terça-feira, 27 de abril de 2021

Regina Duarte terá que se retratar com Lula por fake news sobre dona Marisa

Na sentença, o juiz Manuel Eduardo Pedroso Barros afirma que Regina Duarte disseminou fake news a respeito do patrimônio de Marisa Letícia após ter sido "induzida a erro justificável"

Regina Duarte (Foto: ADRIANO MACHADO/REUTERS)

O juiz Manuel Eduardo Pedroso Barros, da 12ª Vara Cível de Brasília, condenou parcialmente a atriz e ex-secretária nacional de Cultura, Regina Duarte, a se retratar por propagar uma notícia falsa sobre Marisa Letícia Lula da Silva, a Dona Marisa, mulher do ex-presidente Lula, morta em 2017. A informação é do colunista Ancelmo Gois, do O Globo.

A ação, que ainda cabe recurso, foi ajuizada por Lula e seus filhos em 2020, depois que a então secretária de Cultura publicou imagem no Instagram afirmando que foram encontrados R $ 256 milhões em uma conta da ex-primeira-dama. Como se sabe, o valor correto nas contas de Dona Marisa era de R $ 26.281,74.

Para o juiz, Regina "propalou Fake News a respeito do patrimônio da falecida Marisa Letícia", mas que fora "induzida a erro" pelo fato de o valor errado ter sido informado pela Justiça, não cabendo indenização, mas enfatizou que há necessidade de retratação.

"Assim, deve a ré ser condenada a publicar, em sua conta no Instagram ou, na hipótese de a conta estar cancelada, em meio virtual semelhante, a integralidade da presente sentença, com sinceros pedidos de desculpa à memória da falecida", afirma o juiz em sua decisão. Caso não cumpra a determinação, Regina deverá pagar multa de até R$ 50 mil. 247


'Eleitor não quer, não conta e não pede por terceira via em 2022', concluem institutos de pesquisa


(Foto: Ricardo Stuckert | Reuters)

Após a volta definitiva do ex-presidente Lula ao jogo político-eleitoral, decorrente da confirmação da suspeição do ex-juiz Sergio Moro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e da consequente anulação dos processos do petista na Lava Jato, partidos de centro já manifestam preocupação em relação às eleições presidenciais de 2022.

Uma "terceira via" para o pleito capaz de disputar de igual para igual com Lula e Jair Bolsonaro parace não ser possível por enquanto. Pesquisa do Instituto Ideia encomendada pela revista Exame na sexta-feira (23) já mostrava que Lula é único nome que venceria o atual ocupante do Planalto em segundo turno.

Segundo relata a jornalista Daniela Lima, da CNN Brasil, nesta segunda-feira (26), siglas de centro enviaram institutos de pesquisa às ruas para entender o que se passa na cabeça do eleitor um ano antes do pleito e após o retorno de Lula. "Resultado assutou", diz a jornalista pelo Twitter. "Polarização Lula x Bolsonaro está cristalizada na cabeça do eleitor, que não quer, não conta e não pede por terceira via".

O ex-presidente, de acordo com apuração da jornalista, "retomou muita força na região Nordeste e está conseguindo reabilitar imagem no Sudeste". Os eleitores simpáticos a Lula veem nele uma figura "menos inconstante" que Bolsonaro.

Por falar em Bolsonaro, os levantamentos mostram que ele "pode fazer o que for que não baixa de 25% das intenções de voto", informa Daniela. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...