sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

PF investiga monitoramento indevido de autoridades pela Abin

 

Operação Vigilância Aproximada cumpre 21 mandados de busca e apreensão

Policia Federal/Divulgação


A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (25) a Operação Vigilância Aproximada para investigar organização criminosa que se instalou na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Os investigados, segundo a corporação, monitoravam ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas, utilizando-se de ferramentas de geolocalização de dispositivos móveis sem autorização judicial. 

Em nota, a PF informou que cumpre 21 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares que incluem a suspensão imediata do exercício das funções públicas de sete policiais federais. Ao todo, 18 diligências de busca e apreensão estão sendo cumpridas em Brasília, uma em Juiz de Fora (MG), uma em São João Del Rei (MG) e uma no Rio de Janeiro. 

A operação é uma continuação das investigações da Operação Última Milha, deflagrada em outubro do ano passado. As provas obtidas pela corporação à época indicam que o grupo criou uma estrutura paralela na Abin e utilizou ferramentas do Estado para produzir informações para uso político e midiático, “para a obtenção de proveitos pessoais e até mesmo para interferir em investigações da Polícia Federal”. 

Ainda de acordo com a PF, os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei. - (Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Graça Adjuto



BLOG DO BILL NOTICIAS


Abin foi usada para monitorar promotora do caso Marielle, diz PF

 

Presidente da Câmara e governador do Ceará também teriam sido alvos

Antônio Cruz/Agência Brasil

As investigações da Polícia Federal (PF) envolvendo o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) revelam que a estrutura da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi usada para monitorar a promotora responsável pela investigação do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, além de outras autoridades. Os crimes teriam ocorrido no durante o governo de Jair Bolsonaro, quando Ramagem foi diretor da Abin. Marielle foi morta em março de 2018.

Mais cedo, a PF realizou buscas e apreensões contra Ramagem e outros investigados. Agentes estiveram no gabinete do parlamentar na Câmara dos Deputados e nas residências dele em Brasília e no Rio de Janeiro. A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator das investigações na Corte. 

De acordo com a decisão de Moraes que embasou as buscas, Ramagem, policiais e delegados da PF que estavam cedidos para a Abin, além de servidores do órgão, teriam participado de uma organização criminosa para monitorar ilegalmente autoridades públicas. O caso é conhecido como "Abin paralela".

O monitoramento ilegal ocorria, segundo as investigações, por meio do uso do programa espião First Mile. Produzido por uma empresa israelense de defesa cibernética, o equipamento permite monitorar os passos dos alvos escolhidos por meio da localização do celular. O software foi comprado no governo Michel Temer. 

Segundo os investigadores,  foram monitorados a promotora do Ministério Público do Rio de Janeiro Simone Sibilio, que atuou na investigação inicial do caso Marielle, o então presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e Camilo Santana, que era governador do Ceará e é o atual ministro da Educação.

"Em outra oportunidade, novamente, ficou patente a instrumentalização da Abin, para monitoramento da promotora de Justiça do Rio de Janeiro e coordenadora da força-tarefa sobre os homicídios qualificados perpetrados em desfavor da vereadora Marielle Franco e do motorista que a acompanhava, Anderson Gomes", diz o relatório de investigação.

Ministros do STF

O grupo também teria atuado para difundir informações falsas e vincular os ministros do STF Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes a uma facção criminosa. As suspeitas estão em um arquivo eletrônico apreendido na primeira fase da operação, realizada no ano passado.

"O arquivo 'prévia Nmni.docx’ mostra a distorção, para fins políticos, da providência, indicando a pretensão última de relacionar a advogada Nicole Fabre e os ministros do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes com a organização criminosa Primeiro Comando da Capital – PCC, alimentando a difusão de fake news contra os magistrados da Suprema Corte”, complementa o relatório.

Interferência

As investigações também indicam que a Abin teria sido usada para interferir em investigações envolvendo os filhos de Bolsonaro, Jair Renan e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).  Ramagem e os outros acusados também teriam atuado para abafar as investigações internas sobre o uso ilegal do órgão.

"A alta gestão interferiu nas apurações disciplinares para que não fosse divulgada a instrumentalização da Abin", completou o relatório.

Defesa

Pelas redes sociais, Bolsonaro não fez comentários relacionados à operação, mas publicou um vídeo antigo no qual Ramagem informa que o programa espião foi comprado na gestão do presidente Michel Temer.

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, classificou a operação de "perseguição" a Bolsonaro.

Em nota, o senador Flávio Bolsonaro negou ter sido favorecido de alguma forma pela Abin.  "Isso é um completo absurdo e mais uma tentativa de criar falsas narrativas para atacar o sobrenome Bolsonaro", afirmou.

Alexandre Ramagem ainda não se manifestou sobre a operação. - (Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Nádia Franco



BLOG DO BILL NOTICIAS

Alexandre Ramagem é alvo da Operação Vigilância Aproximada

 

Presidente do PL diz que ex-diretor da Abin sofre perseguição



Tomaz Silva/Agência Brasil


O ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) é um dos alvos da Operação Vigilância Aproximada, deflagrada nesta quinta-feira (25) pela Polícia Federal, para investigar organização criminosa que teria se instalado na Abin para monitorar ilegalmente autoridades, jornalistas e políticos.

Esse monitoramento teria sido feito sem autorização judicial, por meio da ferramenta First Mile, utilizada para geolocalização de dispositivos móveis.

Delegado da Polícia Federal, Ramagem foi nomeado diretor-geral da Abin em 2019 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele deixou o cargo em março de 2022. As suspeitas levantadas contra Ramagem foram comentadas pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto via redes sociais.

“Está claro que mais essa operação da PF de hoje contra o deputado Alexandre Ramagem é uma perseguição por causa do Bolsonaro. Esse negócio de ficar entrando nos gabinetes é uma falta de autoridade do Congresso Nacional. Rodrigo Pacheco deveria reagir e tomar providências”, declarou Costa Neto. “Isso é pura perseguição e pode acabar elegendo o Ramagem com mais facilidade no Rio de Janeiro”, acrescentou.

Anatel

A utilização irregular do sistema de geolocalização já havia sido denunciada à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por operadoras de telefonia. A Anatel confirmou à Agência Brasil que “há três processos a respeito do assunto em andamento”, mas que “os documentos estão com restrições de acesso de acordo com hipóteses previstas na legislação”.

Segundo a Anatel, os processos em questão são os de número 53500.020929/2023-85; 53500 020935/2023-32; e 53500020452/2023-38.

Operação

De acordo com a PF, a Operação Vigilância Aproximada cumpre nesta quinta-feira 21 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares que incluem a suspensão imediata do exercício das funções públicas de sete policiais federais.

Ao todo, 18 diligências de busca e apreensão estão sendo cumpridas em Brasília, uma em Juiz de Fora (MG), uma em São João Del Rei (MG) e uma no Rio de Janeiro.

A operação é uma continuação das investigações da Operação Última Milha, deflagrada em outubro do ano passado.

As provas obtidas pela corporação à época indicam que o grupo criou uma estrutura paralela na Abin e utilizou ferramentas do Estado para produzir informações para uso político e midiático, “para a obtenção de proveitos pessoais e até mesmo para interferir em investigações da Polícia Federal”.

Abin e MPF

Em outubro de 2023, a Abin informou que sua Corregedoria-Geral havia concluído, em fevereiro, o processo de correição extraordinária sobre o sistema de geolocalização usado por servidores do órgão; e que, em março, instaurou uma sindicância investigativa interna para apurar se o sistema, adquirido em 2018, foi utilizado de forma irregular.

De acordo com a Abin, as informações apuradas durante a sindicância interna estavam sendo repassadas aos órgãos competentes, e os servidores investigados já haviam sido afastados.

Na época, o Ministério Público Federal também abriu um procedimento para apurar a denúncia sobre o uso irregular do sistema pela Abin. Na sequência, a PF instaurou um inquérito para averiguar o caso.

Agência Brasil tentou contatar a defesa de Alexandre Ramagem, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria. - (Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Fernando Fraga



BLOG DO BILL NOTICIAS

Governo de Pernambuco anuncia novas mudanças em diretorias das Polícias Militar e Civil

 

Tanto os nomes dos dispensados, quanto os dos novos admitidos, foram anunciados no DO desta quinta (25)


                                      Por Blog da Folha

A governadora Raquel Lyra (PSDB) realizou novas trocas nas diretorias da Polícia Militar e Civil de Pernambuco, ambas subordinadas a Secretaria de Defesa Social (SDS). As mudanças foram publicadas no Diário Oficial desta quinta-feira (25).

A lista de exonerações — com mais de 30 nomes — contudo, já era esperada.

A maioria das dispensas estão com efeito retroativo para 23 de janeiro de 2024, um dia após o anúncio da troca dos comandantes da Polícia Civil, Simone Aguiar, e da PM, o coronel Tibério César dos Santos.

Segundo a governadora, as mudanças de segunda-feira (22) foram feitas para "fortalecer as ações das operativas da Secretaria de Defesa Social e fazer de Pernambuco um estado mais seguro”.

25 novos nomes foram designados para assumir as funções. 

Confira abaixo a lista de mudanças

Dispensas
Coronel QOPM WOLNEY ALEXANDRE PEREIRA DA SILVA, da Função Gratifi cada de Gestor de Controle Administrativo de Tecnologia, símbolo FDA-3, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social.

Coronel QOPM WERNER WALTER HEUER GUIMARAES, matrícula nº 9401920, da Função Gratifi cada de Gestor de Administração, símbolo FDA-3, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social.

Coronel QOPM JOSÉ MARIO CANEL FIGUEREDO, matrícula nº 9402799, da Função Gratifi cada de Gestor de Controle Administrativo de Apoio ao Sistema de Saúde, símbolo FDA-3, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social.

Coronel QOPM FRED JORGE PARENTE SARAIVA, matrícula nº 9300333, da Função Gratifi cada de Gestor de Controle Operacional de Planejamento, símbolo FDA-3, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social.

Coronel QOPM GEOVANI AUGUSTO GOMES NASCIMENTO, matrícula nº 9300694, da Função Gratifi cada de Chefe da 2ª Seção do Estado Maior Geral, símbolo FDA-2, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social.

Coronel QOPM REGINALDO PEREIRA DE OLIVEIRA FILHO, matrícula nº 9300287, da Função Gratifi cada de Gestor de Controle Administrativo de Ensino, Instrução e Pesquisa, símbolo FDA-3, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social.

Coronel QOPM EMILIO JORGE VIEIRA DE FREITAS, matrícula nº 9205080, da Função Gratifi cada de Gestor de Controle Operacional Metropolitano, símbolo FDA-3, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social.

Coronel QOPM PAULO CESAR GONCALVES CAVALCANTE, matrícula nº 9300309, da Função Gratifi cada de Diretor Integrado do Interior 1, símbolo FDA-1, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social.

Coronel QOPM ADRIEL HENRIQUE DE LIMA SERAFIM, matrícula nº 9402314, da Função Gratifi cada de Gestor de Controle Operacional do Interior 1, símbolo FDA-3, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social.

Coronel QOPM ROMILDO RODRIGUES DE LIMA, matrícula nº 9402616, da Função Gratifi cada de Coordenador da Ajudancia Geral, símbolo FDA-4, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social.

Coronel QOPM IVSON AMILCAR BOTELHO DA SILVA, matrícula nº 9300562, da Função Gratifi cada de Diretor Integrado Especializado, símbolo FDA-1, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social.

Coronel QOPM ALEXANDRE TAVARES DE OLIVEIRA SILVA, matrícula nº 920506-3, da Função Gratifi cada de Diretor de Planejamento Operacional, símbolo FDA-1, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social, com efeito retroativo a 02 de janeiro de 2024.

Coronel QOPM WOLNEY ALEXANDRE PEREIRA DA SILVA, matrícula nº 9300589, para exercer a Função Gratifi cada de Gestor de Administração, símbolo FDA-3, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social.

Coronel QOPM CLETO ANTÔNIO MORAES RIBEIRO, matrícula nº 920486-5, da Função Gratifi cada de Diretor Integrado Metropolitano, símbolo FDA1, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social, com efeito retroativo a 02 de janeiro de 2024.

Delegado Especial de Polícia Civil MAURO CABRAL DA CUNHA CAVALCANTI FILHO, matrícula nº 2991640,da Função Gratifi cada de Subchefe de Polícia Civil, da Polícia Civil de Pernambuco, símbolo FDA, da Secretaria de Defesa Social, com efeito retroativo a 23 de janeiro de 2024

Dispensar a Delegada Especial de Polícia Civil BEATRIZ CRISTINA FAKIH LEITE MARQUES, matrícula nº 2725568, da Função Gratifi cada de Diretora Integrada Metropolitana da Polícia Civil, símbolo FDA-1, da Polícia Civil de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social, com efeito retroativo a 23 de janeiro de 2024

Coronel PM IVANILDO CESAR TORRES DE MEDEIROS, matrícula nº 9507124, da Função Gratifi cada de Gerente Geral de Articulação, Integração Institucional e Comunitária, símbolo FDA, da Secretaria de Defesa Social, com efeito retroativo a 23 de janeiro de 2024.

Tenente Coronel PM BENONI CAVALCANTI PEREIRA, matrícula nº 9506578, da Função Gratifi cada de Gerente de Integração e Capacitação, símbolo FDA-2, da Secretaria de Defesa Social, com efeito retroativo a 23 de janeiro de 2024.

Tenente Coronel PM JONAS SOBRAL MORENO, matrícula nº 9600337, da Função Gratifi cada de Gerente Geral de Análise Criminal e Estatística, símbolo FDA, da Secretaria de Defesa Social, a contar de 23 de janeiro de 2024.

Tenente Coronel BM THYNDALLE BRAINER DE ANDRADE, matrícula n° 950670-5, da Função Gratifi cada de Gestor de Convênios Federais, símbolo FDA-3, da Secretaria de Defesa Social, com efeito retroativo a 23 de janeiro de 2024.

Delegado Especial de Polícia Civil RENATO MARCIO ROCHA LEITE, matrícula nº 2082608, da Função Gratifi cada de Gerente Geral do Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social, símbolo FDA, da Secretaria de Defesa Social, com efeito retroativo a 23 de janeiro de 2024.

Segundo Sargento PM GUSTAVO HENRIQUE SILVA SALES, matrícula nº 9309160, da Função Gratifi cada de Assessor de Análise Criminal e Estatística, símbolo FDA-4, da Secretaria de Defesa Social, com efeito retroativo a 23 de janeiro de 2024.

JOSE ADELINO DOS SANTOS NETO, matrícula nº 4557140, da Função Gratifi cada de Gerente Geral de Planejamento e Gestão, símbolo FDA, da Secretaria de Defesa Social

Tenente Coronel BM SIDNEI JOSE FERNANDES CAVALCANTI, matrícula nº 9507590, da Função Gratifi cada de Gerente Geral de Programas e Projetos Especiais, símbolo FDA, da Secretaria de Defesa Social.

ANA CAROLINA DIAS MELO, matrícula nº 3642003, da Função Gratifi cada de Superintendente Administrativa Financeira, símbolo FDA-1, da Secretaria de Defesa Social.

FRANCISCO DE ASSIS VIDAL FILHO do cargo em comissão de Superintendente de Gestão Administrativa, símbolo DAS-3, da Secretaria de Defesa Social, a partir de 25 de janeiro de 2024.

REBECA HASHIMOTO DE ATHAYDE do cargo em comissão de Gestora de Apoio Administrativo, símbolo DAS-5, da Secretaria de Defesa Social.

Major BM JOSE CARLOS TIBURCIO DE LIMA, matrícula nº 9301933, da Função Gratifi cada de Gerente de Controle Orçamentário, símbolo FDA-2, da Secretaria de Defesa Social.

Coronel PM JAIME BARBOSA DE LIMA do cargo em comissão de Gerente Geral do Centro Integrado de Operações de Defesa Social, símbolo DAS-2, da Secretaria de Defesa Social.

HALYSSON MOJI GOMES FERREIRA PONTES, matrícula nº 2960540, da Função Gratifi cada de Gerente de Administração Geral, símbolo FDA-2, da Polícia Civil de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social.

FRANCISCA ERICA DA SILVA BEZERRA, matrícula nº 2724782, da Função Gratifi cada de Gestor de Controle Operacional Especializado, símbolo FDA-3, da Polícia Civil de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social.

PAULO GUSTAVO COELHO DIAS, matrícula 2725371, da Função Gratifi cada de Gestor do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa, símbolo FDA-3, da Polícia Civil de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social.

Coronel QOPM FÁBIO JOSÉ BAGETTI DE LIMA, matrícula nº 920463-6, da Função Gratifi cada de Gestor de Controle Administrativo de Assistência Social, símbolo FDA-3, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social, com efeito retroativo a 02 de janeiro de 2024.

Designações
Coronel QOPM JOÃO BARROS CORREIA JUNIOR, matrícula nº 9402284, para exercer a Função Gratifi cada de Diretor de Planejamento Operacional, símbolo FDA-1, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social, a contar de 25 de janeiro de 2024.

Coronel QOPM JOSÉ MARIO CANEL FIGUEREDO, matrícula nº 9402799, para exercer a Função Gratifi cada de Gestor de Controle Operacional de Planejamento, símbolo FDA-3, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social

Tenente Coronel QOPM WASHINGTON MANOEL DE SOUZA, matrícula nº 9506934, para exercer a Função Gratifi cada de Chefe da 2ª Seção do Estado Maior Geral, símbolo FDA-2, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social, a contar de 25 de janeiro de 2024.

Coronel QOPM REGINALDO PEREIRA DE OLIVEIRA FILHO, matrícula nº 9300287, para exercer a Função Gratifi cada de Diretor Integrado Metropolitano, símbolo FDA-1, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social.

Tenente Coronel ARMSTRONG FRANCISCO DA SILVA, matrícula nº 9402659, para exercer a Função Gratifi cada de Gestor de Controle Operacional Metropolitano, símbolo FDA-3, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social.

Coronel QOPM ADRIEL HENRIQUE DE LIMA SERAFIM, matrícula nº 9402314, para exercer a Função Gratifi cada de Diretor Integrado do Interior 1, símbolo FDA-1, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social.

Coronel QOPM ROMILDO RODRIGUES DE LIMA, matrícula nº 9402616, para exercer a Função Gratifi cada de Gestor de Controle Operacional do Interior 1, símbolo FDA-3, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social

Coronel QOPM JAIME BARBOSA DE LIMA, matrícula nº 9600205, para exercer a Função Gratifi cada de Diretor Integrado Especializado, símbolo FDA-1, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social.

Coronel PM MARCOS AURÉLIO RAMALHO DE SOUZA, matrícula nº 9300384, da Função Gratifi cada de Subcomandante Geral da Polícia Militar, símbolo FDA, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social, com efeito retroativo a 23 de janeiro de 2024

Coronel PM CLAUDIO RICARDO GONÇALVES LOPES, matrícula nº 9402624, da Função Gratifi cada de Chefe do Estado Maior Geral, símbolo FDA-1, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social, com efeito retroativo a 23 de janeiro de 2024.

Coronel QOPM JAMERSON PEREIRA DE LIRA, matrícula nº 9401989, da Função Gratifi cada de Coordenador de Planejamento do Estado Maior Geral 4, símbolo FDA-4, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social, com efeito retroativo a 23 de janeiro de 2024.

Coronel PM CLAUDIO RICARDO GONÇALVES LOPES, matrícula nº 9402624, para exercer a Função Gratifi cada de Subcomandante Geral da Polícia Militar, símbolo FDA, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social, com efeito retroativo a 23 de janeiro de 2024.

Coronel QOPM JAMERSON PEREIRA DE LIRA, matrícula nº 9401989, para exercer a Função Gratifi cada de Chefe do Estado Maior Geral, símbolo FDA-1, da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social, com efeito retroativo a 23 de janeiro de 2024.

Delegada Especial de Polícia Civil BEATRIZ CRISTINA FAKIH LEITE MARQUES, matrícula nº 2725568, para exercer a Função Gratifi cada de Subchefe de Polícia Civil, da Polícia Civil de Pernambuco, símbolo FDA, da Secretaria de Defesa Social, com efeito retroativo a 23 de janeiro de 2024

Coronel PM BENONI CAVALCANTI PEREIRA, matrícula nº 9506578, para exercer a Função Gratifi cada de Gerente Geral de Articulação, Integração Institucional e Comunitária, símbolo FDA, da Secretaria de Defesa Social, com efeito retroativo a 23 de janeiro de 2024.

Coronel BM JOSE JAILTON SIQUEIRA DE MELO, matrícula nº 7980060, para exercer a Função Gratifi cada de Gerente de Integração e Capacitação, símbolo FDA-2, da Secretaria de Defesa Social, a contar de 23 de janeiro de 2024.

Coronel BM THYNDALLE BRAINER DE ANDRADE, matrícula n° 950670-5, para exercera Função Gratifi cada de Gerente Geral de Análise Criminal e Estatística, símbolo FDA, da Secretaria de Defesa Social, com efeito retroativo a 23 de janeiro de 2024.

Delegado Especial de Polícia Civil FELIPE MONTEIRO COSTA, matrícula nº 2724723, para exercer a Função Gratifi cada de Gerente Geral do Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social, símbolo FDA, da Secretaria de Defesa Social, com efeito retroativo a 23 de janeiro de 2024.

Delegado Especial de Polícia Civil RAMON CEZAR DA CUNHA TEIXEIRA, matrícula nº 2960648, para exercer a Função Gratifi cada de Assessor de Análise Criminal e Estatística, símbolo FDA-4, da Secretaria de Defesa Social, com efeito retroativo a 23 de janeiro de 2024.

JOSE ADELINO DOS SANTOS NETO, matrícula nº 4557140, para exercer a Função Gratifi cada de Gerente Geral de Programas e Projetos Especiais, símbolo FDA, da Secretaria de Defesa Social.

ANA CAROLINA DIAS MELO, matrícula nº 3642003, para exercer a Função Gratifi cada de Gerente Geral de Planejamento e Gestão, símbolo FDA, da Secretaria de Defesa Social.

REBECA HASHIMOTO DE ATHAYDE para exercer o cargo em comissão de Superintendente de Gestão Administrativa, símbolo DAS-3, da Secretaria de Defesa Social.

Major BM JOSE CARLOS TIBURCIO DE LIMA, matrícula nº9301933, para exercer a Função Gratifi cada de Superintendente Administrativo Financeiro, símbolo FDA-1, da Secretaria de Defesa Social.

FRANCISCO DE ASSIS VIDAL FILHO para exercer o cargo em comissão de Gestor de Apoio Administrativo, símbolo DAS-5, da Secretaria de Defesa Social.Nº248 - Designar o Comissário Especial de Polícia JOSE BARBOSA CORDEIRO JUNIOR, matrícula nº 2728907, para exercer a Função Gratifi cada de Gerente de Controle Orçamentário, símbolo FDA-2, da Secretaria de Defesa Social.

Coronel PM ALEXANDRE TAVARES DE OLIVEIRA SILVA, matrícula nº 920506-3, para exercer o cargo em comissão de Gerente Geral do Centro Integrado de Operações de Defesa Social, símbolo DAS-2, da Secretaria de Defesa Social.

MAURO CABRAL DA CUNHA CAVALCANTI FILHO, matrícula nº 2991640, para exercer a Função Gratifi cada de Gerente de Administração Geral, símbolo FDA-2, da Polícia Civil de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social.

PAULO GUSTAVO COELHO DIAS, matrícula 2725371, para exercer a Função Gratifi cada de Gestor de Controle Operacional Especializado, símbolo FDA-3, da Polícia Civil de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social.

PAULO GUSTAVO GONDIM BORBA CORREIA DE SOUZA, matrícula 2725223, para exercer a Função Gratifi cada de Diretor Integrado Metropolitano, símbolo FDA-1, da Polícia Civil de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social.

IVALDO PEREIRA SANTIAGO JÚNIOR, matrícula nº 2960559, da Secretaria de Defesa Social, para responder pelo expediente da Diretoria Integrada Especializada, da referida Secretaria, no período de 24 de janeiro a 08 de julho de 2024, durante a ausência de sua titular, em gozo de licença prêmio e férias regulamentares.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Expectativa sobre o Brasil nunca foi tão alta, diz Lula

"Não sabia que a minha volta e a derrubada do negacionismo iria gerar tanta expectativa com este País", afirmou o presidente em discurso na USP

Luiz Inácio Lula da Silva na USP (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou nesta quinta-feira (25) que, após a sua volta à Presidência da República, "nunca antes na história o Brasil esteve tão respeitado como está agora". "Não sabia que a minha volta e a derrubada do negacionismo iria gerar tanta expectativa com este País", afirmou durante evento em comemoração aos 90 anos da USP (Universidade de São Paulo). O chefe de Estado citou Alemanha, China e outras nações: 'todos os países do mundo estão felizes que o Brasil voltou'.

"Eu nunca tinha ouvido tanta expectativa que as pessoas têm do Brasil, da África. Podemos transferir nosso conhecimento. Temos 350 anos de escravidão, e o que somos hoje tem parte disso. Temos que pagar com transferência de tecnologia para que a África possa se desenvolver", disse Lula, acrescentando que 'vai visitar a África em uma grande reunião marcada para 17 de fevereiro'.

O chefe de Estado falou sobre a importância do sistema de cotas. "Desde sua adesão ao sistema de cotas, a UPS mostra que para fazer parte do berço do conhecimento, não precisa nascer em berço de ouro. É preciso agarrar oportunidades que o governo oferece", continuou.

"Mais da metade dos estudantes da USP vieram de escolas públicas. A cada dia que passa ela vai ficando com a cara do Brasil, cara preta, branca, parda, indígena, do povo brasileiro, que durante décadas nem sonhava em chegar na USP. O conhecimento é uma das mais poderosas ferramentas à disposição do ser humano", acrescentou.

De acordo com o presidente, "conhecimento na mão de poucos em benefício de poucos gera desigualdade". "Demos aos filhos dos trabalhadores a oportunidade de se tornarem doutores. É assim que se constrói um país mais justo", afirmou.

Em discurso, Lula prometeu mais investimentos no ensino superior. "Precisamos de mais. Quem sabe uma USP em cada estado desse país. A gente pode ter muitas USPs. Esse Brasil não vai jogar fora do século 21 como jogamos grandes oportunidades no século 20".

O presidente criticou o governo Jair Bolsonaro. "Os últimos anos foram de ataque às universidades, tempo de anticiência, obscurantismo. Esse tempo ficou para trás. O conhecimento, infraestrutura e energia, para ser a grande potência sustentável do século 21", disse. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

SUAPE - Explosão de tanque de óleo deixa quatro feridos na Refinaria Abreu e Lima

 

Equipes do Samu de Ipojuca e do Cabo de Santo Agostinho foram enviadas ao local



explosão de um tanque de óleo deixou quatro pessoas feridas na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Complexo Industrial de Suape, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, na tarde desta quinta-feira (25).

De acordo com o Samu, o socorro foi solicitado por volta das 16h, quando também foi acionado o Corpo de Bombeiros.

Equipes do Samu de Ipojuca e do Cabo de Santo Agostinho foram enviadas ao local.

Os quatro feridos precisaram ser encaminhados a hospitais. Um homem de 41 anos teve queimadura de 1º grau e foi removido para uma unidade particular no Cabo. As outras três pessoas foram levadas a instituições de saúde localizadas no Recife.

Segundo a assessoria da refinaria - ao contrário do que foi informado anteriormente, que todos os funcionários estariam bem e liberados pelos hospitais em que foram atendidos -, somente uma pessoa, até o momento, recebeu alta médica. 

O que diz a Refinaria Abreu e Lima; confira a nota na íntegra

Diferentemente do que foi informado anteriormente, até o momento, apenas um trabalhador já teve alta e foi liberado. Os outros três continuam em atendimento médico. Pedimos desculpas pelo equívoco. Segue o posicionamento atualizado:

A RNEST informa a ocorrência de um acidente durante a manutenção de tanque de petróleo na Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, em Pernambuco, na tarde desta quinta-feira (25/01), ocasionanda por um fagulhamento seguido de chama, rapidamente controlada.   ]

As equipes internas da refinaria foram acionadas e atuaram para controle da ocorrência.  Quatro trabalhadores feridos foram prontamente atendidos na unidade e encaminhados para avaliação médica externa.

Um trabalhador já foi liberado, os outros seguem em atendimento médico. As causas serão investigadas e as unidades de produção da Refinaria operam normalmente, sem outros impactos. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Equador em chamas

Ausência de Estado, corrupção e desigualdade social abrem caminho para redes criminosas


Militares patrulham as ruas no Equador (Foto: Prensa Latina )

O Equador vive uma das maiores crises de segurança de sua história recente. O assassinato do candidato presidencial Fernando Villavicencio, em agosto do ano passado, marcou o início de uma onda de violência, instabilidade e insegurança na qual o país vem afundando rapidamente.

A explosão de homicídios no país, as repetidas rebeliões em presídios, o sequestro de policiais e a fuga de dezenas de detentos, incluindo o chefe da gangue criminosa Los Choneros, Adolfo "Fito" Macías, e até a invasão de uma emissora de televisão por homens armados, levaram o presidente Daniel Noboa a declarar a existência de um "conflito armado interno".

Em 2023, o Equador se tornou o país mais violento da América Latina, com uma taxa de mortes violentas de 46 por 100 mil habitantes. Em alguns bairros de Guayaquil, essa taxa sobe para 114 por 100 mil habitantes, uma das mais altas do mundo.

A decisão tomada pelo jovem Presidente prevê um estado de exceção para todo o território nacional por 60 dias, que pode ser prorrogado, a mobilização e mais poderes para militares e polícias, e uma "declaração de guerra" contra 22 organizações criminosas, que qualifica como "terroristas e atores não estatais beligerantes".

A resposta do crime organizado não tardou, com mais assassinatos, mais motins e fugas de prisões e o ataque mortal ao promotor César Suárez, encarregado de investigar o ataque à emissora de televisão em Guayaquil.

Uma situação que não pode ser explicada simplesmente com o transbordamento do crime organizado no país ou a mudança nas rotas do narcotráfico na América Latina que atualmente privilegiam o Equador.

Um Estado evaporado

Trata-se de uma crise de enormes dimensões que tem suas raízes na progressiva evaporação do Estado nos territórios, juntamente com o abandono dos setores mais despossuídos, o aumento da desigualdade social, da pobreza e do desemprego e a incontrolável corrupção pública.

Um fenômeno dramático que se agravou nos dois últimos governos neoliberais que, de pacote em pacote, mergulharam a grande maioria na miséria, reprimiram o protesto dos povos indígenas e dos movimentos sociais e entregaram territórios em bandeja de prata ao capital transnacional e ao crime organizado.

As primeiras medidas econômicas adotadas por Noboa seguem a mesma lógica, com aumento do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) de 12% para 15%, mais isenções e exonerações para grandes grupos econômicos e novas privatizações no setor público.

Tudo isso, somado à infiltração criminosa na política, na segurança pública e nas instituições do Estado, deixam o Equador de mãos ao alto e costas contra a parede.

"A situação é muito difícil e as pessoas têm até medo de sair às ruas. Muitos deles estão saindo do país e há um aumento significativo na migração. Tudo está se tornando caótico e há muito medo", disse a La Rel César Fernando López, presidente da Fesitrae(Federação Sindical Independente das/os Trabalhadoras/es do Equador).

Para o dirigente sindical, é urgente ter um governo cuja política se concentre em garantir o desenvolvimento às grandes massas excluídas, com mais e melhor saúde, educação, moradia e trabalho digno.

"Por mais duro que seja este governo, a situação dificilmente vai mudar se toda essa corrupção não for encerrada, se a pobreza, a desigualdade, a falta de desenvolvimento e a ausência do Estado nos territórios não forem atacadas com força", concluiu López.

 (*) Giorgio Trucchi é jornalista. Publicado originalmente em espanhol por Rel-UITA (Regional Latinoamericana de la UniónInternacional de Trabajadores de laAlimentación, Agrícolas, Hoteles, Restaurantes, Tabaco y Afines - http://www.rel-uita.org/ecuador/ecuador-en-llamas/). Tradução: Rose Lima. - Por Giorgio Trucchi (*).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...