terça-feira, 26 de abril de 2022

Experiência das Escolas de Tempo Integral de Pernambuco é destaque em encontro anual

Durante o encontro, promovido pela organização Todos pela Educação, governador Paulo Câmara detalhou as ações dos últimos anos nessa área e apresentou dados sobre o Ensino Médio estadual


                             Por Portal Folha de Pernambuco
Pernambuco participou, nesta terça-feira (26), do Encontro Anual Educação Já 2022 - Renovando o Compromisso - Foto: Divulgação/ SEI

Pernambuco participou, nesta terça-feira (26), do Encontro Anual Educação Já 2022 - Renovando o Compromisso, realizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a presença do governador do Estado, Paulo Câmara, a experiência das Escolas de Tempo Integral no Estado foi um dos destaques. 

- PUBLICIDADE -

No evento, o método foi apontado como essencial para a melhoria da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Pernambuco. Durante a atual gestão, o índice saiu das últimas posições, em 2006, e chegou a ocupar o primeiro lugar. 

Durante o encontro, promovido pela organização Todos pela Educação, Paulo Câmara detalhou as ações dos últimos anos nessa área e apresentou dados sobre o Ensino Médio estadual. 

“Nossos resultados são fruto de investimentos na infraestrutura, principalmente nas Escolas de Tempo Integral. A valorização dos profissionais é um aspecto essencial, e a política do piso salarial ajudou a estabelecer uma uniformidade no País. Mas, acima de tudo, buscamos tornar a nossa escola cada vez mais atrativa e estar sempre presente nas instituições de ensino. É fundamental que o aluno se sinta bem no ambiente escolar, que tenha ferramentas para isso e saiba que pode realizar seus sonhos através do dia a dia na escola”, afirmou o gestor estadual. 

No último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2019, o Estado registrou a média 4,5 - superando a média nacional de 3.9. Além disso, Pernambuco é a única unidade da Federação que, na série histórica do IDEB - criado em 2005 - registrou evolução no crescimento em todas as suas edições, e também foi o único a atingir a meta do MEC em todos os anos. 

Todos pela Educação 

A organização da sociedade civil Todos pela Educação tem como intuito mudar a qualidade da Educação Básica no Brasil. É uma iniciativa sem fins lucrativos, não governamental e sem ligação com partidos políticos. 

Educação Já 

O Encontro Anual Educação Já é promovido anualmente pela organização Todos pela Educação, e na edição deste ano busca discutir a Educação Básica no contexto da retomada pós-pandemia, assim como os atuais desafios e os caminhos para avançar na educação brasileira. 


STJ mantém, por unanimidade, prisão da ex-deputada Flordelis

Flordelis será julgada pelo júri popular no dia 9 de maio

    Fernando Frazão/Agência Brasil

Por unanimidade, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve hoje (26) a prisão da ex-deputada federal Flordelis, acusada de participação no assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. Flordelis será julgada pelo júri popular no dia 9 de maio.

O tribunal julgou um recurso em habeas corpus protocolado pela defesa contra a decisão da Justiça de Niterói (RJ) que decretou a prisão da ex-deputada em 13 de agosto do ano passado, dois dias após a cassação do mandato pela Câmara dos Deputados.

Durante o julgamento, o advogado Rodrigo Faucz, representante de Flordelis, afirmou que o caso é midiático e que a polícia e o Ministério Público realizaram um "linchamento moral" da ex-deputada.

A defesa alegou diversas nulidades no processo, como a falta de alegações finais e a ausência de justificativas para as qualificadoras da decisão de pronúncia que levou o caso ao júri popular e à acusação de homicídio triplamente qualificado.

Rodrigo Faucz disse que a prisão não tem fundamentação e defendeu medidas cautelares diversas da prisão.

"Não há como se fazer Justiça, como se ter um julgamento justo, por conta de uma versão exagerada, criada pela acusação, comprada pela mídia, sem sequer ter o julgamento em primeira instância", afirmou.

A ex-parlamentar e mais oito acusados respondem ao processo pela morte de Anderson do Carmo, que foi executado a tiros após chegar à residência na companhia de Flordelis.

Júri

Devido ao número de réus, duas sessões do júri serão destinadas para o julgamento do caso. Em 9 de maio, além de Flordelis, também serão julgadas sua filha biológica Simone dos Santos Rodrigues; a neta, Rayane dos Santos Oliveira; e a filha afetiva Marzy Teixeira da Silva.

Na sessão de 12 de abril, serão julgados o filho biológico de Flordelis, Adriano dos Santos Rodrigues; os filhos afetivos André Luiz de Oliveira e Carlos Ubiraci Francisco da Silva e o ex-PM Marcos Siqueira Costa e sua esposa Andrea Santos Maia. (Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Fernando Fraga


BLOG DO BILL NOTICIAS

Aprovado reajuste de 18,98% da conta de energia em Pernambuco

 

A nova cobrança passa a vigorar nesta sexta-feira (29)


                           Por Portal Folha de Pernambuco
Conta de luz - Foto: Pixabay

A conta de energia passa a ficar mais cara no Estado a partir desta sexta-feira (29), isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (26) o reajuste tarifário anual de 2022 da Neoenergia Pernambuco em 18,98%

- PUBLICIDADE -

De acordo com a Aneel, o reajuste foi impactado pela retirada de componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário, além de despesas relacionadas às atividades de aquisição e distribuição de energia e custos com encargos setoriais.

Para a baixa tensão, o reajuste aprovado foi de 18,97% e para a alta tensão 19,01%, com  o efeito médio para o consumidor de 18,98%

Consumidores residenciais da categoria B1 (residencial e subclasse residencial baixa renda) terão aumento de 18,50% na conta de energia.

A Neoenergia atende cerca de 3,9 milhões de unidades consumidoras no Estado. A combinação do reajuste com o término da cobrança da Bandeira de Escassez Hídrica resultará em efeito tarifário de -3,37% para o consumidor residencial convencional, segundo informou a agência.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV).

Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

BLOG DO BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...