quarta-feira, 5 de julho de 2023

A Governadora Raquel Lyra empossa 16 novos gestores das Gerências Regionais de Educação

 

Foto: Filipe Jordão

A Solenidade aconteceu no Palácio do Campo das Princesas

Ana Karina De Oliveira Ramos /GRE - Sertão Do Médio São Francisco (Petrolina)

Foto: Filipe Jordão


Os 16 novos gestores das Gerências Regionais de Educação (GRE) tomaram posse nesta terça-feira (04). A solenidade aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, e contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que assinou o termo de posse. A cerimônia marcou o início de uma nova gestão educacional, pautada em uma educação abrangente, relevante e eficaz, que garante direitos com ênfase no desenvolvimento intelectual, social e emocional dos estudantes da Rede Pública Estadual. 

A cerimônia de posse contou ainda com a presença da vice-governadora, Priscila Krause, da secretária de Educação e Esportes do Estado, Ivaneide Dantas, dos secretários executivos de Educação Igor Cadena, Mônica Andrade, Tárcia Silva, Ana Cristina Dias, Gilson Monteiro e Luciano Leonidio, de deputados estaduais e federais, de familiares dos gestores e demais autoridades. 

Foto: Filipe Jordão


Foto: Filipe Jordão

A seleção dos gestores aconteceu entre os meses de março e junho e foi realizada em duas etapas: a primeira foi a avaliação curricular (titulação e experiência profissional); e a segunda etapa, a entrevista e apresentação do projeto de atuação profissional (plano de trabalho para os primeiros 30 dias de gestão e esboço do plano de gestão para o biênio subsequente). O prazo de validade do processo de seleção é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, mediante avaliação de desempenho. 

A governadora Raquel Lyra falou da importância das GREs no desenvolvimento da educação de Pernambuco. “A Gerência Regional de Educação terá um papel fundamental nos próximos anos, que é garantir um regime de colaboração entre o Estado e os municípios. A gente precisa dar um passo adiante não só no ensino médio, mas também nos anos iniciais, com as vagas de creches que construiremos. Queremos que haja alfabetização no tempo certo e um ensino fundamental atrativo, que mantenha o estudante na escola para prepará-lo para o ensino médio, para o mercado de trabalho e para a universidade”, pontuou. 

Ivaneide Dantas parabenizou todos os 16 gestores e reafirmou o compromisso do governo com a pasta. “A gente sabe da importância do cargo que cada um vai desempenhar, da interlocução com a Secretaria e com as escolas municipais e estaduais. Nós estamos dando mais um importante passo hoje, pois o processo de seleção não foi fácil. Os novos gerentes estão entrando em uma gestão que está realizando o maior investimento na educação e terão a grande oportunidade de transformar a educação pública de Pernambuco”, salientou a secretária. 

Para a nova gestora da GRE Metro Sul, Eda Maria, o caminho para fortalecer a educação é torná-la mais humanizada. “Estamos vivendo um estado de mudança. E nada melhor do que começar pela educação. Sabemos que a educação é primordial para que tudo possa se desenvolver dentro de uma gestão. Estamos cientes do desafio que enfrentaremos, mas com determinação, com muita garra e com muita fé, estamos aqui para somar com essa equipe para garantir uma educação de qualidade social”, destacou. 

O gerente regional de educação, além de outras atribuições, fica responsável por planejar ações estratégicas para o alcance das metas pactuadas a partir dos indicadores educacionais, em consonância com as diretrizes e com a política estadual e nacional de educação. Também exerce as funções de promover a coordenação e a implantação da política educacional do Estado no âmbito da sua jurisdição, com ênfase na melhoria da gestão da rede e da qualidade e da aprendizagem do aluno.

Acolhimento e integração 

Após a cerimônia de posse, realizada no Palácio do Campo das Princesas, os novos gestores das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) seguiram para a sede da SEE, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, para participar do encontro de acolhida e integração. O evento teve o objetivo de compartilhar e alinhar o plano de desenvolvimento, planejamento estratégico, engajamento e desempenho de todas as gerências do Estado. 

 
Foto: Filipe Jordão

Confira a lista completa dos gestores regionais de educação: 

Recife Norte  Iury Souza E Silva

Recife Sul – Viviane Da Silva Gomes

Metropolitana Norte – Paulo Dutra

Metropolitana Sul – Eda Maria André Cabral

Mata Norte (Nazaré Da Mata) – Gilvania Cavalcante De Souza

Mata Centro (Vitória De Santo Antão) – Ana Claudia Barbosa Da Silva Padilha

Mata Sul (Palmares) – Danilo José Dos Santos

Vale Do Capibaribe (Limoeiro) – Ana Maria Xavier De Melo Santos

Agreste Centro Norte (Caruaru) – Ana Lúcia Barbosa Dos Santos

Agreste Meridional (Garanhuns) – Antonio Xisto Vilela

Sertão Do Moxotó Ipanema (Arcoverde) – Luvia Bezerra Silva

Sertão Do Alto Pajeú (Afogados Da Ingazeira) – Israel Alves Da Silveira

Sertão Do Submédio São Francisco (Floresta) – Silma Diniz Bezerra

Sertão Do Médio São Francisco (Petrolina) – Ana Karina De Oliveira Ramos

Sertão Central (Salgueiro) – Maria Aparecida Carvalho Alencar

Sertão Do Araripe (Araripina) – Rosa Maria Rodrigues

https://portal.educacao.pe.gov.br/


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...