terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Prefeito de Salgueiro é preso por desvio de água de projeto de transposição do Rio São Francisco

De acordo com a Polícia Federal, Clebel Cordeiro desviava água para o próprio sítio.

De acordo com a Polícia Federal, Clebel Cordeiro desviava água para o próprio sítio.  — Foto: Reprodução/ TV Grande Rio
De acordo com a Polícia Federal, Clebel Cordeiro desviava água para o próprio sítio. 
Foto: Reprodução/ TV Grande Rio

O prefeito de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, Clebel Cordeiro (MDB) foi preso nesta terça-feira (17) suspeito de desviar água da Transposição do Rio São Francisco para o sítio dele.
De acordo com a Polícia Federal, maiores informações sobre o caso só podem ser repassadas posteriormente, uma vez que o procedimento ainda está em andamento.
Através de nota, o prefeito informou que as águas da transposição passam dentro das terras dele, que ficam em uma localidade denominada Mulungu. De acordo com a nota, a área pertence a ele e, portanto, “não houve invasão da parte dele”. Clebel também disse que foi à delegacia prestar estas informações à PF e acredita que tudo será resolvido com os dados fornecidos.(https://interior.ne10.uol.com.br/noticias)


Blog do BILL NOTICIAS

Juiz proíbe Bolsonaro de extinguir cargos e funções de universidades federais do Tocantins

(Foto: REUTERS/Adriano Machado)

A Justiça Federal do Tocantins proibiu o governo Jair Bolsonaro de extinguir 90 funções graticadas na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e no Instituto Federal do Estado (IFTO). A informação é do AF Notícias.
A decisão é do juiz federal Eduardo de Melo Gama, da 1ª Vara de Palmas, e atende a um pedido formulado pelo Ministério Público Federal (MPF).
Para o juiz, as extinções afetariam diretamente a gestão de instituições, que são dotadas de autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Só na UFT seriam extintas 35 funções graticadas atualmente ocupadas e outras 55 funções no IFTO, das quais apenas 5 encontram-se desocupadas.
Em todo o Brasil, o decreto prevê a extinção de mais de 17 mil cargos. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

EMPREGO - Celpe lança turma exclusiva para formação de eletricistas mulheres


No total, 100 mulheres serão capacitadas. As inscrições gratuitas começam nesta quarta (18). (Foto: Rodrigo Cardoso/Celpe)
No total, 100 mulheres serão capacitadas. As inscrições gratuitas começam nesta quarta (18). (Foto: Rodrigo Cardoso/Celpe)


Em uma iniciativa inédita, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) – em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Mulher - lançou, nesta terça (17), a primeira Escola de Eletricistas exclusivamente direcionada para mulheres. Um total de 100 novas profissionais serão capacitadas a exercer atividades em instalações elétricas prediais e nas redes de distribuição de energia. Após a conclusão do curso, elas poderão participar do processo seletivo para integrar os quadros da Celpe.

A Escola de Eletricistas para Mulheres tem a finalidade de incentivar a inserção feminina para atuar em uma profissão predominantemente ocupada por homens. “Estimular a presença de mulheres em uma atividade ainda vista como masculina não só amplia a oportunidade no mercado de trabalho, como também apoia a constante busca pela equidade entre gêneros”, comentou o presidente da Celpe, Saulo Cabral. “Ao expandir a participação feminina, rompemos com padrões sociais. A experiência prática nos revela que para incentivar o interesse na função de eletricistas, primeiro as mulheres precisam se sentir representadas”, concluiu.

A secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, explicou que a formação de mulheres em profissões, historicamente ocupadas por homens, é fundamental para que elas atuem em todas as áreas que queiram trabalhar, bem como para a eliminação das diferenças salariais que ainda existem entre a renda de homens e mulheres. “Que essa ação da Celpe abra as portas para que mais empresas, com o mesmo perfil, incentivem a contratação de mulheres”, completa. A formação também abre portas para as alunas com perfil empreendedor, criando oportunidades no mercado de trabalho.

O processo seletivo conta com prova escrita (português, matemática e redação), avaliação psicológica, teste prático, além de entrevista para avaliação de perfil. As alunas serão divididas em quatro turmas, com 25 participantes cada uma. O curso possui disciplinas teóricas e práticas, com duração de até sete meses e carga horária de 596 horas. As aulas serão realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PE) nas unidades Areias – Recife, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru e Garanhuns.  O curso tem início no primeiro semestre de 2020. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e podem ser efetuadas entre os dias 18 e 22 de dezembro, exclusivamente pelo site www.celpe.com.br.   
Turmas mistas

A Escola de Eletricistas da Celpe já funciona para um público misto em sete municípios pernambucanos (Recife, Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada e Petrolina). Iniciada em 2018, a Escola formou mais de 300 eletricistas e, desse total, 215 foram contratados pela Celpe. Um aproveitamento de aproximadamente 70%. Para 2020, estão previstas mais de 20 novas turmas de formação. O objetivo é trazer esses novos profissionais para as mais de 600 vagas que devem ser abertas para contratação. (DP)




Blog do BILL NOTICIAS

"TRAIÇÃO" - Ex-presidente do Paquistão é condenado à morte

    Por: Agência Brasil
 (Foto: Aamir QURESHI / AFP)
Foto: Aamir QURESHI / AFP



Um tribunal paquistanês condenou à pena capital, à revelia, o antigo presidente do país, Pervez Musharraf. O general, aliado do presidente norte-americano George W. Bush na “guerra contra o terrorismo”, foi dado como culpado de alta traição e subversão da Constituição.

“Musharraf foi considerado culpado ao abrigo do artigo 6 por violação da Constituição do Paquistão”, explicou o funcionário judicial Salman Nadeem.

As acusações contra o réu tinham respaldo na imposição do estado de emergência no país, em 2007, ano em que a oposição interna ao seu governo começava a ganhar força. Sob esta decisão, entre novembro daquele ano e fevereiro de 2008, foram suspensas as liberdades civis e os processos democráticos, verificando-se sucessivas violações dos direitos humanos.

Musharraf ascendeu ao poder em 1999 na esteira de um golpe de estado. A sentença ficou selada com os votos de dois dos três juízes do tribunal de contraterrorismo.

Musharraf encontra-se fora do Paquistão. Em novembro, o general divulgara uma mensagem em vídeo, a partir de um hospital em Dubai, quando disse que não estava tendo um julgamento justo. O governo de Pervez Musharraf terminou em 2008.



Blog do BILL NOTICIAS

SAÚDE - Anvisa decide banir gordura trans até 2023

De acordo com o novo conjunto de regras aprovado nesta terça-feira, a gordura trans ainda poderá ser usada para fins industriais, mas não como ingrediente final 
em receitas para o consumidor.
   Por: Agência Brasil 
A gordura trans está presente em diversos alimentos comercializados
A gordura trans está presente em diversos alimentos comercializadosFoto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (17), por votação unânime, um novo conjunto de regras que visa banir o uso e o consumo de gorduras trans até 2023.

A nova norma será dividida em 3 etapas. A primeira será a limitação da gordura na produção industrial de óleos refinados. O índice de gordura trans nessa categoria de produtos será de, no máximo, 2%. Essa etapa tem um prazo de 18 meses de adaptação, e deverá ser totalmente aplicada até 1º de julho de 2021.

A data também marca o início da segunda etapa, mais rigorosa, que limita a 2% a presença de gorduras trans em todos os gêneros alimentícios. De acordo com nota publicada pela Anvisa, a medida deverá “ampliar a proteção à saúde, alcançando todos os produtos destinados à venda direta aos consumidores”.

A restrição da segunda fase será aplicada até 1º de janeiro de 2023 - período que marca o início da terceira fase e o banimento total do ingrediente para fins de consumo. A gordura trans ainda poderá ser usada para fins industriais, mas não como ingrediente final em receitas para o consumidor.

Ácidos graxos transPresente principalmente em produtos industrializados, a gordura trans - ou ácido graxo trans, na nomenclatura técnica - é usada para para eliminar odores desagradáveis e indesejáveis nos produtos finais. A gordura trans está associada ao aumento do colesterol ruim (LDL) e degradação do colesterol bom (HDL).

Segundo informa a Anvisa, há provas concretas de que o consumo de gordura trans acima de 1% do valor energético total dos alimentos aumenta o risco de doenças cardiovasculares. A agência informou ainda que, em 2010, a média de consumo de gorduras trans pelos brasileiros em alimentos industrializados girava em torno de 1,8% - valor considerado perigoso. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gordura trans foi responsável por 11,5% das mortes por doenças coronárias no Brasil naquele ano, o equivalente a 18.576 óbitos em decorrência do consumo excessivo do óleo.



Blog do BILL NOTICIAS

Felipe Neto se solidariza com youtuber Karol Eller, que sofreu ataque homofóbico no Rio

Felipe Neto e Karol Eller
Felipe Neto e Karol Eller

O youtuber Felipe Neto se solidarizou nesta terça-feira (17) com a também youtuber Karol Eller, que sofreu um ataque homofóbico no Rio de Janeiro. Karol Eller é uma das principais vozes pró-Bolsonaro no mundo LGBT e nega que Jair Bolsonaro seja homofóbico.
Felipe Neto declarou que não é o caso de sentir sensação de "bem feito", e sim reconhecer o papel de vítima de Karol. “Não pode haver sensação de `bem feito´. Não há nada além de tristeza nesse acontecimento. A moça foi seduzida e amparada pelo discurso fácil, fajuto e violento dos pseudo-conservadores reacionários. Isso não a tira da condição de vítima. Triste. Apenas triste”. (247)





Blog do BILL NOTICIAS


Operador de máquinas está desaparecido há quase uma semana em Petrolina e esposa apela por notícias

   Via:Carlos Britto
Foto: WhatsApp/reprodução


O operador de máquinas Biraci dos Santos, mais conhecido entre amigos e familiares por ‘Bira’, está desaparecido há quase uma semana em Petrolina. Informações divulgadas nas redes sociais dão conta de que ele saiu de casa na última quarta-feira (11) trajando uma camisa do Palmeiras, bermuda jeans escura e boné preto. Estava em um Fiat Pálio 2007, cor prata e placa JPY-4501.
A esposa dele, Paula Francinete Rodrigues, confirmou ao Blog que Bira foi visto pela última vez nesse mesmo dia, no Bar Fatiado, que fica no Bairro São Gonçalo, zona oeste da cidade. Ela acredita que o marido estaria insatisfeito com seu trabalho na empresa (do segmento agrícola), sobretudo após ter sido repreendido por um funcionário. “Ele queria mudar de turno”, revelou.
A gota d’água teria sido um desentendimento entre Bira e um colega na confraternização da empresa, num clube próximo ao Aeroporto de Petrolina, no último sábado (14). Patrícia lembra que o marido já havia ingerido bebida alcóolica antes de ir à festa. No início da semana, ele acabou demitido.
Preocupada, ela procurou a Delegacia de Polícia Civil (PC) para registrar o desaparecimento do marido, mas foi informada de que os policiais não poderiam investigar o desaparecimento porque Bira saiu de casa por conta própria. “Alegaram até que meu marido queria se ver livre de mim, o que não é verdade. Ele estava até pensando em montar seu próprio negócio”, frisou Patrícia. Quem souber de qualquer informação sobre o operador de máquinas, pode entrar em contato imediatamente com os números (87) 9 8802-7940 (Galba, irmã de Bira) ou (87) 9 8841-0038 (Paula).





Blog do BILL NOTICIAS

Em processo, desembargadora volta a acusar sem provas Marielle de trabalhar para Comando Vermelho



A desembargadora do TJ-RJ Marília de Castro Neves, mesmo sendo processada pela família de Marielle Franco por ter afirmado que ela era "engajada com bandidos", voltou a defender as fake news que disparou em suas redes sociais contra a vereadora que foi assassinada em março de 2017.
De extrema-direita, a desembargadora ganhou notoriedade nos últimos anos atacando Marielle, Jean Wyllys, Débora Seabra, uma professora com Síndrome de Down e as feministas.
Em juízo, a desembargadora disse: "Quando eu disse qu ela estava engajada com bandidos, o que eu quis dizer era que ela trabalhava nessas comunidades. E todo mundo sabe que a pessoa que sobe a comunidade para trabalhar, fazer serviço social, como ela fazia, precisa de autorização do dono do morro. E por isso, também, é que diziam que ela era do Comando Vermelho", disse ela segundo reportagem do Portal UOL. 
Ela assumiu que realmente não tinha ou teve provas sobre o que reproduziu: "Eu não tenho prova nenhuma. Eu reproduzi comentários que estavam sendo feitos na internet".
A reportagem também acrescenta que a desembargadora afirmou que "ter ido a uma favela do PCC" era um risco para Marielle, por conta da rivalidade da facção de São Paulo com o Comando Vermelho. Entretanto, o PCC não domina totalmente nenhuma favela carioca.
A mãe de Marielle, Marinete da Silva,  acompanhou a oitiva e criticou as falas e postura de Marília. "Bem ruim", disse ela. 
"Além dela reafirmar o que tinha dito, ainda acrescentou outras facções, falou várias vezes do PCC, que é uma coisa nova para a gente. Não sei de onde ela tirou", afirmou Marinete. 
O processo corre Superior Tribunal de Justiça. A próxima fase é a das alegações finais, ainda sem data marcada. Se for condenada, Marília de Castro Neves pode ter uma pena de até dois anos mais multa, informa a reportagem. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

DECISÃO - Prefeitura do Rio de Janeiro suspende todos pagamentos

   Por: Agência Brasil
Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil )
Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil )


A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou hoje (17) a suspensão provisória de todos os pagamentos a serem realizados pelo Tesouro Municipal. A resolução 3.111, da Secretaria Municipal de Fazenda, foi publicada no Diário Oficial do Município.

De acordo com nota à imprensa divulgada pela prefeitura carioca, o objetivo da medida é ajustar o caixa do município do Rio de Janeiro em função dos arrestos determinados pela Justiça do Trabalho para pagamento de salários atrasados funcionários terceirizados da saúde municipal.

Ainda segundo a prefeitura, o procedimento é “pontual e pode ser revertido a qualquer momento”.





Blog do BILL NOTICIAS

Policiais evitam homicídio no Terminal Rodoviário de Petrolina

     Via:Carlos Britto
Foto: Divulgação

Os episódios de violência nos arredores da Rodoviária de Petrolina, área central da cidade, continuam acumulando. Nesta terça-feira (17), por exemplo, uma equipe da Rondesc, vinculada ao 5º Bataílhão de Polícia Militar (BPM), conseguiu evitar mais um homicídio na localidade. De acordo com a corporação, um homem investia contra outro com uma faca quando os militares interromperam a briga.
Conforme o 5º BPM, mesmo depois de imobilizados, os dois detidos persistiram na ameaça de morte um contra o outro, deixando um possível ajuste de contas para após a soltura de ambos. Ainda segundo a PM, eles são ex-presidiários com várias entradas na polícia, e foram conduzidos, junto com a faca, para a Delegacia de Polícia Civil (DPC), para a tomada de medidas legais cabíveis.

Blog do BILL NOTICIAS

O Cantor Junior Vieira homenageia seu filho Jamerson Vieira

Poeta Junior Vieira  e seu filho Jamerson Vieira



Parabéns, meu filho adulto

Feliz Aniversário, meu querido! Você é um adulto, mas acho que vou sempre enxergar você como se fosse uma criança. Na verdade acho que todo pai e mãe vê assim os filhos.

Ainda tenho momentos que fico recordando seus primeiros passos e até as primeiras vezes que peguei você no colo. Que nostalgia! Mas agora você é um homem exemplar e com um coração maravilhoso. Nunca mude, meu filho!

Fonte:mensagemaniversario.com.br




mensagens.culturamix.com


Jamerson Vieira é 
O mais novo da família,
É o caçula que brilha,
Guerreiro de muita fé!
Completando nova era,
Saúde, paz e quimera,
A família reunida...
Pede ao Deus de bondade 
Que lhe dê felicidade 
E muitos anos de vida. 

Parabéns com carinho!
Seu pai, poeta Junior Vieira 
Recife, 13.12.2019


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...