quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Lula se impõe no Jornal Nacional e diz que Bolsonaro parece o bobo da corte

"O Bolsonaro sequer cuida do orçamento do Brasil", afirmou o ex-presidente

 

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (25), em entrevista ao Jornal Nacional que Jair Bolsonaro (PL) "parece bobo da corte". 

"O Bolsonaro sequer cuida do orçamento do Brasil. Quem cuida é o Arthur Lira. Os ministros ligam para o Lira, não pra ele. Temos que acabar com essa história de semipresidencialismo no regime presidencial", disse Lula.

"Ele vem mentir. Deputados não conversam mais. Governadores estão reféns de emendas secretas. Escárnio", acrescentou.

O ex-presidente também fez críticas à Lava Jato, citou os prejuízos da operação para a economia e defendeu o governo Dilma Rousseff. (247).


 BLOG DO BILL NOTICIAS

Miriam Leitão: "Lula se saiu muito bem na entrevista do JN"

"Fez frases de fácil comunicação. Acertou o tom, não se irritou", disse a jornalista

Miriam Leitão e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução | Ricardo Stuckert)

A jornalista Miriam Leitão, colunista do Globo, elogiou a entrevista do ex-presidente Lula ao Jornal Nacional na noite desta quinta-feira (25). 

"O ex-presidente Lula se saiu muito bem na entrevista do JN. Ele não se intimidou nas perguntas delicadas da corrupção, até agradeceu", afirmou Miriam pelo Twitter. "Fez frases de fácil comunicação. Acertou o tom, não se irritou. Conseguiu contornar a dificuldade de explicar o governo Dilma", acrescentou. 


 BLOG DO BILL NOTICIAS

TSE reafirma proibição de uso de celular na cabine de votação

"Se o eleitor não quiser deixar com o mesário, já sabe que deverá deixar em casa, no carro, com algum parente para não ter surpresa", disse Moraes.

Eleitora vota em seção eleitoral (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reafirmou nesta quinta-feira a proibição de entrar na cabine de votação portando aparelho de celular, máquina fotográfica e quaisquer outros equipamentos capazes de comprometer o sigilo do voto, ao responder a uma consulta formulada pelo partido União Brasil sobre o tema.

Os ministros do TSE destacaram que há normas legais que dizem expressamente não ser possível adentrar a cabine com o aparelho e que o equipamento deverá ser deixado com o mesário antes da votação.

A corte vai promover uma campanha de esclarecimento sobre a proibição do uso do celular, com comunicação expressa a autoridades policiais e eleitorais, inclusive com a fixação de cartazes nas zonas eleitorais.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, afirmou que em reuniões recentes que teve com comandantes das policiais militares e presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos 26 Estados e do Distrito Federal demonstraram preocupação sobre a questão do uso dos celulares e a eventual "coação do exercício do voto".

Moraes citou que a milícia pode exigir de um determinado eleitor que comprove voto em um candidato, pode haver casos de tentativa de compra de voto e também fraudes de uma pessoa gravando o seu voto apertando errado um determinado número e acusando haver problema na urna eletrônica.

O vice-presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, destacou que, se alguém tentar fraudar o sigilo do voto com o uso do aparelho celular, estará cometendo um ilícito eleitoral. Segundo ele, a conduta deverá ser reprimida pelo mesário e pelo presidente dos trabalhos da seção de votação e, se necessário, com auxílio de força policial.

"O momento agora exige que nós tenhamos uma posição bem firme e emitamos uma orientação muito clara a todas as autoridades eleitorais", disse Lewandowski após comentar que anteriormente já se houve a flexibilização dessa regra.

"Quem não quiser deixar o celular, saberá de antemão que deverá deixar o celular em casa", comentou.

Ao responder outro pedido da consulta do União Brasil, o tribunal entendeu que não há previsão para se utilizar detector de metais em zonas eleitorais. - Reuters. 




 BLOG DO BILL NOTICIAS

É HOJE - No JN, Lula vai adotar tom "pacificador" e mostrar que pode "recuperar" o Brasil: "pronto para a final de campeonato"

Ouvida por Bela Megale, a campanha do ex-presidente avalia que a sabatina no Jornal Nacional, da TV Globo, é seu principal "espaço" na corrida eleitoral

Lula, William Bonner e Renata Vasconcellos (Foto: Ricardo Stuckert | Reprodução/TV Globo)

O ex-presidente Lula (PT), que será sabatinado nesta quinta-feira (24) no Jornal Nacional, da TV Globo, está "pronto para a final de campeonato", disseram aliados do petista a Bela Megale, do jornal O Globo, sobre o "estado de espírito" do petista para a entrevista.

A campanha de Lula avalia que a participação no JN é o "espaço" mais importante desta corrida eleitoral, dado o alcance do telejornal.

O ex-presidente adotará um tom "pacificador" em suas falas, mostrando que não tem mágoas ou rancores e que não busca qualquer tipo de vingança pela perseguição judicial e midiática que sofreu nos últimos anos.

A estratégia é focar na agenda negativa do governo Jair Bolsonaro (PL), como a volta da fome, do desemprego e da inflação. Lula quer se colocar como o nome capaz de "recuperar" o Brasil.

Questionados sobre um possível aceno de Lula aos evangélicos, setor no qual o ex-presidente encontra dificuldades, integrantes da campanha dizem que o plano é “não fazer recortes”, a menos que seja provocado.

O ex-presidente se preparou junto a seus advogados, Cristiano Zanin e Valeska Martins, para rebater perguntas sobre os processos e condenações na Lava Jato. Lula voltou a ser considerado inocente após o Supremo Tribunal Federal (STF) finalmente reconhecer que o ex-juiz Sergio Moro foi parcial e que, portanto, o petista não teve direito a um julgamento justo.

Lula estudou outros temas com o apoio do ex-ministro e coordenador do plano de governo da chapa Lula-Alckmin, Aloizio Mercadante, e da presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR). 

Responsáveis pela área de comunicação, o marqueteiro Sidonio Palmeira, o ex-ministro Franklin Martins, o ex-prefeito Edinho Silva, o deputado federal Rui Falcão, Ricardo Amaral e José Chrispiniano também tiveram "participação ativa" na prepação de Lula.

Para a campanha petista, Bolsonaro "não perdeu" em sua sabatina no telejornal, realizada na segunda-feira (22). O foco, portanto, é fazer com que Lula conquiste novos votos e viabilize uma vitória no primeiro turno, já que ele parece ter, segundo as pesquisas, atingido seu teto. 247


 BLOG DO BILL NOTICIAS

ONU critica Bolsonaro por seus ataques ao Poder Judiciário no Brasil

 

Michelle Bachelet e Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS)

A ex-presidente chilena Michelle Bachelet, que em 31 de agosto deixará o comando do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, criticou nesta quinta-feira (25) os ataques do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, ao Poder Judiciário. "O presidente Bolsonaro intensificou os ataques ao sistema judiciário e ao sistema de votação eletrônica", declarou, ao citar uma reunião do chefe de Estado brasileiro com embaixadores em julho.

"O que me parece mais preocupante é que o presidente peça a seus simpatizantes que protestem contra as instituições judiciais", respondeu Bachelet ao ser questionada sobre a situação no Brasil, durante sua entrevista coletiva de fim de mandato.

O presidente brasileiro, que chegou ao poder em janeiro de 2019 e é candidato à reeleição, questionou diversas vezes a confiabilidade das urnas eletrônicas utilizadas no país desde 1996, mencionando "fraudes", mas sem apresentar qualquer prova.

Os ataques provocam o temor de que ele não reconhecerá o resultado da eleição presidencial de outubro em caso de derrota. Esta semana, Bolsonaro declarou que aceitará o resultado das urnas se as eleições forem "limpas e transparentes".

Bachelet destacou que um chefe de Estado deve respeitar os outros poderes, Judiciário e Legislativo. "Podemos não concordar com decisões tomadas pelos outros poderes e afirmar isto se for necessário, mas é preciso respeitá-los", insistiu.

"Não podemos fazer coisas que possam aumentar a violência ou o ódio contra as instituições democráticas, que devem ser respeitadas e reforçadas. Não devemos tentar miná-las com discursos políticos", afirmou Bachelet, explicando que dava a recomendação como alta comissária e como ex-chefe de Estado.

Bachelet afirmou ainda que está "realmente preocupada" com as informações que circulam sobre o aumento da violência política, do racismo estrutural e a diminuição do espaço cívico no Brasil.

"Os ataques contra os parlamentares e os candidatos - em particular os de origem africana, as mulheres e as pessoas LGBTQIA+ - são preocupantes", ela concluiu. RFI

(Com informações da AFP)


 BLOG DO BILL NOTICIAS

Após quase dez anos de massacres, Lula volta à Globo como líder nas pesquisas e esperança na luta contra o fascismo (vídeo).

Alvo prioritário da Globo, ex-presidente será entrevistado nesta quinta-feira pela emissora

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva retorna, nesta quinta-feira, 25, à Globo, depois de ter sido alvo da maior campanha de ódio já promovida por um grupo de comunicação contra uma liderança política na história do Brasil, comparável apenas à que foi empreendida contra Getúlio Vargas.

Interessada na mudança do marco legal do petróleo, que transferiu a renda do pré-sal para acionistas privados da Petrobrás, a Globo foi a principal avalista da Lava Jato, que destruiu as construtoras brasileiras, eliminou 4,4 milhões de empregos e criou as condições políticas para o golpe de estado de 2016 contra a ex-presidente Dilma Rousseff e para a prisão política de Lula, em 2018. O resultado deste processo de destruição nacional foi a ascensão de um governo ilegítimo, de Michel Temer, que efetivamente transferiu a renda do petróleo aos acionistas privados, como a Globo desejava, e de um governo neofascista, de Jair Bolsonaro, em 2018 – o que só ocorreu porque Lula foi impedido, artificialmente, de disputar as eleições.

As consequências deste golpe institucional e midiático foram a volta da fome, a desmoralização internacional do Brasil e um clima de violência política inédito na história do País, que ameaça a própria Globo, uma vez que Jair Bolsonaro indica que não pretende renovar a concessão da emissora e ataca sistematicamente o jornalismo.

Depois de todo este estrago, a Globo, que pariu o fascismo neoliberal no Brasil, recebe hoje o ex-presidente Lula na sabatina do Jornal Nacional. O mais provável é que a emissora cobre do ex-presidente uma autocrítica e não faça a sua própria reflexão sobre qual foi seu papel na destruição da economia, da imagem e da autoestima do Brasil.

Na noite de ontem, Lula, que hoje lidera todas as pesquisas eleitorais e é a esperança dos brasileiros na luta contra o fascismo, convocou seus seguidores para a entrevista: (Por247).






 BLOG DO BILL NOTICIAS

Confira a agenda dos candidatos à Presidência para esta quinta (25/8)

 

Diversos candidatos serão sabatinados por veículos de imprensa

Agência Brasil

Esta é a agenda dos 12 candidatos à Presidência para esta quinta-feira (25). Alguns candidatos têm compromissos em cidades do Sul do país como Joinville (SC), Florianópolis e Porto Alegre. Outros vão ser sabatinados por diversos veículos de imprensa.

Ciro Gomes (PDT): Logo de manhã, às 7h30 o candidato concede entrevista, ao vivo, na Rádio e TV Jovem Pan. Mais tarde, às 9h, ele, assim como vários colegas já fizeram, tem encontro na Fundação Abrinq para assinatura do termo de compromisso do Programa Presidente Amigo da Criança

Constituinte Eymael (DC): O candidato tem agenda interna nesta quinta-feira.

Felipe D’Avila (Novo): Nesta quinta, o candidato cumpre agenda em Joinville (SC).  De manhã, ele visita à empresa Krona Tubos e Conexões. Às 13h estará no Centro de Convenções Expoville para participar do encontro empresarial Expogestão. Às 16h30, ele visita o loteamento Águas Vermelhas. Ás 19h lança sua campanha na cidade.

Jair Bolsonaro (PL): O candidato à reeleição, participa, junto com seu vice, general Braga da Cerimônia no Dia do Soldado. Segundo a agenda divulgada ele ainda tem atividades de campanha em Brasília e entorno.

Léo Péricles (UP): A agenda do candidato ocorre apenas no período vespertino. Às 15h ele faz panfletagem no Calçadão de Nova Iguaçu (RJ) e às 18h participa do lançamento de candidatura de deputado estadual também no Rio de Janeiro

Lula (PT): O único item da agenda do candidato é a entrevista que será dada ao Jornal Nacional, às 20h30.

Pablo Marçal (Pros): O candidato cumpre agenda em cidades de Minas Gerais e Ribeirão Preto (SP), onde fará “adesivaço”, como informou a organização da campanha.

Roberto Jefferson (PTB):  O candidato está em prisão domiciliar e não tem agenda pública prevista.

Simone Tebet (MDB): Às 10h30 a candidata participa de uma sabatina promovida pelos jornais O Globo e Valor Econômico e pela Rádio CBN. Às 14h, ela tem uma caminhada no Buraco do Lume, uma praça no centro do Rio de Janeiro.

Sofia Manzano (PCB): A candidata assiste, às 10h, à Aula Magna na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Às 14h, participa do aniversário do portal Desacato, no auditório da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).

Soraya Thronicke (União): Nesta quinta, a candidata cumpre agenda em Porto Alegre. De manhã, às 9h45, ela concede entrevista para a Rede Brasil Sul (RBS), afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul. Às 10h30, ela visita a Feirinha das Mulheres Empreendedoras das Patroas Zona Sul. Segue a agenda com diversos compromissos até às 15h, em seu último compromisso na feira Expoagas, da Associação Gaúcha de Supermercados.

Vera Lúcia (PSTU): A agenda da candidata do PSTU será apenas no período vespertino. Às 15h ela fará a assinatura do Programa Presidente Amigo da Criança, na sede da Fundação Abrinq. Às 16h ela concede entrevista à Al Araby Television. (Por Agência Brasil - Brasília.).

Edição: Claudia Felczak



BLOG DO BILL NOTICIAS

Primeiro transplante ósseo é realizado em hospital da rede estadual de Pernambuco

 

Diferentemente de transplantes de órgãos, o transplante ósseo pode ser realizado com uma janela de tempo maior entre a morte do doador e o procedimento


                             Por Maria Priscila Martins/Folhape
Equipe de ortopedia do Hospital Otávio de Freitas - Foto: Cortesia / Dr Cláudio Marques


Na tarde desta quarta-feira (24), a equipe de ortopedia do Hospital Otávio de Freitas realizou um procedimento nunca feito antes: um transplante ósseo na rede pública estadual de Pernambuco. Para o procedimento, realizado em uma paciente que tem prótese de quadril, foram transplantados ossos em dois lugares: no fêmur e no quadril.

A cirurgia abre um novo leque de possibilidades para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco, que agora podem receber o transplante ósseo sem precisar viajar para algum estado da Região Sudeste para ter acesso à cirurgia.

“O transplante ósseo é diferente de um transplante de fígado ou de outros órgãos, em que imediatamente você precisa transferir imediatamente para a pessoa. Nele, quando um paciente é doador, partes de ossos são retiradas e guardadas para um procedimento futuro, o que foi o caso”, explicou o coordenador do grupo de ortopedia da unidade de saúde, Wagner Hermes.

Transplante ósseo

A operação foi possibilitada por conta de uma proximidade do Hospital Otávio de Freitas, por meio da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), uma instituição nacional de referência em ortopedia localizada no Rio de Janeiro. O Into, através do seu banco de ossos, disponibilizou o osso que deveria ser transplantado para a paciente, que esperava pela cirurgia há dois anos.

Para que o fragmento seja armazenado em um banco de ossos, é preciso uma avaliação em diversos fatores, como órgãos do corpo também o são. A diferença é que para que o osso esteja apto para transplante, ele precisa estar saudável. Isso quer dizer que ele não pode ser desgastado, vindo de uma pessoa que teve câncer ósseo e osteoporose, por exemplo.

Os ossos retirados de um doador, após seu falecimento, podem beneficiar aproximadamente 30 pessoas e aguardar em armazenamento, com baixa temperatura e prensado à vácuo, por até cinco anos.

No transplante ósseo, não é necessário que o osso seja o do mesmo local no doador e no transplantado. Eles precisam ser apenas do mesmo tipo. Há dois tipos: osso trabecular ou esponjoso (que apresenta uma estrutura mais “mole”) e osso cortical (mais duro). É necessária a compatibilidade com o local de transplante.

“Normalmente, quando a gente vai tirar o osso, temos dois tipos de ossos. Há o osso esponjoso (um osso mais mole) e o osso cortical (como o osso do fémur). Se tira tanto um tipo quanto o outro. Quando vamos reconstituir, ele vai ser incorporado à estrutura da pessoa e, com o tempo, vai ser nutrido e vascularizado até virar o osso da pessoa”, explicou Wagner Hermes.

O coordenador de ortopedia ainda informou que em alguns casos o osso é inserido no corpo da pessoa transplantada em forma de fragmentos e, ao decorrer da recuperação, é recuperado e incorporado completamente ao corpo. 

Cirurgia

O procedimento realizado nesta quarta-feira foi chefiado por Claudio Marques, cirurgião especialista em cirurgia do quadril. Ele e sua equipe realizaram o procedimento em pouco mais de duas horas. 

Foi realizada uma solicitação ao Banco de Osssos pedindo o tipo necessário para a cirurgia da paciente. O Into enviou o material do Rio de Janeiro para que a cirurgia fosse realizada no Recife. 

Osso transplantado em paciente no Hospital Otávio de Freitas
Osso transplantado

“A paciente de hoje tinha uma prótese de quadril com um desgaste muito grande, e ela precisaria de um osso para sustentar aquela prótese. O que fizemos foi tirar o osso que não tinha mais sustentação e colocamos esse enxerto, que veio de outra pessoa, para recompor aquela área e dar sustentação à prótese do quadril”, contou o coordenador Wagner Hermes.

Com a vascularização, o osso que foi transplantado vai se adequar ao corpo da paciente. Logo após a cirurgia, exames de imagem confirmaram que a operação foi realizada com sucesso. Em três meses, a confirmação de transplante bem-sucedido será final. Ao fim de seis a oito meses, a paciente poderá retomar sua vida cotidiana.

“Isso vem beneficiar uma parcela da população que precisaria se deslocar do Recife para o Sudeste do Brasil para fazer esse tipo de cirurgia, o que pelo SUS não é fácil. Agora, a gente está conseguindo fazer isso aqui, na nossa Capital, para pacientes do SUS. É muito importante termos essa nova possibilidade de cirurgia. É uma cirurgia incomum, ainda bem, mas é bom tê-la disponível para a população”, concluiu Wagner Hermes.


Lula tem 44% e Bolsonaro 36%, mostra levantamento Exame/Ideia


Em um mês, a vantagem do petista diminuiu de 11 para oito pontos

Lula e Bolsonaro (Foto: Divulgação)

Levantamento telefônico do Ideia Instituto, contratado pela Exame e divulgado nesta quinta-feira (25), mostra que o ex-presidente Lula (PT) se mantém na liderança da disputa presidencial.

O petista tem 44% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PL) aparece com 36%. Em relação ao último levantamento, realizado em julho, a vantagem de Lula caiu de 11 para oito pontos.

  • Lula - 44%
  • Bolsonaro - 36%
  • Ciro Gomes (PDT) - 9%
  • Simone Tebet (MDB) - 4%
  • Brancos/Nulos - 2% 
  • Não sabem/Não responderam - 3%

Os outros candidatos têm 1% ou menos.

Segundo turno

Na projeção de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece com 49% e o atual ocupante do Palácio do Planalto com 40%.

O levantamento ouviu 1.500 eleitores entre 19 e 24 de agosto e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) BR-02405/2022. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de três pontos percentuais. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...