quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Janeiro é o mês com mais casos da Covid-19 no Brasil, seguido por dezembro

 

Região Nordeste apresenta aumento na média móvel de mortes pela doença


Teste da Covid-19 - Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Janeiro, ainda incompleto, já é o mês com mais registro de casos da Covid-19 no Brasil, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa. Do dia 1º até esta quinta-feira (28), foram 1.386.005 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no País. O segundo mês com mais infecções é dezembro de 2020, com 1.339.503 infecções registradas.

Em terceiro e quarto lugares estão julho (1.257.813 casos) e agosto (1.244.603). Especialistas já alertavam que a pandemia apresentava sinais de crescimento em dezembro e que as comemorações de fim de ano - com reuniões familiares e festas - poderiam agravar ainda mais a situação da Covid-19 no País no começo de 2021, como de fato vem se observando.

Além do recorde de casos, o País também registrou, nesta quinta, o terceiro maior número diário de mortes, 1.439, de acordo com o consórcio. À frente, só estão o dia 29 de julho, com 1.554 óbitos, e 4 de junho, com 1.470.

O grupo também contabilizou 60.301 casos da doença, nesta quinta, chegando, dessa forma, a 9.060.786 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia e a 221.676 os mortes pela doença.

O Nordeste é a única região do País no momento que apresenta situação de crescimento (de 139%) da média móvel de mortes em relação a 14 dias atrás. O Centro-Oeste, por sua vez, é a única em queda.

Os dados do consórcio são fruto de uma colaboração inédita entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus no País. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Além dos dados diários, a Folha de S.Paulo também mostra a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.

De acordo com os dados coletados até as 20h, a média de mortes nos últimos sete dias é de 1.063. O valor da média representa um aumento de 6% em relação ao dado de 14 dias atrás e, com isso, uma situação de estabilidade na média. (Por Folhapress  ).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...