Presidente participou de evento para anunciar a construção de um campus do Instituto Federal no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro
O presidente Lula (PT) participou na manhã desta quarta-feira (7) de um evento para anunciar a construção de um campus do Instituto Federal no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Em uma provocação aos jornais locais, ele afirmou que nesta data, foi a educação, e não a polícia, quem foi à favela.
"Eu queria pedir uma edição especial para a capa do jornal O Globo, do jornal O Dia, do Extra: hoje, dia 7 de fevereiro, não foi um delegado ou um capitão da polícia que veio anunciar a quantidade de mortes no Complexo do Alemão. Hoje, o governo federal e o governo municipal vieram aqui dizer: dia 7 de fevereiro, quem veio ao Complexo do Alemão foi a educação, para salvar essa gente. Eu estou até ditando a manchete para os jornais. Dia 7 de fevereiro foi o dia da educação no Complexo do Alemão", declarou.
O campus do IFRJ no Complexo do Alemão terá um investimento de R$ 15 milhões. A obra tem previsão de conclusão em dezembro de 2025. O terreno tem 12,7 mil m² e receberá até 1,4 mil estudantes.
O recurso para a obra está previsto no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), pelo qual ainda serão construídas cem novas unidades dos institutos federais, totalizando R$ 3,9 bilhões em repasses federais.
Em julho de 2023, a primeira-dama da República, Janja, procurou o Ministério da Educação, acompanhada pelas líderes comunitárias Camila Moradia e Tia Bete (do Complexo do Alemão), e por Alan Brum, presidente do Instituto Raízes em Movimento, organização que elaborou o Plano de Ação Popular do CPX, de desenvolvimento local. No encontro com o ministro da Educação, Camilo Santana, pediram a retomada do projeto de construção de uma unidade do IFRJ no local. No mesmo mês, o ministro visitou o Complexo e confirmou o compromisso com a construção da unidade. - 247.
BLOG DO BILL NOTICIAS