terça-feira, 6 de julho de 2021

Justiça dá 15 dias para Amado Batista explicar acusações contra Lula e seus filhos

 

Há a previsão de aplicação de R$ 3,5 bilhões de recursos federais para ações de conectividade



O Tribunal de Justiça de Pernambuco deu prazo de 15 dias para que o cantor Amado Batista se manifeste sobre as acusações feitas por ele contra o ex-presidente Lula e seus filhos. As informação é da jornalista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo. 

O cantor bolsonarista afirmou durante o programa “Frente a Frente”, transmitido pela Rede Nordeste de Rádio. “Antes do Bolsonaro, o dinheiro brasileiro era investido para ajudar países comunistas”, afirmou o apresentador Magno Martins, que disse citar o ministro do Turismo, Gilson Machado.

Amado, então, completou: “Além de roubar pra caramba, né? Além de ter roubado pra caramba. Existem pessoas que eram pobres antes do comunismo aqui, antes da esquerda, e que estão milionários hoje.” 

O cantor Amado Batista também chegou a afirmar na entrevista que um dos filhos de Lula é latifundiário. “É só ir pro Pará, lá pro Mato Grosso, para vocês verem. Ao vivo e a cores.” Brasil247.



Lula mostra fôlego para levantar a nação

 

(Foto: Ricardo Stuckert)

Por Paulo Moreira Leite

Longe de refletir apoio dos grandes meios de comunicação,  que jamais reconheceram seus méritos como homem público, as pesquisas eleitorais de 2021  traduzem a experiência concreta da maioria da população com os governos que Lula liderou e inspirou.     

A estatura que sua candidatura assumiu é a contrapartida  inevitável das tragédias produzidas pelo bolsonarismo, agravadas na pandemia -- mas não só. 

Ao reconhecer a suspeição de Sérgio Moro, o STF devolveu a Lula  uma dignidade cidadã que a Lava Jato, inutilmente, tentara lhe roubar.  

Fruto de uma reviravolta no sistema político cuja velocidade poucos puderam antecipar, a ascensão de Lula explica os movimentos adversários, que conspiram pelo golpismo cada vez mais agressivo de Bolsonaro, o parlamentarismo de bolso na conversa de Luiz Roberto Barroso,  sem falar nos sonhos improvisados de uma candidatura à direita, nova em folha, escondida dos fracassos retumbantes de seus primogênitos ideológicos. 

A alta rejeição dos concorrentes, a começar por Bolsonaro, indica que pode haver espaço para mudanças e surpresas auxiliadas por milionários esquemas de propaganda, como outras vezes se viu no passado. 

A diferença é que a posição de Lula nas pesquisas não é um dado do momento, mas coerente com a experiência sedimentada na consciência da própria população que irá às urnas. 

Trata-se de uma massa de brasileiros e brasileiras identificada com um líder que esteve à frente de quatro vitórias consecutivas em eleições presidenciais. Só não obteve uma provável  quinta  consagração, em 2018, em função da entrada em cena de um general que assustou o Supremo com a ameaça de um golpe militar pelo tuíte. 

Seria muita ingenuidade, obviamente, imaginar que os números de hoje asseguram uma vitória por antecipação. A lição número 1 das análises políticas ensina que uma eleição é uma longa disputa política que apenas se traduz pelas urnas. 

Ainda assim, não é possível ignorar que, longe de qualquer  improvisação, a candidatura de Lula representa uma saída madura diante de uma tragédia sem igual na história brasileira. Líder da disputa, carrega o oxigênio e pode levantar a nação.  

Alguma dúvida?

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.


BLOG DO BILL NOTICIAS

URBANIZAÇÃO - Cidade de São Paulo tem mais prédios do que casas pela primeira vez

 

Pesquisa não leva em conta moradias informais, como as favelas


          Por Agência Brasil

No ano 2000, São Paulo tinha 1,23 milhão de imóveis residenciais horizontais, ocupando 152 milhões de metros quadrados (m²) - Foto: Diogo Moreira/Divulgação Governo de São Paulo

A capital paulista tem, pela primeira vez, mais residências verticais, ou seja em prédios, do que residências horizontais, mostra estudo divulgado hoje (6) pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM), Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O dado faz parte de um conjunto de notas técnicas intitulado Políticas do Urbano, Desigualdades e Planejamento. Os trabalhos sobre planejamento municipal, mobilidade, participação social e orçamento serão divulgados semanalmente até setembro, quando ocorre o Fórum SP 21. O evento entre os dias 21 e 30 analisará o planejamento urbano de São Paulo.

A primeira nota técnica explora o tema do estoque residencial formal do município entre 2000 e 2020. Foram utilizadas informações da Secretaria da Fazenda Municipal (SF), as quais servem de base para o lançamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Ficam de fora, portanto, favelas e loteamentos não regularizados. “Tem aí entre 20% e 25% das residências em São Paulo fora desse universo”, explica Eduardo Marques, diretor do CEM.

De acordo com os pesquisadores, a expansão dos prédios se dá com o significativo crescimento dos imóveis verticais de padrão médio, assim como pelo dos imóveis verticais de padrão alto. O texto da nota aponta que “a cidade parece estar acelerando um processo de elitização das tipologias residenciais”.

No ano 2000, São Paulo tinha 1,23 milhão de imóveis residenciais horizontais, ocupando 152 milhões de metros quadrados (m²). No mesmo período, eram 767 mil unidades verticais em 108,7 milhões de m². Dez anos depois, as casas eram 1,37 milhão em 183,7 milhões de m² e os imóveis verticais somavam 1,38 milhões, numa área de 190,4 milhões de m².

“Outras notas mais pra frente que vão explorar essa informação geral que estamos lançando na primeira nota em termos geográficos, em termos espaciais. Vamos poder entender as tendências mais localizadas, porque certamente atrás desse número total estão ocultos processos espaciais que são diferenciados”, apontou Marques à Agência Brasil.

BLOG DO BILL NOTICIAS

PRIVATIZAÇÃO - Governo decide vender 100% do capital dos Correios, diz secretário

Após conseguir aprovar a privatização da Eletrobras, o governo quer votar logo na Câmara o projeto de lei de privatização dos Correios

        Por Uol/Folhapress

Fachada de agência dos Correios - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo federal definiu o modelo de privatização dos Correios e quer se desfazer de 100% do capital da estatal. A informação foi confirmada pelo secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord, em entrevista ao jornal O Globo.

Segundo ele, a pretensão é vender o controle da empresa de forma integral, num leilão tradicional, "com abertura de envelopes". O comprador levará ativos e passivos da companhia.

Após conseguir aprovar a privatização da Eletrobras, o governo quer votar logo na Câmara o projeto de lei de privatização dos Correios. A ideia é fazer isso entre 12 e 15 de julho, antes do recesso parlamentar. Segundo o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), o relatório do deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA) está pronto e há acordo com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para a votação na última semana antes do recesso.

A proposta cria a Anacom (Agência Nacional de Comunicações), que deverá substituir a atual Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A nova agência irá regular os serviços do Sistema Nacional de Serviços Postais.

"A empresa vai pegar o Brasil inteiro. A gente chegou a avaliar fatiar por região, mas entendemos que para garantir a universalização é preciso ter o subsídio cruzado dentro da própria empresa", disse Mac Cord ao jornal.

Ainda não há valor previsto para a privatização e, segundo o secretário, a intenção é publicar o edital ainda neste ano, provavelmente no mês de dezembro.

"Por isso é tão importante votar na Câmara antes do recesso. Se não, o cronograma começa a ficar comprometido. O projeto precisa estar resolvido até agosto.

Publicamos o edital em dezembro para que a licitação ocorra em março", argumentou.

Na avaliação do secretário, "os Correios precisam ser privatizados, sob pena de desastre no Orçamento". Ele cita dados de um estudo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que afirma, entre outras, que a empresa não tem tecnologia, tem baixa produtividade e que o faturamento no ano passado caiu 6% em relação a 2019.

BLOG DO BILL NOTICIAS

Filho de Lula apresentará queixa-crime contra Amado Batista

 

Fábio Luís Lula da Silva e o cantor Amado Batista (Foto: Reprodução)

O empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente Lula, apresentará, nesta segunda-feira (5), ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE) uma queixa-crime por injúria contra o cantor Amado Batista. Em entrevista ao programa "Frente a Frente", transmitido pela Rede Nordeste de Rádio, o artista afirmou que tanto Lula quanto seus filhos praticaram roubo durante os governos do PT. As informações foram publicadas pela coluna de Mônica Bergamo

De acordo com a ação, "[Fábio Luís] Sempre se manteve alheio aos holofotes da política, construindo carreira como empresário no segmento de games, mesmo que, vez ou outra, se visse diante dos desafios que a exposição política de seu pai lhe trazia".

A defesa do empresário, liderada pelo advogado Fábio Tofic Simantob e integrada pelos advogados Marco Aurélio de Carvalho e Mariana Tranchesi Ortiz, não descarta ingressar com ações de indenização por danos morais. "Amado Batista, com ausência completa de civilidade, ofendeu a dignidade e o decoro de Fábio Luís. Deve, pois, responder pelas mentiras que veiculou, civil e criminalmente", afirma Marco Aurélio de Carvalho.

Durante a entrevista, o apresentador Magno Martins, o cantor disse que Lula e os filhos "roubaram pra caramba". "Existem pessoas que eram pobres antes do comunismo aqui, antes da esquerda, e que estão milionários hoje". O jornalista questionou se o ex-presidente Lula se encaixava na condição descrita pelo cantor. “Com certeza. Tanto ele quanto os filhos dele, né?". (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Covid-19 infecta e se replica nas glândulas salivares

 

Estudo traz uma resposta para a transmissão da Covid-19 por pacientes assintomáticos, haja vista a infecção por gotículas presentes na fala, afirma pesquisador. Foto: Reprodução/Pixabay

Estudo recente, realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), aponta que o Sars-Cov-2, vírus causador da Covid-19, infecta e se replica em células das glândulas salivares.


“É o primeiro relato de vírus respiratório capaz de infectar e se replicar nas glândulas salivares. Até então, acreditava-se que apenas vírus causadores de doenças com prevalência muito alta, como herpes, usavam as glândulas salivares como reservatório. Isso pode ajudar a explicar por que o novo coronavírus é tão infeccioso.” 

É o que explica Bruno Fernandes Matuck, doutorando na Faculdade de Odontologia da USP e primeiro autor do estudo. Por meio da análise de três tipos de glândulas salivares, obtidas durante um procedimento de autópsia minimamente invasiva em pacientes que morreram em decorrência de complicações da doença no Hospital das Clínicas da FM-USP, verificou-se que esses tecidos especializados na produção e secreção de saliva são também reservatórios para o novo coronavírus. Mas, o que isso significa? 

Essa descoberta contribui para explicar por que o novo coronavírus é encontrado em grandes quantidades na saliva, o que viabilizou a realização de testes para diagnósticos da Covid-19 a partir do fluido.

Além disso, é possível explicar também porque tantas pessoas assintomáticos, ou seja, sem secreções respiratórias, transmitirem o vírus a outras pessoas, já que, com essa constatação, entende-se que o Sars-Cov-2 também pode ser replicado e transmitido pela boca, por meio da fala, conforme Bruno Matuck. 

“Conseguimos demonstrar, por técnicas validadas, a presença dos receptores que permitem a entrada do Sars-Cov-2 em tecidos de glândulas salivares, e a partir disso flagrar o vírus dentro desses tecidos, e como ele funciona dentro das células que compõem o tecido. O novo coronavírus utiliza do arcabouço celular para se replicar. Isso já era amplamente discutido em tecidos pulmonares e de vias respiratórias, nosso trabalho veio mostrar essa utilização do arcabouço celular em tecidos glandulares salivares. É o primeiro vírus respiratório descrito com tal capacidade, é possível que seja parte de um processo evolutivo mutacional”, afirma. 
 
Acreditava-se que o doente com Covid-19 jogava suas secreções, por meio da tosse espirro e catarro, no ar, e assim se dava a contaminação. Nosso trabalho mostra que não há necessidade de o paciente estar com sintomas, como o nariz escorrendo ou a própria tosse para que isso aconteça. Durante a fala, soltamos gotículas salivares, que por si só já são potencialmente contamináveis. Explicando assim, em partes, a alta taxa de contaminação dos pacientes assintomáticos.
Bruno Fernandes Matuck, doutorando na Faculdade de Odontologia da USP e primeiro autor do estudo
 
Além disso, segundo o pesquisador, a transmissibilidade não depende de secreções das vias respiratórias, o que era muito imaginado anteriormente. “Acreditava-se que o doente com Covid-19 jogava suas secreções, por meio da tosse, espirro e catarro, no ar, e assim se dava a contaminação. Nosso trabalho mostra que não há necessidade de o paciente estar com sintomas, como o nariz escorrendo ou a própria tosse para que isso aconteça. Durante a fala, soltamos gotículas salivares, que por si só já são potencialmente contamináveis. Explicando assim, em partes, a alta taxa de contaminação dos pacientes assintomáticos.” 

O ESTUDO 
Por que se resolveu estudar o tema? Em razão da alta infecciosidade do coronavírus quando comparado a outros vírus respiratórios, levantou-se hipótese de que o Sars-Cov-2 poderia infectar e se replicar em células das glândulas salivares e, dessa forma, surgir na saliva sem ter contato com secreções nasais e pulmonares.

Isso porque estudos internacionais anteriores mostraram que o ducto salivar apresenta o receptor ACE-2, com o qual a proteína spike do vírus se liga para infectar as células.  

Mais recentemente, outros grupos de cientistas relataram ter observado em estudos feitos com animais que, além da ACE2, receptores como a serina protease transmembranar 2 (TMPRSS) e a furina, presentes nos tecidos das glândulas salivares, são alvos do novo coronavírus.

A fim de testar essa hipótese em humanos, foram feitas biópsias guiadas por ultrassom em 24 pacientes que morreram em decorrência da Covid-19, com idade média de 53 anos, para extração de amostras de tecidos das glândulas parótida, submandibular e menores. 

As amostras dos tecidos foram submetidas a análises moleculares para identificação da presença do vírus. Os resultados indicaram a presença do vírus nos tecidos em mais de dois terços das amostras. Já por meio de marcações imuno-histoquímicas – em que é colocado um corante em uma molécula que se gruda no vírus e nos receptores –, foi possível observar a presença do vírus in situ, no interior dos tecidos.

E, por meio de microscopia eletrônica, foi detectada não só a presença, mas também o vírus se replicando nas células e identificado o tipo de organela que ele utiliza para essa finalidade. 

Os resultados do estudo, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foram publicados no "Journal of Pathology". Os pesquisadores já haviam demonstrado, em estudo anterior, a presença de RNA do novo coronavírus no tecido periodontal de pacientes que morreram em decorrência da Covid-19. 

E AGORA?! 
Mesmo com as constatações, as pesquisas não param por aí. A partir de agora, os estudiosos estão tentando caracterizar qual a contribuição dessa replicação viral na saliva na contaminação pela Covid-19. “Ou seja, quantos por cento da contaminação das secreções se dá a partir dessa infecção viral nesses tecidos”, explica Bruno Matuck.  

Ainda, os pesquisadores estão analisando se a boca pode ser uma porta de entrada direta para o novo coronavírus, já que os receptores ACE2 e o TMPRSS são encontrados em vários locais da cavidade, como em tecidos da gengiva e da mucosa bucal. Além disso, a boca tem área de contato maior do que a cavidade nasal, apontada até então como principal porta de entrada do vírus. 

Outra ideia é verificar se idosos têm mais receptores ACE2 na boca em comparação com pessoas mais jovens, uma vez que têm uma diminuição do fluxo salivar. A despeito disso, os pesquisadores encontraram mesmo em pacientes idosos, que têm menos tecidos salivares, uma alta carga viral. 



Lula venceria Bolsonaro no segundo turno por 58% a 25%, diz pesquisa Ipsos

 

Bolsonaro e Lula (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Pesquisa Ipsos encomendada pelo DEM mostra que o ex-presidente Lula possui ampla vantagem sobre Jair Bolsonaro em um eventual segundo turno. 

Na disputa direta entre os dois, o petista tem 58% a 25% dos votos. Brancos e nulos somam 13%. 4% não responderam. 

No primeiro turno, Lula aparece com 48% das intenções de voto, contra 22% de Jair Bolsonaro.

Atrás de Bolsonaro, estão Sergio Moro, com 5% das intenções de voto, Ciro Gomes, com 4%, e João Doria, com 2%. 

Guilherme Boulos, Luiz Henrique Mandetta, Luiza Trajano e João Amoedo aparecem empatados, com 1% das intenções de voto.

Lula venceria também em uma disputa direta contra todos os nomes da "terceira via". Contra Sergio Moro, seria 57% a 20%. Contra Mandetta, o resultado seria 60% a 12%. (Brasil247).

LUTO - Morre de Covid cantor sertanejo Kleber, da dupla Kleber e Kaue

 

Cantor estava internado desde maio, no Hospital Estadual de Américo Brasiliense


           Por Folha de Pernambuco
Morre o cantor sertanejo Kleber, da dupla Kleber e Kaue, por Covid-19 - Foto: Reprodução/Instagram

O cantor sertanejo Kleber Oliveira, da dupla Kleber e Kaue, morreu nesta segunda-feira (5), vítima da Covid-19. Kleber tinha 37 anos e estava internado no Hospital Estadual de Américo Brasiliense (HEAB), em Araraquara, no interior de São Paulo, onde nasceu, desde maio. A informação da morte foi divulgada pela Galdencio Produções, agência que gerencia a carreira da dupla.

A Galdencio Produções fez postagem nas redes sociais lamentando a morte do sertaneja. "Com grande pesar que recebemos a noticia do falecimento de Kleber Oliveira, conhecido como Klebinho (Kleber e Kaue). Nossos mais profundos sentimentos aos amigos e toda a família do artista", disse a empresa no Instagram.

Desde 2011, Kleber, que também era conhecido como "Klebinho", fazia dupla com o cantor Kaue Tamburus, de Ribeirão Preto. A dupla lançou sucessos como "Casou Certin" e "Por Te Amar Assim". Kleber Oliveira deixa esposa e filha. Informações sobre o velório ainda não foram divulgadas.

BLOG DO BILL NOTICIAS

SAÚDE - Femama alerta sobre mamografias após vacina contra a Covid-19

Recomendação é que se espere de duas a quatro semanas


Foto: Divulgação/Sociedade Brasileira de Mastologia

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) alerta as mulheres para que não façam exames de mamografia imediatamente após terem tomado vacina contra a covid-19. Em entrevista à Agência Brasil, a presidente voluntária da Femama, a mastologista Maira Calfelli Caleffi, diz que a recomendação é de que elas voltem a fazer seus exames de rastreamento de câncer de mama, mas relatem ao médico caso tenham tomado vacina. 

Segundo Maira, nas últimas seis semanas, foi registrado um aumento agudo de descrições pelos radiologistas, nos laudos de mamografias e ultrassonografias, da presença de linfonodos, também chamados gânglios ou ínguas, nas axilas das pacientes, sugerindo doenças que deveriam ser investigadas. “A paciente, quando ela não está atenta para isso, realmente se apavora”. A mastologista diz ter recebido também muitos casos para investigar, com indicação de punções e cirurgias. “Coisa que não é necessário, desde que a gente constate que ela teve vacina naquele braço, ou até no braço contralateral, nos últimos 15 ou 30 dias”.

Depois desse período, a médica explica que os linfonodos regridem, isto é, voltam ao normal, na grande maioria das vezes. “Por isso, a Femama está fazendo um alerta para prevenir contra essa preocupação. A gente está pedindo que elas não deixem de fazer os exames. Mas se  tomou a vacina de covid-19, aguarde de duas a quatro semanas, porque já tem chance de nem aparecer nada”.

Vacina x câncer

A presidente da Femama esclarece que a vacina contra a covid não provoca câncer. “Essa alteração nos gânglios é uma reação do corpo ao imunizante e não tem nenhuma relação com câncer, célula maligna de qualquer natureza. É uma reação inflamatória, como se fosse até uma febre”.

Ela lembra que se as mulheres que tiverem que fazer o exame de rastreamento, porque estão investigando algum nódulo ou caroço suspeito na mama, devem realizar a mamografia, mas informar o médico que tomaram vacina. “O médico já fica alerta. Essa parte é muito importante”. Segundo a Femama, o aumento dos linfonodos pode ser causado por qualquer injeção ou vacina, e não apenas pelos imunizantes contra a covid-19.

Segundo a Femama, a informação é confirmada pela Sociedade Brasileira de Mastologia, pela Comissão Nacional de Mamografia do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Essas instituições já divulgaram recomendações de conduta frente à linfonodopatia axilar em pacientes que receberam recentemente a vacina contra a covid-19. "Por isso, nossa recomendação é que os agendamentos de exames de mamografia em pacientes sejam realizados antes da primeira dose da vacina ou, então, de duas a quatro semanas depois da aplicação da segunda dose", afirma Maira Caleffi. Caso a linfonodopatia permaneça, é recomendada a investigação, por biópsia, do linfonodo para excluir a malignidade mamária ou outra origem extramamária, recomenda. (Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro).

Edição: Graça Adjuto


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula condena projeto de privatização dos Correios: "se o governo não sabe administrar, para que governo?"

 

Lula e Correios (Foto: Brasil 247 | Elza Fiuza/Agência Brasil)

O ex-presidente Lula, em entrevista à rádio Salvador FM, condenou o projeto do governo Bolsonaro de privatizar os Correios, cujo modelo de venda já foi fechado

Os Correios são uma empresa "estratégica", segundo o petista. Ele lamentou a venda das empresas que "dão ao governo o poder de induzir nosso desenvolvimento". 

"Esse negócio de tentar privatizar os Correios... Se o governo não sabe administrar, para que governo?! Essas empresas que eles querem vender agora são estratégicas. Foram construídas com muito suor do povo brasileiro", disse. (247).


Lula defende urna eletrônica e diz que a única eleição roubada foi a de Bolsonaro (vídeo)

 

Lula em entrevista à rádio Salvador FM

O ex-presidente Lula, em entrevista à rádio Salvador FM, defendeu a manutenção do atual sistema eletrônico de votação e rechaçou o projeto de Jair Bolsonaro de implementar o voto impresso, flertando com um golpe caso não seja reeleito. 

"Voto impresso é voltar para a época dos dinossauros. Se fosse possível roubar na urna eletrônica, jamais um metalúrgico teria sido eleito presidente da República. Eleição roubada foi a do Bolsonaro, que foi eleito com fake news, sem participar de um único debate", disse Lula.

O petista comentou ainda sobre o projeto de privatização dos Correios, cujo modelo de venda já foi fechado. Ele lamentou a perda das empresas "estratégicas". 

"Esse negócio de tentar privatizar os Correios... Se o governo não sabe administrar, para que governo?! Essas empresas que eles querem vender agora são estratégicas. Foram construídas com muito suor do povo brasileiro. E dão ao governo o poder de induzir nosso desenvolvimento", disse. (Brasil247).

Acompanhe a entrevista ao vivo: 

Guardian, maior jornal inglês, destaca na capa corrupção de Bolsonaro, que roubava salários de assessores

 

Escândalo de Jair Bolsonaro ganha destaque no Guardian

O maior jornal da Inglaterra, o The Guardian, repercutiu a revelação de que Jair Bolsonaro participou diretamente de esquema de "rachadinhas" enquanto deputado federal. 

Gravações da ex-cunhada do presidente, a fisiculturista Andrea Siqueira Valle, obtidas pela jornalista Juliana Dal Piva, do UOL, mostram que Bolsonaro participava ativamente do esquema. Segundo Andrea, Bolsonaro demitiu o irmão dela porque ele se recusou a devolver a maior parte do salário como assessor.

O Guardian destaca que as revelações reforçam o chamado das ruas pelo impeachment "de um presidente que já enfrenta a crescente raiva da população por sua resposta anticientífica à pandemia da Covid-19, que matou quase 525.000 brasileiros".

O jornal ressalta que o impeachment permanece improvável. "A aprovação de Bolsonaro está despencando, mas ele intermediou uma base de apoio robusta, embora imprevisível, no Congresso, incluindo o presidente da Câmara, Arthur Lira, que precisaria aprovar os procedimentos de impeachment", diz a reportagem. Brasil247.

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...