quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Janeiro é o mês com mais casos da Covid-19 no Brasil, seguido por dezembro

 

Região Nordeste apresenta aumento na média móvel de mortes pela doença


Teste da Covid-19 - Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Janeiro, ainda incompleto, já é o mês com mais registro de casos da Covid-19 no Brasil, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa. Do dia 1º até esta quinta-feira (28), foram 1.386.005 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no País. O segundo mês com mais infecções é dezembro de 2020, com 1.339.503 infecções registradas.

Em terceiro e quarto lugares estão julho (1.257.813 casos) e agosto (1.244.603). Especialistas já alertavam que a pandemia apresentava sinais de crescimento em dezembro e que as comemorações de fim de ano - com reuniões familiares e festas - poderiam agravar ainda mais a situação da Covid-19 no País no começo de 2021, como de fato vem se observando.

Além do recorde de casos, o País também registrou, nesta quinta, o terceiro maior número diário de mortes, 1.439, de acordo com o consórcio. À frente, só estão o dia 29 de julho, com 1.554 óbitos, e 4 de junho, com 1.470.

O grupo também contabilizou 60.301 casos da doença, nesta quinta, chegando, dessa forma, a 9.060.786 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia e a 221.676 os mortes pela doença.

O Nordeste é a única região do País no momento que apresenta situação de crescimento (de 139%) da média móvel de mortes em relação a 14 dias atrás. O Centro-Oeste, por sua vez, é a única em queda.

Os dados do consórcio são fruto de uma colaboração inédita entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus no País. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Além dos dados diários, a Folha de S.Paulo também mostra a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.

De acordo com os dados coletados até as 20h, a média de mortes nos últimos sete dias é de 1.063. O valor da média representa um aumento de 6% em relação ao dado de 14 dias atrás e, com isso, uma situação de estabilidade na média. (Por Folhapress  ).


BLOG DO BILL NOTICIAS

OAB pede investigação do vazamento de dados de 220 milhões de pessoas

 

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) investigue o vazamento de dados de mais de 220 milhões de brasileiros. As informações foram disponibilizadas para venda na internet, e o episódio foi noticiado em veículos de comunicação.

No ofício enviado à ANPD, a Ordem dos Advogados manifesta preocupação com o vazamento, que compreende uma base de CPFs em número superior ao da população brasileira. São 37 bases de dados que abarcam nome, endereço, foto, score de crédito, renda, situação na Receita Federal e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Parte dos dados, como nome e CPF, foi publicada na internet gratuitamente. Já o conjunto completo dos registros está sendo vendido em fóruns da rede.

“O ocorrido submete praticamente toda a população brasileira a um cenário de grave risco pessoal e irreparável violação à privacidade e precisa ser investigado a fundo pelas autoridades competentes, em particular por essa agência”, destaca o ofício da OAB.

A Ordem dos Advogados ressalta que não houve notícia sobre medidas adotadas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados sobre o incidente. O ofício lembra que a Lei Geral de Proteção de Dados (No 13.709 de 2018) atribui à ANPD a responsabilidade de fiscalizar agente de tratamento, inclusive por meio de auditorias, e pede que o órgão tome providências.

Segundo a presidente da Comissão de Proteção de Dados da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio de Janeiro, Estela Aranha, este pode ser o maior vazamento de dados da história do país, não somente em número de pessoas mas também na diversidade de informações.

Estela diz que a primeira tarefa é investigar como o vazamento ocorreu e quem está por trás dele para responsabilizar o controlador do banco de dados. Ela acrescenta que, emergencialmente, é preciso ter também um plano de contingência, com as medidas que precisam ser tomadas para reduzir os riscos para as pessoas cujas informações foram vazadas ou colocadas à venda.

“A primeira é informar amplamente os titulares dos dados sobre os riscos envolvidos e quais medidas podem ser tomadas para mitigar possíveis danos. Outra é que deve recair sobre o controlador dos dados a responsabilidade por tais medidas”, explica a advogada.

Segundo Estela, nos Estados Unidos, houve um episódio de grande vazamento da empresa Equifax que terminou com um acordo para a criação de um fundo de US$ 420 milhões direcionados ao ressarcimento das perdas das vítimas.

Como a Autoridade Nacional de Proteção de Dados foi efetivamente instituída há alguns meses, Estela Aranha defende a busca de parceria desta com outras instituições, como a Polícia Federal e a Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça.

Origem

Não há comprovação de onde os dados teriam saído. Para o diretor da Associação Data Privacy Brasil, Rafael Zanatta, ou o responsável reuniu todas essas informações, ou elas foram obtidas de alguma base.

Há uma suspeita de que tais informações poderiam ter vindo da Serasa Experian, que trabalha com análise de crédito. A hipótese foi motivada pelo fato de terem sido encontradas semelhanças entre os dados vazados e os usados pela empresa. A Serasa negou que os dados tenham vazado de sua base.

Para Zanatta, a prioridade agora é investigar a origem para avaliar as formas de responsabilização de quem está por trás do vazamento, partindo dos indícios já existentes. Ele entende que seria necessário “delimitar, por meio de auditoria da ANPD, os servidores da Serasa e as bases [vazadas] para responder qual o grau de similitude”.

Zanatta explica que, no caso das pessoas que tiveram dados vazados ou comercializados, ainda não há nada que possa ser feito enquanto não forem encontrados os responsáveis, mas argumenta que é para além da ANPD e que outros entes públicos, como o Congresso Nacional, podem debater medidas para mitigar os efeitos do vazamento e evitar novos incidentes como este.

ANPD

Em nota à Agência Brasil, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados respondeu que, desde que tomou conhecimento do incidente, “destacou todo seu quadro técnico para analisar, com base na LGPD, os aspectos que cercam o ocorrido”.

A autoridade diz que já recebeu informações do Serasa e oficiou a Polícia Federal, a empresa Psafe, que encontrou o vazamento, o Comitê Gestor da Internet no Brasil e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Senacon

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) instaurou procedimento para averiguação do caso. A Serasa Experian foi notificada para informar se os dados saíram de sua base ,ou de operadoras que tratam informações a seu mando, e por quanto tempo os dados ficaram expostos.

No inquérito, a Senacon quer saber também quem teve acesso aos dados vazados, quais informações foram acessadas e que medidas foram adotadas para melhorar a segurança e proteção da informação destes indivíduos. A Senacom deu 15 dias para que a Serasa respondesse aos questionamentos. (
Por: Agência Brasil /Por: Jonas Valente).



Covid-19: morre segundo paciente transferido do Amazonas para o Recife

 

Morreu, na manha desta quinta-feira (28), mais um paciente transferido do Amazonas para o Recife para tratamento da Covid-19. Dessa vez, o óbito ocorreu no Hospital de Referência à Covid-19 (Alfa), localizado em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. 

O paciente, um homem de 64 anos, chegou ao hospital na madrugada da terça-feira (26), sendo internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com o agravamento do quadro, precisou ser intubado, mas acabou não resistindo. 

O primeiro óbito entre os pacientes transferidos para o Recife aconteceu na quarta (27), também de um homem, de 50 anos, que estava na UTI do Hospital das Clínicas.

Desde o último final de semana, Pernambuco já recebeu 26 amazonenses. Desses, 24 ainda se encontram internados, sendo 12 em cada uma das unidades já citadas. 

Os corpos das duas vítimas fatais serão transportados pelo governo do Amazonas e pelo Ministério da Saúde, após os trâmites legais. O estado do Norte do País vive um colapso no sistema de saúde por conta do número elevado de casos da Covid-19 e da falta de insumos necessários para o tratamento, sobretudo oxigênio. (Por Portal Folha de Pernambuco).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Alemanha quer restringir voos com Brasil, África do Sul e Portugal

 

Foto: ROSLAN RAHMAN / AFP

A Alemanha planeja uma redução drástica do tráfego aéreo com Reino Unido, Brasil, África do Sul e Portugal, países que Berlim, considera mais afetados pelas novas variantes do coronavírus, anunciou o ministro alemão do Interior, Horst Seehofer, nesta quinta-feira (28).


"Nós nos concentramos nas zonas de mutação (do vírus) para essa proposta de restrição de viagem", declarou Seehofer à imprensa, acrescentando que um projeto nesse sentido deve ser apresentado amanhã (29/1) pelo governo alemão.

O governo alemão apresentará na sexta um projeto de regulamentação a esse respeito, acrescentou, explicando que haverá poucas exceções. "Sou a favor de uma regra muito restritiva", disse o ministro.

"A decisão básica é que não queremos nenhum tráfego, nenhuma entrada de zonas de mutação em nosso território e estamos examinando do ponto de vista da proporcionalidade quais exceções são indispensáveis", explicou Seehofer, citando em particular a necessidade de manter cadeias de fornecimento.

Outros países poderão ser adicionados à lista de restrições de voo dependendo da evolução das variantes em seu território.

"Estamos tentando definir qual país é uma zona de mutação, que é menos uma decisão política do que técnica", tarefa encomendada às autoridades sanitárias alemãs.

O número diário de novas infecções na Alemanha está em tendência de queda nos últimos dias, ficando abaixo de 10 mil, após novas restrições planejadas até meados de fevereiro.

A taxa de incidência de sete dias caiu abaixo de 100 casos por 100 mil nacionalmente nesta quinta-feira, pela primeira vez em três meses. (Por: AFP).


PATRIMÔNIO - Igreja submersa de Petrolândia, no Sertão pernambucano, será tombada

 

Com o início do processo, o local passa a fazer parte da lista de espaços preservados e não pode mais sofrer alterações em sua estrutura (Foto: Peu Ricardo/DP)

A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, localizada em Petrolândia, no Sertão pernambucano, que se tornou um ponto turístico do estado por estar submersa, será tombada. As ruínas da edificação, que foi inundada em 1987 em razão da construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, tornaram-se um marco da história local de grande interesse para estudiosos. O pedido de tombamento realizado pelo Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH) foi acatado pela Fundarpe nesta semana.

Com o início do andamento para transformação da igreja em patrimônio histórico, o local já passa a ser parte da lista de espaços preservados e não pode mais sofrer alterações ou destruição em sua estrutura. O próximo passo do processo de tombamento será a realização de um levantamento detalhado, realizado pela Gerência de Patrimônio Cultural da Fundarpe, que irá buscar informações da edificação (fotos, plantas, publicações, documentos, entre outros registros) para fundamentar o parecer técnico a ser apresentado ao Conselho Estadual de Preservação Cultural. Não há prazo determinado para a finalização da avaliação.

A decisão de acatar o pedido de tombamento da estrutura está no Diário Oficial do Estado do dia 12 de janeiro. O protocolo registrado em novembro foi motivado ainda por conta de uma apresentação musical realizada no local em setembro. O som alto, o uso de fogos de artifício e a estrutura montada para a realização do evento revoltaram moradores de Petrolândia, que participaram de abaixo-assinado incluído na solicitação de tombamento apresentada pelo IGH.

“Já havíamos recebido pedidos anteriores de tombamento da igreja, mas este foi muito bem documentado, embasado, e atendeu aos requisitos”, explicou Neide Fernandes, gestora de Patrimônio Histórico da Fundarpe. Também faz parte do processo a notificação do proprietário da igreja, que é a Chesf. “A notificação será feita por cartório e o proprietário terá 30 dias para recorrer, se achar pertinente”, explicou Neide Fernandes. Inundação A igreja foi inundada juntamente com toda a cidade de Petrolândia para a construção do reservatório de Itaparica, dentro do sistema da Hidrelétrica Luiz Gonzaga.

Apenas a cúpula ficou visível e hoje é visitada por dezenas de pessoas, todos os dias, a bordo de embarcações turísticas. A construção, iniciada em 1940, jamais chegou a ser concluída e o que pode ser visto hoje são as ruínas de sua obra. Toda a população do município foi transferida para uma outra área, onde foi construída uma cidade planejada, chamada oficialmente de Nova Petrolândia.(
Por: Viver/Diario).



BLOG DO BILL NOTICIAS

Defesa emite nota para explicar gastos do governo com alimentação

 

Foto: Reprodução

Depois da divulgação, pelo site Metrópoles, de gastos do governo com alimentação no ano passado, o Ministério da Defesa divulgou uma nota, nesta quarta-feira (27), às 20h, explicando que as Forças Armadas devem, por lei, prover alimentação aos militares em atividade. “Ao contrário dos civis, os militares não recebem qualquer auxílio alimentação. O efetivo de militares da ativa é de 370 mil homens e mulheres, que diariamente realizam suas refeições, em 1,6 mil organizações militares espalhadas por todo o país”, esclareceu o ministério.

Segundo a nota, o valor da etapa comum de alimentação, desde 2017, é de R$ 9 por dia, por militar. Com esses recursos são adquiridos os gêneros alimentícios necessários para as refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar). “Esse valor não é reajustado há três anos”, afirmou.


A justificativa para os valores, principalmente com leite condensado, de R$ 15 milhões, é que “as Forças Armadas têm a responsabilidade de promover a saúde da tropa por meio de uma alimentação nutricionalmente balanceada, em quantidade e qualidade adequadas, composta por diferentes itens”.

“O leite condensado é um dos itens que compõem a alimentação por seu potencial energético. Eventualmente, pode ser usado em substituição ao leite. Ressalta-se que a conservação do produto é superior à do leite fresco, que demanda armazenamento e transporte protegido de altas temperaturas”, explicou.

A Defesa informou que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro consome em média 5,6 gramas de doce à base de leite por dia. “Por se tratar de um contingente eminentemente jovem, o consumo, eventualmente, pode ser até um pouco superior”, informou.

Higiene bucal

Sobre as gomas de mascar, que custaram aos cofres públicos R$ 2,2 milhões em 2020, a pasta disse que “o produto ajuda na higiene bucal das tropas, quando na impossibilidade de escovação apropriada, como também é utilizado para aliviar as variações de pressão durante a atividade aérea”.

Por fim, a nota destacou que, em 2020, as Operações Covid-19 e Verde Brasil 2 demandaram um enorme esforço das tropas diuturnamente. "Só no combate à pandemia, mais de 34 mil militares atuaram diariamente em todo o território nacional."

Para o ministério, portanto, “considerando o efetivo das Forças Armadas, é natural que os totais de gêneros, quando somados, apresentem valores compatíveis com sua missão e tarefas”. (

Por: Correio Braziliense

 

Por: Simone Kafruni).




União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...