quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Lula é a última saída, diz Ciro Gomes

"Espero que essa decisão ajude a oxigenar, temporariamente que seja, a nossa democracia", afirmou pedetista sobre o apoio ao ex-presidente Lula

Ciro Gomes (Foto: Reprodução)

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), quarto colocado no primeiro turno da disputa presidencial de 2022 com 3% dos votos, declarou apoio à candidatura do ex-presidente Lula (PT) para o segundo turno do pleito. 

"Acompanho a decisão do meu partido, o PDT. Frente às circunstâncias, é a última saída", afirmou Ciro em vídeo publicado nesta terça-feira (4). "Espero que essa decisão ajude a oxigenar, temporariamente que seja, a nossa democracia."

Confira o posicionamento completo de Ciro Gomes:

"Meus amigos e minhas amigas, acabamos de realizar uma reunião da Executiva Nacional ampliada do PDT em que por unanimidade nós tomamos uma decisão (a de apoiar Lula para o segundo turno das eleições). E eu gravo esse vídeo para dizer que acompanho a decisão do meu partido, o PDT. Frente às circunstâncias, é a última saída.

Lamento que a trilha democrática tenha se afunilado a tal ponto que reste para os brasileiros duas opções, ao meu ver, insatisfatórias. Não acredito que a democracia esteja em risco neste embate eleitoral, mas sim no absoluto fracasso da nossa democracia em construir um ambiente de oportunidades que enfrente a mais massiva crise social e econômica que humilha a esmagadora maioria do nosso povo.

Ao contrário da campanha violenta da qual fui vítima, nunca me ausentei ou me ausentarei da luta pelo Brasil. Sempre me posicionei e me posicionarei na defesa do país contra projetos de poder que levaram nosso povo a essa situação grave e ameaçadora.

Espero que essa decisão ajude a oxigenar, temporariamente que seja, a nossa democracia. Mas se não houver a busca efetiva de novos ares e instrumentos, estaremos à mercê de um respirador artificial frágil e precário, limitadíssimo no tempo e no espaço. Pelo Brasil, minha luta e a do PDT seguirão sempre firmes, não aceitaremos imposições ou cabrestos de quem quer que seja.

Adianto que não pleiteio ou aceitarei qualquer cargo em eventual futuro governo. Quero estar livre, ao lado da sociedade, em especial da juventude, lutando por transformações profundas como as que propusemos durante nossa campanha.

E ao povo brasileiro me dirijo: fiquem certos de que, como sempre fiz, vou fiscalizar, acompanhar e denunciar qualquer desvio do governo que assumirá em janeiro, assim como vou seguir estudando e apresentando ideias para recuperar nosso país. Um grande, forte e agradecido abraço a todos e todas, e que Deus ilumine a nação brasileira." 247







BLOG DO BILL NOTICIAS

Vereadora mais votada de Caruaru e ex-secretária de Raquel Lyra, tucana Perpétua Dantas anuncia apoio a Marília Arraes

A vereadora Perpétua Dantas (PSDB) afirmou que a candidatura de Marília ao governo de Pernambuco junta "desenvolvimento com justiça social"

Marília Arraes e Perpétua Dantas (Foto: Divulgação)

A candidata ao governo de Pernambuco Marília Arraes (Solidariedade) recebeu, na manhã desta quarta-feira (5) o apoio da vereadora de Caruaru (PE) Perpétua Dantas (PSDB). A parlamentar da principal cidade do Agreste pernambucano foi secretária de Política para Mulheres e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, na administração da ex-prefeita Raquel Lyra (PSDB). A tucana foi também a vereadora mais votada na história do seu município ao conseguir 3,2 mil votos em 2020. 

A candidata do Solidariedade ficou em primeiro lugar no primeiro turno, com 23,97% (1.175.651 votos). A ex-prefeita Raquel Lyra conseguiu 20,58% (1.009.556 votos). 

"Marília é uma das principais lideranças políticas do nosso Estado e ouso até dizer um dos mais promissores nomes da política nacional", disse Perpétua. "É, sem dúvida, a candidata que tem a maior capacidade de reconduzir Pernambuco rumo ao desenvolvimento com justiça social. Marília é um farol que vai nos guiar nessa reconstrução", continuou.

Marília agradeceu o apoio "com essa verdadeira onda de apoios". "Perpétua é uma das grandes lideranças políticas do Agreste. Foi a vereadora mais votada na história da cidade e tem uma atuação forte em defesa das mesmas pautas que nós e o presidente Lula sempre defendemos", destacou.

Eleições

Na eleição para o Senado em Pernambuco, a deputada estadual Teresa Leitão (PT) apareceu na primeira posição ao final das apurações. Ela teve 46,12% (2.061.276 votos). Em segundo ficou Gilson Machado (PL), com 29,55% (1.320.555 votos). 

A petista vai ocupar o mandato de Fernando Bezerra Coelho (MDB), que termina em 2023. O emedebista forma a bancada atual entre os três senadores de Pernambuco. Os outros dois são Humberto Costa (PT),  e Jarbas Vasconcelos (MDB).

O atual candidato do PT à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu 65,27% dos votos válidos (3.558.322 votos) em Pernambuco e Jair Bolsonaro (PL), 29,91% (1.630.938) no primeiro turno da eleição presidencial. Os dois vão se enfrentar no segundo turno em 30 de outubro. 

Na Região Nordeste, Lula teve 12,9 milhões de votos a mais que Bolsonaro (21,6 milhões a 8,7 milhões).

No País, o ex-presidente somou 48% dos votos válidos (57,2 milhões) no primeiro turno da eleição, contra 43% (51 milhões) de Bolsonaro. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Simone Tebet anuncia apoio a Lula: “reconheço nele o seu compromisso com a democracia” (vídeo)

"Meu apoio é por um Brasil que sonho ser de todos", afirmou a senadora do MDB-MS, que ficou em terceiro lugar na disputa presidencial.

Simone Tebet e Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução | Ricardo Stuckert)


A candidata derrotada do MDB à Presidência da República, Simone Tebet, anunciou nesta quarta-feira (5) apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que enfrentará Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial marcado para o dia 30 de outubro. 

"Ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em especial nos seus últimos dias de campanha quando cometeu o erro de chamar para si o voto útil, que é legítimo, mas sem apresentar as suas propostas completas, depositarei nele o meu voto porque reconheço nele o seu compromisso com a democracia e com a Constituição, o que desconheço no atual presidente. Meu apoio não será por adesão. Meu apoio é por um Brasil que sonho ser de todos", afirmou Simone.

A senadora, que almoçou com o ex-presidente nesta quarta-feira, para discutir o apoio, respondeu aos eleitores que "imploraram" para que ela ficasse neutra no segundo turno. "Me omitir seria desonrar minha trajetória política. Não anularei meu voto. Não votarei em branco. Há um Brasil a ser imediatamente reconstruído e reunido", justificou. Disse ainda que "não está autorizada a sair das ruas" na segunda etapa da disputa. 

Em sua fala, ela apresentou ainda cinco sugestões ao programa de governo de Lula, que já haviam sido discutidas com o candidato do PT.

A emedebista apareceu na terceira posição na votação realizada no último domingo (2). Ela teve 4,16 dos votos (4,9 milhões de votos. No Mato Grosso do Sul, onde Simone é senadora, Bolsonaro conseguiu 52,70% (794.206 votos) e Lula, 39,04% (588.323 votos computados).

No País, o ex-presidente ficou em primeiro lugar, com 48% dos votos válidos (57,2 milhões) no primeiro turno da eleição, contra 43% (51 milhões) de Bolsonaro no País.

Bolsonaro foi o primeiro presidente a perder a eleição em primeiro turno desde 1997, quando a reeleição foi aprovada. 247.

BLOG DO BILL NOTICIAS

TSE obriga redes sociais a apagar mentiras que bolsonaristas espalharam sobre satanismo

Políticos de extrema direita, como o senador eleitor por Minas Gerais, Cleitinho, mentiram ao povo e tentaram associar Lula ao satanismo

Fake news compartilhada por Cleitinho liga Lula ao satanismo (Foto: Reprodução | REUTERS/Carla Carniel)


O Tribunal Superior Eleitoral decidiu atender a um pedido apresentado nesta terça-feira (4) pela coligação Brasil da Esperança e mandou remover postagens mentirosas e manipuladoras nas redes sociais bolsonaristas que associam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao satanismo.

Um ator identificado como Vicky Vanilla gravou um vídeo em que se passa por um satanista que apoia Lula - o que acabou se mostrando uma armação. As imagens foram compartilhadas pelo senador eleito por Minas Gerais, Cleitinho, que apelou aos “cristãos” a votarem contra Lula no primeiro turno.

A decisão foi tomada nesta quarta pelo ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino e atinge as contas de Cleitinho, de Vicky Vanilla e de vários bolsonaristas, como Flávio Bolsonaro, Carla Zambelli, Bernardo Kuster e outros nas seguintes plataformas: TikTok, Twitter, YouTube, Instagram, Facebook e Gettr.

Segundo o ministro, “não se trata de exercício legítimo da liberdade de expressão, pois o responsável pelo perfil impugnado acaba por prejudicar indevidamente a honra e a imagem do candidato ao utilizar de seu capital digital (aproximadamente um milhão de seguidores) para manifestar suposto apoio político, associando-o a ideologia ou crença satânica no contexto de uma sociedade majoritariamente cristã”.

O magistrado argumenta ainda que “é inadmissível associar a imagem de terceiro candidato ao cargo de presidente da República a determinada religião ou ideologia sem o seu consentimento” e que as postagens foram feitas em contas de muito alcance nas redes sociais em “momento crítico” da eleição. 247

Confira o documento da decisão do TSE:





BLOG DO BILL NOTICIAS

Funcionária da Ferreira Costa ameaça demitir apoiadores de Lula e é desligada da empresa

 

Postagem foi feita nas redes sociais da então funcionária, durante o primeiro turno das eleições



Uma funcionária do setor de Recursos Humanos (RH) da rede Home Center Ferreira Costa, em Pernambuco, foi desligada da empresa após publicar, em suas redes sociais, ameças de demissão contra colaboradores que apoiam o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Se tiver demissão em massa, vou fazer de tudo para começar pelos petistas! Me aguardem!!!", publicou Karina Lopes, psicóloga e então coordenadora de desenvolvimento humano do setor de RH da empresa.

A postagem, feita nos stories no perfil pessoal dela no Instagram, no domingo (2), durante o primeiro turno das eleições, foi printada e compartilhada na internet, ganhando repercussão e gerando revolta entre os internautas que cobraram um posicionamento da empresa.

Postagem foi feita no Instagram na então funcionária. Foto: Reprodução/Instagram

Na segunda-feira (4), o grupo Ferreira Costa divulgou uma nota informando que a publicação não dialoga com os valores da empresa e que a referida colaboradora não faz mais parte do quadro de colaboradores.

"Comunicamos que não compactuamos com atitudes ofensivas ou discriminatórias. Nosso trabalho é sempre regido pela ética, respeito e valorização de todos os que fazem parte da empresa", afirmou a nota.


O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco informou que recebeu uma denúncia formal sobre o caso e que condena a prática.

Por meio de nota, o órgão orienta que empresas e empregadores não ofereçam benefícios em troca de voto, nem ameacem trabalhadores caso eles não escolham determinado candidato (a).

A instituição lembra, ainda, que a concessão ou promessa de benefício ou vantagem em troca do voto, bem como o uso de violência ou ameaça com o intuito de coagir alguém a votar ou não em determinado candidato ou candidata, são crimes eleitorais, conforme artigos 299 e 301 do Código Eleitoral.

"A Constituição Federal também garante a liberdade de consciência, de expressão e de orientação política, protegendo o livre exercício da cidadania por meio do voto direto e secreto. Isso assegura a liberdade de escolha de candidatos ou candidatas, no processo eleitoral, por parte de todas as pessoas", afirmou o MPT.

Denúncias de assédio eleitoral devem ser formalizadas nos canais oficiais do órgão ministerial, por meio do site do MPT ou do aplicativo Pardal - disponível para celulares do sistema Android ou IOS. As denúncias podem ser realizadas de forma sigilosa ou anônima.


BLOG DO BILL NOTICIAS

FHC declara voto em Lula no segundo turno: "uma história de luta pela democracia e inclusão social"

 

Lula e Fernando Henrique Cardoso (Foto: Reprodução/Twitter/@FHC)

Ex-presidente do Brasil e quadro histórico do PSDB, Fernando Henrique Cardoso declarou nesta quarta-feira (5) apoio ao ex-presidente Lula (PT) no segundo turno da eleição presidencial contra Jair Bolsonaro (PL).

O tucano destacou a "história de luta pela democracia e inclusão social" de Lula. Também pelo Twitter, Lula agradeceu: "obrigado pelo apoio, FHC. Vamos juntos pela democracia. Um grande abraço!".

No primeiro turno, FHC fez uma declaração de apoio velado ao petista. Sem citar Lula, pediu votos "em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos". 247




BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...