quarta-feira, 28 de agosto de 2013

!Seremos escravos da saúde e dos doentes”


imagem 

O médico cubano Juan Delgado, de 49 anos, retratado numa imagem do fotógrafo Jarbas Oliveira, em que era vaiado por médicas brasileiras, se disse “impressionado” com a manifestação ocorrida em Fortaleza e deu uma lição em seus agressores. “Me impressionou a manifestação. Diziam que somos escravos, que fôssemos embora do Brasil. Não sei por que diziam isso, não vamos tirar seus postos de trabalho”, afirmou ele.
De fato, Delgado e os demais estrangeiros que chegaram ao Brasil irão trabalhar em 701 municípios que não atraíram o interesse de nenhum médico brasileiro, a despeito das bolsas de R$ 10 mil oferecidas pelo governo federal.
Negro, e formado por uma universidade pública de Cuba, Delgado questionou várias vezes o fato de ter sido chamado de “escravo” pelos brasileiros. Ele se disse um homem livre, que veio por vontade própria ao Brasil e disse ainda ter atuado em outras missões humanitárias, em países como o Haiti.
Sobre a escravidão, ele disse algo que poderia ser lembrado pelas próximas gerações de médicos no Brasil. “Isso não é certo, não somos escravos. Seremos escravos da saúde, dos pacientes doentes, de quem estaremos ao lado todo o tempo necessário”, afirmou, em depoimento ao jornalista Aguirre Talento, da Folha. “Os médicos brasileiros deveriam fazer o mesmo que nós: ir aos lugares mais pobres prestar assistência”.
Ele afirmou ainda que a atuação dos estrangeiros não será simples. “O trabalho vai ser difícil porque vamos a lugares onde nunca esteve um médico e a população vai precisar muito de nossa ajuda”, disse. Sobre o desconhecimento da língua portuguesa, disse que não será um empecilho e afirmou que a população brasileira “aceitará muito bem os cubanos”.
Responsável pelo corredor polonês armado contra os cubanos, o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, José Maria Pontes, disse que as vaias não eram dirigidas contra os profissionais estrangeiros, mas sim aos gestores do programa Mais Médicos. Um vídeo (assista aqui), no entanto, deixa claro que médicos cubanos, como Juan Delgado, foram cercados e chamados de “escravos” por uma turba selvagem e enfurecida de médicos cearenses. Até agora, o Conselho Federal de Medicina ainda não soltou nenhuma nota condenando o que ocorreu em Fortaleza.
Postada ontem com indignação pelo 247, a imagem da vaia dirigida a Juan Delgado havia sido compartilhada por 185 mil pessoas no Facebook – uma marca histórica e um fenômeno raro na história da internet (saiba mais aqui). O que demonstra o estrago que a classe médica tem feito à própria imagem com os atos de xenofobia e até racismo contra médicos estrangeiros, sobretudo cubanos, que vêm sendo incitados por parte da chamada grande imprensa brasileira. (Brasil247)

Blog do Bill Art´s

Lossio diz que vai recorrer


imagem 

O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), disse há pouco, ao blog, que vai recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que cassou o seu mandato na sessão do pleno hoje por 4 votos a 3. Houve empate de 3 a 3 no julgamento, mas o voto de minerva coube ao presidente do TRE, José Fernando Lemos.
Lóssio disse que achou estranho o resultado, ressaltando que o processo a que responde na justiça eleitoral em Pernambuco foi aberto com base numa denúncia de doações de terrenos, que não chegaram, na verdade, a ser distribuidos com as famílias que tinham direito.
‘Não houve a distribuição de terrenos’, garante. Principal adversário do governador Eduardo Campos, Lóssio teve seu nome lembrado, recentemente, pela direção do PMDB para disputar o Governo do Estado nas eleições do ano que vem.
O julgamento
A Corte Eleitoral julgou o recurso 14-29, interposto pelo PSB, que tratava de ato realizado em 2012, ainda no primeiro mandato de Lóssio a frente da prefeitura do município.
Na ocasião, houve a regularização de imóveis no loteamento “Terras do Sul”, por meio de lei sancionada pelo executivo em 28 de maio, já dentro do período eleitoral.
Os desembargadores eleitorais se dividiram no julgamento, tendo o relator, Desembargador Frederico Carvalho defendido o provimento parcial ao recurso, aplicando uma sanção ao prefeito, sem a perda do mandato, ressaltando que a doação dos lotes já era prevista desde 2010.
Porém, o Desembargador Fausto Campos divergiu, apresentando áudio do evento que marcou a entrega dos lotes, onde o discurso do prefeito teria intenções eleitorais.
Como o restante da Corte se dividiu, resultando em 3 votos a 3, o Presidente José Fernandes de Lemos proferiu o voto de desempate. Em sua sustentação, disse que “o bem jurídico é o equilíbrio, a normalidade das eleições; qualquer ato que cause desequilíbrio é grave”.
Destacou ainda a ausência de divulgação da doação em 2010 e 2011, em contraponto à publicidade massiva dada em 2012 – ano eleitoral – pela prefeitura.
O resultado, portanto, culmina na cassação do mandato de Júlio Lóssio e sua inelegibilidade por 8 anos. À decisão, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. (Magno Martins)

Blog do Bill Art´s

Programa Prefeitura Participativa em Petrolina terá nova edição a partir do próximo mês


imagem 

O programa Prefeitura Participativa, da administração Julio Lossio, será relançado no próximo dia 04 de setembro, escola Luiza de Castro pelo próprio prefeito. A primeira versão foi em 2009 que estabeleceu a estratégia da administração municipal até 2014. Com a nova versão do Programa que vai planejar a atuação da Prefeitura de Petrolina para os próximos 04 anos, 2014-2017, a grande novidade é a ampliação do número das Regiões Administrativas(RA´s), que subiu de 15 para 20.
O Prefeitura Participativa funcionará de modo permanente durante os quatro anos da atual gestão, onde a população aponta as prioridades de investimentos nos diversos segmentos para o município.
De acordo com a coordenação do Programa, O prefeito Júlio Lóssio estará presente em todas as plenárias que serão realizadas com a participação popular, nas vinte RA’s mapeadas, com a proposta de discussão pública do orçamento e dos recursos para cada investimento.
“Nessa próxima versão estaremos criando o Conselho do Prefeitura Participativa em que cada região serão escolhidos três representantes formando um total de 78 membros,” explica o coordenador do programa, Geraldo Júnior.
O prefeito reforça a importância do processo de governar ouvindo a população. Fórmula que deu certo na primeira gestão e que certamente trará melhores resultados no orçamento participativo para os próximos anos com programas e projetos que definirão as principais diretrizes e ações em áreas como saúde, educação, habitação e transporte, entre outras. “Atendemos as reivindicações de toda a comunidade com a instalação de creches, programas de inclusão social, Ames, quadras esportivas, urbanização dos bairros e também a reivindicação de melhoria de mobilidade urbana que resultou no projeto do VLT, reforçamos a maneira democrática de fazer gestão, onde cada um pode participar ativamente”, ressalta Lossio.
Segundo o coordenador do programa, Geraldo Junior, a divisão territorial do município para a realização das plenárias e participação popular seguirá o modelo de atendimento das Ames, reforçando um atendimento à população a partir do planejamento do sistema de saúde. Além disso, outra novidade é a criação de um Conselho do Prefeitura Participativa que vai ser formado durante as plenárias que serão realizadas nas 20 regiões. Em cada região serão escolhidos três representantes. O Conselho acompanhará o planejamento e execução das ações reivindicadas pela comunidade.
Ascom PMP

Blog do Bill Art´s

O lamentável insulto aos médicos cubanos *Por Ney Vital-Jornalista e Radialista


Por Blog do Banana em 28 de agosto de 2013 - - 7:00 am

imagem 
Torço até que chegue ao Brasil jornalistas e radialistas cubanos para garantir um jornalismo mais profissional e qualidade melhor.
Os péssimos jornalistas de rádio e jornal que agridem os médicos, aposto até, não sabem quem é o jornalista Gilberto Dimenstein. Este ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle.
Gilberto aponta que o perfil dos médicos cubanos é o seguinte: em geral, eles têm mais de uma década de formados, passaram por missões em outros países, fizeram residência, parte deles ( 20%) cursaram mestrado e 40% obtiveram mais que uma especialização.
Gilberto, jornalista compromissado com a função social, denúncia que provas têm demonstrado que uma boa parte dos alunos formados nos cursos de medicina no Brasil não está apta a exercer a profissão.
Mesmo sendo reprovados nos testes, os estudantes ganham autorização para trabalhar.
Por que essas mesmas associações, tão furiosas em atacar médicos estrangeiros, não fazem barulho para denunciar alunos comprovadamente despreparados?
A resposta encontra-se na moléstia do corporativismo.
Se os brasileiros querem tanto essas vagas por que não se candidataram?
Conclusão de Gilberto Dimenstein: Sinceramente, sinto vergonha por médicos que agem colocando a vida de um paciente abaixo de seus interesses.
E eu digo Viva os médicos cubanos. Sejam bem-vindos sim…

Blog do Bill Art´s

Câmara aprova projeto que obriga planos de saúde a pagar remédios de uso domiciliar contra câncer


imagem 

Projeto de lei aprovado nesta terça-feira (27) pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara obriga os planos de saúde a cobrir as despesas com remédios de uso oral usados no tratamento domiciliar contra o câncer. Estão incluídos também os medicamentos para o controle de possíveis efeitos adversos. A lei atual exclui da cobertura dos planos o pagamento de despesas nos casos do tratamento domiciliar.
O projeto inclui, ainda, a responsabilidade dos planos de saúde de arcarem com as despesas dos procedimentos radioterápicos no tratamento do câncer e hemoterapia relacionados à continuidade da assistência prestada por meio de internação hospitalar.
De acordo com o relator do projeto, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), o custo com esses tratamentos não será alto para os planos de saúde e, além disso, haverá uma redução dos custos com as internações dos pacientes.
De autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), o projeto retornará ao Senado para nova apreciação, uma vez que foi alterado nas votações das comissões técnicas da Câmara. (Agência Brasil)

Blog do Bill Art´s

TRE-PE cassa o mandato de Júlio Lóssio, em Petrolina


imagem 

O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), teve seu mandato cassado por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, na sessão desta terça-feira (27).
A Corte Eleitoral julgou o recurso 14-29, interposto pelo PSB, que tratava de ato realizado em 2012, ainda no primeiro mandato de Lóssio a frente da prefeitura do município. Na ocasião, houve a regularização de imóveis no loteamento “Terras do Sul”, por meio de lei sancionada pelo executivo em 28 de maio, já dentro do período eleitoral.
Os desembargadores eleitorais se dividiram no julgamento, tendo o relator, Desembargador Frederico Carvalho defendido o provimento parcial ao recurso, aplicando uma sanção ao prefeito, sem a perda do mandato, ressaltando que a doação dos lotes já era prevista desde 2010. Porém, o Desembargador Fausto Campos divergiu, apresentando áudio do evento que marcou a entrega dos lotes, onde o discurso do prefeito teria intenções eleitorais.
Como o restante da Corte se dividiu, resultando em 3 votos a 3, o Presidente José Fernandes de Lemos proferiu o voto de desempate. Em sua sustentação, disse que “o bem jurídico é o equilíbrio, a normalidade das eleições; qualquer ato que cause desequilíbrio é grave”. Destacou ainda a ausência de divulgação da doação em 2010 e 2011, em contraponto à publicidade massiva dada em 2012 – ano eleitoral – pela prefeitura.
O resultado, portanto, culmina na cassação do mandato de Júlio Lóssio e sua inelegibilidade por 8 anos. À decisão, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.

Blog do Bill Art´s

Requerente da CPI do HUT se diz surpreso com suspensão das investigações


imagem 

Convidados para participar do Programa Nossa Voz desta terça-feira (27), momento em que detalhariam sobre o arquivamento das CPI’s para apurar possíveis irregularidades na construção do Hospital de Traumas (HUT) e na realização do São João de Petrolina, os vereadores Ronaldo Silva (DEM) marcou presença, já Ronaldo Cancão (PHS) não compareceu.
O democrata, autor do requerimento da CPI do HUT, descartou qualquer tipo de acordo entre as duas linhas políticas para abortar as investigações, já que segundo ele, a Comissão Parlamentar de Inquérito foi aprovada com a soberania da Casa. “Fui pego de surpresa assim como a população de Petrolina. Ontem no momento da reunião para as escolhas dos membros das comissões fui informado sobre a suspensão das CPI’s”, disse alegando que não foi informado com antecedência, contestando o presidente Osório Siqueira (sem partido) que garante ter enviado ofício para todos os gabinetes dos parlamentares.
Ronaldo disse ainda que houve um equívoco do setor jurídico da Câmara, ao suspender os inquéritos, alegando que o requerimento não atendia ao requisito da assinatura de 1/3 dos vereadores. “Eu posso sozinho fazer um requerimento, e não precisei colocar a assinatura de ninguém, coloquei no plenário onde foi aprovado por 10 votos a oito”, explica.
O vereador contesta a outra justificativa do jurídico que suspendeu a investigação ao salientar que o requerimento não especificava os fatos a serem apurados. “Se a comissão não chegou a ser formada como juntaríamos documento”, questiona. “Eu creio que os documentos deveriam ser juntados a partir do início das investigações”.
Diante das suposições de dos ouvintes de que houve um acordo entre o prefeito de Petrolina Julio Lossio (PMDB) e o Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho (PSB) para suspender os inquéritos, o assessor da Prefeitura de Petrolina Daniel Campos contestou as colocações de populares. “O prefeito não titubeou e chegou a orientar a bancada de situação a assinar a CPI porque não tem nada a esconder. O que não pode é o prefeito ser acusado de ser desfavorável a CPI do São João e favorável a do HUT ou que uma proposta veio para atrapalhar a outra”, pontua o assessor.
Antes de encerrar a entrevista, Ronaldo lamenta o sepultamento da CPI. “A Câmara precisa acordar e elaborar projetos em benefício da população. Os nobres colegas estão deixando a desejar. A Câmara não pode apenas fazer esses estardalhaços que vem acontecendo nas sessões”, critica. (GrandeRioFM)

Blog do Bill Art´s

Pacientes de menor gravidade são a maioria dos atendimentos na UPA24H

image 

Os atendimentos de urgência/emergência realizados na UPA 24H, gestão IMIP, começaram no último dia 30 de julho e, desde então, a grande maioria dos pacientes atendidos são da menor grau de gravidade. Em números obtidos entre os dias 30 de julho e 15 de agosto, exatos 67% dos atendidos são da faixa verde. A faixa amarela, intermediária, são 22%. O restante, 11%, são para os pacientes da faixa vermelha. Estes necessitam de atendimento imediato.
A UPA24h tem como caráter de atendimento a classificação de risco, que é entendida como uma necessidade para melhor organizar o atendimento, garantindo que seja resolutivo e humanizado. É um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de atendimento médico,de acordo com o grau de risco.
Esse processo se dá mediante escuta das queixas e tomada de decisão baseada em protocolo.
Ao chegar na UPA, o usuário é acolhido pelos funcionários da portaria/recepção e encaminhado para fazer a ficha de atendimento.
Após a sua identificação, o usuário é encaminhado para a Classificação de Risco onde é acolhido pelo auxiliar de enfermagem e enfermeiro que, utilizandoinformações dadas por ele, se baseia no protocolo e classifica o usuário em:
- VERMELHO, ou seja, emergência (será atendido imediatamente na sala de emergência);
- AMARELO, ou seja, urgência (será atendido com prioridade sobre os pacientes classificados como VERDE, no consultório ou leito da sala de observação);
- VERDE, ou seja, sem risco de morte imediato (somente será atendido após todos os pacientes classificados como VERMELHO e AMARELO); e
- AZUL, ou seja, quadro crônico ou caso social (deverá ser preferencialmente encaminhado para atendimento em Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou atendido pelo Serviço Social) e se desejar poderá ser atendido após todos os pacientes classificados como VERMELHO, AMARELO e VERDE
Observação importante: Todos os pacientes classificados serão atendidos pela Equipe de Saúde da UPAE pela ordem de gravidade e não pela ordem de chegada do paciente na unidade.
A enfermeira Marta Poliana, do Núcleo de Educação Permanente de Epidemiologia (NEPE), está realizando, desde o último dia 10, pequenas palestras para os pacientes que aguardam atendimento no local. Com o objetivo de utilizar esse encontro para esclarecer o cidadão a respeito do atendimento de urgência/emergência por classificação de risco e mostrar a importância do atendimento pela condição clínica do paciente. Os pacientes são bem atenciosos, participativos e compreendem a importância dessa forma de atendimento”, explica.
Dr Etiel Lins, chefe médico da UPA24h, explica que alguns pacientes, por não compreenderem o novo formato de atendimento, continuam questionando quando algum paciente é atendido mesmo chegando depois na unidade. “A gente mostra aos pacientes a importância do atendimento pelos critérios de classificação de risco”, conta.
A UPA24H funciona todos os dias e conta com três médicos de plantão por 24h. Para ser atendido, basta que o paciente se dirija até a unidade que fica na Av. Honorato Viana, próximo ao HGU.
Dalmir Campos
Assessoria de Comunicação / ASCOM
UPA24h/UPAE – Petrolina/PE
Gestão IMIP

Blog do Bill Art´s

Julio Lossio recebe representante do Lions Club Petrolina


imagem 

O prefeito Julio Lossio recebeu na tarde desta terça (27), no gabinete da Prefeitura Municipal de Petrolina, membros da Associação Lions Club Petrolina Centro.
Na ocasião a presidente da entidade, Nilza Campos, acompanhada do presidente da Organização Social Comunitária, Raimundo Fonseca, e da presidente da comissão Educação, Cultura e Civismo, Luzia Gurgel, discutiram, juntamente com o gestor municipal, as principais necessidades da Vila Lions/Jardim Petrópolis.
Ascom PMP

Blog do Bill Art´s

Atletas petrolinenses são destaques no Circuito Pernambucano de Paraesportes


imagemEsta segunda-feira (26) foi marcada por vitórias em Petrolina. O corredor, filho da terra, Josualdo Coelho, 24, conquistou duas medalhas de ouro na etapa regional do Circuito Pernambucano de Paraesportes, que acontece no Sesi durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. O evento é promovido pela secretaria de Esportes do Estado de Pernambuco, em parceria com a secretaria de Acessibilidade de Petrolina.
O atleta ficou em primeiro lugar nos 1.500m e nos 800m, categoria T37, bem à frente dos demais concorrentes. Com esse resultado, o paratleta disputará a fase final do Circuito marcada para o próximo mês em Garanhuns.
O corredor Francisco Daniel, de 21 , recordista parapan-americano, também atraiu olhares durante a competição. Daniel venceu os 1.500m, categoria T11, com o tempo de 4min48seg. O tempo ficou abaixo da sua performance no Parapan do México, quando ele cravou 4min50seg. O recorde só não será homologado porque a pista não é oficial.
“Estamos bastante felizes com o resultados dos nossos atletas. O esporte é um grande incentivo para que a vida dessas pessoas melhore cada vez mais”, frisa a secretária de Acessibilidade de Petrolina, Rosemary Andrade.
Nesta terça-feira (27), serão realizadas as provas de natação e as partidas do tênis de mesa, no Centro de Esportes e Lazer. O futebol de 5 também está na programação e as partidas acontecerão no SESI Petrolina.
Texto: Alinne Torres / Com informações da Secretaria de Acessibilidade

Blog do Bill Art´s

Petrolina investe na fabricação de vassouras feitas com garrafa PET




imagem 
Criatividade e reciclagem podem se tornar grandes aliadas quando o assunto é preservar o meio ambiente. Além de ser uma inovação, a ideia pode gerar iniciativas empreendedoras e aumentar a renda de diversas famílias. Em Petrolina, a secretaria de Infraestrutura em parceria com a Organização Não Governamental ECOVALE, iniciou a fabricação de vassouras com garrafas PET coletadas nas ruas da cidade.
A ação está dentro das atividades do programa Coleta Seletiva implantado na cidade desde 2011. Ao todo 20 pessoas estão envolvidas no trabalho, sendo que por semana 200 vassouras são produzidas.
“Este é mais um trabalho de reciclagem que está sendo desenvolvido em Petrolina. A nossa missão é contribuirmos com a preservação da natureza e ajudar a comunidade a ganhar uma renda extra no final do mês” ressalta um dos membros da ECOVALE, Rosivaldo de Souza.
De acordo com Rosivaldo, o projeto de reciclagem também englobará a produção de sabão, sabonete e detergente com óleo de cozinha. A produção será desenvolvida pela Cooperativa dos Catadores de Petrolina Renascer, Cooperativa dos Catadores e Materiais Recicláveis do Raso da Catarina (COOMARCA) e a Associação de Agentes Ambientais de Petrolina (ASAGAMP).
“No próximo mês vamos iniciar em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) o treinamento com as cooperativas envolvidas para a produção de sabão, sabonete e detergente feitos com óleo de cozinha. Sendo que nós já estamos recolhendo o óleo de cozinha em condomínios e empresas . Certamente é mais uma atividade que reduzirá os danos provocados no meio ambiente.”, frisa Souza.
As vassouras recicláveis são comercializadas em empresas que fazem a varrição das ruas e avenidas de Petrolina, bem como nas escolas e condomínios. Mas a comunidade também pode adquirir o objeto. Para isso é necessário se dirigir até a sede da ECOVALE, bairro Caminho do Sol, Rua Cassimiro Gomes (antigo prédio da secretaria de Educação). A unidade custa apenas R$ 8.
Já as pessoas que não sabem como descartar o óleo de cozinha utilizado na preparação dos alimentos também podem se dirigir a ECOVALE e fazer a entrega do material.
Ascom PMP

Blog do Bill Art´s

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...