Líderes se reuniram em hotel em Nova York por cerca de uma hora e deixaram o local sem dar entrevistas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, nesta quarta-feira (20), com o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky. O encontro foi realizado a pedido de Zelensky. A reunião é a primeira entre os líderes. O encontro ocorreu a portas fechadas, no hotel onde Lula está hospedado em Nova York, e durou cerca de uma hora. Os líderes concordaram em não dar declarações oficiais nem comentários sobre a conversa após a reunião.
Porém, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, concedeu uma coletiva a jornalistas, na qual afirmou que o encontro ocorreu em clima amigável, com troca de informações. "O presidente Lula e Zelensky tiveram uma longa discussão, em um ambiente tranquilo, amigável, em que trocaram informações sobre a situação do mundo neste momento. Instruíram suas equipes a continuar em contato e discutir sobre possibilidades de paz", disse o ministro.
Na rede social X, antigo Twitter, Lula disse que a reunião teve como foco os "caminhos para construção da paz". "Hoje me reuni, em Nova York, com o presidente ucraniano Vladimir Zelensky. Conversamos sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países."
O encontro de Lula e Zelensky gerou grande expectativa, Zelensky cobra de Lula uma posição favorável ao regime de Kiev, enquanto Lula adota uma postura mais pragmática. Na terça-feira (19), Zelensky não aplaudiu Lula após o discurso do presidente brasileiro na Assembleia Geral da ONU.Também na terça-feira, em conversa com jornalistas, Lula disse que não tinha expectativas para o encontro com Zelensky.
"Eu não tenho expectativa. A expectativa é de uma conversa de dois presidentes de países. Cada um com seus problemas, cada um com as suas visões", disse o presidente. - Sputnik Brasil.
BLOG DO BILL NOTICIAS