Os
atendimentos de urgência/emergência realizados na UPA 24H, gestão IMIP,
começaram no último dia 30 de julho e, desde então, a grande maioria dos
pacientes atendidos são da menor grau de gravidade. Em números obtidos entre os
dias 30 de julho e 15 de agosto, exatos 67% dos atendidos são da faixa verde. A
faixa amarela, intermediária, são 22%. O restante, 11%, são para os pacientes
da faixa vermelha. Estes necessitam de atendimento imediato.
A
UPA24h tem como caráter de atendimento a classificação de risco, que é
entendida como uma necessidade para melhor organizar o atendimento, garantindo
que seja resolutivo e humanizado. É um processo dinâmico de identificação dos
pacientes que necessitam de atendimento médico,de acordo com o grau de risco.
Esse
processo se dá mediante escuta das queixas e tomada de decisão baseada em
protocolo.
Ao
chegar na UPA, o usuário é acolhido pelos funcionários da portaria/recepção e
encaminhado para fazer a ficha de atendimento.
Após a
sua identificação, o usuário é encaminhado para a Classificação de Risco onde é
acolhido pelo auxiliar de enfermagem e enfermeiro que, utilizandoinformações
dadas por ele, se baseia no protocolo e classifica o usuário em:
-
VERMELHO, ou seja, emergência (será atendido imediatamente na sala de
emergência);
-
AMARELO, ou seja, urgência (será atendido com prioridade sobre os pacientes
classificados como VERDE, no consultório ou leito da sala de observação);
-
VERDE, ou seja, sem risco de morte imediato (somente será atendido após todos
os pacientes classificados como VERMELHO e AMARELO); e
- AZUL,
ou seja, quadro crônico ou caso social (deverá ser preferencialmente
encaminhado para atendimento em Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua
residência ou atendido pelo Serviço Social) e se desejar poderá ser atendido
após todos os pacientes classificados como VERMELHO, AMARELO e VERDE
Observação
importante: Todos os pacientes classificados serão atendidos pela Equipe de
Saúde da UPAE pela ordem de gravidade e não pela ordem de chegada do paciente
na unidade.
A
enfermeira Marta Poliana, do Núcleo de Educação Permanente de Epidemiologia
(NEPE), está realizando, desde o último dia 10, pequenas palestras para os
pacientes que aguardam atendimento no local. Com o objetivo de utilizar esse
encontro para esclarecer o cidadão a respeito do atendimento de
urgência/emergência por classificação de risco e mostrar a importância do
atendimento pela condição clínica do paciente. Os pacientes são bem atenciosos,
participativos e compreendem a importância dessa forma de atendimento”,
explica.
Dr
Etiel Lins, chefe médico da UPA24h, explica que alguns pacientes, por não
compreenderem o novo formato de atendimento, continuam questionando quando
algum paciente é atendido mesmo chegando depois na unidade. “A gente mostra aos
pacientes a importância do atendimento pelos critérios de classificação de
risco”, conta.
A
UPA24H funciona todos os dias e conta com três médicos de plantão por 24h. Para
ser atendido, basta que o paciente se dirija até a unidade que fica na Av.
Honorato Viana, próximo ao HGU.
Dalmir
Campos
Assessoria
de Comunicação / ASCOM
UPA24h/UPAE
– Petrolina/PE
Gestão
IMIP
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