segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Presidência da Frente Parlamentar Evangélica está em disputa entre bolsonaristas e apoiadores de Lula

 

Bispo Manoel Ferreira com Lula e Silas Malafaia com Bolsonaro (Foto: Arquivo Pessoal | Isac Nóbrega/PR)

As eleições de 2022 estão no centro de uma verdadeira guerra que divide a poderosa bancada evangélica no Congresso, composta por 115 deputados e 13 senadores. Em disputa, a presidência da Frente Parlamentar Evangélica que poderá ser ocupada por um parlamentar apoiador de Lula ou um bolsonarista.

O embate definirá a relação da liderança parlamentar evangélica com o provável governo Lula e será chave nas negociações do novo governo entre a eleição e a posse.

O racha acontece na Assembleia de Deus, a maior denominação evangélica do Brasil, e tem trocas de acusações e ofensas, informa Bela Megale, em O Globo.

Os deputados Cezinha de Madureira (PSD-SP) e Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) são os protagonistas do embate. Cezinha pertence ao Ministério de Madureira, comandado pelo bispo Manoel Ferreira.  

No início de junho, Lula manteve um longo encontro com o bispo Ferreira, que é o presidente da Assembleia de Deus - Ministério de Madureira. Ele apoiou os governos do PT, rompeu e sinaliza o retorno à aliança.

Sóstenes é ligado ao pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus - Vitória em Cristo, em 2022. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Covid-19: estudo mostra que mais de 80% dos pais querem vacinar os filhos

                            Por: Gabriela Bernades

 

Por: Correio Braziliense

 
Foto: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press


Mais de 80% dos pais querem vacinar os filhos contra a Covid-19. É o que revela o estudo VacinaKids, promovido pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e divulgado nesta segunda-feira (17).

Segundo o Instituto, o questionário on-line teve como objetivo avaliar a intenção de pais ou responsáveis por crianças e adolescentes em vaciná-los para a prevenção do novo coronavírus a fim de compreender o posicionamento e motivações que permeiam essa tomada de decisão.

A pesquisa contou com 15.297 participantes de todo o Brasil: cerca de 70,55%, da região Sudeste; 11,13%, região Sul; 8,27%, região Nordeste; 7,6%, região Centro-Oeste; e 2,4%, região Norte.

Os dados apontam hesitação de 16,4% de pais de crianças entre 0 e 4 anos, 14,9% de pais de adolescentes e 12,8% de pais de crianças entre 5 e 11 anos. "Trazer a vacinação desse grupo contra a Covid-19 é uma oportunidade para conter o vírus, fortalecer a imunidade coletiva, aumentar a segurança do retorno escolar presencial e, o mais importante, proteger as crianças e adolescentes", destaca a coordenadora do estudo, a pediatra e pesquisadora clínica do IFF/Fiocruz, Daniella Moore.

Embora os pais hesitantes sejam minoria, a pesquisadora esclarece que algumas crenças e pensamentos foram vistos associados com alto percentual de dúvida entre aqueles que: afirmam terem muito medo de reações adversas à vacina; subestimam a gravidade da pandemia; acreditam que quem teve Covid-19 não precisa vacinar; discordam que a vacina tornaria o retorno escolar mais seguro; acreditam que a imunidade natural é uma opção melhor de proteção do que a vacina; acreditam que a vacina precisa de mais tempo para ser considerada segura; acreditam que as crianças/adolescentes não têm nenhuma chance de ficar grave se contrair a Covid-19; preferem usar produtos naturais para aumentar a imunidade do que vacinar; acreditam que a vacina possa ter efeitos adversos a longo prazo; e acreditam que a vacina para prevenção da Covid-19 é mais segura para adultos do que para crianças.

Vacina segura
O estudo destaca que, para a avaliação da ampliação da faixa etária dessa vacina, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contou com a consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas que atuam no dia a dia com crianças e imunização. A vacina foi considerada segura, imunogênica (capaz de produzir defesas) e eficaz na fase 3 para a faixa etária de 5-11 anos. Essa segurança foi confirmada por um relatório do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos baseado na experiência da aplicação de 8,7 milhões de doses de vacinas nessa faixa etária.

“É importante ressaltar que a vacina infantil tem dosagem e composição diferentes da utilizada para os maiores de 12 anos. A formulação da vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), para os maiores de 12 anos, a vacina é aplicada em doses de 0,3 mL. O frasco do imunizante também possui uma cor diferente: laranja, para crianças de 5 a 11 anos, e roxo, para os maiores de 12 anos”, explica Daniella.

A pesquisadora destaca ainda os dados do relatório sobre a segurança da vacina em crianças de 5 a 11 anos, divulgado pelo CDC, que pode ajudar a superar o medo de reações adversas encontrado entre alguns pais hesitantes.

“O relatório mostra que aproximadamente 8,7 milhões de doses da vacina Pfizer-BioNTech Covid-19 foi administrada em crianças nessa faixa etária durante o período de 3 de novembro a 19 de dezembro de 2021. Desses 8,7 milhões de doses, foram notificados 4.249 eventos adversos, o que representa apenas 0,049% das doses aplicadas. A grande maioria (97,6%) dos efeitos notificados foi leve a moderado, como dor no local da injeção, fadiga ou dor de cabeça. Ou seja, a vacina é, de fato, segura e os dados comprovam a sua segurança, mostrando, na sua maioria, efeitos adversos que mães e pais já têm experiência em lidar com outras vacinas do calendário vacinal", conta.

Medo da ocorrência de miocardite
No levantamento, alguns pais reportaram medo da ocorrência de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) como efeito colateral da vacina. “É fundamental compreender que a ocorrência de miocardite é uma das manifestações observadas de Covid-19 na infância, especialmente quando esta se manifesta como Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). Com relação a ocorrência de miocardite pós-vacinal, a experiência de vacinação nos Estados Unidos mostra que este é um evento raríssimo e que quando ocorre tende a ter uma evolução satisfatória. No relatório do CDC - EUA foram observados apenas 11 casos de miocardite em 8,7 milhões de doses aplicadas da vacina na faixa etária de 5 a 11 anos nos Estados Unidos, todos com evolução favorável”, esclarece a pesquisadora.

“Alguns pais subestimam a gravidade da doença em crianças. No entanto, apesar de a Covid-19 ser considerada menos grave em crianças quando comparada a adultos, elas ainda assim ficam doentes, podem ficar graves e ter evoluções desfavoráveis”, alerta Daniella.

Em dezembro de 2021, a Fiocruz divulgou uma nota técnica que ratifica e enfatiza a importância da vacinação contra o coronavírus em crianças. A nota informa que, no Brasil, até a Semana Epidemiológica 48, em 4 de dezembro de 2021, foram hospitalizados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), confirmados por Covid-19, 19,9 mil casos abaixo de 19 anos. Na faixa etária de menores de 1 ano, foram notificados 5.126 casos, de 1 a 5 anos, 5.378 casos e, de 6 a 19 anos, 9.396 casos. Em relação aos óbitos, foram notificados 1.422 óbitos por SRAG confirmados por Covid-19, 418 em menores de 1 ano, 208 de 1 a 5 anos e 796 de 6 a 19 anos.

Ferramenta fundamental
Diante desse cenário, a Fiocruz mostra que as vacinas são a melhor forma de evitar mortes e sequelas graves decorrentes das doenças imunopreviníveis. Portanto, a vacinação de crianças e adolescentes, pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), é uma ferramenta fundamental para o controle da pandemia.

Assim como a Fiocruz, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) também divulgou, no mesmo dia, a seguinte nota de alerta: Vacinas Covid-19 em crianças no Brasil — uma questão prioritária de saúde pública. O documento ressalta que "a presença de uma variante como a Ômicron, com maior transmissibilidade, mesmo se comprovada sua menor gravidade, torna grupos não vacinados (como crianças menores de 12 anos) mais vulneráveis ao risco da infecção e suas complicações, conforme vem sendo observado em outros países com presença desta variante. Neste contexto epidemiológico, estamos convencidos que ampliar o benefícios da vacinação a este grupo etário é, sim, uma prioridade".

Fake News
A disseminação de notícias falsas (fake news) contribui para a hesitação vacinal infantil, por isso, as questões precisam ser analisadas e devidamente esclarecidas. “Compreender esses dados é fundamental para a elaboração de estratégias que aumentem a adesão e contribuam para que possamos atingir a imunidade coletiva e, desta forma, superar a pandemia”, finaliza a pesquisadora.


Tsunami atinge costa do Japão após erupção de vulcão em Tonga (vídeo)

Mídia japonesa indica que a erupção de um vulcão em Tonga, no oceano Pacífico, já provocou um tsunami ao longo da costa do Japão

(Foto: Reuters)


O tsunami, provocado pela erupção de um vulcão neste sábado (15) em uma ilha de Tonga, atingiu a costa do Japão, informa o jornal Japan Times.

Segundo o Japan Times, as ondas chegaram ao território japonês minutos após a comunicação do aviso.

"A chegada de ondas de tsunami tem sido confirmada em áreas costeiras desde Tohoku até Okinawa", indica a mídia, sem revelar o tamanho das ondas.

A Agência Meteorológica do Japão emitiu uma ameaça de tsunami com ondas de até três metros nos arquipélagos japoneses meridionais de Amami e Tokara. Ela também mencionou a possibilidade de ondas de um metro na costa oriental do Japão.

Erupção de vulcão subaquático em Tonga às 02h00, horário de Brasília, de 15 de janeiro de 2022

As ilhas Curilas, na Rússia, também estão sob ameaça de tsunami, contou um representante dos serviços de emergência locais.

"O centro de previsão de tsunamis [...] emitiu um alerta até as 21h00 [horário local, 07h00 em Brasília] de 15 de janeiro sobre a possível chegada às ilhas Curilas de uma onda de tsunami até 0,2 metros como resultado da erupção do vulcão subaquático em Tonga", disse o representante, que, no entanto, referiu não haver perigo à população.

O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos (NWS, na sigla em inglês), por sua vez, advertiu para um possível perigo aos estados ocidentais do país como resultado da erupção do vulcão, entre os quais se incluem a Califórnia, Oregon, Washington, Alasca e Havaí, além da Colúmbia Britânica, no Canadá.


A erupção violenta há poucas horas do vulcão Hunga Tonga-Hunga Haapai capturado por satélites GOES-West e Himawari-8.

O vulcão Hunga Tonga-Hunga Haapai entrou no sábado (15) em erupção em Tonga, país do oceano Pacífico. As autoridades locais emitiram um aviso de tsunami, o mesmo acontecendo com vários países circundantes, além da Samoa Americana, um território não incorporado dos EUA que foi apontado como estando sob ameaça pelo NWS. Sputnik


BLOG DO BILL NOTICIAS

EUA recomendam que população use "máscara mais protetora possível"

Os casos de covid-19 nos EUA dispararam e mais norte-americanos têm optado por proteção de grau mais alto.

(Foto: ag Brasil)

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos revisou suas orientações para os norte-americanos sobre o uso de máscaras, recomendando utilizar "a mais protetora possível", embora a agência não tenha pedido uso nacional das máscaras N95.

O CDC esclareceu em seu site que as pessoas podem escolher respiradores como N95s e KN95s, incluindo a remoção de preocupações relacionadas à falta de suprimentos para N95s”. Acrescentou que os cidadãos devem “usar a máscara mais protetora possível, que se encaixe bem e de forma consistente”.

O CDC disse que “embora todas as máscaras e respiradores forneçam algum nível de proteção, os adequadamente ajustados fornecem o mais alto nível de proteção”.

Os casos de covid-19 nos EUA dispararam e mais norte-americanos têm optado por proteção de grau mais alto.

Os Estados Unidos relataram 1,35 milhão de novas infecções por coronavírus, batendo o recorde global de casos diários em qualquer país. Estima-se agora que a variante Ômicron seja responsável por 98,3% do total de novos casos que circulam no país, segundo o CDC. Agência Brasil.


BLOG DO BILL NOTICIAS

PSB vai apoiar candidatura de Lula independente de federação com PT, diz presidente da sigla

 

Lula e o presidente do PSB, Carlos Siqueira (Foto: Ricardo Stuckert)


O presidente do PSB, Carlos Siqueira, afirmou que o partido deve apoiar a candidatura de Lula (PT) à presidência da República. Segundo o site Socialismo Criativo, ligado ao PSB, Carlos Siqueira, afirmou que "o PSB certamente estará apoiando a candidatura nacional do PT, de Lula à presidência da República independente de se consolidar uma federação de esquerda para essas eleições".

Siqueira e a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, devem se reunir na próxima quinta-feira (20) para discutir as alianças eleitorais e possível federação entre os dois partidos. O dirigente socialista afirma que espera “um espírito de reciprocidade, independente de pesquisas eleitorais, e observando a realidade política de cada localidade”.

Os maiores entraves para uma aliança entre PT e PSB estão girando em torno de São Paulo, onde o petista Fernando Haddad lidera as pesquisas eleitorais e o PSB tenta viabilizar o nome de Márcio França ao Palácio dos Bandeirantes. Os estados do Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Pernambuco também são vistos como obstáculos à uma aliança com o Partido dos Trabalhadores. 

Em função do impasse, o PSB vem discutindo a formação de uma possível aliança com o PDT, que tem Ciro Gomes como pré-candidato à Presidência da República. (247)



Brasil, que era 3º destino global de investimentos com Dilma, cai para 10ª posição com Bolsonaro

 

(Foto: Stuckert | Reuters)

O Brasil caiu para a 10ª posição nos destinos de investimentos globais, revela consultoria PwC, que faz pesquisa anual com presidentes de grandes companhias de todo o planeta. É o resultado do golpe de Estado e do governo Jair Bolsonaro. Em 2013, antes do golpe e durante o governo Dilma Rousseff (PT), o Brasil ocupava a terceira posição.

Segundo a consultoria, entre os entrevistados, apenas 5% colocaram o País como um dos seus mercados com maior potencial. Em 2021, o Brasil estava na oitava posição, na frente de Canadá e Austrália, que agora ultrapassaram o país. A preferência dos investidores são Estados Unidos, China e Alemanha.

O presidente da PwC, Marcos Castro, o Brasil tem caído no ranking diante da pobreza da população e da falta de perspectivas de crescimento, diante das inúmeras crises. Por isso, a valorização do dólar frente ao real, que poderia estimular investimentos estrangeiros, não tem grande influência para os investidores.

“O País continua sendo uma aposta de consumo, mas já não está mais como prioridade nos investimentos”, afirma Castro. O Brasil é o 6º país mais populoso do mundo, atrás de China, Índia, EUA, Indonésia e Paquistão. 247.





Chuvas em MG elevam nível do São Francisco e ameaçam cidades baianas

 

Em Juazeiro, prefeitura começou hoje a retirar famílias

TV Brasil
TV Brasil

A chuva deu uma trégua à Bahia nas últimas semanas, mas parte dos moradores de cidades localizadas às margens de alguns dos principais cursos d´água que cortam o estado continua sendo afetada pela contínua elevação do nível do Rio São Francisco – consequência do volume de água que segue atingindo a nascente do rio, em Minas Gerais.

O Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), aponta que, esta manhã, o nível do “Velho Chico” já ultrapassava as respectivas cotas de inundação de ao menos quatro locais em Minas Gerais. E o Boletim de Alerta Hidrológico indica que, devido às chuvas em Minas Gerais, o nível d´água da maioria dos rios da Bacia do São Francisco deve subir ainda mais nos próximos dias.

A situação da bacia hidrográfica forçou a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) a anunciar, na semana passada, a ampliação gradual da vazão d´água dos reservatórios das usinas hidrelétricas ao longo do “Velho Chico”. Como, na região, as chuvas costumam se estender até abril, técnicos da Chesf acreditam que o maior reservatório, o de Sobradinho, pode chegar próximo ao seu limite de armazenamento nos próximos meses.

“A previsão é que Sobradinho, nosso maior reservatório, alcance cerca de 75% de armazenamento já no fim de janeiro”, informou o diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin, em uma nota na qual a empresa destaca a necessidade da operação para controlar o volume d´água dos reservatórios. “Ainda há um grande volume de chuvas acontecendo em Minas Gerais e vamos ter [um volume de] vazões que há 12 anos não vemos no Rio São Francisco. Por isso, é necessária a liberação da calha do rio”, acrescentou Franklin.

A Chesf garante já ter repassado às autoridades municipais, principalmente aos órgãos de defesa civil, informações sobre áreas da Bahia e de outros três estados (Alagoas, Pernambuco e Sergipe) que podem ser atingidas pelas águas devido ao aumento da vazão do São Francisco. Com a liberação gradual, a vazão nas regiões do Submédio e Baixo São Francisco deve atingir 4 mil metros cúbicos por segundo ( m³/s),no próximo dia 24.

Um dos lugares sujeitos à inundação é o bairro do Angari, em Juazeiro (BA). De onde, esta manhã, a prefeitura tentou remover ao menos 25 famílias – das quais apenas duas aceitaram deixar a área neste primeiro momento. O bairro fica às margens do Rio São Francisco, muito próximo à Barragem de Sobradinho, em uma área que deve ser ao menos em parte alagada quando a vazão do rio atingir 3 mil m³/s, conforme contou à Agência Brasil a secretária municipal de Comunicação, Fernanda Coelho de Barros.

“Ainda não há registros de novos alagamentos na cidade, mas como a liberação d´água [dos reservatórios] é programada, diante das estimativas, decidimos já começar a remover as famílias do Angari, por precaução”, disse a secretária, explicando que, em dezembro, a prefeitura decretou situação de emergência municipal em função das chuvas que atingiram a região. “Todo o suporte público municipal está organizado e à disposição das famílias que necessitarem”, garantiu a secretária.

Além de Juazeiro, outros 190 municípios baianos decretaram situação de emergência em razão das chuvas que atingiram a Bahia em dezembro. Balanço divulgado ontem (16), pela Defesa Civil estadual, contabiliza 965.643 pessoas de alguma forma atingidas pelas consequências das precipitações pluviométricas. Destas, 62.156 tiveram que deixar suas casas e se abrigar na casa de parentes, amigos ou vizinhos, enquanto outras 30.306 tiveram que, em algum momento, ser acolhidas em abrigos improvisados. Até ontem, o estado contabilizava 27 mortes e 57 pessoas feridas. (Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Valéria Aguiar


BLOG DO BILL NOTICIAS

Novo bilionário surge a cada 26 horas desde o início da pandemia, segundo Oxfam

Os 10 homens mais ricos do mundo dobraram suas fortunas durante este período, enquanto a renda de 99% diminuiu

(Foto: ABr)


Durante os dois primeiros anos da pandemia de Covid-19, os 10 homens mais ricos do mundo mais que dobraram suas fortunas, de US$ 700 bilhões para US$ 1,5 trilhão. Enquanto isso, a renda de 99% da sociedade caiu e mais de 160 milhões passaram a integrar as estatísticas de pobreza. Os dados foram revelados pelo relatório Desigualdade Mata, elaborado pela ONG Oxfam Brasil, divulgado nesta segunda-feira (17). 

O estudo revela também que as desigualdades estão contribuindo para a morte de pelo menos 21 mil pessoas por dia, ou uma pessoa a cada quatro segundos. 

A riqueza dos bilionários em todo o mundo aumentou mais durante a pandemia de Covid-19 do que nos últimos 14 anos. Os US$ 5 trilhões são o maior acúmulo na riqueza dos bilionários desde que esses dados começaram a ser monitorados.

No Brasil, 55 bilionários possuem riqueza total de US$ 176 bilhões. Desde março de 2020, quando a pandemia foi declarada, o país ganhou 10 novos bilionários. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS




INOVAÇÃO - Pesquisadores desenvolvem display que poderá ser impresso em casa

                          Por: Paloma Oliveto/Por: Correio Braziliense

Foto: Grupo McAlpine, Universidade de Minnesota/Divulgação


Buscando inovação no desenvolvimento de eletrônicos da próxima geração, pesquisadores da Universidade de Minnesota, em Twin Cities, imprimiram em 3D um display orgânico flexível de diodo emissor de luz (Oled), uma das tecnologias mais avançadas atualmente para a fabricação de telas. A descoberta, segundo os cientistas, pode resultar em televisores e monitores, por exemplo, de baixo custo e produzidos em casa por qualquer pessoa com acesso a uma impressora 3D. O resultado da pesquisa foi publicado na revista Science Advances.


A tecnologia Oled baseia-se na conversão de eletricidade em luz usando uma camada de material orgânico. Os Oleds funcionam como displays digitais de alta qualidade e podem ser flexibilizados e utilizados tanto em dispositivos de grande escala, como televisores e monitores, quanto em eletrônicos portáteis, smartphones, por exemplo. Essas telas ganharam popularidade porque são leves, eficientes em termos de energia, finas e flexíveis ao mesmo tempo em que oferecem um amplo ângulo de visão e alta taxa de contraste.

"Os displays Oled são geralmente produzidos em instalações de fabricação grandes, caras e ultralimpas", diz Michael McAlpine, professor da Universidade de Minnesota e autor sênior do estudo. "Queríamos ver se poderíamos basicamente condensar tudo isso e imprimir uma tela Oled em nossa impressora 3D de mesa, que foi construída sob medida e custa aproximadamente o mesmo que um Tesla Model S", explica, referindo-se ao modelo do veículo que, nos EUA, é vendido a US$ 90 mil.

A equipe já havia tentado imprimir telas do tipo em 3D, mas teve dificuldades com a uniformidade das camadas emissoras de luz. Outros grupos imprimiram parcialmente displays, conta McAlpine, mas também contaram com tecnologias avançadas, como evaporação térmica e revestimento por rotação (spin-coating) para que os dispositivos fossem totalmente funcionais.

Seis camadas
No novo estudo, os pesquisadores combinaram duas diferentes técnicas para obter as seis camadas do dispositivo, que resultaram em uma tela Oled totalmente impressa em 3D. Os eletrodos foram todos produzidos por extrusão, enquanto as camadas ativas foram fabricadas por spray pela mesma máquina à temperatura ambiente. O protótipo da tela tinha cerca de 1,5 polegadas de cada lado e 64 pixels. Cada pixel funcionou e exibiu luz.

"Achei que conseguiria algo, mas, talvez, não uma tela totalmente funcional", disse Ruitao Su, primeiro autor do estudo e, agora, pesquisador de pós-doutorado no Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT). "Mas, então, acontece que todos os pixels estavam funcionando e eu pude exibir o texto que projetei. Não consegui dormir a noite inteira." Su diz que o display também é flexível e pode ter uma ampla variedade de aplicações, incluindo a produção de componentes vestíveis.


Bolsonaro segue perdendo para todos no 2º turno, mostra pesquisa Ipespe

 

(Foto: Mídia NINJA)

Uma pesquisa realizada pelo Ipespe mostra que, em um provável segundo turno, Jair Bolsonaro perderia para Lula, Ciro Gomes, João Doria e Sergio Moro. Outro cenários, com outras candidaturas indo para o segundo turno, não foram simulados. 

A pesquisa também mostou que no cenário estimulado para o primeiro turno (quando o eleitor escolhe seu candidato entre opções apresentadas pelo pesquisador), Lula repetiu os 44% e, Bolsonaro, os 24% do levantamento de dezembro.

Em seguida ficaram Moro (9%), Ciro (7%), Doria (2%), Simone Tebet (1%), Rodrigo Pacheco (1%) e Luiz Felipe D’Ávila (1%). Lula tem os mesmos 44% que somam todos seus adversários.

O levantamento foi realizado entre 10 e 12 de janeiro de 2022 com 1.000 entrevistados ouvidos por telefone por meio do Sistema CATI IPESPE. A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95,5%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09080/2022. Brasil247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

76% dos internados com Covid no Hospital Emílio Ribas não foram vacinados ou estão com imunização incompleta

 
(Foto: REUTERS/Kacper Pempel)

Dados do Hospital Emílio Ribas, unidade de referência no tratamento da Covid em São Paulo, apontam que 76% dos internados com a doença não se vacinaram ou não têm a vacinação completa. De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, o centro médico possui 145 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria voltados para o atendimento de casos do coronavírus e outras patologias. 

Ainda conforme a reportagem, os pacientes que tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid há mais de quatro meses, e ainda não tomaram a dose de reforço, foram considerados com o esquema vacinal incompleto. O mesmo foi considerado para quem tomou a vacina de dose única (Janssen) há mais de dois meses e também não tomou a injeção de reforço.  

No sábado (15), São Paulo voltou a registrar mais de mil novas internações decorrentes de complicações relacionadas à Covid-19. A média diária de novas internações é de 1.044. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

ELEIÇÕES 2022 - Palanques múltiplos são esperados nas eleições de dez estados

 

Os estados em que há a maior possibilidade de palanques duplos são aqueles em que há candidatos do PT, PSB e PDT


                            Por Agência O Globo

Em ao menos dez estados, candidatos a governador podem receber o apoio de dois ou mais presidenciáveis — há também casos de postulantes ao Planalto cujas alianças vão englobar mais de um nome em determinados locais. A indefinição para a composição das chapas e alianças, a menos de um ano da disputa, e os resultados recentes das pesquisas de intenção de voto abrem brechas para a formação de palanques múltiplos.

Os estados em que há a maior possibilidade de palanques duplos são aqueles em que há candidatos do PTPSB PDT. Petistas e socialistas ainda discutem a formação de uma chapa presidencial, com o PSB ocupando a vaga de vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As tratativas, no entanto, estão travadas por falta de acordo sobre as candidaturas estaduais.

Em São Paulo, caso PT PSB não cheguem a um acordo, Fernando Haddad Márcio França podem estar ao lado de Lula na campanha. O cenário deve se repetir em Pernambucoonde petistas avaliam lançar o senador Humberto Costa ao Palácio do Campo das Princesas. O estado é prioritário para o PSB, que o comanda desde 2007. Mas o partido está sem um nome, desde que o ex-prefeito do Recife Geraldo Júlio disse que não pretende concorrer.

O cenário nacional também está influenciando os rumos de candidatos aos governos estaduais do PDT, que terá o ex-ministro Ciro Gomes como candidato à Presidência. Com Lula à frente nas pesquisas e questionamentos internos sobre a viabilidade do pedetista, nomes do partido já admitem ter o ex-presidente e Ciro em seus palanques.

É o caso do Rio de Janeiro. O ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) tenta convencer diferentes partidos para formar uma chapa ao governo fluminense. Ele foi filiado ao PT por 20 anos e disputa o apoio de Lula com o pré-candidato do PSB, Marcelo Freixo. Os petistas também ensaiam lançar a candidatura do presidente da Assembleia, André Ceciliano.

"Estamos trabalhando para construir uma alternativa para o Rio que agregue diferentes espectros políticos. Tenho uma excelente relação com o ex-presidente Lula e seria natural contar com seu apoio, já que somos a única candidatura com experiência no Executivo", disse Neves.

Desde que o ex-ministro Sergio Moro (Podemos) oficializou sua pré-candidatura à Presidência, dois fiéis aliados do presidente Jair Bolsonaro, os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do Paraná, Ratinho Junior (PSD), articulam para ter o apoio do ex-juiz em busca da reeleição.

O Podemos integra a base de Ratinho na Assembleia Legislativa e busca apoio do governador para a candidatura de Álvaro Dias à reeleição no Senado em troca da manutenção da aliança. Integrantes do partido querem que o chefe do Executivo estadual esteja ao lado de Moro. Já aliados de Ratinho ainda avaliam o impacto de um possível rompimento com Bolsonaro.

Em Minas, Moro se encontrou com Zema em busca de uma aliança. Apesar da boa relação, o governador ainda busca o apoio de PL, PSDB e Podemos. De acordo com o presidente estadual do Podemos no estado, deputado Igor Timo, Zema e Moro compartilham os mesmos princípios:

"Há uma afinidade entre os programas do governador e de Moro. As conversas existem e há uma abertura de diálogo. O Podemos se transformou no partido que mais cresceu em Minas e se tornou uma sigla atrativa, tanto para candidaturas próprias como para a composição de alianças."

Para a cientista política Maria do Socorro, da Ufscar, Lula se tornou o principal cabo eleitoral da esquerda, enquanto Moro é uma opção para evitar associação direta a Bolsonaro.

"Nomes de esquerda não querem perder o efeito Lula, caso as pesquisas se mantenham constantes. E aliados de Bolsonaro temem ser alvos de questionamentos sobre ações do governo."

BLOG DO BILL NOTICIAS

Na ditadura, vacinação infantil era obrigatória (vídeo)

Militares alertavam que a vacinação era obrigatória e os pais que se recusassem a imunizar os filhos perderiam o direito a benefícios, como o salário família

Vacinação durante o regime militar (Foto: Acervo Instituto Butantan | Acervo Oswaldo Cruz | Agência Nacional)

O negacionismo de Jair Bolsonaro em relação à vacinação vai de encontro às campanhas de saúde feitas durante o período da ditadura militar, de quem ele diz ser admirador. Na década de 1970, os militares realizavam campanhas periódicas sobre a necessidade de imunização contra diversas doenças, além de reforçarem a obrigatoriedade das vacinas estarem em dia. 

Em 1972, um personagem animado- batizado de Sujismundo - chegou a ser criado para estimular a vacinação. No vídeo, um médico explica como funciona  a vacina e a sua importância para a saúde da população. Ao final, o governo alertava que a vacinação era obrigatória para as crianças e os pais que se recusassem a imunizar os  filhos perderiam o direito ao salário-família. 

Durante a ditadura, porém, o Brasil enfrentou uma epidemia de meningite meningocócica. Os dados, porém, ainda são desconhecidos em função da censura imposta pelo regime na ocasião. 

Somente em 1975, os militares criaram a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Meningite Meningocócica, batizada de Camem. Além da obrigatoriedade da vacina contra a meningite, também foram aplicadas doses contra a poliomielite, tuberculose e varíola. 

Confira um dos vídeos das campanhas sobre a obrigatoriedade da vacinação durante a ditadura militar. Brasil247.

 





Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...