terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

SEGURANÇA PÚBLICA Com mulheres nas primeiras posições, Polícia Civil forma mais de 400 novos agentes

                   Por: Mariana Moraes/pe
Os novos agentes serão um importante reforço para a segurança pública, principalmente durante o carnaval. (Foto:  Leandro de Santana/Esp. DP)
Os novos agentes serão um importante reforço para a segurança pública, principalmente durante o carnaval. (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP)


O governo do estado de Pernambuco realizou, nesta segunda-feira (03), a formatura da 38ª turma de agentes civis da polícia. Ao todo, 299 homens e 108 mulheres se formaram policiais. Um escrivão e uma escrivã também receberam seus certificados no Teatro Gurarapes, localizado no Centro de Pernambuco, em Olinda. Durante a solenidade, Paulo Câmara, governador do estado, entregou botons e distintivos as três melhores notas do curso, todas conquistadas por mulheres. 

“É gratificante estar aqui hoje e ocupar este local que é tão masculino. É uma prova da força da mulher. Prova de que lugar da mulher é onde ela desejar”, disse Jessyka Karollyne, dona do primeiro lugar no curso e próxima policial a figurar no quadro de funcionários da delegacia de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife.
 (Foto:  Leandro de Santana/Esp. DP)
Foto: Leandro de Santana/Esp. DP

Christiane Barbosa e Aline Oliveira também ocupam o pódio, respectivamente o segundo e terceiro lugar. Ambas trabalharão juntas na delegacia de Peixinhos, localizada em Olinda. “Não só para mim, mas para todos os formandos, este é um dia muito importante. Todos esperaram e lutaram com muito afinco”, comenta Aline. “Tomamos posse amanhã. A expectativa é poder contribuir para uma segurança mais efetiva”, concluiu a graduada. 

De acordo com o secretário estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua, estes novos agentes serão um importante reforço para a segurança pública, principalmente durante o carnaval. “Somente dos últimos 5 anos até agora, 2020, contratamos mais de 7 mil policiais militares e civis que encorpam a segurança do estado. Sem dúvidas serão de grande ajuda para o carnaval, já que precisamos aumentar os efetivos nas delegacias para melhorar a qualidade das investigações e atender, cada vez melhor, a nossa população.”

Para Paulo Câmara, os novos profissionais deverão acobertar todas as regiões do estado. “Esperamos que deste modo possamos diminuir o número de homicídios e de roubos. Ao mesmo tempo que toda polícia esteja presente nos municípios pernambucanos. Sabemos que temos que melhorar, que há muito a fazer, mas o governo está cuidando para que todas as ações necessárias sejam colocadas em prática.”
 (Foto:  Leandro de Santana/Esp. DP)
Foto: Leandro de Santana/Esp. DP

Além do governador do estado, estavam presentes na solenidade o chefe da Polícia Civil Joselito Kehrle, o defensor público Michel Nakamura; os deputados Joel da Harpa, Dulcicleide Amorim e Gleide Ângelo; o desembargador Fausto Freitas, o subchefe da Polícia Civil Neemias Falcão; delegada Carla Patrícia; o comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco Vanildo Maranhão; além de Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Era clara a emoção daqueles que conseguiram terminar o curso e agora tem como objetivo garantir direitos à população pernambucana. “Esse é só o começo. Sempre gostei dessa área, meu pai é policial militar, quando abriu o concurso me inscrevi. Estes cinco meses de curso me deram aprendizados que irei levar para toda vida. Eu pretendo me especializar na área policial, penal e criminal. Galgar caminhos dentro da instituição” disse Jessyka, com seu novo distintivo em volta do pescoço. 

Defasagem na polícia

Perguntado sobre o déficit de policiais civis e militares em Pernambuco, Paulo Câmara respondeu que a meta foi batida. “Chamamos uma turma de mais de 400 agentes, para este ano cumprimos nosso planejamento, agora devemos aguardar o próximo semestre para saber como estará o cenário. Trabalho de polícia também se faz com inteligência, com sistemas de informação, tudo isto está sendo colocado na mesa para que possamos cumprir nossa missão de reduzir a violência.”

Durante a formatura dos novos agentes, na porta do Teatro Guararapes um grupo segurava faixas e pediam por menos demora para o preenchimento de vagas. “Sou um excedente do concurso de agente penitenciário de 2017, na época do meu concurso o governo só nomeou 167 profissionais, enquanto tinha, mais ou menos, 500 vagas em aberto. Agora construíram o presídio de Itaquitinga, a unidade Ursa II, com 916 vagas que estão lá paradas. Estamos aqui aprovados, com nosso nome publicado no Diário Oficial, mas o governo não nos chama” afirma Diego Leandro, um dos protestantes. 



Blog do BILL NOTICIAS

TEMPO Chuvas fortes devem continuar no Agreste e Sertão pernambucano, informa a Apac

A Apac emitiu um comunicado no inicio da tarde desta segunda-feira (4), informando sobre a continuidade 
das chuvas
              Por: Portal FolhaPE
Nuvens de chuva em São Bento do Una, em Pernambuco
Nuvens de chuva em São Bento do Una, em PernambucoFoto: Reprodução/Climatempo

O fim de semana foi de chuvas para as localidades do interior de Pernambuco. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, na tarde desta segunda-feira (3), um comunicado que informa a possível continuidade das chuvas fortes no Agreste e Sertão pernambucano. De acordo com o aviso, a previsão é válida até as 14h da terça-feira (4).

Ainda segundo a Apac, nas últimas 24 horas contadas até as 14h desta segunda, a localidade que registrou o maior volume de chuvas, com 96,13 milímetros, foi o município de Lagoa Grande, no Sertão do Estado. A cidade de Floresta, também no Sertão, registrou a segunda maior média acumulada, com 71,40mm.

A Defesa Civil do Recife informou que caso a população precise do órgão, basta entrar em contato através do telefone 0800.081.3400. O órgão também orienta que os moradores de locais de risco procurem abrigos seguros.





Blog do BILL NOTICIAS

Justiça rejeita denúncia do MPF contra Lula por ocupação de triplex

MPF-SP denunciou o ex-presidente Lula e Guilherme Boulos por ocupação do triplex.
MPF-SP denunciou o ex-presidente Lula e Guilherme Boulos por ocupação do triplex. 
(Foto: Divulgação | Brasil247)


A Justiça rejeitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Lula por uma ocupação feita em 16 de abril de 2018 por um grupo ligado ao MTST no apartamento tríplex no Guarujá.
A decisão foi assinada pela juíza Lisa Taubemblatt, da 6ª Vara Federal de Santos, informa a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
A decisão beneficia apenas Lula. Outros alvos da denúncia, como Guilherme Boulos, líder do MTST, e os militantes do movimento Anderson Dalécio Feliciano, Andreia Barbosa da Silva e Ediane Aparecida do Nascimento seguem como corréus da ação.
Eles foram enquadradas pelo MPF no artigo 346 do Código Penal, que estabelece como crime: tirar, suprimir, destruir ou danificar coisa própria, que se acha em poder de terceiro por determinação judicial – na ocasião, o imóvel bloqueado pela Justiça.
No caso do ex-presidente, a acusação se deu por um discurso feito por ele no dia 7 de abril de 2018, pouco mais de uma semana antes da ocupação, e horas antes de se entregar à Polícia Federal por sua condenação no caso do triplex. Na fala, Lula teria dito a Boulos, em uma clara ironia, que o MTST poderia ocupar o imóvel, uma vez que pertencia a ele.
“Ainda que a denúncia descreva exatamente como o acusado convocou, instigou e estimulou os corréus a perpetrarem a invasão do 'Tríplex do Guarujá', não vinculou de modo conclusivo, necessário e determinante a conduta individual do agente ao evento delituoso”, entendeu a juíza em seu despacho.
Lula foi condenado pelo então juiz Sérgio Moro a 9 anos e meio de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, por supostamente ser dono do triplex do Guarujá. No entanto, a propriedade, ou mesmo a posse do imóvel, jamais foi demonstrada pelo MPF e o ex-presidente acabou sentenciado por "atos indeterminados". 
Quando soube da denúncia, na semana passada, Boulos reagiu: "É a nova farsa do triplex. Que fique claro: a criminalização das lutas não vai nos intimidar nem nos calar!". Já Lula comentou na ocasião: “Se eu era o dono, aquilo não foi invasão”. (247)

Blog do BILL NOTICIAS

ECONOMIA Bolsonaro anuncia que fábrica israelense 'que extrai água do ar' será construída no Brasil

Além de água, o presidente da República acredita que 'o empreendimento também criará empregos e desenvolvimento da região'

                  Por: Agência Brasil
Rio São Francisco
Rio São Francisco
Foto: Divulgação / Ministério da Integração Nacional

“Fábrica israelense que extrai água do ar será construída no Brasil.” O anúncio é do presidente Jair Bolsonaro, feito pelo Twitter. Segundo ele, a iniciativa é “mais uma via de enfrentamento da falta de água no Nordeste, além da dessalinização, poços artesianos e [Rio] São Francisco.”

Além de água, o presidente da República acredita que “o empreendimento também criará empregos e desenvolvimento da região.”
Parcerias com Israel para melhorar o abastecimento de água na região Nordeste são defendidas por Jair Bolsonaro desde a transição para o seu governo. Há um ano, o ministro Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) viajou para Israel com equipe de técnicos para conhecer experiências de reuso e dessalinização de água.

Em novembro do ano passado, técnicos e dirigentes da Agência Nacional de Águas estiveram em Israel para discutir memorando de entendimento sobre gestão de recursos hídricos, águas residuárias, gerenciamento de esgotos, além de reuso e dessalinização de água.



Blog do BILL NOTICIAS

INFECÇÃO - Brasil monitora 14 casos suspeitos de coronavírus

                  Por: Agência Brasil
A China contabiliza 17.493 casos da doença (Foto: Nhac Nguyen/AFP)
A China contabiliza 17.493 casos da doença (Foto: Nhac Nguyen/AFP)

Boletim do Ministério da Saúde mostra que 14 pacientes são monitorados no Brasil por suspeita de terem sido infectados por coronavírus. Antes do meio-dia, 16 casos eram considerados suspeitos, mas dois foram excluídos. “A tendência é que com o volume de casos vamos conseguir descartar os casos cada vez mais rapidamente”, afirmou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em entrevista coletiva à imprensa na tarde de hoje (3).

Segundo Mandetta, o país vai decretar estado de emergência pública quanto ao coronavírus, mesmo sem a confirmação de casos. Isso porque, segundo o ministro, a medida é indispensável para a repatriação dos 40 brasileiros que estão na cidade de Wuhan, na província de Hubei, região central da China.

Até o momento, o ministro descartou barrar a entrada de chineses ou de viajantes vindos da China no Brasil, como foi feito pelos Estados Unidos. “Essa é uma medida inócua, sem nenhuma eficácia comprovada”, argumentou.

Quarentena
O ministro revelou que o protocolo de quarentena para os brasileiros vindos de Wuhan será mais longo do que o previsto. “A quarentena será de 18 dias. São quatro dias de margem de segurança. Ainda estamos organizando a logística. A operação de busca será feita pelo Ministério da Defesa. A articulação com a China é do Ministério das Relações Exteriores. Mas haverá um exame admissional feito pelo Ministério da Saúde para o embarque. Todo o procedimento de biossegurança será preparado: enfermeiros, plantonistas, médicos e quartos individuais. Até as necessidades especiais dos pacientes, como os diabéticos, por exemplo, estão sendo discutidas pela equipe técnica”, explicou.

O Ministério da Defesa cogita usar a base de Anápolis (GO) ou a de Florianópolis para a quarentena.

Brasileiros que apresentem sintomas do coronavírus durante a evacuação não embarcarão no transporte de volta para o Brasil. “Todas as pessoas que apresentarem sintomas não serão removidas. Apenas pessoas que não apresentarem sintomas vão embarcar. Vamos manter a segurança dos outros brasileiros” disse Mandetta.

Medida provisória
Segundo o ministro, o texto que institui os protocolos de segurança sanitária no Brasil está sendo redigido e deve ficar pronto “o mais rápido possível”. A medida provisória consolidará instrumentos que estão “fragmentados, espalhados por leis antigas, portarias e regulações”. “Era tudo muito pontual. Vamos consolidar, retirar o que não serve mais, e que sirva para todas as condições ter esse marco legal. Isso era uma falha do nosso sistema [sanitário]”.

“A lei trará todos os detalhes técnicos da quarentena. Ela vai harmonizar e colocar em um patamar de igualdade com a legislação de outros países que possuem mecanismos similares. Temos que aprender com o que está acontecendo e nos preparar, porque isso pode acontecer no nosso quintal”, complementou.

Coronavírus no mundo
Os Estados Unidos já confirmaram 11 casos de coronavírus. As Filipinas confirmaram o primeiro óbito - um homem de 44 anos, natural de Wuhan, que viajou infectado. A China contabiliza, no momento da reportagem, 17.493 casos da doença, com 362 óbitos e 536 pessoas que estiveram contaminadas e que não apresentam mais os sintomas do coronavírus.

Hua Chunying, porta-voz do ministério Chinês de Assuntos Internacionais, acusou o governo americano de “não prover assistência substancial à China”, e de “espalhar medo e um mau exemplo” por ter instituído a suspensão total da entrada de viajantes chineses em território americano. Em contrapartida, o Departamento de Estado norte-americano elevou o estado de emergência do coronavírus para nível 4 – o mais alto –, o que significa que a região de foco da doença, a cidade de Wuhan, na província de Hubei, deve ser absolutamente evitada por cidadãos americanos. Visitantes estrangeiros que estiveram na China nos últimos 14 dias também não terão a entrada aprovada em solo norte-americano.




Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...