quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Após impasse, Câmara elege nova Mesa Diretora da Casa

 

Eleição foi adiada duas vezes e só aconteceu depois de acordo

Michael Jesus/Câmera do Deputados

A Câmara dos Deputados elegeu hoje (3) os novos integrantes da Mesa Diretora da Casa. O pleito ocorreu após o impasse entre o novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e partidos integrantes do bloco que apoiava a candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que adiou por duas vezes  a escolha dos membros. Os novos integrantes atuarão no o biênio 2021-2022.

A Mesa Diretora é composta por seis membros titulares (dois vice-presidentes, quatro secretários) e quatro suplentes. Esse colegiado é responsável pela condução dos trabalhos legislativos e também pelas decisões administrativas que envolvem a Câmara.

A ocupação das vagas é feita levando em consideração a proporcionalidade das bancadas e dos partidos. Os nomes dos candidatos são indicados pelas legendas. É vedada a reeleição.

Pelo regimento, também é permitido que deputados do mesmo partido ou bloco se lancem como candidatos avulsos (sem o apoio de partidos).

Acordo

Após o pleito ter sido adiado duas vezes, foi fechado um acordo, na noite de terça-feira, com os líderes partidários em torno da composição da mesa e definida a realização da eleição para a manhã desta quarta-feira.

Pelo acordo firmado ontem (2),  a 1ª Vice-Presidência fica com o PL; a 2ª Vice-Presidência com o PSD; a 1ª secretaria com o PSL; a 2ª secretaria com o PT; a 3ª secretaria com o PSB e a 4ª secretaria com o Republicanos. A primeira suplência ficará com o PDT, a as demais serão distribuídas na ordem para o DEM, PV e o PSC.

A eleição, que estava marcada para as 10h, começou pouco antes das 11h . No total, 21 urnas eletrônicas foram distribuídas pelo plenário e pelos salões Verde e Nobre, todos com acesso restrito aos parlamentares. Foram eleitos os seguintes deputados:

- 1ª Vice-Presidente: Marcelo Ramos – (PL-AM), com 396 votos;
- 2° Vice presidente: André de Paula (PSD-PE), com 270 votos;

- 1° Secretário: Luciano Bivar (PSL-PE), com 298 votos;

- 2° Secretário: Marília Arraes (PT-PE) com 192 votos (em segundo turno)

- 3° Secretário: Rose Modesto (PSDB-MS), com 398 votos;

- 4° Secretário: Rosângela Gomes (Republicanos-RJ), com 418 votos.

Foram eleitos também os seguintes suplentes: Eduardo Bismarck (PDT-CE) com 358 votos, Gilberto Nascimento (PSC-SP) com 354 votos, Alexandre Leite (DEM-SP) com 313 votos, e Cássio Andrade (PSB-PA) com 202 votos. Este último concorreu de forma avulsa e venceu o correligionário Marcelo Nilo (PSB-BA), indicado pela bancada do PSB.

O cargo da 2ª secretaria teve uma disputa acirrada entre deputados do PT. O candidato indicado pela bancada do partido, João Daniel (166 votos) não conseguiu a maioria absoluta dos votos e teve que disputar a vaga em segundo turno com a deputada Marília Arraes (172 votos), que concorreu de forma avulsa. No segundo turno, Marília manteve a vantagem e foi escolhida para o cargo, obtendo 192 votos. João Daniel teve 168 votos. (Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Claudia Felczak



Suspeita de crime, Flordelis agora é titular da Secretaria da Mulher na nova composição da Câmara

Flordelis também ganhou um aceno de Bolsonaro, que assegurou R$ 10,1 milhões em emendas, segundo a Veja

A deputada federal Flordelis (PSD), ré por suspeita de participar da morte do marido, o pastor Anderson do Carmo, em 2019, foi nomeada como titular da Secretaria da Mulher, de acordo com o site da Câmara dos Deputados. Na descrição do cargo, consta que ela iniciou nessa função nesta terça-feira (2).

A secretária da Mulher, Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), no entanto esclarfeceu ao Congresso em Foco que todas as deputadas mulheres são designadas como titular da Secretaria.

A parlamentar pode perder o mandato de deputada quando a investigação da Mesa Diretora. Isso encaminhar um relatório ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Mesmo assim, ela assumirá esse cargo, o que demonstra a distorção de valores éticos quando se trata de acomodar aliados políticos. 

Na última semana, em meio à escolha da presidência da Casa, Flordelis ganhou um aceno de Bolsonaro, que assegurou R$ 10,1 milhões em emendas à deputada, segundo reportagem da Veja.  O afastamento da deputada já tem o aval da Procuradoria de Justiça e a decisão final cabe aos desembargadores da 2ª Câmara Criminal. (Por Juliano Muta/folhape).

BLOG DO BILL NOTICIAS

Marília Arraes vence disputa pela segunda secretaria da Câmara Federal

 


A deputada federal Marília Arraes (PT-PE) venceu disputa pela segunda secretaria da Câmara Federal. Ela teve 192 votos contra 186 do petista João Daniel (PT). Ela é a terceira mulher a ocupar um espaço na atual composição da Mesa Diretora da Casa. A petista terá a companhia das deputadas Rose Modesto (PSDB-MS) e Rosângela Gomes (Republicanos-RJ). O feito histórico foi bastante comemorado pelas parlamentares após a votação. 

A pernambucana concorreu de forma avulsa o espaço na Mesa Diretora da Câmara Federal. O PT indicou oficialmente o nome de João Daniel (PT-SE) para a disputa, mas a parlamentar estava otimista e decidiu encarar na disputa.

No primeiro turno, Marília Arraes chegou a ter mais votos que os dois correligionários na disputa. Ela teve 172 votos contra 166 de João Daniel. Em terceiro lugar, o deputado Paulo Guedes (PT) teve 54 votos e não chegou a passar para a segunda etapa da eleição interna.

Após a eleição, Marília Arraes defendeu a participação da mulher na política. "É necessário entender que parlamentares mulheres têm, sim, a capacidade de ocupar espaços importantes e de decisão. Nossa eleição foi resultado de uma articulação intensa e democrática e demonstra a confiança que conquistamos nos últimos anos entre os colegas deputados da Casa", defendeu. 

"É importante destacar que nós, mulheres, assim como os jovens e outros representantes da minoria numérica que compõe o Parlamento, não podemos esquecer de que no ambiente legislativo existem muitas convenções, costumes e acordos, em todas as bancadas, independentemente de coloração partidária. E, infelizmente, a maioria dessas “regras comuns” não consideram a necessidade de se abrir espaços para nós. Por isso, minha eleição tem sim um significado muito importante”, analisou.

Segunda-Secretaria

A Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados é um dos cargos mais importantes e influentes da Casa e tem a responsabilidade de cuidar das relações internacionais da Câmara. Também é função do Segundo Secretário administrar os pedidos de passaportes diplomáticos dos demais deputados e criar relações com as embaixadas de outros países no Brasil. (Por Blog da Folha).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ração contaminada mata 110 cães nos EUA; produto foi enviado a outros países

 

Foto: Reprodução/Pixabay

 Pelo menos 110 cachorros domésticos morreram e outros 210 animais de estimação ficaram doentes após a ingestão de ração contaminada nos Estados Unidos. Segundo informações da Food and Drug Administration (FDA — agência similar à Anvisa do país), a fabricante Midwestern Pet Foods avisou por conta própria do risco de intoxicação causado por um lote da ração Sportmix.


O primeiro alerta para recolhimento de lotes do produto foi enviado em 30 de dezembro de 2020. Os relatos iniciais eram de 28 cães mortos e oito doentes após consumirem o produto. Os números seguem sendo atualizados pela FDA e podem ser maiores do que a centena registrada até agora. Isso porque, depois da realização de uma inspeção, o alerta foi estendido a todos os produtos alimentares produzidos pela Midwestern Pet Foods na fábrica localizada em Oklahoma.

Esse aviso vale para tudo o que foi produzido por lá com data de validade para 9 de julho de 2022 ou anterior. Para identificar produtos da fábrica de Oklahoma basta confirmar se há o número “05” no código do lote. São mais de mil lotes afetados, inclusive alguns exportados para outros países.

Fungo
O problema todo foi causado por uma contaminação por fungo, o Aspergillus flavus. Ele cresce em milho e outros grãos usados para compor as rações de animais de estimação e produz uma toxina chamada aflatoxina. Em altas concentrações, ela causa uma série de doenças nos pets e pode leva-los à morte, como nos casos relatados à agência.

Segundo a FDA, os principais sintomas da intoxicação por aflatoxina são lentidão, perda de apetite, vômitos, icterícia (tonalidade amarelada dos olhos ou gengivas devido a danos no fígado) e/ou diarreia. Pode ainda haver danos ao fígado, sem que o animal apresente outros sintomas.

O que fazer
A orientação é que varejistas devolvam o produto e não doem nem vendam os itens sob nenhuma hipótese. Já os donos de animais que receberam qualquer alimento da marca com a identificação indicada devem consultar o veterinário o mais rápido possível, ainda que os bichinhos não tenham apresentado sintomas. Também é preciso limpar tigelas e outros utensílios que entrem em contato com a ração com água sanitária.

Todos os consumidores e veterinários do país devem ainda registrar ocorrência de intoxicação relacionada ao caso na página da FDA.

Lista de países que podem ter recebido a ração contaminada

Bahrain, Barbados, Chile, Costa Rica, Curaçao, Chipre, República Tcheca, Equador, El Salvador, Polinésia Francesa, Gana, Guatemala, Honduras, Hong Kong, Islândia, Indonésia, Irlanda, Israel, Coréia, Kuwait, Líbano, Lituânia, Malásia, México, Nova Zelândia, Nicarágua, Panamá, Peru, Cingapura, Taiwan, Trinidad, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Uruguai e Vietnã. (Por: AFP).



Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA critica presença dos sistemas antimísseis S-400 russos na Turquia

 

Sistema S-400 russo (Foto: Sputnik / Sergei Malgavko)

O conselheiro "comunicou a intenção da administração Biden de fortalecer a segurança transatlântica através da Otan, expressando sua preocupação por a aquisição pela Turquia do sistema russo de mísseis terra-ar S-400 prejudicar a coesão e a eficácia da aliança", afirmou a Casa Branca.

Após a Turquia comprar o sistema russo, os EUA proibiram o país de adquirir os caças norte-americanos F-35 de quinta geração e impuseram sanções ao país através da chamada Lei de Combate aos Adversários da América Através de Sanções (CAATSA, na sigla em inglês).

As restrições foram direcionadas a quatro altos funcionários da SSB (Presidência da Indústria de Defesa), incluindo o seu presidente, Ismail Demir.

Anteriormente, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, prometeu analisar o impacto das sanções existentes e determinar "se pode fazer algo mais".

A Turquia firmou um contrato com a Rússia em dezembro de 2017 para adquirir diversos sistemas S-400. (Sputnik).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Operação da PF investiga desvios de verbas do SUS em Timbaúba/PE

Desde 2017 a PF apura provas que possam confirmar crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro que chegam a quantia total de R$ 7,9 milhões na cidade

Operação investiga desvios de verbas do SUS em Timbaúba/PE - Foto: Divulgação / PF

A cidade de Timbaúba, localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco, é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (3). O intuito é averiguar desvios milionários do Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados a contratos de fornecedores de material hospitalar e medicamentos entre 2013 e 2016. 

Desde 2017 a PF apura provas que possam confirmar crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro que chegam a quantia total de R$ 7,9 milhões na cidade. Inicialmente, após uma denúncia anônima e instauração do inquérito policial, a PF confirmou o favorecimento de uma distribuidora sediada em Timbaúba. Durante as investigações, foram confirmadas transações financeiras com empresas do grupo empresarial de um dos prefeitos da cidade à época dos fatos. 

Para averiguar as suspeitas sobre a prática de crime de fraude à competitividade em processos licitatórios, desvio de recursos públicos praticado por prefeitos e lavagem de dinheiro foram mobilizados 50 policiais federais. Na Operação Desmame, deflagrada nesta quarta, foram realizados mandados de busca e apreensão em dez endereços nas cidades de Recife, Olinda e Timbaúba. 

Os alvos da operação são políticos, empresários, servidores e ex-servidores da Prefeitura de Timbaúba, dentre os quais os prefeitos do município que se sucederam no período sob investigação. As penas pelos crimes, somadas, podem chegar a 26 anos de prisão. (Por Portal Folha de Pernambuco).


BLOG DO BILL NOTICIAS


Primeiro satélite 100% brasileiro será lançado no fim de fevereiro

 

Amazônia-1 será lançado em missão da agência espacial indiana ISRO

INEPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

O satélite Amazônia-1, o primeiro de observação da Terra projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil, será lançado no dia 28 de fevereiro, à 1h54 (horário de Brasília). O Amazônia-1 será lançado na missão PSLV-C51, da agência espacial indiana Indian Space Research Organisation (ISRO), às 10h24 (horário da Índia).

O satélite faz parte da chamada Missão Amazônia, criada para fornecer dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento, especialmente na região amazônica. A missão também vai monitorar a agricultura em todo o território nacional com alta taxa de revisita, buscando atuar em sinergia com os programas ambientais existentes.

Esse será o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto em operação junto ao CBERS-4 e ao CBERS-4A. Esses dois últimos foram desenvolvidos pelo Brasil em parceria com a China. O Amazônia-1 tem seis quilômetros de fios e 14 mil conexões elétricas. Trata-se de um satélite de órbita Sol síncrona (polar) que gerará imagens do planeta a cada cinco dias. Ele é capaz de observar uma faixa de aproximadamente 850 km, com 64 metros de resolução.

A vida útil do Amazônia-1 é de quatro anos. A missão ainda prevê o lançamento de mais dois satélites, o Amazônia-1B e o Amazônia-2.

“A Missão Amazônia irá consolidar o conhecimento do Brasil no desenvolvimento integral de uma missão espacial utilizando satélites estabilizados em três eixos, visto que os satélites de sensoriamento remoto anteriores foram desenvolvidos em cooperação com outros países”, afirmou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em nota.

“A indústria espacial brasileira terá ganho herança de voo nos equipamentos fabricados para o satélite, o que abre perspectivas para fornecimento a outros países e agências espaciais”, acrescentou o instituto. (Por Agência Brasil - Brasília).

Edição: Graça Adjuto




Biden promete "desfazer a vergonha" da separação de famílias da era Trump

O presidente também assinou ordens executivas para abordar as causas fundamentais da migração e da política de asilo



O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu na terça-feira à noite "desfazer a vergonha" herdada de seu antecessor Donald Trump: a separação de famílias migrantes na fronteira com o México, a grande maioria centro-americanas e pela qual centenas de crianças permanecem afastadas de seus pais.

"A administração anterior literalmente arrancou as crianças dos braços de suas famílias (...) sem nenhum plano em absoluto para reuni-los", afirmou o democrata ao assinar um decreto que cria um grupo de trabalho para localizar estes menores.

Biden também assinou ordens executivas para abordar as causas fundamentais da migração e da política de asilo, e para agilizar o sistema de imigração legal. 

As três iniciativas se somam a outras anunciadas em seu primeiro dia no cargo, com as quais pretende reverter o enfoque anti-imigração "Estados Unidos em primeiro lugar" de Trump. 

"Não estou fazendo uma nova legislação, estou eliminando as políticas ruins", disse o presidente democrata. 

Ao lado de Biden no Salão Oval estava Alejandro Mayorkas, que se tornou o primeiro latino e imigrante a comandar o Departamento de Segurança Interna (DHS), responsável por supervisionar a política migratória e fronteiriça do país.

Mayorkas, nascido em Havana há 61 anos e que chegou muito pequeno aos Estados Unidos ao lado dos pais refugiados, foi confirmado na terça-feira por 56 votos contra 43 no Senado. Ele será responsável por implementar as diretrizes de Biden.

"Espero com ansiedade sua liderança e trabalhar com o Congresso em muitos temas, incluindo o projeto de lei de imigração que, acredito, tem um grande apoio nas duas Câmaras", disse Biden.

Ao assumir a presidência, Biden enviou ao Congresso um projeto de lei para legalizar quase 11 milhões de estrangeiros sem documentos, mais da metade mexicanos e centro-americanos. Esta ambiciosa reforma migratória precisa superar, no entanto, a relutância de muitos republicanos. 

Como demonstração dos receios, o senador republicano Lindsey Graham lamentou os esforços de Biden para "suprimir parte dos avanços" de Trump contra a imigração ilegal. Ele afirmou que as medidas do presidente são "receitas para o desastre e criarão um fluxo na fronteira".

Em uma entrevista coletiva, a porta-voz de Biden, Jen Psaki, desestimulou qualquer viagem de migrantes aos Estados Unidos.

"Precisamos de tempo para colocar em prática um processo de imigração para que as pessoas possam ser tratadas com humanidade", disse.

O grupo de trabalho liderado por Mayorkas deverá identificar pais e filhos separados pela política de "tolerância zero" de Trump, instaurada entre 2017 e 2018.

Isto provocou a expulsão dos adultos que entraram de modo ilegal nos Estados Unidos e a permanência dos menores sob custódia federal. Diante da indignação nacional e internacional, Trump desistiu de aplicar a medida. Mas ao menos 1.000 famílias ainda podem estar separadas, segundo a organização de defesa dos direitos civis ACLU. (Por AFP).



BLOG DO BILL NOTICIAS

Líder do governo Bolsonaro, Ricardo Barros diz que prisão em 2ª instância só foi feita para tirar Lula da eleição

 

Ricardo Barros e Lula (Foto: Agência Brasil)

O deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo Bolsonaro na Câmara, criticou nesta terça-feira (2) a prisão após condenação em segunda instância.

Em entrevista à Rádio CBN, Barros, que é ex-ministro da Saúde do governo Michel Tetmer, disse que a medida foi criada com a finalidade específica de retirar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da eleição presidencial de 2018. “Nunca teve prisão em segunda instância no Brasil. Só teve para prender o Lula e tirá-lo da eleição. Foi um casuísmo”, disse Ricardo Barros.

A prisão após condenação em segunda instância foi fortemente defendida pelo ex-juiz Sérgio Moro e pelos procuradores da Lava Jato. Nessa segunda-feira (1), o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), tornou públicas mensagens trocadas entre Moro, Dallagnol e outros procuradores da Lava Jato que mostram o conluio para condenar o ex-presidente. 

Para o líder do governo Bolsonaro, a Lava Jato foi uma "quadrilha". “Não vamos permitir que as conversas do Intercept da Lava-Jato, que foram autenticadas pelo ministro Lewandowski, desapareçam. São crimes cometidos pela quadrilha da Lava-Jato”, afirmou Ricardo Barros. (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Prefeitura de Petrolina volta atrás e revoga pontos facultativos no Carnaval 2021

 

Foto: Ascom PMP/divulgação

A Prefeitura de Petrolina voltou atrás e decidiu revogar o decreto que determinava pontos facultativos para os órgãos da administração municipal durante o Carnaval deste ano. A medida seguiu orientações das autoridades sanitárias do Estado, com o intuito de evitar aglomerações no período da folia, que foi cancelada em virtude da pandemia de Covid-19.

Portanto, não haverá mais o ponto facultativo na segunda (15), terça (16) e quarta-feira (17). A decisão já foi publicada no Diário Oficial do Município.

Com a revogação, as repartições públicas municipais funcionarão normalmente nos dias que, tradicionalmente, seria comemorado o Carnaval. A medida tem como objetivo inibir viagens ou eventos que possam gerar aglomerações e, consequentemente, provocar um aumento no número de casos da Covid-19 na cidade.

No texto, o Poder Executivo destaca a necessidade de uma readequação do calendário de feriados, especialmente no que diz respeito aos pontos facultativos alusivos à folia, já que este ano não será festejada. (Via: Carlos Britto).


BLOG DO BILL NOTICIAS



Procurador de Justiça recomenda que promotores fiquem atentos para reprimir festas de carnaval

 

Ed Machado

Diante da proibição decretada pelo Governo do Estado para shows, blocos, festas ou qualquer outro tipo de atividade carnavalesca, o procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto Freitas, recomendou a promotoras e promotores de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com atribuição na defesa da saúde e criminal, que adotem as providências necessárias para fazerem cumprir as normas sanitárias federais, estaduais e municipais, impostas para o combate à pandemia de Covid-19.

Assim, devem apurar notícias, fiscalizar e buscar coibir eventos que causem aglomeração de pessoas, desrespeitando medidas de distanciamento social. Promotores e promotoras de Justiça precisam estar atentos à realização de qualquer manifestação carnavalesca nos municípios em que atuam, independentemente do número de participantes, que desrespeite protocolos setoriais, normas e regras sanitárias.

Além do mais, devem deixar claro àqueles que insistirem em descumprir as normas sanitárias que eles poderão responder pelo crime de infração de medida sanitária preventiva destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa (art. 268 do Código Penal).

“A aproximação do período carnavalesco, no qual as pessoas se confraternizam efusivamente, não só promovendo shows artísticos como também organizando-se através de blocos de rua, troças e outras manifestações tradicionais e espontâneas, típicas do período, são práticas que se enquadram nas vedações do Decreto Estadual 50.052/21, de 7 de janeiro deste ano, não podendo ocorrer face a grande probabilidade de incidência da transmissão do vírus do Covid-19”, explicou o procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto Freitas.

“Tanto os shows artísticos como os blocos de rua, as troças ou qualquer outra manifestação coletiva atraem grande número de pessoas que tendem a se aglomerar em um mesmo local, o que se torna extremamente perigoso em período de pandemia”, complementou o procurador-geral de Justiça. (Por Blog da Folha).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Abastecimento de oxigênio no Amazonas está equalizado, diz ministério

 

Ainda há sobra diária de 8 mil metros cúbicos do gás

Força Aérea Brasileira

O Ministério da Saúde informou, hoje (2), que a situação do abastecimento de oxigênio no Amazonas já é considerada normal: o consumo hospitalar diário de 80 mil metros cúbicos do gás está coberto, e há sobra de aproximada 8 mil metros cúbicos por dia.

Foi estabelecido um fluxo contínuo de chegada do gás por carretas vindas do Sul, Sudeste e Nordeste do país. Além disso, diariamente, dois voos da Força Aérea Brasileira (FAB) chegam a Manaus, carregados com o produto. De acordo com a assessoria de imprensa do ministério da Saúde, as ações executadas sob coordenação do ministro, Eduardo Pazuello, fazem parte de uma série de medidas para desafogar a rede hospitalar do estado.

Tanques

Ontem, foi iniciada operação para entregar, de avião, tanques isotérmicos com suplementação de oxigênio. Por via terrestre, é rotineira a chegada de carretas transportando tanques de oxigênio vindos da Venezuela, pela BR-174, e de outras regiões do Brasil, pela BR-319, contando com o auxílio de balsas para completar o trajeto, informou a assessoria do ministério.

Por via marítima/fluvial, o oxigênio é levado de navio para portos mais próximos, no caso é Belém (PA), onde o produto é envasado e embarcado em balsa para fazer o trajeto fluvial até Manaus. O carregamento de 90 mil metros cúbicos da operação realizada esta semana pela Marinha está sendo aguardado para chegada na capital do Amazonas nos próximos dias.

Usinas

O Ministério da Saúde e demais membros do comitê de crise elaboraram ainda um plano para implantação de 62 usinas destinadas ao crescimento da rede de abastecimento no interior. Desse total, 14 já se encontram em funcionamento e quatro estão em fase de implantação em Manaus e em outros municípios amazonenses. O plano contempla também a ampliação de mini usinas de oxigênio para a capital e o interior, visando reduzir a dependência das unidades de saúde do abastecimento externo.

Está também em andamento o processo de substituição da usina do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), que gera 670 metros cúbicos de gás por dia, por outra mais robusta, com capacidade para produzir 2,4 mil metros cúbicos por dia. O ministro da Saúde acredita que, com a estabilização do oxigênio, será possível promover a abertura de novos leitos na unidade, para atender os pacientes de covid-19.

Com apoio do Ministério da Saúde e do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), a empresa White Martins, que fornece oxigênio para o Amazonas, também trabalha para expandir a planta de produção de oxigênio. Segundo a companhia, a ampliação da capacidade da unidade vai permitir elevar a produção em mais 6 mil metros cúbicos/dia. 

 

O @minsaude
 tem empenhado esforços para apoiar o atendimento da população no estado e equilibrar o abastecimento de oxigênio hospitalar. 14 usinas geradoras de oxigênio instaladas em Manaus e no interior do Amazonas já estão funcionando.
Diversas usinas de oxigênio instaladas em Manaus e no interior do Amazonas já estão funcionando. - Ministério da Saúde

 

Próximos passos

Os esforços, a partir de agora, serão direcionados para ampliar a oferta de leitos e sanar as filas de espera. Nessa primeira fase, a previsão é abrir mais 150 leitos clínicos e 50 UTIs no estado. 

Em paralelo, o ministério trabalha em conjunto com o Ministério da Defesa e o governo estadual com objetivo de viabilizar a transferência de pacientes para tratamento em outros hospitais do país. Já foram feitas, até o momento, mais de 430 transferências. Os pacientes estão sendo acomodados em leitos de hospitais universitários, disponibilizados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e pelos governos estaduais.(Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro).

Edição: Claudia Felczak



BLOG DO BILL NOTICIAS






Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...