quinta-feira, 21 de abril de 2022

Consumo de processados e carne vermelha em excesso: conheça hábitos que levam ao câncer de intestino

 SAÚDE EM ALERTA

Inca estima que 20.540 homens e 20.470 mulheres serão acometidos anualmente pela doença até o fim de 2022.


                                  Por Isabelle Barbosa/Folhape   
Câncer de intestino - Foto: Pixabay

Câncer de cólon e reto, colorretal ou somente câncer de intestino. A doença, que pode ser abordada das três formas, é a terceira mais prevalente entre homens e mulheres no Brasil e ocupa o terceiro lugar entre o tipo de câncer que mais mata no país, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A entidade estima, em seu último levantamento realizado em 2020, que 20.540 homens e 20.470 mulheres serão acometidos anualmente pela doença até o fim de 2022.

Os dados correspondem a um risco estimado de 19,64 novos casos a cada 100 mil homens e de 19,03 casos para cada 100 mil mulheres. O Atlas de Mortalidade por Câncer, que gera informações a partir de dados disponibilizados pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, divulgou que, em 2019, 10.191 homens e 10.385 mulheres foram vítimas fatais do câncer colorretal.

A doença abrange tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon; no reto, parte final do intestino; e no ânus. A maioria dos tumores envolve uma série de alterações histológicas, morfológicas e genéticas, que se acumulam ao longo do tempo e que podem levar desde o bloqueio da passagem das fezes, a cólicas, dores ou sangramento. 

Em entrevista à Folha de Pernambuco, a médica cirurgiã oncológica do Hospital de Câncer de Pernambuco Márcia Lucena explicou que a formação do tumor é resultado, na maioria das vezes, dos hábitos de vida não saudáveis adotados pela população e da ingestão em excesso de alimentos nutricionalmente pobres, como enlatados, embutidos e processados.

“Geralmente, o câncer de intestino é causado por fatores adquiridos, ou seja, fatores do dia a dia da pessoa, que levam à mutação da célula, que causam a formação de tumores. Quanto mais a pessoa se alimenta de modo irregular, mais vai ter facilidade em desenvolver esse tipo de câncer. O tabagismo também está associado, assim como a falta de atividade física”, alertou Márcia Lucena.

A especialista destaca também que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e de carne vermelha devem ser evitados no combate a esse tipo de câncer, e que vegetais e alimentos ricos em fibras são sempre bons aliados para o regular o funcionamento do trânsito intestinal.

De acordo com o Inca, pessoas com excesso de peso corporal e com idade a partir de 50 anos também possuem maior risco de desenvolver o câncer de intestino. Histórico familiar da doença em parentes de 1º grau também são fatores de risco.

Para identificar e tratar a doença com maior agilidade, é necessário estar atento aos sinais e sintomas.

“O câncer colorretal provoca uma alteração no hábito intestinal. Aquele paciente que tinha um hábito intestinal diário, passa a ter sangramento nas fezes, a ficar vários dias sem evacuar ou apresenta maior intensidade dessas evacuações. Ele começa a perder peso, às vezes pela diarreia persistente, tem dor abdominal, fraqueza e anemia”, explicou a médica Márcia Lucena.

O Inca alerta que alguns desses sinais e sintomas também estão presentes em problemas como hemorroidas, verminoses, úlceras gástricas e outras doenças, e que a investigação cautelosa deve ser realizada para o correto diagnóstico e tratamento específico.

Um dos exames primários a ser feito é o de sangue oculto nas fezes. A partir de alterações no resultado e da persistência dos sintomas, uma investigação mais detalhada por meio de exame de colonoscopia deverá ser solicitada pelo médico.

“A colonoscopia detecta a lesão e já faz a biópsia, e vai possibilitar um diagnóstico histológico também. A gente faz o estadiamento da doença, e o paciente vai ser investigado por exames de imagem e tomografia para poder identificar se existe ou não metástase", informou Márcia Lucena.

Cirurgiã oncológica do Hospital de Câncer de Pernambuco, doutora Márcia Lucena. Foto: Cortesia

A médica explicou que só após a análise dos exame é que é possível indicar o melhor tipo de tratamento.

"Pode ser cirúrgico, que ocorre na maioria das vezes, ou pode ser inicialmente por quimioterapia. Quando o tumor é somente de cólon, o paciente pode precisar fazer quimioterapia após o procedimento cirúrgico. Já de reto, a gente opta por realizar a radioquimioterapia inicialmente e só depois a cirurgia".

A profissional também alertou que, após o procedimento cirúrgico, é necessário e importante realizar o acompanhamento médico para monitoramento.

“É um câncer que, se a pessoa estiver bem atenta a sua situação de saúde, ela vai identificar e ter um diagnóstico mais inicial. A cirurgia já resolve e tem uma grande chance de cura. Por isso, alertamos a população para ficar atenta a esses sinais e sintomas para que o diagnóstico seja feito o mais precoce possível e a chance de aumentar a sobrevida desse paciente seja cada vez maior.”

BLOG DO BILL NOTICIAS

Eurasia: Lula tem 70% de chance de vitória, contra 25% de Bolsonaro e 5% da terceira via

Maior consultoria de análise política do mundo enxerga o ex-presidente Lula como franco favorito

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento com sincalistas (Foto: Divulgação)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é franco favorito para ser o novo presidente do Brasil, segundo a Eurásia Group, maior consultoria de análise de riscos políticos do mundo. "A despeito da melhora do desempenho do presidente Jair Bolsonaro (PL) em pesquisas de avaliação de governo, a consultoria Eurásia Group mantém o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como candidato com mais chances de vencer as eleições deste ano. Em análise divulgada nesta segunda-feira (18), a consultoria afirma que no atual momento aumentaram de 20% para 25% as chances de reeleição de Bolsonaro, mas sem mexer nas projeções de 70% de vitória para o candidato petista", escreve a jornalista Lilian Venturini, em reportagem publicada no Valor.

"O percentual de Lula segue inalterado porque na análise da Eurásia as chances de um candidato da chamada terceira via ser eleito caíram de 10% para 5%. Nas últimas semanas, o nome do ex-juiz Sergio Moro para disputar o Planalto foi preterido pela direção do União Brasil. Os pré-candidatos do PSDB, João Doria, e do MDB, Simone Tebet, não avançaram nas pesquisas até o momento. O ex-governador Ciro Gomes (PDT) continua em terceiro lugar, mas distante dos resultados alcançados por Lula e Bolsonaro. A análise da consultoria leva em consideração os resultados de pesquisas de 12 institutos sobre a avaliação de governo, divulgadas entre maio de 2020 e abril deste ano", acrescenta a jornalista.




União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...