quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Operação da PF investiga desvios de verbas do SUS em Timbaúba/PE

Desde 2017 a PF apura provas que possam confirmar crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro que chegam a quantia total de R$ 7,9 milhões na cidade

Operação investiga desvios de verbas do SUS em Timbaúba/PE - Foto: Divulgação / PF

A cidade de Timbaúba, localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco, é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (3). O intuito é averiguar desvios milionários do Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados a contratos de fornecedores de material hospitalar e medicamentos entre 2013 e 2016. 

Desde 2017 a PF apura provas que possam confirmar crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro que chegam a quantia total de R$ 7,9 milhões na cidade. Inicialmente, após uma denúncia anônima e instauração do inquérito policial, a PF confirmou o favorecimento de uma distribuidora sediada em Timbaúba. Durante as investigações, foram confirmadas transações financeiras com empresas do grupo empresarial de um dos prefeitos da cidade à época dos fatos. 

Para averiguar as suspeitas sobre a prática de crime de fraude à competitividade em processos licitatórios, desvio de recursos públicos praticado por prefeitos e lavagem de dinheiro foram mobilizados 50 policiais federais. Na Operação Desmame, deflagrada nesta quarta, foram realizados mandados de busca e apreensão em dez endereços nas cidades de Recife, Olinda e Timbaúba. 

Os alvos da operação são políticos, empresários, servidores e ex-servidores da Prefeitura de Timbaúba, dentre os quais os prefeitos do município que se sucederam no período sob investigação. As penas pelos crimes, somadas, podem chegar a 26 anos de prisão. (Por Portal Folha de Pernambuco).


BLOG DO BILL NOTICIAS


RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...