SALARIAL E DO CONTINGENTE. SEGUNDO O SINPOL, PERNAMBUCO DEVERIA TER 11 MIL POLICIAIS. ENTRETANTO, O ESTADO CONTA COM UM EFETIVO DE 5 MIL SERVIDORES.

DE ACORDO COM O PRESIDENTE DO SINDIPOL, ÁUREO CISNEIROS, A CATEGORIA ESTÁ ABERTA AO DIÁOLOGO NOS PRÓXIMOS DIAS, MAS SÓ DEVE CANCELAR A GREVE CASO TENHA UM PROPOSTA CONCRETA DO GOVERNO DE PERNAMBUCO.

"CHAMARAM A GENTE SEM TER NADA CONCRETO. ESTAMOS PEDINDO APENAS QUE SE INICIE A NEGOCIAÇÃO. SE NÃO VIER COM PROPOSTA CONCRETA, VAMOS CONTINUAR FIRME", PONTUOU ÁUREO.

A GREVE QUE ESTÁ PREVISTA PARA COMEÇAR NESTA SEXTA-FEIRA (9) SERIA JÁ COM O INÍCIO OFICIAL DO CARNAVAL DE 2024 QUE COMEÇA TANTO EM RECIFE QUANTO EM OLINDA NA QUINTA-FEIRA (8). "A GREVE ESTÁ DECRETADA E OS POLICIAIS CIVIS VÃO PARAR NO CARNAVAL", REFORÇOU ÁUREO QUE COBROU MELHORIA NA ESTRUTURA DA POLÍCIA CIVIL.

"QUEREMOS CORRIGIR AS DISTORÇÕES DO PLANO DE CARREIRA E FALAR SOBRE A ESTRUTURA DA POLÍCIA CIVIL: A FALTA DE ESTRUTURA, DE EFETIVO E DE PADROZINAÇÃO DAS UNIDADES POLICIAIS. HOJE EM DIA, [AS DELEGACIAS] FICAM EM LOCAIS IMPROVISADOS. A DE SÃO BENTO DO UNA, POR EXEMPLO, PEGOU FOGO", COMPLETOU O SINDICALISTA.

PRESENTE DURANTE O ATO E NA REUNIÃO COM OS REPRESENTANTES DO GOVERNO, O DEPUTADO ESTADUAL JOEL DA HARPA (PL) REFORÇOU COM OS SERVIDORES QUE DEVE SE JUNTAR COM OUTROS PARLAMENTARES A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA (7) PARA ACELERAR A NEGOCIAÇÃO DOS POLICIAIS CIVIS.

POR MEIO DE NOTA OFICIAL, O GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO CONFIRMOU A REUNIÃO COM A COMISSÃO FORMADA PELO SINDIPOL E RESSALTOU QUE "JÁ ABRIU DIÁLOGO E QUE UM CRONOGRAMA PARA REABERTURA DAS MESAS DE NEGOCIAÇÕES SERÁ APRESENTADO AINDA NESTE MÊS DE FEVEREIRO COM O OBJETIVO DE DISCUTIR AS PAUTAS PLEITEADAS PELA CATEGORIA".

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:

O GOVERNO DE PERNAMBUCO INFORMA QUE UMA COMISSÃO DO SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DE PERNAMBUCO (SINPOL-PE) FOI RECEBIDA, NESTA TERÇA-FEIRA (6), NO PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS, POR REPRESENTANTES DA CASA CIVIL E DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO (SAD). MAIS UMA VEZ, FOI RESSALTADO QUE O GOVERNO JÁ ABRIU DIÁLOGO E QUE UM CRONOGRAMA PARA REABERTURA DAS MESAS DE NEGOCIAÇÕES SERÁ APRESENTADO AINDA NESTE MÊS DE FEVEREIRO COM O OBJETIVO DE DISCUTIR AS PAUTAS PLEITEADAS PELA CATEGORIA.


BLOG DO BILL NOTICIAS

'Hoje quem veio ao Complexo do Alemão não foi a polícia, foi a educação', diz Lula

Presidente participou de evento para anunciar a construção de um campus do Instituto Federal no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro

Cerimônia de lançamento da pedra fundamental do campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Lula (PT) participou na manhã desta quarta-feira (7) de um evento para anunciar a construção de um campus do Instituto Federal no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Em uma provocação aos jornais locais, ele afirmou que nesta data, foi a educação, e não a polícia, quem foi à favela.

"Eu queria pedir uma edição especial para a capa do jornal O Globo, do jornal O Dia, do Extra: hoje, dia 7 de fevereiro, não foi um delegado ou um capitão da polícia que veio anunciar a quantidade de mortes no Complexo do Alemão. Hoje, o governo federal e o governo municipal vieram aqui dizer: dia 7 de fevereiro, quem veio ao Complexo do Alemão foi a educação, para salvar essa gente. Eu estou até ditando a manchete para os jornais. Dia 7 de fevereiro foi o dia da educação no Complexo do Alemão", declarou.

O campus do IFRJ no Complexo do Alemão terá um investimento de R$ 15 milhões. A obra tem previsão de conclusão em dezembro de 2025. O terreno tem 12,7 mil m² e receberá até 1,4 mil estudantes.

O recurso para a obra está previsto no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), pelo qual ainda serão construídas cem novas unidades dos institutos federais, totalizando R$ 3,9 bilhões em repasses federais.

Em julho de 2023, a primeira-dama da República, Janja, procurou o Ministério da Educação, acompanhada pelas líderes comunitárias Camila Moradia e Tia Bete (do Complexo do Alemão), e por Alan Brum, presidente do Instituto Raízes em Movimento, organização que elaborou o Plano de Ação Popular do CPX, de desenvolvimento local. No encontro com o ministro da Educação, Camilo Santana, pediram a retomada do projeto de construção de uma unidade do IFRJ no local. No mesmo mês, o ministro visitou o Complexo e confirmou o compromisso com a construção da unidade. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco oferece mais de 5,9 mil vagas para cursos de idiomas gratuitos

 Interessados podem escolher entre os curso de inglês, espanhol, francês ou alemão


A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) abriu, nesta terça-feira (06), as matrículas para os cursos gratuitos de idiomas ofertados pelos Núcleos de Estudos de Línguas (NEL) em diferentes regiões do Estado. Estão disponíveis 3.800 vagas para o nível básico iniciante e 2.170 vagas para cursos em andamento, que serão preenchidas por ordem de prioridade e divididas entre inglês, espanhol, francês e alemão. As matrículas devem ser realizadas na secretaria da escola presencialmente. 

Para estudantes de escolas públicas estaduais, as matrículas acontecem nos dias 06 e 07 de fevereiro. No dia 08 é a vez dos estudantes das escolas públicas municipais e federais. Já para o público em geral, as matrículas ocorrem nos dias 09 e 15 do mesmo mês. As vagas remanescentes, que não foram preenchidas nos dias anteriores, estarão disponíveis nas unidades de ensino que ofertam os cursos no dia 16. As aulas estão previstas para começar nos dias 19 e 20 de fevereiro.

Para realizar a matrícula, é necessário que o candidato tenha a idade mínima de 14 anos, apresente duas fotos 3×4 e os seguintes documentos: RG e CPF (caso o candidato seja menor de idade, acrescentar documentação do responsável); declaração da escola/instituição em que estuda (se for estudante); e comprovante de residência. 

Os cursos ofertados pelos NELs são presenciais e têm carga horária de 280 horas, distribuídas em quatro semestres (70 horas cada), no período de dois anos. As aulas acontecem duas vezes por semana, em dias não consecutivos, e o aluno tem a possibilidade de estudar por mais um ano o curso de aprofundamento.

Para outras informações, os candidatos podem ligar para o número 3183-9021 ou 3183-9033

Confira aqui para conferir a relação completa de todos os Núcleos.

Calendário NEL – Novas Matrículas – 2024.1

Matrícula para alunos da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco – Terça-feira – 06/02 e Quarta-feira – 07/02 

Matrícula para alunos de Escolas Públicas de Pernambuco (Municipais/Federais) – Quinta-feira – 08/02 

Matrícula para Comunidade – Sexta-feira – 09/02 e Quinta-feira 15/02 

Matrícula para vagas remanescentes e retardatários –Sexta-feira – 16/02  - (Por:SEE).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula elogia gestão de Eduardo Paes e indica possível aliança no Rio

Presidente Lula também pediu que as pessoas reconhecessem o trabalho do prefeito Eduardo Paes


Visita do presidente Lula ao Parque Olímpico do Rio de Janeiro e inauguração do GEO Isabel Salgado (Foto: Ricardo Stuckert)


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teceu elogios ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em meio às negociações sobre uma possível aliança entre o alcalde do PSD e o PT do chefe de Estado para as eleições municipais deste ano.

“Converso com muitos prefeitos e quero dizer que vocês têm um prefeito especial”, afirmou Lula durante a inauguração de um ginásio educacional no Parque Olímpico, nesta quarta-feira (7).

“O que a gente gostaria é que vocês respeitassem a diferença do prefeito que vocês tiveram há pouco tempo atrás, e do trabalho que ele [Paes] faz nesses anos em que voltou à prefeitura”.

Em seu discurso, Lula reiterou que a prioridade do Estado não deve ser satisfazer as demandas dos megaempresários, e sim focar na assistência à população que mais necessita de suporte em áreas fundamentais como educação e saúde.

Ele reiterou sua insatisfação com a percepção recorrente no Brasil de que investimentos em educação são frequentemente vistos como gastos.

Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado - O GEO Isabel Salgado é um equipamento público formado por 24 salas de aulas, recepção, uma unidade de alimentação e nutrição, uma sala multiuso e outra para apoio pedagógico, área de circulação, sanitários para funcionários e alunos, além de instalações esportivas com duas quadras e locais para a prática de judô, lutas, tênis de mesa e ginástica. A escola funcionará em tempo integral e beneficiará cerca de mil alunos.

A Prefeitura do Rio trabalhou na transformação da Arena Carioca 3, no Parque Olímpico, como parte das ações previstas no Plano de Legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Com a conclusão da obra, decidiu homenagear Maria Isabel Salgado, um dos maiores nomes do vôlei brasileiro. Talentosa desde muito jovem, Isabel integrou a equipe principal do Flamengo com apenas 16 anos. Defendeu o Brasil nas Olimpíadas de 1980, em Moscou, e 1984, em Los Angeles. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

JULGAMENTO - Daniel Alves no tribunal: o que a admissão de embriaguez pode significar para o julgamento?

 

A alegação de embriaguez foi usada pela defesa até para pedir suspensão do julgamento oral


                 Por Estadão Conteúdo

O julgamento de Daniel Alves chega ao fim nesta quarta-feira. Não há prazo para o anúncio da sentença, a qual o jogador vai aguardar ainda em prisão preventiva na Espanha. Nos dois primeiros dias de júri, repetidas vezes as testemunhas falavam sobre o estado de embriaguez de Daniel Alves no dia em que o abuso teria acontecido em uma casa noturna na cidade de Barcelona. Segundo especialistas, a defesa do jogador pode utilizar isso como argumento para a redução de uma possível pena

O jogador foi preso preventivamente há um ano sob o argumento de que havia inconsistências nas declarações dadas pelo atleta, além da possibilidade de fuga do país europeu. Daniel Alves mudou a sua versão dos fatos pelo menos duas vezes. Ele primeiramente disse que não conhecia a jovem que o acusava. Depois, confessou que houve relação sexual, mas alegou ter sido de forma consensual, e que mentiu para esconder a infidelidade de sua mulher. Na última versão, Daniel Alves afirma que estava bêbado na noite em que ocorreram os fatos.

A alegação de embriaguez foi usada pela defesa até para pedir suspensão do julgamento oral, justificando com as investigações iniciais terem começado sem o conhecimento do atleta. O argumento para isso foi a falta de um teste de bafômetro no princípio do inquérito. A juíza Isabel Delgado Pérez negou o pedido.

No segundo dia de júri, três testemunhas falaram no estado de embriaguez do jogador: Bruno Brasil, amigo que estava com Daniel Alves na casa noturna; o gerente do estabelecimento e Joana Sanz, mulher de Daniel Alves. Brasil já tinha feito depoimento e falou que a ida de Daniel ao banheiro era por "dor de barriga". No julgamento, ele afirmou que não sabia o motivo. A mudança no relato foi explicada por ele devido a "não ter se expressado bem em espanhol" naquela ocasião.

O gerente da casa noturna, Rafael Lledó, disse que Daniel Alves era um cliente habitual, mas, na noite do ocorrido, "não estava como sempre" e parecia ter "bebido ou tomado alguma coisa". Joana Sanz, mulher de Daniel Alves, foi a última a ser ouvida na terça-feira. Ela declarou que o jogador havia saído para jantar com os amigos e chegou em casa "muito bêbado" na noite do episódio, por volta das 4h da madrugada. Segundo a modelo, ele esbarrou em um armário da casa e "desabou na cama". Ela estava acordada, mas não conversavam muito "por causa do estado em que ele se encontrava".

Embriaguez pode diminuir possível pena de Daniel Alves?
Especialistas ouvidos pelo Estadão apontam que as menções ao estado ébrio do jogador podem ser uma estratégia da defesa. Ainda que o sistema processual penal brasileiro seja baseado no espanhol, há diferenças neste tipo de situação. No Brasil, o acusado somente pode alegar "estar bêbado" como atenuante da responsabilidade criminal se for comprovado que a embriaguez foi "acidental". Já na Espanha, isso não é necessário.

"O Código Penal da Espanha (art. 20, parágrafo 2º) não exige o caráter acidental da embriaguez para excluir a responsabilidade penal, desde que ela não seja preordenada, isto é, intencional para auxiliar na prática criminosa", explica Maurício Sant'Anna dos Reis, advogado criminalista e professor de Direito Penal da Faculdade CNEC Farroupilha. Ainda no caso brasileiro, segundo o especialista, é preciso que a embriaguez seja tamanha "a impossibilitar que o agente compreenda a ilicitude de suas ações".

Como as mudanças de versões de Daniel Alves podem dificultar a defesa?
As diferentes narrativas "criam um impacto negativo", conforme especialistas ouvidos pela reportagem. "A credibilidade das suas alegações acaba alcançando um patamar muito inferior àquilo que a defesa pretende", analisa Leonardo Pantaleão, especialista em Direito e Processo Penal.

Conforme Leonardo, um caminho possível para a defesa é reiterar que não houve uma relação sexual forçada, mas consensual, sem violência. "Isso tudo é o que acaba restando dentro desse espectro de provas, para que a defesa possa alegar no sentido de tentar evitar uma consequência em termos de condenação criminal por Daniel Alves", conclui.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Prestes a ser cassado, Moro é o político mais impopular do Brasil

Em segundo lugar, vem Arthur Lira, presidente da Câmara, que tenta desestabilizar o governo Lula

Sergio Moro (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)


Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta terça-feira (6) mostra que o ex-juiz parcial e senador Sergio Moro (União Brasil-PR) é o político mais impopular do Brasil, seguido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que tenta desestabilizar o governo Lula (PT) por meio da agenda do Congresso Nacional.

De acordo com o levantamento, 65% dos entrevistas disseram ter uma imagem negativa do ex-juiz que utilizou o sistema de justiça para perseguir o presidente Lula e depois se tornou ministro de Jair Bolsonaro (PL). O percentual de imagem negativa de Lira é semelhante: 62%.

Sergio Moro poderá ter em breve seu mandato de senador cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Moro é acusado pelo PT e pelo PL de abuso de poder econômico, abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação em sua campanha para o Senado.



A pesquisa ouviu 7.405 pessoas entre 28 e 31 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. - 247.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Governo define limite de isenção do Imposto de Renda em 2 salários mínimos

O teto de isenção, que estava congelado em R$ 1.903,98 desde 2015, subiu em maio de 2023 para R$ 2.640,00 e agora vai para R$ 2.824,00

Presidente Lula (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil | Ricardo Stuckert/PR)

O governo federal anunciou, na noite desta terça-feira (6), o aumento na faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para dois salários mínimos. É o segundo aumento na isenção desde o início deste governo.

O teto de isenção, que estava congelado em R$ 1.903,98 desde 2015, subiu em maio de 2023 para R$ 2.640,00 e agora vai para R$ 2.824,00. “A falta de atualização da tabela, ao longo de tantos anos, fez com que os brasileiros pagassem cada vez mais Imposto de Renda, retirando dinheiro das famílias”, afirmou o Ministério da Fazenda.

Conforme explicou a pasta, o contribuinte com rendimentos de até R$ 2.824,00 mensais será beneficiado com a isenção porque, dessa renda, subtrai-se o desconto simplificado, de R$ 564,80, resultando em uma base cálculo mensal de R$ 2.259,20, ou seja, exatamente o limite máximo da faixa de alíquota zero da nova tabela.

A Medida Provisória nº 1.206/24, com a alteração, foi encaminhada ao Congresso Nacional nesta terça-feira. A MP, no entanto, já está publicada no Diário Oficial e, portanto, já está valendo. No entanto, precisa ser ratificada pelo Congresso Nacional em até 120 dias. - Agência Brasil.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Deltan tentava repassar dinheiro de fundo da Lava Jato à Transparência Internacional desde 2015

Ex-procurador e deputado cassado será investigado por improbidade administrativa

Deltan Dallagnol (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

O ex-procurador, ex-chefe da “lava jato” e deputado federal cassado Deltan Dallagnol já cogitava em outubro de 2015 o repasse à ONG Transparência Internacional de valores oriundos de acordos firmados pela autodenominada força-tarefa no âmbito de uma ação que envolvia a Petrobras. Deltan citou um assets sharing (repasse de ativos, em tradução livre) quando falou da multa que seria desdobramento do processo contra a estatal petroleira. A informação foi publicada pelo Jornal GGN.

O diálogo a seguir foi registrado em 8 de outubro de 2015 e tornado público na “operação spoofing”. O texto está nos processos que envolvem a ação, como a investigação que apura as relações espúrias da ONG com membros do Ministério Público Federal.

Disse Deltan em um grupo com outros procuradores (os diálogos foram mantidos em sua originalidade):

08:36:16 Deltan Caros hoje tem reunião com americanos 9.30 sobre empresas estrangeiras, inclusive Petrobras

08:41:40 Ontem falamos com eles sobre assets sharing da multa e perdimento associados associados à ação deles contra à Petro, e em parte desses valores há alguma perspectiva positiva. Contudo precisamos de alguém que se disponha a se disponha a estudar e bolar um destino desses valores que agradaria a todos, como um fundo, entidades contra a corrupção, o sistema de saúde público, fundo de direitos difusos, fundo penitenciário, órgãos públicos que combatem corrupção e transparência internacional Brasil ou contas abertas etc. Minha sugestão é propor uma composição de 5 destinos diferentes, porque o valor é muito alto e dará maleabilidade. Se não gostarem de dado destino, basta recompor a divisão Quem se propõe a estudar possíveis destinos? Isso terá de ser num segundo momento, se for o caso, levado a outras instâncias, mas e importante termos boas propostas e com uma justificativa de 5 linhas para cada. É algo bavanisso, uma experiência única de possível assets sharing

Como se sabe, posteriormente Deltan e outros procuradores propuseram a criação de uma fundação para gerir esse dinheiro, que tem relação com o acordo firmado com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ). Essa fundação não se confunde com outra do mesmo tipo que também foi gestada por procuradores, mas do Distrito Federal, no âmbito do acordo de leniência da J&F. O denominador comum entre os dois casos é a Transparência Internacional.

Nessa situação à qual Deltan se refere, a “lava jato” firmou acordo com o DOJ para pagamento de mais de R$ 2,5 bilhões em multas. O “fundo” dos tarefeiros reservaria metade para si (um fundo patrimonal privado para gerir a fundação dos procuradores) e outra metade seria reservada para pagar indenizações a acionistas que ajuizaram ações contra a Petrobras até outubro de 2017.

À época do acordo, a petroleira se dispôs a depositar o valor bilionário em uma conta vinculada à 13ª Vara Federal de Curitiba, seção responsável pela “lava jato”. O acordo foi homologado pela juíza federal Gabriela Hardt.

A péssima repercussão da ideia fez com que a própria “lava jato” voltasse atrás e suspendesse o plano inicial. Posteriormente, a Procuradoria-Geral da República se manifestou de forma contrária à constituição do fundo, e o Supremo Tribunal Federal suspendeu os efeitos do acordo firmado entre tarefeiros e americanos. Desde junho do ano passado, o Conselho Nacional de Justiça investiga irregularidades nesse conluio. - Conjur.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lua está 'encolhendo' e isso pode ser um problema, alertam cientistas

De acordo com um novo estudo publicado no Planetary Science Journal, uma área próxima ao polo sul lunar pode ser impactada por atividades sísmicas ou "terremotos lunares"

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Nossa Lua vem diminuindo há centenas de milhões de anos. Isso pode se tornar um problema para um local potencial que a NASA está de olho para uma futura missão tripulada. Acredita-se que a área tenha depósitos de água que poderiam sustentar a vida, mas um novo estudo diz que a área pode sofrer com atividades sísmicas.

De acordo com um novo estudo publicado no Planetary Science Journal, uma área próxima ao polo sul lunar pode ser impactada por esta atividade sísmica ou "terremotos lunares".

"Um conceito que acho que muitas pessoas têm é que a Lua é um corpo geologicamente morto, que algo na Lua nunca muda", disse Tom Watters, cientista sênior emérito do Centro de Estudos da Terra e Planetários do Museu Nacional do Ar e do Espaço, principal autor do estudo. "[Mas] a Lua é um corpo sismicamente ativo."

Nas últimas centenas de milhões de anos, a Terra encolheu cerca de 45 metros de diâmetro. Este é o resultado do resfriamento natural de seu núcleo fundido, bem como do exercício das forças das marés da Terra. À medida que o interior da Lua arrefece, a sua superfície se contrai e muda para se ajustar ao seu novo volume. Este processo de encolhimento também resulta em cristas conhecidas como falhas de empuxo, que são constituídas pela crosta comprimida.

Usando dados do Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO, na sigla em inglês) da NASA, lançado pela primeira vez em 2009, os autores do estudo descobriram que uma área na região polar sul foi impactada por um dos eventos sísmicos mais fortes registrados por sismógrafos que foram deixados lá durante o programa Apollo da NASA.

As notícias deste estudo são significativas porque a Lua se tornou o local de uma corrida espacial internacional, especialmente desde que o módulo Chandrayaan-3 da Índia pousou com sucesso na Lua em agosto. Os cientistas acreditam que o gelo pode ser encontrado em grandes crateras na região do polo sul da Lua, que está permanentemente escondida em uma sombra fria. E a NASA está planejando pousar sua missão Artemis III em uma área daquela região até o final de 2026, no mínimo.

"Nossa modelagem sugere que terremotos lunares rasos, capazes de produzir fortes tremores no solo na região polar sul, são possíveis a partir de eventos de deslizamento em falhas existentes ou da formação de novas falhas de empuxo", disse Watters.

"A distribuição global de falhas de impulso jovens, o seu potencial para serem ativas e o potencial para formar novas falhas de impulso a partir da contração global em curso devem ser considerados ao planejar a localização e estabilidade de postos avançados permanentes na Lua", acrescentou Watters.

"A ideia não é desencorajar ninguém de explorar o polo sul da Lua, mas apenas garantir que se entenda que não se trata de um ambiente benigno." - Sputnik.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Governo de Pernambuco eleva para 5.250 o número de vagas do concurso da Polícia Militar

 

Serão ofertadas mais 2.550 vagas, que, somadas às 2.700 inicialmente oferecidas, chegam a 5.250


                                    Por Concursos e Empregos

O Governo de Pernambuco quase dobrou o número de vagas do concurso da Polícia Militar (PM), aberto em novembro de 2023. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (7), nas redes sociais da governadora Raquel Lyra.

De acordo com a gestora, serão ofertadas mais 2.550 vagas, que, somadas às 2.700 inicialmente oferecidas, chegam a 5.250 novos agentes.

Ao todo, serão 4.800 soldados e 450 profissionais que atuarão no cargo de segundo-tenente. As inscrições para o concurso foram encerradas em dezembro do ano passado, e as provas, aplicadas em janeiro de 2024.

Segundo o edital, o resultado da prova objetiva deve ser divulgado no dia 4 de março. Já o da redação, no dia 8 do mesmo mês. A divulgação do resultado final da primeira etapa do concurso será em 4 de setembro.

Os salários ofertados variam de R$ 3.419,88, para soldado da PM, e R$ 10.855,91 para segundo-tenente.

"A decisão de abrir novas vagas para o concurso da Polícia Militar dá seguimento à reestruturação das forças de segurança do Estado, iniciada no ano passado, e vai fortalecer o trabalho de policiamento nas ruas de todo Estado, somando-se a uma série de iniciativas anunciadas no lançamento do Programa Juntos pela Segurança”, afirmou Raquel Lyra.

Ao final do processo, os aprovados deverão realizar, ainda, o curso de formação profissional.

“Iremos fazer todas as convocações respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal. Temos nos esforçado dia e noite em busca de mais e novas soluções para reduzir a violência e virar esse jogo em Pernambuco”, destacou a governadora.

Ainda segundo a gestão, a convocação de mais candidatos poderá abranger até três chamadas extraordinárias com 800 candidatos cada, para o cargo de soldado, e até uma chamada extraordinária de 150 candidatos para o cargo de 2° tenente, todas condicionadas à existência de vagas e à expressa autorização da Câmara de Política de Pessoal.

De acordo com a secretária de Administração do Estado, Ana Maraíza, “a meta é contratar todos os selecionados, sem, no entanto, ultrapassar o limite de despesa com pessoal previsto em lei”, informou a titular da pasta.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...