sábado, 2 de julho de 2022

Datafolha: Lula lidera em Minas Gerais por 48% a 28% contra Bolsonaro

Os dois são seguidos por Ciro Gomes (PDT) com 8%, André Janones (Avante) com 3% e Simone Tebet (MDB) com 2%

                                        Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Alexandre Kalil. Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula (PT) lidera com vantagem a corrida presidencial em Minas Gerais, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 1. Lula tem 48% contra 28% de Jair Bolsonaro (PL).

Eles são seguidos por Ciro Gomes (PDT) com 8%, André Janones (Avante) com 3% e Simone Tebet (MDB) com 2%, enquanto Vera Lúcia (PSTU) e Luciano Bivar (União Brasil) têm 1% cada um e Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Felipe d'Avila (Novo), General Santos Cruz (Podemos), Eymael (DC) e Leonardo Péricles (UP) não pontuaram.

De acordo com o levantamento, 4% dos entrevistados não sabem em quem votar e 6% indicaram voto nulo, branco ou em nenhum.

A Datafolha ouviu 1.204 pessoas em 52 municípios de Minas Gerais entre quarta-feira, 29, e sexta e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números MG-07688/2022 e BR-08684/2022. 247




Datafolha: Lula vence Bolsonaro no Rio com 41% dos votos

 



Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro (Foto: Ricardo Stuckert | ABr)

A pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (1), mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a Presidência da República no estado do Rio de Janeiro, base eleitoral de Jair Bolsonaro (PL) e terceiro maior colégio eleitoral do país, com 12,8 milhões de eleitores, ou 8,2% do eleitorado nacional. De acordo com os números, o petista tem 41%, contra 34% do seu adversário. 

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) apareceu na terceira posição, com 8%.Em quarto lugar ficou Simone Tebet (MDB), com 2%.

André Janones (Avante), Felipe d'Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) alcançaram 1% cada.

Quatro pré-candidatos não conseguiram um ponto percentual Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União Brasil) e Pablo Marçal (Pros).

Segundo a pesquisa, 7% pretendem votar branco ou nulo, e 3% disseram estar indecisos.

O ex-presidente também vence Bolsonaro no estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do País. 

O levantamento sobre as intenções de voto no Rio foi realizado entre quarta (29) e esta sexta-feira (1º), com 1.218 eleitores no estado. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Está registrado no TSE sob o número RJ-00260/2022 e BR-03991/2022. 247




Bolsonaro agradece Senado por aprovação da eleitoreira 'PEC do Desespero'

Chefe do executivo comemorou aprovação de projeto e também atribuiu a si a responsabilidade pela redução no preço dos combustíveis, que reduziu arrecadação dos Estados


Jair Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega - PR)

Durante evento em Feira de Santana-BA nesta sexta-feira (1), Jair Bolsonaro (PL) agradeceu ao Senado pela aprovação da 'PEC do Desespero', que, neste ano eleitoral, permitirá ao governo ultrapassar o teto de gastos para investir em programas sociais.

“Quero cumprimentar senadores. Ontem o Senado majorou valor do Auxílio Brasil”, disse Bolsonaro, de acordo com reportagem do Estado de S. Paulo. O atual chefe do executivo ainda afirmou que “não falta dinheiro para atender à população.”

Bolsonaro ainda atribuiu a si a recente redução nos preços dos combustíveis, que ocorreu após manobra do governo para reduzir a cobrança do ICMS sobre estes produtos: “Estão gostando da baixa dos combustíveis? Há pouco me culpavam pelo aumento, quando baixa muitos se calam. É um trabalho nosso. Começou com o governo federal abrindo mão dos impostos.”

Vale destacar que não houve mudança na política de preços da Petrobrás, ou seja, o custo dos combustíveis no Brasil ainda está atrelado ao dólar e ao mercado internacional. O corte de impostos também reduz a arrecadação dos Estados, que receberão menos repasses do ICMS.

O Distrito Federal e outros 11 Estados entraram com ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF), por considerarem que a medida significa uma intervenção direta da União contra os entes da federação.

Em tom de campanha, o chefe do executivo também falou sobre pautas de costumes no evento: “Somos contra o aborto, a liberação das drogas, a ideologia de gênero, somos favoráveis ao armamento do cidadão de bem.” 


BLOG DO BILL NOTICIAS

"Não vão conseguir melar o processo eleitoral", diz Gleisi, sobre ameaça de Braga Netto

Presidente do PT classificou como um "arroubo antidemocrático" a declaração de Braga Netto de que "não tem eleição" se não for feita a auditoria dos votos defendida por Bolsonaro.

Gleisi Hoffmann e Walter Braga Netto (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados | ABr)

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), foi ao Twitter criticar a declaração do vice na chapa de Jair Bolsonaro, general aposentado Walter Braga Netto, de que "não tem eleição" se não for feita a auditoria dos votos defendida pelo chefe de governo. 

A ameaça de Braga Netto ocorreu durante um encontro com empresários da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) na última sexta-feira, 24, dois dias antes de ele ser oficializado como vice na chapa de Bolsonaro, informa a jornalista Malu Gaspar, no jornal O Globo.

Gleisi lembrou que a auditoria já é realizada nas urnas eletrônicas e classificou a declaração de Braga Netto como um "arroubo antidemocrático". 

"Não vão conseguir melar o processo eleitoral. Se submetam à vontade do povo", cobrou.

"Que história é essa do vice de Bolsonaro dizer que se não for feita auditoria dos votos não tem eleições? Isso já é feito. Arroubo antidemocrático. Não vão conseguir melar o processo eleitoral. Se submetam à vontade do povo. E não pensem que vão enganá-lo com a PEC da emergência eleitoral", escreveu Gleisi. 247




"Papel das Forças Armadas não é cuidar de urna eletrônica", afirma Lula

Ex-presidente afirmou que Bolsonaro, com ajuda dos militares, quer tumultuar e "criar caso" nas eleições: 'o problema dele não é urna eletrônica. O problema dele é o povo'


O ex-presidente Lula (PT), em entrevista nesta sexta-feira (1) à Rádio Metrópole, da Bahia, respondeu às ameaças golpistas de Jair Bolsonaro (PL) e das Forças Armadas, que colocam sob suspeita o processo eleitoral brasileiro e dão sinais de que o pleito pode não ocorrer ou de que seu resultado pode não ser respeitado.

General, ex-ministro da Defesa e candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro, Walter Braga Netto (PL) afirmou a empresários que a eleição pode ser suspensa se as exigências de Bolsonaro não forem aceitas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"O papel das Forças Armadas não é cuidar de urna eletrônica. Quem tem que cuidar de urna eletrônica é a Justiça Eleitoral, quem tem que fiscalizar é a sociedade civil e quem tem que fazer as mudanças é o Congresso Nacional", disparou Lula. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Procuradoria Eleitoral pede rejeição de ação do PL contra PT por propaganda antecipada no Dia do Trabalho

PL acusou PT de ter feito propaganda eleitoral durante o show de Daniela Mercury no ato sindical do Dia Trabalho. Defesa disse que partido não teve "ingerência” sobre o evento

                                                                                             (Foto: Reprodução)

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) defendeu a rejeição de uma ação movida pelo PL, partido de Jair Bolsonaro, que acusa o PT de ter feito propaganda eleitoral antecipada no ato sindical do Dia Trabalho, organizado na Praça Charles Miller, no Pacaembu, zona oeste de São Paulo. 

O ex-presidente Lula discursou no evento e houve um show da cantora Daniela Mercury. Bolsonaristas criticaram, dizendo que houve um "showmício". A Controladoria Geral de São Paulo chegou a determinar a suspensão do pagamento à cantora até a apuração completa dos fatos. 

O vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, pediu o arquivamento do processo, sem análise do mérito, argumentando que o PT não poderia ser parte no processo e que não houve descrição de que o partido foi “realizador ou beneficiário da propaganda eleitoral extemporânea”.

“Por conseguinte, de acordo com as balizas xadas na inicial, o reconhecimento da ilegitimidade passiva é medida que se impõe”, diz um trecho do documento. Brasil247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Haddad: Lula contra Bolsonaro "não é apenas uma eleição. É o Brasil em jogo. Nossa vida. Nosso futuro"

"De um lado, um cara que levou o Brasil para o melhor patamar da história. De outro, aquele que nos envergonha", disse Haddad sobre Lula e Bolsonaro, respectivamente

Lula, Fernando Haddad e Jair Bolsonaro (Foto: Ricardo Stuckert | Anderson Riedel/PR)

Em um evento nesta quinta-feira em Guarulhos (SP), o ex-ministro e pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, afirmou que a disputa presidencial deste ano, protagonizada entre o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), coloca o "futuro" do Brasil em jogo.

"Noventa dias para as eleições. De um lado, temos um cara que levou o Brasil para o melhor patamar da história [Lula]. De outro lado, aquele que nos envergonha todos os dias [Bolsonaro]. O escândalo de hoje abafa o escândalo de ontem e a população fica sempre em segundo plano", comparou. 

"Não é apenas uma eleição que temos esse ano. É o Brasil que está em jogo. É a nossa vida que está em jogo. O nosso futuro como sociedade", classificou Haddad.

O petista cumpre agenda nesta quinta-feira na cidade paulista na companhia do deputado federal Alencar Santana (PT-SP). 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Sindicato dos petroleiros vai à Justiça contra a nomeação de Caio Paes de Andrade para a presidência da Petrobrás

O Sindicato dos Petroleiros do Rio citou a falta de experiência do indicado para presidir a estatal

Caio Paes de Andrade e Petrobrás (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker | Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

O Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) entrou com ação popular na 4ª Vara da Justiça Federal de Niterói contra a nomeação de Caio Paes de Andrade para a presidência da Petrobrás. O conselho da empresa aprovou o nome dele no dia 27 de maio. 

De acordo com informações publicadas nesta sexta-feira (1) pelo jornal Valor Econômico, o sindicato afirmou que "a ausência absoluta de experiência do réu [Andrade] o inabilita à presidência da Petrobras, sendo certo que sua aprovação por maioria nos órgãos deliberativos da entidade somente fora possível por conta da conduta impositiva e intransigente da União, em que pese a evidente inadequação do postulante ao cargo". 

A entidade que representa os trabalhadores citou conflito de interesse. Andrade foi casado com a norte-americana Margot Greenman, fundadora da empresa de crédito chamada Captalys. Segundo a ação, a Captalys é sócia da empresa iDtrust Tecnologia de Software, contratada pela Petrobrás com o objetivo de operar a Finaor, plataforma de antecipação de recebíveis aos fornecedores da estatal. 

"A empresa da ex-esposa e sócia do presidente da Petrobras possui contrato milionário ativo com a companhia, o que configura evidente conflito de interesses", afirma a ação do sindicato. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...