domingo, 19 de novembro de 2023

SAÚDE - Calor: o vegetal que ajuda a reduzir o inchaço e melhorar a circulação nas pernas

 

Rica em nitratos naturais, compostos que se transformam em óxido nítrico no corpo, a beterraba é um poderoso vasodilatador


                                   Por Agência O Globo
Vegetais são fundamentais para a boa saúde do corpo  - Foto: Freepik

consumo de vegetais é essencial para o funcionamento correto e eficaz do organismo. Cada vegetal possui propriedades únicas que ajudam muito o corpo. Portanto, esses alimentos nunca podem faltar na hora de preparar uma refeição.

Um dos vegetais que tem se tornado mais importante no mundo da nutrição é a beterraba. Este produto natural vermelho escuro está ganhando popularidade devido aos seus incríveis benefícios para a circulação sanguínea, especialmente nas pernas.

Esta contribuição baseia-se no fato de a beterraba ser rica em nitratos naturais, compostos que se transformam em óxido nítrico no corpo humano e atuam como um poderoso vasodilatador, dilatando os vasos sanguíneos e melhorando o fluxo do sangue. Isto se traduz em circulação ideal e menos problemas como varizes e inflamações.

O fluxo sanguíneo adequado também pode ajudar a reduzir o inchaço nas pernas, um problema comum associado à má circulação. Ao dilatar os vasos sanguíneos, os compostos da beterraba facilitam a circulação adequada do sangue e de outros fluidos e, assim, reduzem o inchaço.

Segundo um artigo do jornal espanhol La Vanguardia, a beterraba ajuda a reduzir o risco de formação de coágulos sanguíneos, que podem levar a quadros graves como trombose venosa profunda (TVP) ou até acidente vascular cerebral (AVC). Ao mesmo tempo, a sua capacidade de manter a flexibilidade das paredes vasculares também é destacada como um benefício, uma vez que contribui para a prevenção de diversas doenças arteriais.
Ao melhorar o fluxo sanguíneo e reduzir o inchaço, a beterraba também diminui a sensação de cansaço e peso nas pernas. Desconforto sofrido por quem passa muito tempo em pé ou sentado, situações que predispõem à má circulação nas extremidades inferiores.

Segundo informações da plataforma Tua Saúde, a beterraba não só beneficia a circulação sanguínea nas pernas, mas também contém betalaínas, antioxidantes que ajudam a prevenir os danos causados pelos radicais livres nas células e que, além disso, possuem propriedades anti-inflamatórias.

A ciência indica que esses antioxidantes podem ter efeitos antiproliferativos nas células de certos tipos de câncer, como câncer de mama, fígado, cólon e bexiga. Nestes casos, a betalaína atua em conjunto com a vitamina A também presente na beterraba.

Justamente, esses componentes têm grande poder no combate ao envelhecimento precoce. Sua função como antioxidante protege as células dos danos oxidativos causados pelos radicais livres, segundo a plataforma Tua Saúde.

Embora seja claro que se trata de um excelente alimento, é importante consumir a beterraba com moderação e como parte de uma alimentação equilibrada. Pode ser apreciado na forma de suco, cru em diversas saladas e cozido em pratos principais, doces ou salgados, para aproveitar seus benefícios para a circulação e saúde geral.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Repórteres do Estadão acusam editora do jornal de assediá-los para fabricar denúncia contra Flávio Dino

Caso revelado pela revista Fórum foi levado ao Ministério Público do Trabalho e envolve a jornalista Andreza Matais

Jornalista Andreza Matais, editora no jornal O Estado de S.Paulo (Foto: Reprodução (Youtube))


Neste sábado (18), a revista Fórum teve acesso a uma denúncia explosiva enviada ao Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal (MPT-DF) envolvendo a editora-chefe de Política do jornal O Estado de S. Paulo (Estadão), Andreza Matais. De acordo com a denúncia, registrada como Notícia Fato no MPT-DF, a jornalista é acusada de coagir repórteres recém-contratados a produzirem uma matéria sensacionalista envolvendo o ministro da Justiça, Flávio Dino, e uma mulher apresentada como a "dama do tráfico do Amazonas".

Os denunciantes, identificados como colaboradores do Estadão, alegam que Matais teria orientado a elaboração de uma reportagem preconcebida com o intuito de vincular o ministro a essa mulher de forma distorcida e tendenciosa. A denúncia vai além, afirmando que a jornalista buscava impulsionar a candidatura do ministro Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), a quem Matais se refere como "amigo pessoal". A estratégia teria envolvido até mesmo a utilização de uma entrevista do ministro Gilmar Mendes, do STF, para dar gravidade ao suposto encontro da "dama do tráfico" com autoridades do governo.

Os denunciantes também apontam que Matais, responsável por mais de 30 funcionários no Estadão, teria submetido os repórteres envolvidos na fabricação da matéria a condições de trabalho degradantes e humilhantes. A denúncia destaca a urgência de uma investigação do Ministério Público para apurar possíveis ilegalidades trabalhistas e violações constitucionais, considerando não apenas a conduta da jornalista, mas também a possível responsabilidade do Estadão por supostas violações às leis de imprensa.

Em resposta às acusações, Andreza Matais negou categoricamente, afirmando que a denúncia é improcedente e que a direção de jornalismo do Estadão já encaminhou o caso ao departamento jurídico. A reportagem buscou, sem sucesso até o fechamento desta matéria, um posicionamento da presidência do Tribunal de Contas da União. - 247.






BLOG DO BILL NOTICIAS

Genocídio: ataques de Israel mataram mais de 13 mil civis em Gaza

 Mais de 5,500 das mortes são crianças e 3,500 são mulheres

Um homem palestino carrega uma menina ferida no local dos ataques israelenses, em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, 14 de outubro (Foto: REUTERS/Yasser Qudih)

O massacre conduzido por Israel na Faixa de Gaza já tirou a vida de mais de 13,000 civis palestinos desde 7 de outubro, afirmaram as autoridades da Faixa de Gaza neste domingo (19). Mais de 5,500 das mortes são crianças e 3,500 são mulheres. O número de feridos ultrapassa os 30,000. 

"Mais de 13,000 pessoas foram vítimas da agressão israelense, mais de 5,500 delas são crianças, 3,500 são mulheres. Mais de 30,000 outras foram feridas, mais de 75% delas crianças e mulheres", informou um comunicado de imprensa citado pelo canal de notícias libanês LBCI.

Os ataques israelenses também deixaram cerca de 6,000 pessoas presas sob os escombros, incluindo mais de 4,000 crianças e mulheres que ainda não foram localizadas, disseram as autoridades de Gaza.

Em 7 de outubro, o grupo palestino Hamas lançou um ataque surpresa em larga escala com foguetes contra Israel a partir da Faixa de Gaza e invadiu a fronteira, matando e sequestrando pessoas em comunidades israelenses vizinhas. Israel lançou ataques retaliatórios e ordenou um bloqueio completo da Faixa de Gaza, lar de mais de 2 milhões de pessoas, cortando os fornecimentos de água, alimentos e combustível.

Em 27 de outubro, Israel iniciou uma grande incursão terrestre dentro da Faixa de Gaza com o objetivo declarado de eliminar combatentes do Hamas e resgatar os reféns. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

OMS coordena resgate de 31 bebês prematuros "gravemente doentes" no hospital Al-Shifa, em Gaza

Missões subsequentes estão sendo planejadas para transportar urgentemente os pacientes restantes e profissionais de saúde fora do hospital

Bebês foram retirados das incubadoras devido aos cortes de energia resultantes dos bombardeios israelenses (Foto: Reprodução)

Neste domingo (19), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou a realização de uma segunda missão conjunta da ONU e Sociedade da Cruz Vermelha Palestina ao Hospital Al-Shifa, em Gaza, em meio a condições de segurança "extremamente intensas e de alto risco" devido aos constantes ataques israelenses na região.

Durante a operação, 31 bebês gravemente doentes foram evacuados, juntamente com seis profissionais de saúde e dez membros da equipe familiar. Seis ambulâncias da Sociedade da Cruz Vermelha Palestina foram utilizadas para a transferência dos pacientes. Os bebês foram encaminhados para o Hospital Maternidade Al-Helal Al-Emairati, onde recebem cuidados urgentes na unidade de terapia intensiva neonatal.

Missões subsequentes estão sendo planejadas para transportar urgentemente os pacientes restantes e profissionais de saúde fora do Hospital Al-Shifa, alvo recorrente do exército israelense, aguardando garantias de passagem segura por parte das partes envolvidas no conflito. >>> LEIA MAIS: Organização Mundial da Saúde diz que Hospital Al Shifa, bombardeado e invadido por Israel, é zona de morte

Tedros Adhanom Ghebreyesus expressou profunda admiração pela "extraordinária coragem e serviço dos profissionais de saúde em Gaza, que continuam a prestar assistência sob as circunstâncias mais adversas e difíceis".

A OMS destaca a colaboração crucial com a Sociedade da Cruz Vermelha Palestina, a ONU e outros parceiros, agradecendo o empenho conjunto para enfrentar os desafios humanitários na região. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...