terça-feira, 14 de junho de 2022

Brasil ultrapassa 500 mortes por dengue em 2022

                                Por: Agência Brasil
Foto: Reprodução/Pixabay
 

O Brasil registrou 504 mortes por dengue, no período de 1º de janeiro a 4 de junho. O número representa praticamente o dobro de mortes notificadas em todo o ano passado, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde.

O estado de São Paulo lidera a lista, com 180 óbitos. Em seguida aparecem Santa Catarina (60), Rio Grande do Sul (49), Goiás (44) e Paraná (43). Há ainda 364 óbitos em investigação.

Somente neste ano foram contabilizados 1,1 milhão de casos prováveis de dengue em todo o país, o que implica em uma taxa de incidência de 517,9 casos a cada 100 mil habitantes. A marca atingida em apenas seis meses já representa mais do que o dobro dos casos registrados em todo o ano de 2021 (544.460).

A Região Centro-Oeste do país lidera a taxa de incidência, com a marca de 1.544,2 casos a cada 100 mil habitantes, mais alta que a média brasileira. É nessa região também que estão os municípios com o maior número de infectados: Brasília, com 51.131 casos; e Goiânia, com 41.637 casos. Em seguida no ranking aparecem Joinville (SC), com 23.058 casos; São José do Rio Preto (SP), com 16.005 casos; e Aparecida de Goiânia (GO), com 14.689.

Chikungunya e Zika
De janeiro e junho, o Brasil contabilizou 108.730 casos prováveis de chikungunya, aumento de 95,7% em relação ao mesmo período de 2021. Segundo o boletim, até este momento, foram confirmados 19 óbitos para chikungunya, sendo 14 deles foram registrados no estado do Ceará. Outros 40 óbitos estão em investigação.

Quanto aos dados de zika, o boletim informa que foram contabilizados 5.699 casos da doença, aumento de 118,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Nenhuma morte por zika foi notificada no país neste ano de 2022.

Sintomas
Dengue, zika e chikungunya são doenças transmitidas pelo mesmo mosquito e seus sintomas são semelhantes: em geral, elas provocam febre, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo. Mas alguns poucos sintomas as diferenciam. No caso da dengue costuma haver uma dor atrás dos olhos. Já a chikungunya pode provocar dor e inchaço nas articulações. A zika, por sua vez, pode causar febre baixa e vermelhidão nos olhos.

Para combater o mosquito transmissor dessas três doenças, as pessoas devem manter os ambientes e recipientes limpos e sem acúmulo de água, que favorecem a sua proliferação. As principais medidas de prevenção são: deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; e eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso. (DP+Saúde).


Testemunhas viram Dom e Bruno serem perseguidos no dia do desaparecimento

                                 Por: Luana Patriolino - Correio Braziliense
Foto: CARL DE SOUZA / AFP

A Polícia Federal encaminhou, nesta terça-feira (14), ao Supremo Tribunal Federal (STF), um relatório referente às buscas pelo indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, no Amazonas. No documento, ao qual o Correio teve acesso em primeira mão, testemunhas narram que o brasileiro já relatou ter sofrido ameaças na região e que a embarcação dos desaparecidos foi perseguida pelo principal suspeito, Amarildo da Costa de Oliveira, 41 anos, conhecido como "Pelado", que está preso desde o dia 7 de junho. 


“Em 11/06/2022, uma testemunha com identificação protegida prestou depoimento à Polícia Federal no interesse do inquérito policial instaurado no âmbito da Delegacia de Polícia Federal em Tabatinga. A testemunha relatou que ouviu BRUNO dizer que estava sendo ameaçado por pessoas que não aceitavam as atividades de combate às ilegalidades recorrentes contra indígenas da região”, diz o documento.

“Entre as ameaças recebidas por BRUNO, algumas delas foram proferidas por “PELADO”, indivíduo tempos atrás teria efetuado disparos de arma de fogo contra a base local da FUNAI e, recentemente, ameaçado os “vigilantes” da região ostentando uma arma de fogo do tipo espingarda”, descreve a PF em outro trecho.

O Pelado indicado no relatório trata-se do apelido de Amarildo da Costa Pereira. Ele é pescador e, até o momento, é considerado o principal suspeito no sumiço dos ativistas. A testemunha descreveu as roupas que Bruno e Dom vestiam no dia do desaparecimento e afirmou que dois homens em outro transporte perseguiram os desaparecidos.

“Cerca de dois minutos após a embarcação de Bruno ultrapassar a do depoente, uma voadeira de alumínio, da cor verde, com motor 60 hp, ultrapassou a embarcação do depoente que o depoente reconheceu essa segunda embarcação que ultrapassou, de cor verde, como sendo a embarcação do “PELADO” viu que na embarcação havia mais um homem sem saber declinar quem seria somente que estava de roupa escura e manga cumprida”, diz trecho.

Dom e Bruno foram vistos pela última vez em 5 de junho, ao passar pela comunidade do Amazonas de São Rafael. De lá, partiram numa embarcação para uma viagem de cerca de duas horas, mas não foram mais vistos.


Lula se reúne com governadores nordestinos em Natal

 

Presença de Paulo Câmara no encontro está confirmada


                                Por Blog da Folha

Pré-candidato à Presidência da República chega a Natal (RN) na próxima quinta - Ricardo Stuckert/Divulgação

governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) está de viagem marcada para Natal, na próxima quinta-feira (16), onde deverá se encontrar com Lula (PT). O pré-candidato à Presidência da República visitará a capital potiguar para acompanhar a 1ª Feira Nordestina de Agricultura Familiar, que começa nesta quarta (15) e segue até domingo, no Centro de Convenções da cidade, localizado na Via Costeira.

Paulo Câmara acompanhará a agenda de Lula, que chega ao Aeroporto de Natal no final da manhã e vai direto visitar os estandes da feira e, na sequência, almoçar com os governadores dos nove estados nordestinos. Todos já confirmaram presença. O governador de Pernambuco vai e volta no mesmo dia.

Além desses compromissos, o pré-candidato à Presidência da República vai participar do evento "Juntos pelo RN", ato político que acontecerá na Arena das Dunas, à tarde. O estacionamento do estádio multiuso deverá receber, segundo as expectativas do PT, entre 10 mil e 15 mil pessoas. Preocupado com a questão de segurança, o partido providenciou detector de metais na entrada. A concentração está marcada para as 15h e o evento deve ter início às 17h. De Natal, Lula segue para Maceió e Aracaju.

O presidente estadual do PT, deputado Doriel Barros, disse à reportagem da Folha de Pernambuco que ainda não há previsão para a vinda de Lula ao seu estado natal. A deputada Teresa Leitão, que havia acenado sobre uma possível visita do ex-presidente ainda em junho, acrescentou: "A nossa agenda é mais adiante junto com o Ceará e a Bahia".

1ª Feira Nordestina de Agricultura Familiar vai reunir em Natal agricultores de todos os estados do Nordeste. O evento contará com a participação de cooperativas, associações, comunidades tradicionais e movimentos camponeses e sindicais. Entre as presenças confirmadas, estão as do MST, Contag e Contraf-CUT.

Ao que tudo indica, o cooperativismo será uma das prioridades do Plano de Governo de Lula. "Deveremos colocar o cooperativismo na ordem do dia para ajudar a resolver o problema de milhões de brasileiros carentes. É necessário colocar o assunto na pauta do Brasil", afirmou Lula durante visita a Porto Alegre, no início deste mês.

No encontro com representantes de partidos aliados, o pré-candidato à Presidência da República acrescentou ainda que "neste momento de crise ligada diretamente à fome, o cooperativismo na agricultura familiar é base para qualquer programa de governo, como já foi nos governos anteriores do PT".

BLOG DO BILL NOTICIAS

Pesquisa para governo de PE: Marília tem 24%, e Raquel, 18%. Coelho e Ferreira aparecem com 12% cada

A pesquisa EXAME/IDEIA ouviu 1.000 pessoas do estado de Pernambuco entre os dias 3 e 8 de junho

                                  Por:Por Gilson Garrett Jr/exame/ideia

Marília, Raquel, Ferreira e Coelho: disputa em Pernambuco é puxada por duas mulheres. (Divulgação/Divulgação)

A disputa pelo governo de Pernambuco traz, pela primeira vez, duas mulheres liderando as intenções de voto em um primeiro turno. Segundo a pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA divulgada nesta quinta-feira, 9, Marília Arraes (Solidariedade) tem 24%, e Raquel Lyra (PSDB) aparece com 18%, em uma pesquisa estimulada, com os nomes apresentados previamente. Considerando a margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, as duas estão empatadas no limite.

Logo depois de Marília e Raquel estão dois ex-prefeitos de cidades do interior pernambucano. Miguel Coelho (União Brasil), ex-prefeito de Petrolina, e Anderson Ferreira (PL), ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, estão com 12% cada. Eles estão tecnicamente empatados com Raquel Lyra, dentro da margem de erro.

Para a pesquisa, foram ouvidas 1.000 pessoas do estado de Pernambuco entre os dias 3 e 8 de junho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. O registro no Tribunal Superior Eleitoral tem o número PE-03117/2022. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. Leia o relatório completo.

(Arte/Exame)

Cila Schulman, vice-presidente do instituto de pesquisa IDEIA, destaca a importância do estado ter duas mulheres liderando as intenções de voto em Pernambuco.

“Na primeira e segunda posições, tanto na espontânea como na estimulada, a deputada Marília Arraes, e a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, se distanciam do pelotão dos demais candidatos nas mais diversas faixas do eleitorado. Raquel se destaca entre os mais jovens e os mais escolarizados, enquanto Marília tem os votos dos mais pobres e da capital”, explica.

(Arte/Exame)

Quando a pergunta é feita de forma espontânea, quando o eleitor precisa lembrar o primeiro nome que lhe vem à mente, Marília tem 11%, Raquel, 9%, Coelho tem 6%, e Ferreira, 5%. Tanto na estimulada quanto na espontânea, o pré-candidato Danilo Cabral (PSB) fica em quinto lugar.

Vale lembrar que Cabral é o nome da sucessão ao governo de Pernambuco, indicado pelo atual governador, Paulo Câmara, também do PSB. O partido está no comando do estado há 16 anos. Atualmente também governa a capital, Recife, com João Campos.

Segundo turno: Marília tem vantagem

A pesquisa EXAME/IDEIA testou oito possíveis cenários de segundo turno. A deputada federal Marília Arraes venceria todos, incluindo contra Raquel Lyra (40% a 36%). A ex-prefeita de Caruaru venceria todos os confrontos, com exceção da disputa com Marília. O sucessor do atual governador, Danilo Cabral, ficaria em segundo lugar em todos os cenários testados.

(Arte/Exame)

“Apesar de ser apresentado como o candidato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Pernambuco, Cabral enfrenta a concorrência neste campo da deputada Marília Arraes, que recentemente trocou o PT pelo Solidariedade, mas continua sendo a postulante mais identificada com o ex-presidente. Não faltará na narrativa da campanha também o fato de que ele votou pelo impeachment de Dilma Rousseff, apesar de hoje reconhecer que seu partido cometeu um ‘equívoco histórico’”, avalia Cila Schulman.

Senado em Pernambuco: indefinido

Se a disputa ao governo do estado está mais clara na mente do eleitor, a disputa ao Senado em Pernambuco parece estar mais longe de uma definição. Em uma pergunta espontânea, os nomes mais lembrados são de Marília (13%) e de Raquel (7%). Entre os entrevistados, 52% dizem que ainda não sabem.

Já quando é feito de forma estimulada há um cenário bastante indefinido, com boa parte dos nomes empatados. Os pré-candidatos com maior número de intenção de voto são: André de Paula (PSD), com 8%, Teresa Leitão (PT), com 7%, e Gilson Machado (PL), também com 7%. Os que disseram que não sabem somam 47%.

A indefinição é tamanha que mesmo sem ser citadas, Marília e Raquel aparecem de forma espontânea (ambas com 2%) quando o eleitor diz que vai votar em um outro candidato que não foi apresentado e precisa indicar um nome. (Fonte da pesquiza:EXAME/IDEIA).

 (Arte/Exame)

(Arte/Exame)

Fonte:EXAME/IDEIA



BLOG DO BILL NOTICIAS

Mulher vai operar apêndice e descobre 270 pedras na vesícula: "Olha o que tiraram de você"

 

Ludmila Lourenço sentiu dores ao longo de três anos, mas nenhum médico descobria a causa do incômodo


                             Por Agência O Globo

O que parecia ser, inicialmente, uma dor nas costas foi se transformando em um pesadelo: Ludmila Lourenço, de 31 anos, viu o desconforto acompanhar todas as suas atividades, desde a hora de comer a quando ia realizar uma atividade física.

Mãe de uma criança de 3 anos e 9 meses, Lud — como gosta de ser chamada — chegou a fazer até fisioterapia pensando que o problema era na coluna. Mas no dia 1º deste mês uma crise aguda de dor a levou ao pronto-socorro: era uma apendicite. Ao acordar da cirurgia, recebeu em mãos um saco cheio: eram as 270 pedras — que contou à mão — que estavam em sua vesícula, que precisou ser retirada.

Ludmila Lourenço, ou "Lud Lower", é uma fotógrafa profissional da cidade de São Paulo. Por conta da profissão, quando começou a sentir dores na coluna entre o final de 2019 e o início de 2020, logo pensava serem ócios do ofício. Com ainda é mãe do pequeno Benjamin, de quem cuida sozinha, hoje com 3 anos e 9 meses, bastava tomar um comprimido para a dor passar.

— Todo dia eu tinha dores e dores e dores, passei três anos à base de dipirona. Fui levando a vida, à base de remédios, comecei a ficar depressiva, a ter crise de ansiedade recorrente, já ficava com crise ansiosa quando sabia que ia comer, porque depois teria que ficar deitada — relata a fotógrafa.

Com o tempo, as crises de dores foram aparecendo e as idas ao hospital foram se tornando mais frequentes. Em tempos de hospitais lotados de pacientes com Covid-19, sua internação para tratar de uma — no singular — pedra na vesícula poderia colocar sua saúde em risco, devido à pandemia.

— Muita gente pergunta como aguentei (a dor, enquanto ainda trabalhava e cuidava do filho): não tinha outra opção, não aguentar é privilégio de rico; pobre tem que aguentar — relata. — Parei de sair com minhas amigas, porque eu ficava muito debilitada depois. Não doía só para comer, porque se eu corresse também doía, se eu me esforçasse doía, e às vezes até dormindo: a vida foi parando.

Em abril deste ano, depois de ir mais uma vez ao pronto-socorro com fortes dores na barriga e nas costas, Lud foi avaliada, fez exames, a vesícula foi "considerada ok" e os médicos pensaram que o problema seria nas costas, tanto que fez até ressonância. Com as dores, chegou a tomar corticoides.

No dia 31 de maio, após uma viagem de ônibus de Florianópolis, a fotógrafa diz ter sentido uma dor sem precedentes: era apendicite aguda.

— Fui ao hospital, o médico pediu uma ultrassonografia da parte superior do abdômen, mesmo comigo reclamando de dores na parte inferior. O médico disse: "Você está com umas pedras, mas a vesícula está do tamanho normal, não tem nenhum indício de emergência, você vai voltar para casa" — relatou.

A fotógrafa não se conformou e, achando que tinha "algo de errado", pediu à médica para conferir o que poderia ser:

— Quando deitei na maca e ela bateu os dedos na minha barriga, já me contorci e, após uma tomografia, deu apendicite aguda. Mesmo tomando medicamento na veia, era impossível de dormir (internada) de madrugada, tamanha dor — completou.

Surpresa ao acordar

Na quarta-feira, dia 1º de junho, Ludmila entrou para a cirurgia no apêndice e acordou sem a vesícula:

— Um enfermeiro me deu um saco cheio de pedras "olha o que tiraram de você". Ele falou que era da vesícula. Meio anestesiada ainda, questionei: "Vocês tiraram a vesícula?" e, segundo o médico, não teve como não tirar, porque se não eu voltaria lá uns dias depois com ela estourada — conta Lud.

Segundo a fotógrafa, os exames não identificaram a vesícula com 25 centímetros. Ainda no hospital, contou 220 pedras porque "estava sem fazer nada". Em casa, lavou as pedrinhas, enxugou e as contou novamente. A nova soma contabilizou 270 delas.

— Hoje eu estou 300% melhor do que os três anos que vivi — conclui.


BLOG DO BILL NOTICIAS

EDUCAÇÃO - Duas escolas públicas de Pernambuco estão entre as 50 melhores do mundo

 

Nomeação é de prêmio internacional. Vencedores serão conhecidos em outubro


                           Por Fabio Nóbrega/Folhape
Alunos e professores da Etepam comemoram indicação em prêmio - Foto: Tarciso Augusto/Secretaria de Educação

Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), localizada no Recife, e a Escola de Referência em Ensino Fundamental Evandro Ferreira dos Santos, de Cabrobó, Sertão de Pernambuco, são finalistas do prêmio internacional World's Best School Prizes (Prêmio Melhores Escolas do Mundo, em tradução livre), que elegeu as 50 melhores escolas do mundo. 

A Etepam é finalista da categoria Inovação do prêmio com o projeto Live Up, que busca estimular o empreendedorismo social, como com a produção de tijolos ecológicos e o software Cangame, que apoio alunos diagnosticados no espectro autista nos estudos e na comunicação. 

Já a Escola Evandro Ferreira dos Santos, da gestão municipal de Cabrobó, faz parte do programa Educação Integrada e conta com o apoio da rede estadual de ensino. A unidade de ensino é finalista na categoria Superação da Adversidade, com projetos inovadores como o "Distantes sim, desconectados não. Família e escola projetando sonhos, promovendo a inclusão", de autoria da professora Fernanda Sheilânia.

Essa iniciativa integra gestores, professores, alunos e, principalmente, seus familiares para superação de desafios comuns da comunidade. Um dos resultados já alcançados é a alfabetização de mães, para que consigam acompanhar o desenvolvimento estudantil de seus filhos.

Eref Evandro Ferreira dos Santos, em CabrobóEscola Evandro Ferreira dos Santos é finalista na categoria Superação da Adversidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabrobó)

Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Adolfina J. M. Diefenthäler, no Rio Grande do Sul, também é finalista, sendo essas três as únicas brasileiras entre as 50 escolhidas em todo o mundo.

Atualmentre mestre em Engenharia de Software, Eraldo Guerra foi o responsável por criar o Live Up na Etepam em 2010. A ideia desenvolvida era de que os alunos levassem à sala de aula problemas sociais das comunidades em que viviam para buscar soluções. Foi assim que nasceu a ideia do “Construcoco”, tijolos ecológicos confeccionados a partir da fibra de coco verde. 

“Na época, uma aluna comentou que o bairro em que ela morava sofria com o descarte irregular da fibra do coco, que era bastante comercializado no local. A partir daí, os alunos foram criando possíveis soluções até que chegamos na primeira criação do Live Up, o Construcoco. Com uma resistência maior que o tijolo convencional, sem precisar do processo de queima ou de cimento em sua composição, o tijolo ecológico nos rendeu destaques internacionais”, contou Eraldo Guerra.

Nos anos seguintes, o Live Up abriu janelas para que os estudantes pensassem em vários problemas sociais e encontrassem soluções fora da rota comum.

Entre outros projetos de destaque, há, por exemplo, o de um cobertor biológico que ajuda a reduzir a poluição da água dos rios, e do software Cangame, que apoia alunos autistas nos estudos e na comunicação, já usado em 23 países. Ambos projetos já foram premiados e reconhecidos internacionalmente.

Gestora da Etepam há dois anos, Andreia Vieira conta que o título de finalista na categoria Inovação condiz com a realidade que a escola vivencia. 

“A categoria em que estamos concorrendo ao prêmio final tem profunda conexão com a política e filosofia da nossa escola. Seguimos com este lema e estamos fechando parcerias com escolas de tecnologia”, contou a gestora.

World’s Best School Prizes 
Em sua primeira edição, a iniciativa é organizada pela instituição britânica T4 Education, em parceria com Fundação Lemann, Fundação Templeton World Charity, Accenture, American Express e Yayasan Hasana, e destaca escolas que promovem práticas inovadoras de olho na melhoria da aprendizagem.

O prêmio é composto por cinco categorias: Colaboração Comunitária, Ação Ambiental, Inovação, Superação da Adversidade e Apoio a Vidas Saudáveis. São dez escolas que concorrem em cada uma delas.

As três melhores de cada categoria serão conhecidas em setembro. As vencedoras serão divulgadas durante a Semana Mundial da Educação, em outubro. O prêmio final é de US$ 50 mil para cada escola.

Top 10 em Inovação
Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães - Recife, Brasil
Escuela Emilia Lascar - Peñaflor, Chile
Eveline High School - Bulawayo, Zimbábue
I Love Dyslexia EFL School - Atenas, Grécia
MCD Co-ed Primary School Lajpat Nagar III - Nova Déli, Índia
N-High School - Okinawa, Japão
Sekolah Kebangsaan Kempandang - Kuatan, Malásia
Shining Star Internacional School - Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
SVKM's CNM School - Mumbai, Índia
St. Helen's School - Londres, Reino Unido

Top 10 em Superação da Adversidade
Amani School for Refugees - Kakuma, Quênia
Best Intellectuals Model School - Aba Abia State, Nigéria
Marcus Garvey Technical High School - St. Ann's Bay e Ocho Rios, Jamaica
Pinelands North Primary School - Cidade do Cabo, África do Sul
Project Shelter Wakadogo - Gulu, Uganda
Samaritan Mission School - Howrah, Índia
SMK Kampong Jawa - Selangor, Malásia
St. Edward's Primary School - Tamworth, Austrália
Escola de Referência em Ensino Fundamental Evandro Ferreira dos Santos - Cabrobó, Brasil
West End Primary - Mitchells Plain, África do Sul


BLOG DO BILL NOTICIAS

"É se humilhar demais", diz Lula sobre pedido de Bolsonaro a Biden por 'ajuda' nas eleições (Vídeo).

Segundo a Bloomberg, Bolsonaro pediu a Biden 'ajuda' para vencer a eleição, afirmando que defende os interesses dos EUA, enquanto Lula defende os do Brasil

Lula e Bolsonaro (Foto: Ricardo Stuckert | REUTERS/Ueslei Marcelino)

O ex-presidente Lula (PT), em entrevista à Rádio Vitoriosa, de Uberlândia, Minas Gerais, nesta terça-feira (14), detonou Jair Bolsonaro (PL) ao comentar reportagem da Bloomberg que dá conta de um pedido de 'ajuda' do brasileiro ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para não deixar o petista vencer a eleição presidencial deste ano.

Lula disse não acreditar na informação por ser "humilhação demais". "O atual presidente foi participar de uma cúpula fracassada nos Estados Unidos, porque 12 presidentes não foram. Quando ele fala que a conversa foi extraordinária, que foi fantástica, diga o que conversou! Diga qual foi o acordo! Ele foi lá, segundo a imprensa americana, pedir para o Biden ajudar ele a não deixar eu ganhar as eleições? Será que isso é verdade? Eu vi ontem na imprensa. Vi na imprensa americana que o presidente Bolsonaro foi aos Estados Unidos pedir para o Biden ajudar ele a não deixar eu ganhar as eleições. Por Deus do céu, não acredito que seja verdade. Não acredito. Isso é se humilhar demais!". 

Na sequência, Lula, com os olhos fixos na câmera de vídeo que transmitia a entrevista, teceu inúmeras críticas a Bolsonaro. "O 'seu Bolsonaro' precisa criar coragem e conversar com o povo, parar de fazer 'motociata', 'bicicletada', 'cavalada', 'aviãozada'. Ele só sabe fazer essas coisas que envolvem os milicianos dele. Vá para a rua conversar com o povo, vá explicar a causa da fome, vá explicar o preço da gasolina, o preso do óleo diesel, vá conversar com as pessoas! Quem vai ganhar as eleições nesse país não é o Lula, não é um candidato, não é um partido. Quem vai ganhar tirar o Bolsonaro é o povo brasileiro, que está cansado de tanta mentira, de tanta sordidez, de tanta injúria, de tanto pecado. É um presidente que utiliza o nome de Deus em vão e você olha na cara dele, nos olhos dele quando ele fala e ele não acredita em Deus. Ele fala em Deus por conta das eleições. Não tem pecado maior que utilizar o nome de Deus em vão".

O ex-presidente mandou um recado ao atual chefe do governo: "você, Bolsonaro, a cada vez que fala em Deus você está cometendo uma heresia, porque se tem uma coisa em que você não acredita é em Deus, pelos pecados que você comete".

Lula se mostrou indignado com Bolsonaro e disse que vai trabalhar para "devolver o Brasil ao povo brasileiro. "O cidadão que tem o comportamento leviano como ele tem, que ofende a Suprema Corte, que ofende a Câmara, o Senado, os sindicatos, as mulheres, negros, estudantes, que não quer fazer universidade. Que loucura é essa? O que esse cara pensa que está fazendo nesse país? O que esse cara pensa que representa? Vamos ter que recuperar esse país para o povo brasileiro, e é por isso que eu estou disposto a brigar. Estou disposto a dedicar cada minuto da minha vida para fazer o povo compreender que ele pode voltar a ser feliz". Brasil247.





Lula: "deram um golpe na Dilma prometendo uma 'ponte para o futuro'. Dessa ponte só ficou o abismo"

 

Dilma Rousseff, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Lula (PT), em entrevista nesta terça-feira (14) à Rádio Vitoriosa, de Uberlândia, Minas Gerais, fez um balanço da situação econômica do Brasil e afirmou que o país está "pior" do que em 2003, ano em que assumiu a Presidência da República pela primeira vez.

Ele lembrou que quando deixou o poder, o Brasil era a 6ª economia do mundo e poderia ser a 5ª, não fosse o golpe de Estado contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e a "ponte para o futuro" do ex-presidente Michel Temer (MDB), que destruiu direitos sociais e trabalhistas. "Quando eu deixei a Presidência, o Brasil já estava na 6ª economia do mundo e eu imaginei que o Brasil poderia chegar à 5ª economia do mundo. Aí deram um golpe na Dilma, prometendo fazer uma 'ponte para o futuro', e dessa ponte que foi feita só ficou o abismo. A ponte não existe. Jogaram o Brasil num buraco".

O petista disse que, se eleito, reconstruirá tudo o que foi destruído desde a derrubada de Dilma."Estou concorrendo às eleições 12 anos depois que deixei a Presidência e estou encontrando o Brasil pior que quando peguei em 2003. A inflação está um pouco maior, a taxa de juros está maior. Você tem um empobrecimento da sociedade que a gente não tinha".

"Vou pegar o Brasil pior do que eu peguei em 2003. Significa que o problema do emprego é prioridade, o problema da saúde é prioridade, o salário é prioridade, a questão da inflação é prioridade, o custo de vida é prioridade porque o povo não está mais conseguindo comprar o que comer. A gente vai voltar para refazer tudo o que a gente já tinha feito e tentar fazer coisas novas", completou. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...