sexta-feira, 28 de outubro de 2022

CNBB reforça pedido do papa Francisco por menos ódio nas eleições: 'templos foram profanados'

"O convite é para o exame de nossas atitudes, verificar se de fato há coerência com o evangelho de Jesus", diz mensagem do presidente Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Bolsonaristas causam tumultos em Aparecida (Foto: Reprodução)

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, divulgou um vídeo nesta sexta-feira (28) reforçando o pedido do papa Francisco por menos ódio, intolerância e violência no Brasil, em um contexto de eleições presidenciais acirradas.

"O papa Francisco, em preces à Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira do Brasil, pede à Maria Santíssima que nos livre do ódio, da intolerância e da violência. Vamos dar um basta aos sentimentos que estão contaminando o processo eleitoral, dividindo famílias e rompendo amizades. Até templos foram profanados com sacerdotes a serviço do altar desrespeitados", afirmou Dom Walmor.

Vale lembrar que em 12 de outubro, no Dia de Nossa Senhora Aparecida, Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores causaram tumultos na Basílica Nacional de Aparecida, bebendo álcool em locais sagrados, encurralando funcionários da TV Aparecida e vaiando o arcebispo Dom Orlando Brandes após ele afirmar que "o Brasil precisa vencer o dragão do ódio, da mentira, do desemprego, da fome e da incredulidade."

"Situações graves que refletem a ausência de senso crítico, inviabilizando o adequado exercício da cidadania. O convite é para o exame de nossas atitudes, verificar se de fato há coerência com o evangelho de Jesus que nos pede compromisso e amor fraterno, a não violência, o incansável serviço aos pobres e excluídos", acrescentou a mensagem da CNBB.

"Em profunda unidade com a mensagem do Papa Francisco, suplico à mãe Aparecida que interceda pelo povo brasileiro, livrando-nos do ódio, da intolerância e da violência, que haja paz, celeridade e esperança", concluiu o vídeo. 247.





BLOG DO BILL NOTICIAS

Fátima Bernardes declara seu apoio a Lula: “vote 13 com amor”

 Apresentadora gravou um vídeo especial para os indecisos


Fátima Bernardes e Lula (Foto: Reprodução | Ricardo Stuckert)

A apresentadora Fátima Bernardes gravou um vídeo declarando seu voto no ex-presidente Lula e mandou um recado especial para o eleitorado que ainda está indeciso sobre o voto. 

Ao reforçar seu apoio ao petista, ela destacou que Bolsonaro construiu toda sua narrativa baseando-se em fake news. Ela também reforçou as ações nocivas do mandatário. 

“Vote 13, mas vote com amor”, destacou. 247

Huck posta foto com Simone Tebet, que apoia Lula: 'remando na mesma direção'

Apresentador da Globo já havia se manifestado contra o candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL) em suas redes

Simone Tebet e Luciano Huck (Foto: Reprodução/Twitter/Luciano Huck)

O apresentador Luciano Huck divulgou nesta sexta-feira (28) em suas redes sociais uma foto ao lado da senadora Simone Tebet (MDB), ex-candidata a presidente da República que declarou apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno da eleição presidencial. 

"Remando na mesma direção. Pela democracia e por um Brasil mais afetivo e eficiente", escreveu Huck na legenda. 

Luciano Huck já havia se manifestado contra o candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL) em suas redes. 247

>>> Angélica: domingo eu vou votar no Lula

Lula afirma que "Bolsonaro terá de aceitar o resultado das urnas. Simples assim!"

"Depois da eleição o vencedor governa, quem perdeu se prepara para a próxima", disse o ex-presidente, que também afirmou: "o Brasil não aguenta mais quatro anos de Bolsonaro"

Lula e Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução | Reuters/Diego Vara | Ricardo Stuckert | Reuters/Ueslei Marcelino)

O ex-presidente Lula (PT), em entrevista à revista IstoÉ, afirmou que Jair Bolsonaro (PL) terá que aceitar o resultado das urnas: "simples assim!". Segundo pesquisas eleitorais, Lula é o favorito para vencer a corrida presidencial e retornar ao Palácio do Planalto.

"Depois da eleição o vencedor governa, quem perdeu se prepara para a próxima. É assim", disse o petista.

Roberto Jefferson

Lula comentou o episódio do ex-deputado bolsonarista Roberto Jefferson, que resistiu à prisão no último domingo (23) atirando contra policiais federais. Para ele, o caso mostra "o grau de insanidade que o país alcançou com Bolsonaro. Um sujeito, aliado de Bolsonaro, incentivado por declarações dele, que também disse que resistiria à prisão com tiros, que arremessa granadas e atira com fuzil contra policiais federais, é de uma gravidade sem tamanho".

O ex-presidente ainda destacou a tentativa de Bolsonaro de se descolar da imagem de Jefferson. "A primeira reação de Bolsonaro inclui justificar as ações desse cidadão com mentiras. E ele tem a cara de pau de dizer que não tem fotos dele com Roberto Jefferson, seu aliado até ontem, inclusive na dobradinha do padre Kelmon no debate. Como ele pode mentir de forma tão descarada? Há dezenas de fotos e vídeos dos dois juntos, de juras de amor de Jefferson para Bolsonaro".

Economia

Perguntado se dará um fim ao teto de gastos em um eventual novo governo, Lula foi direto: "ele já acabou".

"O governo Bolsonaro nunca respeitou o teto de gastos. Eu acho a responsabilidade fiscal importante. Eu pratiquei a responsabilidade fiscal nos meus governos, reduzimos a relação dívida e PIB e promovemos o crescimento, E fiz tudo isso porque sou responsável, coisa que aprendi de pequeno, com minha mãe. Não é um teto que gera responsabilidade. A pandemia foi um exemplo de como o teto de gastos não funciona. O País tem necessidades sociais urgentes, precisa investir para construir ativos e se desenvolver. Teremos que cuidar de tudo isso ao mesmo tempo, sem loucura. Buscando investimentos produtivos no exterior, conversando com governadores e prefeitos", explicou.

Questionado sobre a criação de uma nova âncora fiscal, Lula declarou: "eu pretendo governar com responsabilidade sobre as contas públicas, diante da situação que o governo Bolsonaro vai entregar, que será, tanto do ponto de vista social, quanto econômico, pior do que a que eu peguei em 2003. O que o Brasil ainda tem, diferente daquela época, são as reservas de mais de US$ 300 bilhões deixadas pelos governos do PT. Isso nos dá alguma estabilidade e segurança. E hoje eu sou mais experiente. Sei que terei que trabalhar muito, e conversar muito com a sociedade para o país voltar a crescer de verdade, acima da média mundial. Você pode ver pelos meus governos que melhoramos todos os indicadores de contas públicas".

Ainda que provocado, o ex-presidente novamente disse que não escolhe ministros, inclusive o da Fazenda, antes de ser eleito. "Eu não defino equipe antes de ganhar eleição. Uma coisa que eu sei que o Brasil não aguenta são mais quatro anos de Bolsonaro e Paulo Guedes". - BRASIL247.




BLOG DO BILL NOTICIAS

Paulo Marinho publica vídeo de Bebianno e ameaça Bolsonaro: "a noite promete"

Nesta sexta-feira, André Janones, que diz ter conteúdos explosivos do celular de Bebianno contra Bolsonaro, apresentou ao MP "provas e testemunhas irrefutáveis"

(Foto: ABr)

O empresário Paulo Marinho publicou nesta sexta-feira (28) no Twitter um vídeo do ex-ministro Gustavo Bebianno, morto em 2020, em tom de ameaça contra Jair Bolsonaro (PL): "a noite promete".

Bebianno, assim como Marinho, foi peça-chave da campanha de Bolsonaro em 2018. Marinho chegou a ceder o local que abrigou o comitê de campanha bolsonarista naquele ano. Já Bebianno foi alçado ao cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, mas rompeu com Bolsonaro ainda no início do governo.

Marinho, hoje, já declarou apoio à candidatura do ex-presidente Lula (PT) e recentemente se encontrou com o deputado federal André Janones (Avante-PT).

Janones diz ter obtido conteúdos explosivos do celular de Bebianno contra Bolsonaro e promete divulgá-los. Nesta sexta-feira, o parlamentar levou ao Ministério Público "provas e testemunhas irrefutáveis" contra Bolsonaro. 247.





BLOG DO BILL NOTICIAS

TSE dá direito de resposta a Lula e Jovem Pan terá de reconhecer que ex-presidente é inocente

"Não há dúvida: Lula é inocente", diz trecho do texto que terá de ser veiculado pela emissora bolsonarista

(Foto: Reprodução | ABR | REUTERS/Rodolfo Buhrer)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu direito de resposta ao ex-presidente Lula (PT) e a emissora bolsonarista Jovem Pan terá de reconhecer que o petista é inocente. A resposta de Lula será exibida nos programas "Morning Show" e "Os Pingos nos Is".

A decisão foi tomada em dois processos sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE.

Trecho do texto a ser veiculado pela emissora diz: "é necessário restabelecer a verdade: o Supremo Tribunal Federal confirmou a inocência do ex-presidente Lula derrubando condenações ilegítimas impostas por um juízo incompetente. A ONU reconheceu que os processos contra Lula desrespeitaram o processo legal e violaram seus direitos políticos. Lula venceu também 26 processos contra ele. Não há dúvida: Lula é inocente". 247.





BLOG DO BILL NOTICIAS

Fábio Faria desembarca do golpe das rádios e abandona farsa bolsonarista

"A falha era do partido, que percebeu o problema tardiamente", disse o ministro

Fábio Faria, ministro das Comunicações (Foto: Carolina Antunes - PR)

O ministro das Comunicações, Fábio Faria (PP), disse que o PL foi o culpado por não ter enviado a rádios algumas inserções eleitorais de Jair Bolsonaro (PL). A entrevista foi publicada nesta sexta-feira (28) pela coluna de Mônica Bergamo.

"A falha era do partido, que percebeu o problema tardiamente, e não do tribunal. Como havia pouco tempo para o TSE fazer uma investigação mais aprofundada, eu iniciei um diálogo com o tribunal em torno do assunto", disse Faria.

Rádios apontaram diferenças entre o que foi veiculado, e o número e os horários das inserções identificados pela auditoria Audiency, contratada pela campanha de Bolsonaro. As emissoras disseram ter gravações dos dias citados pela auditoria e que estão à disposição do Judiciário.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, extinguiu a ação da campanha do candidato à reeleição sobre inserções eleitorais não veiculadas. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

TSE suspende direito de resposta de Bolsonaro na campanha de Lula

A decisão do Corte Eleitoral vale até o julgamento de mérito das ações, que deve ocorrer em outra sessão convocada para as 19h desta sexta-feira (28)

(Foto: Reuters | Reprodução TSE)

Em sessão extraordinária nesta sexta-feira (28), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu direito de resposta da campanha do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) em programa (bloco e inserções de televisão) do candidato adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O conteúdo questionado associa uma fala de Bolsonaro sobre querer “todo mundo armado” ao aumento de acidentes domésticos com armas de fogo, de feminicídio e da violência em geral, com imagens fortes desses crimes. No pedido de direito de resposta, Jair Bolsonaro afirma que nunca defendeu que armas fiquem à disposição de crianças, se prestem à intimidação de mulheres ou que venham a estimulara a criminalidade.

Por maioria de votos, o Plenário suspendeu o direito de resposta que havia sido concedido pela relatora, ministra Isabel Gallotti, em decisão monocrática. A decisão vale até o julgamento de mérito das ações, que deve ocorrer em outra sessão convocada para as 19h de hoje.

Cinco liminares favoráveis ao direito de resposta (sendo uma em inserções de rádio da coligação de Lula) foram deferidas pela relatora e referendadas em Plenário Virtual. Portanto, na sessão extraordinária da manhã de hoje os ministros somente analisaram os pedidos de efeitos suspensivos da coligação do candidato Lula. 

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, destacou que, pelo artigo 58, parágrafo 4 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), se a ofensa ocorrer em dia e hora que inviabilizem a sua reparação dentro dos prazos estabelecidos, a resposta deverá ser divulgada nos horários que a Justiça Eleitoral determinar, ainda que nas 48 horas anteriores ao pleito, nos termos e forma previamente aprovados.

“Se no mérito concedermos o direito de reposta, hoje à noite, amanhã ele será efetivado sem prejuízo à parte. O inverso não é verdadeiro, porque não podemos apagar um direito de reposta concedido e nem conceder uma tréplica inexistente”, disse Moraes.

Voto da relatora

A ministra Isabel Gallotti afirmou que as respostas deveriam ser veiculadas nos programas da coligação Brasil da Esperança no total de vezes que foram exibidas as falas manifestamente inverídicas. A relatora informou que os temas dos vídeos divulgados pela campanha de Lula são iguais nas respectivas representações.

Para a ministra, há flagrante descontextualização, com reprodução de “chocantes imagens, de grande efeito emocional”. Para ela, é preciso ainda reforçar a diferença de uma mensagem veiculada na TV de uma mensagem nas rádios.

Isabel Gallotti também informou que não realizou a análise prévia do texto apresentado como resposta pela campanha de Jair Bolsonaro. A ministra lembrou que o TSE já decidiu, em questão de ordem resolvida em julgamento anterior, não ser necessária a submissão prévia de texto de resposta à Justiça Eleitoral nas representações sobre o assunto, em benefício da própria celeridade do processo eleitoral. Do site do TSE.


BLOG DO BILL NOTICIAS

RESGATE - Polícia resgata mãe e filha de sequestro e prende cinco, em Paulista

                         Por: Diario de Pernambuco

Foto: Divulgação.

Uma mulher de 30 anos e a filha de 9 foram resgatadas de um sequestro, na terça-feira (25), em Paulista, Grande Recife. O resgate foi realizado por uma equipe do Grupo de Operações Especiais (GOE), que durante a ação, trocou tiros com os sequestradores, deixando um deles ferido no braço e na cabeça. Segundo a corporação, cinco dos criminosos foram presos na ação e mãe e filha passam bem.

 

A operação do caso foi detalhada nesta quinta-feira (27), durante uma entrevista coletiva ocorrida na sede da Polícia Civil, no Recife. Segundo o delegado Ivaldo Pereira, titular do GOE, outras duas pessoas envolvidas no crime estão sendo procuradas.

 

O crime ocorreu, na terça-feira (25), quando as vítimas foram levadas de casa pelos sequestradores, por volta das 16h. No mesmo dia, por volta das 21h, o GOE localizou o veículo que elas estavam com os criminosos. 

 

Os policiais avistaram a mulher saindo do veículo e abordaram os criminosos para iniciar o resgate. Segundo o delegado, os criminosos reagiram tentando atropelar os policiais e os agentes atiraram nos quatro pneus do carro dos sequestradores.

 

Mesmo tentando fugir por uma rodovia federal, os criminosos não conseguiram ir muito longe pelas condições dos pneus e pararam o veículo. "Dois indivíduos que estavam com a criança saíram correndo com armas em punho, atirando contra o nosso efetivo. A equipe desceu, foi em direção ao carro e resgatou essa criança. As outras equipes passaram a trocar tiros com os criminosos. Um deles foi atingido no braço e na cabeça e o outro conseguiu fugir", informou a corporação. 

 

Ainda segundo o delegado Ivaldo Pereira, as investigações mostram que uma amiga da vítima estaria envolvida no crime e teria repassado informações aos criminosos sobre uma quantia de dinheiro que a vítima recebeu. Esta mesma mulher já planejava com os criminosos sequestro de uma outra pessoa.

 

"Conseguimos verificar durante as investigações preliminares que havia um planejamento para uma segunda vítima. Eram informações também passadas por essa garota que foi presa. Então, se as prisões não tivessem ocorrido nesse momento, com certeza nós teríamos aí uma sucessão de sequestros", acrescentou Ivaldo Pereira.



BLOG DO BILL NOTICIAS

SEGURANÇA ELEITORAL Pernambuco terá todas as delegacias abertas neste domingo de eleição, garante secretário

 

"A gente está pronto para qualquer situação que surja", diz Humberto Freire, secretário de Defesa Social


                         Por Jaqueline Fraga/Folhape
Humberto Freire - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Para garantir a segurança no segundo turno das eleições, que ocorre neste domingo (30), uma série de medidas está sendo adotada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) a partir desta sexta-feira (28). Entre elas, está o reforço no efetivo de policiais civis e militares, com escalas que seguem até a segunda-feira (31) pela manhã.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, o efetivo atuará para garantir a segurança nesta reta final da campanha, inclusive após a divulgação do resultado. “A gente tem notado um clima igual ao do primeiro turno. Mas a gente está pronto para qualquer situação que surja. A gente tem feito um trabalho muito preventivo e de emprego maciço da tropa justamente para que não haja a eclosão de nenhuma situação de violência. E para que a gente possa realmente garantir a democracia, o exercício do voto e a festa da vitória, que também faz parte da democracia”, comentou Freire. 

No domingo, dia da votação, todas as delegacias de Polícia Civil também estarão abertas para atender a população. “São mais de 200 delegacias com respectiva equipe de delegado, escrivão, agente, para que a gente possa atender as ocorrências rapidamente, sem ter a necessidade de deslocamento para outros municípios. Toda a estrutura da polícia civil no domingo de depósito do voto está ativada para ocorrências eleitorais”, disse.

Segundo a SDS, serão empregados 34.634 postos de trabalho. Desse total, 27.850 são na Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), 4.518 na Polícia Civil (PCPE), 1.580 no Corpo de Bombeiros (CBMPE) e 27 na Polícia Científica, além de 205 profissionais que atuarão na Corregedoria, e 404 no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), Grupamento Tático Aéreo (GTA), Inteligência e Lei Seca. 

A secretaria ressalta que um mesmo agente pode responder por mais de um posto de trabalho. Dos 34.634 postos abertos para as eleições, 10.622 estão no Recife e Região Metropolitana, 14.782 estão no Agreste e Zona da Mata e 9.230 atuam no Sertão.

Centros de Comando e Controle
Durante a operação voltada para as eleições, a SDS comandará as ações a partir de três Centros de Comando e Controle, localizados no Recife, Caruaru, no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão. “Os centros formam a rede de comando e controle da operação, fazendo com que os principais gestores estejam também atuando ‘a quente’ na operação, decidindo rapidamente e enfrentando qualquer demanda que surja”, frisou Freire.   

A segurança também será reforçada com o apoio de aeronaves. “Nós temos aeronaves da Secretaria de Defesa Social atuando tanto no Agreste e Zona da Mata, como no Sertão. E também temos uma aeronave da Polícia Rodoviária Federal atuando aqui na Região Metropolitana, formando essa capacidade extra de atuação”, explicou.

O aporte investido na operação, destacou o secretário, bateu recordes em relação às eleições passadas. “Um investimento de R$ 11,5 milhões, o que bate recorde de investimentos. Normalmente, girava em torno de R$ 9,5 milhões, mas este ano a gente fez questão de investir mais R$ 2 milhões além do que já era investido normalmente para que a gente tivesse exatamente esse plus de efetivo”, disse. 

A expectativa, reforçou Humberto Freire, é de que o dia da votação seja de tranquilidade. “A gente espera que a gente tenha um segundo turno ainda mais pacífico e com menos ocorrências do que no primeiro turno. Vamos ter mais efetivo da PRF, mais efetivo da Polícia Militar, da Polícia Civil. Temos efetivo já programado para o pós-eleição, para que, quando houver a divulgação do resultado, a gente possa garantir não o exercício apenas do voto, mas o exercício também da democracia de se comemorar, quem quer que saia vitorioso no âmbito nacional e vitoriosa no âmbito estadual”, pontuou.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...